Essa vigésima terceira música da lista e última do ano de 1955 é um blues clássico que foi gravado por B.B. King em 1955. A canção alcançou o número 8 nos charts e permaneceu no repertório de King e ele gravou várias versões ao vivo dela durante a sua carreira.
Depois disso, muitos outros artistas também fizeram a sua versão e a versão de 1995 de B.B. King ganhou o Grammy Hall of Fame Award em 2004.
Eric Clapton gravou e sempre a inclui nos seus shows. Inclusive na sua ultima turnê no Japão, em 2009, ele colocou-a no setlist. John Mayor é outro bluesman famoso que regravou a canção.
A letra:
Everyday, everyday I have the blues Ooh everyday, everyday I have the blues When you see me worryin' baby, yeah it's you I hate to lose
Whoa nobody loves me, nobody seems to care Whoa nobody loves me, nobody seems to care Well worries and trouble darling, babe you know I've had my share
Everyday, everyday, everyday, everyday Everyday, everyday I have the blues When you see me worryin' baby, yeah it's you I hate to lose
Whoa nobody loves me, nobody seems to care Whoa nobody loves me, nobody seems to care Well worries and trouble darling, babe you know I've had my share
Segue B.B. King tocando Every Day I have the blues ao vivo:
Essa vigésima segunda música da lista foi composta por Stan Kesler e William Taylor e foi gravada por Elvis Presley no Sun Studios em 10 de Março de 1955.
O produtor Sam Phillips estava procurando uma música pra ser o lado B do compacto que teria Baby let’s play house no lado A. Stan Kesler, um dos compositores, tocava guitarra de aço pra Sam Phillips. Ele trouxe a música que havia composto e no inicio, a gravação não deu certo.
Elvis, Bill e Scott tentaram a canção numa batida mais devagar. Então Sam Phillips trouxe um jovem baterista chamado Jimmie Lott, que foi o primeiro percussionista a trabalhar com Elvis numa gravação. Com ele, a canção foi trabalhada novamente e gravada novamente, até ficar da forma como ficou pra posteridade.
A letra:
Well, you're right, I'm left, she's gone You're right, and I'm left all alone. Well, you tried to tell me so, But how was I to know That she was not the one for me You told me all along You're right, our love was so wrong But now I changed my mind, Because she broke the ties that bind And I know that she never cared for me Well, I thought I knew just what she'd do I guess I'm not so smart Oh, you tried to tell me along she'd only break my heart I'm left, you're right, she's gone You're right, and I'm left all alone Well, she's gone I know not where But now I just don't care For now I'm falling for you If you'll forgive me now I'll make it up somehow So happy we will be In a home just for three And I'll soon forget her Now I know Well, I thought I knew just what she'd do I guess I'm not so smart You tried to tell me all along She'd only break my heart Well, you're right, I'm left, she's gone You're right, and I'm left all alone Well, she's gone, I know not where But now I just don't care For now I've fallen for you
A vigésima primeira musica dessa seleção é a maravilhosa Mannish Boy, composta por Muddy Waters, Bo Didley e Mel London. Foi gravada em Chicago, em 24 de Maio de 1955, pela Chess Records.
Trata-se de uma canção resposta a I’m a Man, de Bo Didley, que por sua vez se inspirou em Hoochie Coochie Man de Muddy Waters e Willie Dixon pra fazer I’m a Man. Na gravação, Jimmy Rogers toca guitarra, Willie Dixon toca baixo e Little Walter toca gaita.
Essa gravação de Waters foi inclusa na lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone no número 229. Muitos artistas regravaram-na, incluindo Jimmy Hendrix, Paul Butterfield, Hank Williams Jr. e Rolling Stones.
A música está presente no hoje em dia cultuado filme Risky Business, com Tom Cruise e é também tocada por Muddy Waters no famoso filme de Martin Scorcese The Last Waltz, que marca o show de despedida do grupo The Band. A música também está presente no clássico Goodfellas.
A letra:
Ooooooh, yeah, ooh, yeah, Everythin', everythin', everythin's gonna be alright this mornin' Ooh yeah, whoaw, Now when I was a young boy, at the age of five My mother said I was, gonna be the greatest man alive But now I'm a man, way past 21, Want you to believe me baby, I had lot's of fun, I'm a man, I spell mmm, aaa child, nnn That represents man, No B, O child, Y, That mean mannish boy I'm a man, I'm a full grown man, I'm a man I'm a natural born lovers man, I'm a man I'm a rollin' stone, I'm a man, I'm a hoochie coochie man Sittin' on the outside, just me and my mate You know I'm made to move you honey, come up two hours late Wasn't that a man, I spell mmm, aaa child, nnn That represents man, No B, O child, Y That mean mannish boy, I'm a man I'm a full grown man, Man I'm a natural born lovers man, Man I'm a rollin' stone, Man-child I'm a hoochie coochie man The line I shoot will never miss When I make love to a woman, she can't resist I think I go down, to old Kansas Stew I'm gonna bring back my second cousin, that little Johnny Cocheroo All you little girls, sittin'out at that line I can make love to you woman, in five minutes time Ain't that a man, I spell mmm, aaa child, nnn That represents man, No B, O child, Y That mean mannish boy, Man I'm a full grown man, Man I'm a natural born lovers man, Man I'm a rollin' stone, I'm a man-child I'm a hoochie coochie man, well, well, well, well hurry, hurry, hurry, hurry, Don't hurt me, don't hurt me child don't hurt me, don't hurt, don't hurt me child well, well, well, well, Yeah
Segue Muddy Waters com a The Band, no clássico de Martin Scorcese, The Last Waltz, de 1978:
Agora Muddy Waters tocando Mannish Boy com os Rolling Stones:
Paul Butterfield no Cambridge Folk Festival em 1984:
A vigésima música foi escrita por Stan Kesler e Charlie Feathers e foi gravada no Sun Studio em 11 de julho de 1955 por Elvis Presley, Scotty Moore, Bill Black e Johnny Bemero na bateria. Foi lançada em 20 de Agosto de 1955 no mesmo compacto simples de Mystery Train e foi também lançada pela RCA Victor em Dezembro de 1955.
A guitarra de Scotty Moore tem um som de corda de aço que é conhecido por ser típico de Nashville. Essa foi a música mais próxima do country que o trio fez enquanto estavam na Sun Records.
A canção alcançou o número 1 dos charts de country nos Estados Unidos em Fevereiro de 1956 e ficou lá nessa posição por 5 semanas. Foi a primeira gravação que fez Elvis ficar nacionalmente conhecido como uma estrela de música country. A música ficou nos charts por 39 semanas. Enquanto que Mystery train chegou ao decimo primeiro lugar dos charts de country.
Entre os artistas que regravaram a música, estão Jerry Lee Lewis, em 1957 e nos anos 1960. Johnny Cash em 1981 e os Beatles gravaram em Maio de 1964 no especial da BBC de Londres Live at BBC, que se tornou um álbum lançado em 1994.
A letra:
I forgot to remember to forget her, I can't seem to get her off my mind. I thought I'd never miss her, But I found out somehow I think about her almost all the time. The day she went away I made myself a promise That I'd soon forget we ever met. But something sure is wrong, 'Cause I'm so blue and lonely. I forgot to remember to forget.
The day she went away I made myself a promise That I'd soon forget we ever met, Well, but something sure is wrong, 'Cause I'm so blue and lonely. I forgot to remember to forget.
Elvis na gravação original, somente o áudio:
Jerry Lee Lewis, tambem somente o audio de 1957:
E agora Johnny Cash, que eu acho que fez a melhor versão (tambem so o audio):
Foi gravada e lançada inicialmente pelo próprio
Gunter em 1954.
A versão de Elvis foi lançada em 25 de abril de 1955,
em um compacto que tinha I'm left, you're right, she's gone” como
Lado A.
Foi a primeira canção de Elvis a aparecer num chart
nacional, chegando ao número 5 do Billboard Country Singles.
Elvis cantou e tocou violão. Scotty Moore tocou
guitarra solo. Bill Black tocou baixo.
Foi regravada por Buddy Holly e Tom Petty, entre outros
artistas.
John Lennon usou a frase “I'd rather see you dead,
little girl, than to be with another man” em Run for your life, de
1965, no disco Rubber Soul.
Jimmy Page disse que essa canção foi a sua primeira
influência de rock and roll.
Segue a letra:
Oh,
baby, baby, baby, baby baby. Baby, baby baby, b-b-b-b-b-b baby
baby, baby. Baby baby baby Come back, baby, I wanna play house
with you.
Well,
you may go to college, You may go to school. You may have a
pink cadillac, But don't you be nobody's fool.
Now
baby, Come back, baby, come. Come back, baby, come. Come
back, baby, I wanna play house with you.
Now
listen and I'll tell you baby What I'm talking about. Come on
back to me, little girl, So we can play some house.
Now
baby, Come back, baby, come. Come back, baby, come. Come
back, baby, I wanna play house with you. Oh let's play house,
baby.
Now
this is one thing, baby That I want you to know. Come on back
and let's play a little house, And we can act like we did
before. Well, baby, Come back, baby, come. Come back, baby,
come. Come back, baby, I wanna play house with you.
Yeah.
Now
listen to me, baby Try to understand. I'd rather see you dead,
little girl, Than to be with another man. Now baby, Come
back, baby, come. Come back, baby, come. Come back, baby, I
wanna play house with you.
Oh,
baby baby baby. Baby baby baby b-b-b-b-b-b baby baby baby. Baby
baby baby. Come back, baby, I wanna play house with you
A décima sétima música dessa seleção é a famosa Folsom prison blues, de Johnny Cash. A canção combina dois elementos de folk, que são as canções de trem e as canções de prisão. É uma das canções principais de Cash.
Na letra, o sujeito está preso e escuta o barulho do trem lá fora e conta seus crimes, dizendo que atirou num homem em Reno apenas pra ver ele morrendo e imagina as pessoas que estão livres dentro do trem, pensando que eles estão provavelmente bebendo café e fumando charutos. Sonha o que ele iria fazer caso estivesse livre.
Johnny Cash se inspirou pra escrever essa canção após ver o filme Inside the walls of Folsom Prison, de 1951, enquanto servia o exército na Alemanha Ocidental pela Air Force americana. Ele disse que criou a frase que atirava num homem em Reno pensando em qual seria a pior razão que alguém teria pra atirar em outra pessoa. Johnny Cash gravou-a também no famoso estúdio da Sun Records, onde Elvis começava também sua história.
Bob Dylan regravou a música, e uma tonelada de artistas de country também o fizeram.
Segue a letra:
I hear the train a comin' It's rolling round the bend And I ain't seen the sunshine since I don't know when, I'm stuck in Folsom prison, and time keeps draggin' on But that train keeps a rollin' on down to San Antone..
When I was just a baby my mama told me. Son, Always be a good boy, don't ever play with guns. But I shot a man in Reno just to watch him die When I hear that whistle blowing, I hang my head and cry..
I bet there's rich folks eating in a fancy dining car They're probably drinkin' coffee and smoking big cigars. Well I know I had it coming, I know I can't be free But those people keep a movin' And that's what tortures me...
Well if they freed me from this prison, If that railroad train was mine I bet I'd move it on a little farther down the line Far from Folsom prison, that's where I want to stay And I'd let that lonesome whistle blow my blues away
A decima sexta musica dessa coleção é a famosa “Mistery Train”, composta por Junior Parker e Sam Phillips, o famoso dono dos estúdios Sun Records. Em 1956, Elvis grava a sua versão, no dia 20 de Agosto, como sendo o lado B do compacto que tinha “I Forgot to remember to forget”, e alcançaria o numero 77 como as 500 melhores cancoes de todos os tempos da revista rolling stone, anos mais tarde.
Foi produzida por Sam Phillips no Sun Studios e teve Elvis na guitarra base e voz, Scotty Moore na guitarra solo, Bill Black no baixo. O disco foi lançado pela RCA Victor em Dezembro de 1955, apos um contrato com Elvis. Ela foi considerada a terceira melhor musica de 1955.
Como clássico, Mistery Train inspiracao pra muita coisa feita em termos de musica. Foi o nome da série de TV que mostrava Elvis no inicio da sua carreira, enquanto ele ainda estava na Sun. Mistery train é também o nome de um livro escrito sobre a historia dos primeiros anos do rock and roll. Deu nome a vários programas de rádio.
Foi regravada por Chet Atkins, The Band, Jeff Beck, The Doors, Bob Dylan, Jose Feliciano, Johnny Cash, Emmylou Harris, Led Zeppelin, Jerry Garcia, Scotty Moore, Ricky Nelson, Paul Simon e Neil Young.
A letra:
Train I ride is sixteen coaches long Train I ride is sixteen coaches long Well, that long black train take my baby and gone
Mystery train rolling down the track Mystery train rolling down the track Well, it took my baby, feel they won't be coming back
Train, train, rolling round the bend Train, train, rolling round the bend Well, it took my baby, feel they won't be back again
Train I ride is sixteen coaches long Train I ride is sixteen coaches long Well, that long black train take my baby and gone
Elvis na versao original, somente o audio:
Agora Scotty Moore, que tocou na gravacao acima, juntamente com Eric Clapton, depois de velho:
Agora Paul Butterfield com a The Band, no filme de Martin Scorcese sobre o show final da The Band, de 1978:
A Chess Records foi formada por dois poloneses imigrantes, Phil e Leonard Chess, para promover o trabalho de Muddy Waters, cuja musica eles entenderam que poderiam vender para o public que vinha pra boite que eles tinham. Usando Sam Philips como caça-talento, Sam que seria o dono da Sun Records, eles encontraram Howlin’ Wolf, que ao lado de Little Walter, Bod Diddley e Chuck Berry, influenciariam uma nova onda de bandas de rock nos anos 1960 como The Animals, Fleetwood Mac e os Rolling Stones.
Enquanto que os anos 1930 foram anos de depressão económica, a geracao do pós guerra de brancos não estavam disposto a seguirem a cultura dos seus pais e o filme The Wild One de 1953, e o Rebel Without a Cause, de James Dean, de 1955, deram a esses indivíduos um modelo a seguir, ao mesmo tempo que Rock Around the Clock foi inclusa no filme The Blackboard Jungle de 1955.
Racionamentos, austeridade e tudo restrito não eram o que essa geracao estava costumada, eles viviam no mundo livre, mas sempre com o medo de uma deflagracao de uma guerra nuclear, então porque não viver cada dia como se fosse o ultimo?
Um artista genial nos presenteou com seu talento e essa sua musica aqui listada como numero 15, é um clássico. I got a woman foi escrita por Ray Charles e Renald Richard. Foi gravada em em Atlanta, Georgia e lançada em Janeiro de 1955, pelo selo Atlantic. Renald Richard era trompetista de Charles. Essa musica foi um dos protótipos pro que viria a ser chamada de soul music, anos mais tarde. A cancao é a numero 235 da lista das 500 melhores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Os Beatles fizeram uma versão dessa musica ao vivo na BBC, Elvis também gravou a sua versão, Roy Orbison, The Monkees, Stevie Wonder, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Bill Haley and His Comets, Tom Petty, e Bryan Adams, também regravaram-na.
A letra:
Well I got a woman way over town that's good to me oh yeah Say I got a woman way over town good to me oh yeah She give me money when Im in need Yeah she's a kind of friend indeed I got a woman way over town that's good to me oh yeah
She saves her lovin early in the morning just for me oh yeah She saves her lovin early in the morning just for me oh yeah She saves her lovin just for me oh she love me so tenderly I got a woman way over town that's good to me oh yeah
Sax Solo
She's there to love me both day and night Never grumbles or fusses always treats me right Never runnin in the streets and leavin me alone She knows a womans place is right there now in her home
I got a woman way over town that's good to me oh yeah Say I got a woman way over town that's good to me oh yeah Oh she's my baby now don't you understand Yeah and I'm her lover man I got a woman way over town that's good to me oh yeah
A Don't ya know she's alright A Don't ya know she's alright she's alright she's alright Whoa yeah oh yeah oh
Ray Charles tocando-a ao vivo em 1999:
Elvis, em 1970:
Agora Steve Wonder em homenagem a Ray Charles, quando este morreu:
A música country estava bem estabelecida no rádio nos anos 1930. O Grand Ole Opry era transmitido para o resto do país a partir do seu coração, a cidade de Nashville, no Tennessee. Os Delmore Brothers foram os progenitores dos Everly Brothers, cantando também gospel e música folk. No final de 1947, os Delmore já estavam usando guitarra e bateria.
Os instrumentos eletricos nas mãos de pioneiros como Ernest Tubb ajudaram a música country a ser ouvida nos bares barulhentos onde era tocada ao vivo. Hank Williams era outro superstar daquela época. Ele teve muito sucesso e influencia em apenas poucos anos de vida. Ele morreu com 29 anos no dia de ano novo de 1953.
Neil Young comprou um violão que foi de Hank e até hoje toca com ele. Num show que fez em Nashville e foi gravado em DVD, em 2005, Neil conta a história da compra da guitarra e que está feliz por ter trazido ela de volta pra Nashville.
Naquela época, a mistura era enorme e mesmo os brancos querendo ter o status de maiores, sucessos como os dois hits que os Platters tiveram foi um choque. Only You e agora essa The great pretender, que é uma canção popular gravada pelos The Platters e lançada como compacto simples em 3 de Novembro de 1955. Buck Ram compôs a música. Ele era produtor e empresário dos Platters. A música alcançou o número em 1956 e foi eleita pela Rolling Stones como sendo o número 351 das melhores canções de todos os tempos.
A música alcançou o topo de novo em 1987, quando Freddie Mercury regravou-a e a canção chegou ao número 4 na Inglaterra. O vídeo clip dessa canção se tornou um dos mais famosos da carreira de Mercury.
Também foi regravada por Dolly Parton em 1984. Roy Orbison e Sam Cooke também fizeram suas versões. Pat Boone e The Band também.
A letra: Oh yes, I'm the great pretender Pretending that I'm doing well My need is such; I pretend too much I'm lonely but no one can tell.
Oh yes, I'm the great pretender A drift in a world of my own I play the game; but to my real shame You've let me to dream all alone.
Too real is this feeling of make believe Too real when I feel what my heart can't conceal.
Oh yes I'm the great pretender Just laughing and gay like a clown I seem to be what I'm not; you see I'm wearing my heart like a crown Pretending that you're still around.
Too real is this feeling of make believe Too real when I feel what my heart can't conceal
Yes I'm the great pretender Just laughing and gay like a clown I seem to be what I'm not you see I'm wearing my heart like a crown Pretending that you're still around
Segue os originais The Platters, na decada de 1950:
Freddie Mercury, em 1987.
Agora uma versao do grande Sam Cooke, nos anos 1950. Somente o áudio:
O fenomeno do blues foi imensamente ignorado pelos grandes selos, então alguns selos independentes apareceu pra preencher esse espaço em branco. Entre eles estavam o King, Chess, Aladdin, Specialty e o Modern. Chess foi o selo que deu a oportunidade de Jackie Breston de gravar a música “Rocket 88”, em 1951, que alguns puristas classificam como sendo a primeira gravação de rock and roll. De minha parte, eu acho que a primeira gravação de rock and roll só surgiu em 1954. A duvida fica somente entre Shake, rattle and roll, That’s all right ou Rock around the clock.
Mas o crucial rompimento para o Mercado branco foi feito por grupos vocais como o The Dominoes and The Orioles, que criaram os hits Sixty Minute Man, de 1951 e Crying in the chapel, de 1953. Curiosamente, Bill Haley gravou alguns covers de alguns artistas negros como Ruth Brown, cuja música era considerado muito negra pra ingressar no mercado branco.
