Escrita por Bob Seger, foi gravada em 1976, no Nimbus Nine Studio, em Toronto, Canadá. Foi lançada em 22 de outubro de 1976 no disco de mesmo nome, o nono da carreira de Seger. Sairia também em compacto, com Ship of fools como Lado B, em novembro de 1976. Foi produzida por Jack Richardson, Bob Seger e Punch Andrews. Fala de um romance juvenil e a memória de um adulto sobre esse romance. Foi baseado na sua própria experiencia pessoal. Chegou ao número 4 do Billboard Hot 100. Chegou tambem ao número 5 no Canada e top 25 na Austrália e número 39 na Nova Zelandia Essa canção foi quem transformou Bob Seger em um astro nacional. Ela fala de fatos reais, como o tempo que andava com uma turma da pesada que gostava dele porque ele era músico e organizavam festas em campos de fazendas. Em uma dessas festas, ele conheceu uma mulher chamada Rene Andretti, cujo namorado era militar e estava fora da cidade. Ela era um ano mais velho do que ele e ficaram juntos. Seger queria ter um namoro com ela, mas quando o militar voltou, eles casaram e Seger ficou arrasado. Seger usou um estilo de imagem descritiva, inspirado em Me and Bobby McGee, de Kris Kristofferson, gravado também por Janis Joplin. Seger também se inspirou no filme American Graffiti, na cultura de carros, que ele fazia parte. Chris Campbell, um dos únicos membros da banda de Seger que ainda estava em Toronto na gravação, tocou o baixo. Seger tocou violão, piano e cantou. O outro era o baterista Charlie Allen Martin. O resto foram músicos locais. Joe Miquelon tocou guitarra, Doug Riley tocou orgao e Sharon Lee Williams, Rhonda Silver e Laurel Ward fizeram os backing vocals. Paul Cotton fez o solo de guitarra. Foi o melhor compacto de 1977, eleito pela revista Rolling Stone e entrou na lista das 500 greatest songs of all time, da mesma revista, no número 301. É uma das 500 songs that shaped rock and roll, do Rock and Roll Hall of Fame.
A letra:
I
was a little too tall, could've used a few pounds
Tight pants
points, hardly renowned
She was a black-haired beauty with big
dark eyes
And points of her own, sittin' way up high
Way up firm and high
Out past the
cornfields where the woods got heavy
Out in the back seat of my
'60 Chevy
Workin' on mysteries without any clues
Workin' on our night moves
Tryin' to
make some front page drive-in news
Workin' on our night moves
In
the summertime
Umm, in the sweet summertime
We weren't in love, oh no, far from
it
We weren't searchin' for some pie in the sky summit
We were
just young and restless and bored
Livin' by the sword
And we'd steal away every chance we
could
To the backroom, to the alley or the trusty woods
I used
her, she used me but neither one cared
We were gettin' our share
Workin' on our night moves
Tryin' to
lose the awkward teenage blues
Workin' on our night moves
Mmm,
and it was summertime
Mmm, sweet, summertime, summertime
Oh, wonderin'
Felt the lightning,
yeah
And I waited on the thunder
Waited on the thunder
I woke last night to the sound of
thunder
How far off I sat and wondered?
Started hummin' a song
from 1962
Ain't it funny how the night moves?
When you just don't seem to have as
much to lose
Strange how the night moves
With autumn closin' in
Mmm, night moves, mmm
(Night moves)
night moves
(Night moves) yeah
(Night moves) I remember
(Night
moves) ah, I sure remember the night moves
(Night moves) ain't it
funny how you remember?
(Night moves) funny how you
remember
(Night moves) I remember, I remember, I remember, I
remember
(Night moves) oh, oh, oh
we were workin', workin' and
practicin'
(Night moves) workin' and practicin'
(Night moves)
oh, on the night moves, night moves
(Night moves) oh
(Night
moves) I remember, yeah, yeah, yeah, I remember
(Night moves)
ooh
(Night moves) I remember, Lord I remember, Lord I
remember
(Night moves) ha, ha, ooh-hoo
Oh, yeah, yeah, yeah
Uh
huh, uh huh
I remember, I remember
A versão de Bob Seger:
A versão de Heath Sanders:
A versão de Singitlive: