sexta-feira, 8 de maio de 2015

366 – Simon and Garfunkel – The sound of silence (1964)



Escrita por Paul Simon, foi gravada em 10 de março de 1964, e em 15 de junho de 1964 foi adicionado alguns instrumentos. Foi escrita logo após o assassinato do Presidente John Kennedy. Inicialmente foi gravada somente acustica pro primeiro disco da dupla, Wednesday, 3AM, de 1964. 

Mais tarde o produtor da gravadora chamado Tom Wilson, colocou guitarra, baixo, e tamborres, sem o conhecimento de Simon e Garfunkel e relançada em 1965 como compacto. Chegou ao número 1 no ano novo de 1966 e foi incluída no disco Sounds of silence, de 1966. 

Era chamada The sounds of silence nos primeiros anos, mas depois virou de The sound of silence, no singular. Foi o primeiro grande sucesso da dupla e ficou tambem famosa por entrar na trilha sonora do filme The Graduate, com Dustin Hoffman, de 1968. 

Além de número 1 nos Estados Unidos, foi tambem número 1 na Alemanha, número 3 na Austria, 11 na Belgica e Holanda e 94 na Suíça. 

A letra:

Hello darkness, my old friend,
I've come to talk with you again,
Because a vision softly creeping,
Left its seeds while I was sleeping,
And the vision that was planted in my brain
Still remains
Within the sound of silence.

In restless dreams I walked alone
Narrow streets of cobblestone,
'Neath the halo of a street lamp,
I turned my collar to the cold and damp
When my eyes were stabbed by the flash of a neon light
That split the night
And touched the sound of silence.

And in the naked light I saw
Ten thousand people, maybe more.
People talking without speaking,
People hearing without listening,
People writing songs that voices never share
And no one dared
Disturb the sound of silence.

"Fools," said I, "You do not know –
Silence like a cancer grows.
Hear my words that I might teach you.
Take my arms that I might reach you."
But my words like silent raindrops fell
And echoed in the wells of silence

And the people bowed and prayed
To the neon god they made.
And the sign flashed out its warning
In the words that it was forming.
And the sign said, The words of the prophets are written on the subway walls
And tenement halls
And whispered in the sound of silence.


Simon and Garfunkel, ao vivo em 1966:


Simon and Garfunkel ao vivo em 1981:


Simon and Garfunkel ao vivo em 2009:


A versão em Portugues, com Leandro e Leonardo, ao vivo no Faustão, em 1991:

segunda-feira, 4 de maio de 2015

365 – Gerry and The Pacemakers – Ferry cross the Mersey (1964)



Escrita por Gerry Marsden, foi gravada em 27 de maio de 1964 nos Studios Abbey Road em Londres e teve George Martin como produtor. Foi lançada no Lado A de um compacto que tinha You, you, you como Lado B, em dezembro de 1964.

Foi um hit tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Chegou ao número 6 nos Estados Unidos e número 8 no Reino Unido. O Mersey da canção é referencia ao River Mersey, no nordeste da Inglaterra, um rio que vai até o Mar Irlandês, em Liverpool.   

O “Cross” não é uma contração de Across, mas um imperativo, tipo dizendo, Ferry, atravesse o Mersey!! O mersey Ferry vai de Liverpool à Birkenhead e Seacombe.

Em Maio de 1989, uma versao de caridade de Ferry cross the mersey foi lançada em ajuda aos desastre de Hillsborough, onde 95 fãs de Liverpool morreram. Foi gravada por artistas de Liverpool, incluindo Paul McCartney e Gerry Marsden. Essa regravação ficou em primeiro lugar nos charts britanicos por tres semanas consecutivas em 1989. Foi tambem número 5 na Alemanha, 1 na Irlanda e 4 na Noruega.

Frankie Goes to Hollywood gravou uma versao dessa canção em 1983. Burton Cummings gravou sua versão ao vivo em 1996. Em 2003 foi a vez de Pat Metheny fazer uma versão instrumental.

A letra:

Hearts torn in every way
So ferry 'cross the Mersey
'cause this land's the place I love
and here I'll stay

People they rush everywhere
Each with their own secret care

So ferry 'cross the Mersey
and always take me there
The place I love

People around every corner
They seem to smile and say
We don't care what your name is boy
We'll never turn you away

So I'll continue to say
Here I always will stay

So ferry 'cross the Mersey
'cause this land's the place I love
and here I'll stay
and here I'll stay
Here I'll stay


Gerry and the Pacemakers com Ferry cross the Mersey em 1965:


Gerry Marsden muitos muitos anos depois:


A versão de Paul McCartney, Gerry Marsden e os artistas de Liverpool em prol dos mortos de Hillsborough:

quarta-feira, 29 de abril de 2015

364 – The Beatles – Every little thing (1964)



Escrita por Paul McCartney mas creditada à Lennon/McCartney, foi gravada em 29 e 30 de setembro de 1964 e lançada em 4 de dezembro de 1964 no disco Beatles for Sale. Foi escrita por Paul no quarto onde morava na casa da namorada Jane Asher. Ele queria que fosse lançada em compacto, mas não conseguiu. 