Louis Jordan era o James Brown da sua época. Uma figura impar da música negra que gostava de muitas inovações e uma delas foi a inclusão da guitarra elétrica em seu grupo na metade dos anos 1940. Sua influência foi ouvida na musica de Little Richard anos mais tarde e também em Screamin’ Jay Hawkins, enquanto Milt Gabler, que produzia Jordan, foi produzir Bill Haley, levando com ele o ritmo diferente de Jordan junto com ele. Jordan alcançou várias entradas nos charts da Billboard de Rhythm and Blues da época, que se chamava Billboard “race”, pra dizer que era raça, de negro.
Então essa terceira entrada traz justamente esse fã do estilo de Louis Jordan, o grande Little Richard com sua Tutti-Frutti, escrita por ele e que foi seu primeiro hit. Foi nessa música que foi criado o famoso grito de rock and roll: “A-wop-bop-a-loo-bop-a-lop-bam-boom!”. Esse grito era supostamente pra imitar um batido de uma introdução de bateria. Essa música se transformou em modelo pra muitas outras músicas de rock.
Como eu falei antes das gravadoras independentes, Little Richard gravou com a Specialty. Ele gravou com a banda de Fats Domino. A canção cantada por Richard pros produtores era muito gay e o produtor tratou de altera-la, o que considerou uma limpeza. Ele chamou Dorothy LaBostrie pra colocar nova letra. Antes era “Tutti Frutti, good booty / If it don’t fit, don’t force it / You can grease it, make it easy", que foi trocada por “Tutti Frutti, all rooty! Tutti Frutti, all rooty”. All Rooty era uma gíria negra pra “All Right”.
A canção foi gravada em 3 takes e levou apenas 15 minutos. Foi gravada em 15 de setembro de 1955 e entrou nos charts em novembro de 1955, alcançando o número 2 no começo de 1956. A canção é a número 43 da rolling stone magazine das 500 melhores canções de todos os tempos.
Outros artistas fazerem regravações de músicas de sucesso era normal durante os anos 1940 e 1950. Um hit poderia gerar varias versões diferentes. Dessa maneira, pra atrair o público branco, Pat Boone gravou a sua versão de Tutti-Frutti, que chegou ao número 12 dos charts, enquanto que a original de Little Richard chegou apenas ao número 17.
Pat Boone não queria gravar pois a canção não fazia sentido pra ele, mas foi persuadido pelos produtores. Little Richard não gostou muito e disse que Boone tomou sua música e disse que a versão de Boone ficou mais popular porque ele era branco.
Richards disse que quando eles viram que a música era um sucesso, colocaram logo um branco pra gravar também, porque assim o branco iria pros charts de rock e Richard pros de rhythm and blues, pois o dinheiro estava nos charts de rock. Alem do que, Richards estava se tornando um ídolo pros jovens brancos e as famílias não gostavam disso. Richards disse que os meninos então tinham o disco de Boone em cima da mesa e o dele na gaveta e que quando os pais não viam, era o de Richards que eles colocavam pra tocar.
Pra evitar esse tipo de problema, Chuck Berry era mais esperto. Ele usava uma dicção mais clara, pra ficar mais parecida com o inglês usado pelos brancos. Dessa forma, ele atraia ambos os públicos. Os negros pois ele era um deles, tocando a musica deles e os brancos por apresentar uma musica diferente, mas cantada com o inglês que eles estavam acostumados a escutar.
A letra:
A-Wop-bop-a-loo-lop a-lop-bam-boo Tutti Frutti, all rooty
I got a girl, named Sue, She knows just what to do. She bops to the east, She bops to the west But she's the girl that I love best.
Tutti Frutti, all rooty A-wop-bop-a-loo-lop a-lop bam boo
I got a girl, named Daisy, She almost drives me crazy She knows how to love me, Yes indeed Boy you don't know, What she's doing to me
Tutti Frutti, all rooty A-wop-bop-a-loo-lop a-lop bam boo
Embora o rock tenha vindo dos quatro estilos que citei antes, as mais fortes influencias vieram mesmo do blues e do country. Os blues representando um fenomeno urbano, uma vez que a imigracao negra do interior dos estados do sul para as grandes cidades aumentou bastante.
Por sua vez, o country também crescia em popularidade até sair da sua esfera regional. Uma musica que era passada de geracao em geracao agora crescia com a ajuda do rádio. Criou celebridades nacionais com cantores com de cowboy como Gene Autry e Roy Rodgers. No fim dos anos 1940, o country já havia possuía lançamentos de discos acima da casa dos milhões de copias.
A divisão entre essas duas vertentes, blues e country, era simples: a cor do cidadão. Os brancos não escutavam o blues e as musicas dos negros e vice versa. Em suma: os brancos escutavam country e os negros escutavam blues. Por sua vez, as rádios eram as de branco e as de negros.
Começaram então as excecoes. Bill Haley ajudou a quebrar essa barreira e passou a tocar na rádio dos negros. A inspiracao de Haley era o bluesman Big Joe Turner, que havia se mudado de Kansas City pra New York em 1939 e ajudou a criar a paixão americana pelo boogie woogie.
Como já foi dito aqui na música 4 desta selecao, a sua “Shake, rattle and roll” se tornou um hino do rock nas mãos de Haley em 1954. Um padrão que iria se repetir com “Hound Dog”, de Big Mama Thorton, que Elvis faria sua versão rock em 1956.
O blues começou sua vida nas musicas cantadas pelos negros enquanto trabalhavam nas lavouras, sendo refinadas depois em blues rurais e depois exportadas pras grandes cidades industriais do norte e do oeste. A principal Meca desse blues foi Chicago. O esforço de guerra acelerou esse processo.
A música de mitos de hoje como Big Bill Broonzy, cantor e guitarrista, se tornou muito mais apreciada pelo país e sujeitos como John Lee Hoocker faria muito mais sucesso em Detroit do que na sua casa, no Mississipi. Com sua guitarra eletrica Gibson cor de cereja, ele era o arquétipo do bluesman urbano.
Das doze músicas aqui já apresentadas, você pode contar: Lloyd Price, Big Mama Thorton, Clyde McPhatter and The Drifters, Big Joe Turner, The Penguins, Muddy Waters, Chuck Berry e agora The Platters. Oito negros ou conjunto de formacao negra. As unicas exceções foram Elvis (3 vezes) e Bill Haley (1 vez). E sem falar que Elvis cantava como um negro e Bill Haley era bem próximo de Big Joe Turner.
Mas essa decima segunda não é country e nem blues. Trata-se de uma balada romântica, também de um grupo negro, The Platters. Trata-se do grande hit “Only You”, composta por Buck Ram e Ande Rand e gravada maravilhosamente bem pelos The Platters. Primeiro, os Platters fizeram uma gravação e aparentemente ficou uma bosta, mas quando a regravaram e lançaram em Julho de 1955, a canção alcançou o topo dos charts.
Em 1974, Ringo Starr gravou a sua versão no seu disco Goodnight Vienna, e incluiu-a por sugestão de John Lennon e assim como no caso dos Platters, a canção alcançou o topo dos charts. John Lennon toca violão na gravação e gravou uma guia vocal que foi mantida pelo produtor. A versão vocal de Lennon aparece na sua caixa Anthology. Diana Ross gravou a musica em 2007 no seu álbum I Love You.
A letra:
Only you can make this world seem right Only you can make the darkness bright Only you and you alone Can thrill me like you do And fill my heart with love for only you
Only you can make this change in me For it's true, you are my destiny When you hold my hand I understand the magic that you do You're my dream come true My one and only you
Only you can make this change in me For it's true, you are my destiny When you hold my hand I understand the magic that you do You're my dream come true My one and only you
Chegava a cena outro grande monstro sagrado do rock
and roll. Chuck Berry gravava seu primeiro hit, Maybellene, em 21 de Maio de
1955 no Universal Recording Studios, em Chicago, Illinois. A gravadora era a
Chess Records, dos irmãos Leonard e Phil, a mesma que lançou Hoochie coochie
man. No lado B desse compacto simples tinha Wee wee hours. Chuck Berry fez uma adaptação
em cima da canção country Ida Red, mudando o nome pra Ida May. Conta a história
de uma corrida de carros e um romance acabado. Ida Red tinha sido gravada por
Bob Wills and The Texas Playboys, em 1938. Chuck Berry foi levado à Chess por
Muddy Waters, e os irmãos Chess gostaram da idéia de lançar uma música country
tocada por um negro. A revista Rolling Stone disse que a guitarra de rock and
roll começou com Maybellene. Na verdade, a canção é um pacote completo de rock
and roll: um tema juvenil, guitarras, dicção clara e uma atmosfera de excitação.
A canção foi um tremendo sucesso tanto pra o público branco quando para o
público negro e foi logo regravada por inúmeros artistas. Os irmãos Chess
adicionaram baixo e maracas na canção e acharam o nome Ida May muito caipira e
vendo uma caixa de maquiagem com a marca famosa, decidiu chamar a música de
Maybellene, alterando a escrita pra evitar um processo da companhia de cosméticos.
A música foi um sucesso, pois os jovens eram e são fascinados por carros,
velocidade e sexo. Maybellene foi um dos primeiros hits a entrar nos charts de
Rhythm and Blues, Country and Western e os Charts Pop ao mesmo tempo. Os
inimitáveis riffs de Chuck Berry, o blues-style picking na guitarra country e o
piano de Johnson deram um toque de génio a música, que foi fundamental no
surgimento do rock and roll. Essa fusão de batida rhythm and blues com estilo
de country rural foi o catalisador para o tipo de rock que surgiu no meio da década
de 1950. Por causa de jábá (payola), o disco jóquei Alan Freed recebeu metade
dos direitos autorais de Maybellene, para que pudesse tocá-la no rádio e
divulgar a canção. Russ Fratto, que emprestava dinheiro a Chess Records, também
recebeu parte dos créditos. Os nomes dos dois foram retirados da autoria
posteriormente. A canção chegou ao número 5 dos charts Pop e numero 1 dos
charts de rhythm and blues. A Billboard colocou Maybellene como a música numero
3 do ano de 1955 de vendas de rhythm and blues e dos charts de Juke box plays.