É um dos raros casos onde quem compôs não fez os vocais principais. John que cantou. É tambem uma das primeiras músicas onde os Beatles acrescentaram instrumentos exoticos. Ringo tocou Timpanos.

A música tem profundidade emocional e com um refrao contagioso. Paul tocou baixo, piano e fez os backing vocals. John cantou os vocais principais, guitarra solo de doze cordas e violoes. George Harrison tocou violoes e guitarra ritmica. Ringo ocou bateria e timpanos. 

O Yes a regravou em 1969. Tocaram essa canção ao vivo muitas vezes. Lou Ann Barton gravou em 1986, Peter Lipa em 2003 e Martin Gordon em 2004. 

A letra:

When I'm walking beside her
People tell me I'm lucky
Yes, I know I'm a lucky guy
I remember the first time
I was lonely without her
Can't stop thinking about her now

Every little thing she does
She does for me, yeah
And you know the things she does
She does for me, oooh

When I'm with her I'm happy
Just to know that she loves me
Yes, I know that she loves me now
There is one thing I'm sure of
I will love her forever
For I know love will never die

Every little thing she does
She does for me, yeah
And you know the things she does
She does for me, oooh

Every little thing she does
She does for me, yeah
And you know the things she does
She does for me, oooh
Every little thing
Every little thing


A versao original dos Beatles, de 1964:



A versão do Yes:



A versão de Peter Lipa:


terça-feira, 28 de abril de 2015

363 – The Zombies – You make me feel good (1964)



Foi gravada pelos Zombies e lançada no Lado B em um compacto que tinha She’s not there no lado A. 

A letra fala de um cara que diz pergunta à garota se ela precisa de alguma razão ainda pra ficar com ele e a resposta é sempre que ela faz muito bem à ele. E ele acrescenta que não tem que justificar porque ele se sente tão bem. 

A letra:

You don't need any reason, do you baby?
Surely you should know that by now
But if you need a reason I'll give one to you:
You make me feel good, you make me feel good

I don't need any reason when I hold you
I never do ask myself why
But if you need a reason I'll give one to you:
You make me feel good, you make me feel good

So good, so good, don't have to justify
Why I feel so good, so good, so good
Never thought could be so good to me

But if you need a reason I'll give one to you:
You make me feel good, you make me feel good


You make me feel good com os Zombies, original de 1964:



The Zombies ao vivo em 2014 com You make me feel so good:



Cover de January’s cloak de You make me feel good:


segunda-feira, 20 de abril de 2015

362 – Chuck Berry – Nadine (1964)



Escrita por Chuck Berry, foi gravada em Novembro de 1963, no Chess Studios, em Chicago e lançada em Fevereiro de 1964, em um compacto que tinha O Rangutang como Lado B. Foi a primeira música que Berry lançou depois que saiu da cadeia em Outubro de 1963. 

Berry havia sido preso em Fevereiro de 1962 e ficou por lá até Outubro de 1963. No mesmo dia que gravou Nadine, ele gravou You never can tell. É bem parecida com seu primeiro hit de 1955, Maybellene.
Chegou ao numero 23 nos charts pop americanos, numero 7 nos charts de R&B e numero 27 nos charts britanicos. 

Foi regravada por Waylon Jennings, Dion, Dire Straits, Motorhead, entre outros. 

A letra:

As I got on a city bus and found a vacant seat
I thought I saw my future bride walking up the street
I shouted to the driver, "Hey conductor, you must slow down
I think I see her, please, let me off this bus"

Nadine, honey is that you?
Oh, Nadine, honey is that you?
Seems like every time I see you darling
You got something else to do

I saw her from the corner when she turned and doubled back
And started walkin' toward a coffee colored Cadillac
I was pushin' through the crowd tryin' to get to where she's at
And I was campaign shouting like a southern diplomat

Nadine, honey is that you?
Oh, Nadine, honey where are you?
Seems like every time I catch up with you
You're up to something new

Downtown searching for her looking all around
Saw her getting in a yellow cab, heading up town
I caught a loaded taxi, paid up everybody's tab
Flipped a twenty dollar bill told him, “Catch that yellow cab”


Nadine, honey is that you?
Oh, Nadine, honey is that you?
Seems like every time I catch up with you
You're up to something new

She moves around like a wave of summer breeze
Go, driver, go, go, catch her for me please
Moving through the traffic like a mounted Cavalier
Leanin' out the taxi window tryin' to make her hear

Nadine, honey is that you?
Oh, Nadine, honey is that you?
Seems like every time I see you darling
You're up to something new


A gravação original de Chuck, de 1964:


Chuck com Keith Richards e amigos em 1986:


A versao de Dion:

2190 – Bryan Adams – Lonely nights (1981)

Escrita por Bryan Adams e Jim Vallance, foi gravada em 1981 no Le Studio em Morin Heigts, em Quebec e no Power Studio, em New York City e ...