Em 1988, Maybellene recebeu um Grammy por sua influência no rock and roll. O
Rock and Roll Hall of Fame colocou Maybellene na lista das 500 canções que
deram shape ao rock and roll. Em 1999, A National Public Radio colocou Maybellene
como uma das 100 músicas americanas mais importantes do século 20. Acclaimed
Music coloca Maybellene como a número 81 das melhores música de todos os tempos
e coloca também como a segunda melhor de 1955. A canção teve mais de
70 regravações, incluindo Elvis Presley, Simon and Garfunkel, Carl Perkins,
Gerry and The Pacemakers, Johnny Rivers e Chubby Checker. Inclusive a versão de Rivers de 1964 chegou ao número
12 nos charts americanos.
A letra:
Maybellene,
why can't you be true? Oh Maybellene,
why can't you be true?
You gonna start undoing the things you used to do.
As I was motivatin' over the hill
I saw Maybellene in a coup de ville.
A cadillac a-rollin' on the open road,
Nothin' will outrun my v8 ford.
The cadillac doin' 'bout ninety-five,
She's bumper to bumper rollin' side by side.
Maybellene, why can't you be true? Oh Maybellene, why can't you be true?
You gonna start back doing the things you used to do.
The cadillac pulled up ahead of the Ford,
The ford got hot and wouldn't do no more.
It then got cloudy and it started to rain,
I tooted my horn for a passin' lead
The rain water blowin' all under my hood,
I knew that was doin' my motor good.
Maybellene, why can't you be true? Oh Maybellene, why can't you be true?
You gonna start back doing the things you used to do.
Oh
Maybellene, why can't you be true? Oh Maybellene, why can't you be true?
You gonna start back doing the things you used to do.
The motor cooled down, the heat went down
And that's when I heard that highway sound.
The cadillac a-sittin' like a ton of lead
A hundred and ten a half a mile ahead.
The cadillac lookin' like it's sittin' still
And I caught Maybellene at the top of the hill.
Maybellene, why can't you be true? Oh Maybellene, why can't you be true?
You gonna start back doing the things you used to do.
Chuck Berry, cantando Maybellene e fazendo a dança do pato:
Chuck Berry cantando com Gerry and the Pacemakers:
Agora Chuck já em 1973, na TV à cores, 18 anos depois do release de Maybellene:
Em Janeiro de 1954, Muddy Waters (cujo nome de
batismo era McKinley Morganfield) entrava nos estúdios da Chess Records pra
gravar Hoochie Coochie Man, composta pelo lendário baixista Willie Dixon e já
havia sito testada à exaustão na famosa casa de blues de Chicago, a Zanzibar. A
canção seria lançada poucos meses depois. Hoochie Coochie man era uma mistura
de folclore negro americano, religiosidade negra e uma forma primitiva de
amplificador de guitarra. Digo isso porque Muddy Waters foi um dos pioneiros do
chamado blues elétrico de Chicago, mesmo ele mesmo sendo um sujeito oriundo do
Delta do Mississípi. E talvez o mais brilhante, que ajudou a mudar o caminho do
blues pra sempre. Quanto a origem do nome, Hoochie coochie era uma dança meio
erótica que ficou popular a partir de 1893, numa feira mundial em Chicago. A
dança era feita por mulheres somente e o cara que comandava o espetáculo era um
homem, daí a ser o hoochie coochie man. Também dizem que hoochie coochie
significa vagina. Na verdade, a canção é recheada de elementos que remetem ao
sul e a cultura negra, como por exemplo, “black cat’s bone”, “mojo”, “John the
Conqueroo”. Isso trouxe uma identificação muito grande aos milhares de negros
do sul que haviam se mudado pra Chicago e estavam em busca de se ajustarem ao
novo estilo urbano da cidade. Não é se de admirar que a canção tenha logo se
tornado um hit, com seus riffs de guitarra e seu papo que somente os locais
sabiam o que estava falando. O próprio Willie Dixon disse em entrevista em 1998
que as pessoas acreditavam em coisas místicas, como as pessoas passaram depois
a acreditar em astrologia e que acreditavam mesmo antes da Bíblia. Por isso se
identificavam tanto com Hoochie coochie man. Já começa logo dizendo que uma
cigana disse a mãe dele coisas sobre ele antes mesmo dele nascer. Que ele ia
ser um homem de sucesso entre as mulheres e coisa e tal. A canção é um blues clássico
e teve Muddy Waters tocando guitarra e fazendo os vocais principais, Little
Walter na gaita, Otis Spann no piano, Jimmy Rogers na outra guitarra, Willie
Dixon no baixo e Fred Below na bateria. A canção foi um grande hit, chegando ao
número 8 dos charts de rhythm and blues. A canção entrou no Blues Hall of Fame
em 1984 e o Grammy Hall of Fame em 1998. A canção também faz parte das 500 canções
que deram forma ao rock and roll, eleita pelo Rock and Roll Hame of Fame.
Também está inclusa nas 500 maiores canções de todos os tempos da revista
Rolling Stone, ocupando o lugar 225. O próprio Willie Dixon viria a gravar a canção,
enfatizando a gaita, pois na versão de Waters a guitarra foi a ênfase, deixando
a gaita em segundo plano. Muitos artistas regravaram essa canção, entre eles
estão Manfred Mann, The Shadows, Chuck Berry, Billy Preston, Jimi Hendrix,
Steppenwolf, Buddy Guy, The Allman Brothers, John Mayall, Eric Burdon,
Supertramp, Eric Clapton, B.B. King, Etta James, Motörhead, and Dion. Na gravação
de Eric Clapton, de 1994 no seu álbum From the Cradle, Eric colocou uma harpa
que tem quase o mesmo destaque a guitarra dele.
Segue a letra:
The
gypsy woman told my mother, before I was born
I got a boy child's comin', he's gonna be a son of a gun
He gonna make pretty womens jump and shout
Then the world wanna know what this all about
But you know I'm him, everybody knows I'm him
Well you know I'm the hoochie coochie man
Everybody knows I'm him
I got a black cat bone, I got a mojo too,
I
got the John the Concheroo, I'm gonna mess with you,
I'm
gonna make you girls lead me by my hand
Then the world will know the hoochie coochie man
But you know I'm him, everybody knows I'm him
Oh you know I'm the hoochie coochie man
Everybody knows I'm him
On the seventh hours, on the seventh day
On the seventh month, the seven doctors say
He was born for good luck, and that you'll see
I got seven hundred dollars, don't you mess with me
But you know I'm him, everybody knows I'm him
Well you know I'm the hoochie coochie man
Everybody knows I'm him
Versao de Muddy Waters em 1983 no festival de jazz de Montreaux:
Veja agora chuck berry ao vivo em Toronto, em 1969:
Agora eric Clapton e buddy guy, no concerto organizado por paul mccartney em homenagem aos mortos do 11 de setembro. O show foi feito em Outubro de 2001:
Gravada em 10 de Setembro e lançada em 22 de Setembro de 1954, Good
rockin’ tonight fazia parte do segundo compacto simples de Elvis Presley,
também pela Sun Records. Good rockin’ tonight era um pesado rhythm and blues
com pitadas sexuais. Roy Brown, o compositor e também Winonie Harris, que
regravou-a, tiveram um hit com a cancao em 1948. O ano de lançamento dela foi
1947.
Presley estava descobrindo a sua confiança em cantar nesse momento, e
essa é a primeira gravacao que dá pra se notar esse amadurecimento, diferente
de That’s all right e Blue moon of Kentucky. Aqui ele canta cheio de energia e
entusiasmo, deixando de lado o garoto inseguro do primeiro compacto. A versão
de Elvis ficou mais próxima da versão de Roy Brown do que da versão de Wynonie
Harris.
Novamente, os companheiros de gravacao foram Scotty Moore na guitarra e
Bill Vlack no baixo. Como sempre fazia, Elvis alterou alguns trechos da letra,
pra ficar mais moderna e mais adequada à década de 1950. Nunca chegou a animar
muito a plateia nos shows de Elvis.
Inevitavelmente, Good rockin’ tonight entrou pros charts de Memphis de
musica country, no dia 3 de Novembro de 1954, mas não se mostoru tão forte
quanto That’s all right.
Fazendo uma comparacao, That’s all right vendeu 6,300 discos nas três
primeiras semanas e em Novembro, já havia vendido 25 mil copias. Em comparacao,
Good rockin’ tonight não chegou nem a 20 mil copias nos primeiros seis meses no
mercado.
Anos depois, Paul McCartney
faria a sua gravacao de Good rockin’ tonight no seu clássico Unplugged MTV.
Também o roqueiro Bruce Springsteen sempre a incluía nos seus energéticos
shows.
Segue a letra:
Well, I heard the news there's good rockin' tonight. Well, I heard the news There's good rockin' tonight.
I'm gonna hold my baby as tight as I can. Tonight she'll know I'm a mighty, mighty man. I heard the news, there's good rockin' tonight.
I say, well, meet me in a hurry behind the barn, Don't you be afraid, darling, I'll do you no harm I want you to bring along my rockin' shoes, 'Cause tonight I'm gonna rock away all my blues. I heard the news, there's good rockin' tonight.
Well, we're gonna rock. We're gonna rock. Let's rock. Come on and rock. We're gonna rock all our blues away.
Have you heard the news? Everybody's rockin' tonight. Have you heard the news? Everybody's rockin' tonight.
I'm gonna hold my baby as tight as I can, Well, tonight she'll know I'm a mighty, mighty man. I heard the news, There's good rockin' tonight.
Well, we're gonna rock, rock, rock, Come on and rock, rock, rock, Well, rock, rock, rock, rock, Let's rock, rock, rock, rock, We're gonna rock all our blues away.
A gravação original de Elvis, Scotty e Bill, só o áudio:
Uma versão de Paul McCartney, na sua tour de 1993:
Segue Bruce Springsteen ao vivo em New Jersey, em 1978: