segunda-feira, 4 de agosto de 2014

317 – Bob Dylan – The times they are a-changin' (1964)



Escrita por Bob Dylan, foi gravada em 23 e 24 de outubro nos estúdios da Columbia, em New York City. Foi lançada em 13 de janeiro de 1964 no disco em que ela deu o nome e em 8 de março de 1965 num compacto simples. 

Dylan escreveu a música numa tentativa deliberada de criar um hino da mudança do tempo, influenciado por baladas irlandesas e Escocesas. Foi lançada no Reino Unido em 1964 e chegou ao numero 9 nos charts britânicos. Ele queria criar uma canção longa, com versos concisos que ficassem uns sobre os os outros de maneira hipnótica. Era na época em que a folk music estava bem próxima do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.

Desde o inicio, a canção foi muito influente na visão das pessoas sobre a sociedade. Foi regravada por muita gente boa como The Byrds, Peter, Paul and Mary, Simon and Garfunkel, The Beach Boys, Joan Baez, Phil Collins, Bruce Springsteeen, entre outros. É a canção de número 59 das maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. 

Menos de um mês depois de Dylan ter escrito a canção, o presidente Kennedy foi assassinado em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963. Na noite seguinte, Dylan abriu o seu show com essa música. 

The Byrds fizeram uma excelente regravação dessa canção. Jim McGuinn fez os vocais principais. Tem a assinatura dos Byrds, que é a guitarra de 12 cordas Rickenbacker. Durante a gravação dos Byrds dessa cancao, eles tiveram dois convidados de surpresa. George Harrison e Paul McCartney foram no estúdio acompanhar as gravações deles de surpresa.

Alem dos já citados acima, foi também regravada pelos Seekers, em 1965, pelos Hollies em 1969, por Nina Simone em 1969, Josephine Baker em 1973, James Taylor com Carly Simon em 1978, Billy Joel em 1987, Tracy Chapman em 1992, Phil Collins em 1996, Jidy Collins em 1998, Bryan Ferry em 2007, Bruce Springsteen em 2008, entre outros. 

Quando em 1984 Steve Jobs foi lançar o McIntosh, no meeting de apresentação, ele citou o segundo verso dessa canção. Já foi gravada em 14 idiomas. Catalão, Theco, Holandês, Finlandês, Frances, Alemão, Húngaro, Italiano, Japonês, Norueguês, Polonês, Sérvio, Espanhol e Sueco. 

John Mellencamp fez uma gravação na sua Webcam e postou em setembro de 2008 antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos naquele ano. O manuscrito da canção de Dylan foi vendido num leilão em 2010 por 422,500 dólares. 

A letra:

Come gather 'round people
Wherever you roam
And admit that the waters
Around you have grown
And accept it that soon
You'll be drenched to the bone
If your time to you
Is worth savin'
Then you better start swimmin'
Or you'll sink like a stone
For the times they are a-changin'.

Come writers and critics
Who prophesize with your pen
And keep your eyes wide
The chance won't come again
And don't speak too soon
For the wheel's still in spin
And there's no tellin' who
That it's namin'
For the loser now
Will be later to win
For the times they are a-changin'.

Come senators, congressmen
Please heed the call
Don't stand in the doorway
Don't block up the hall
For he that gets hurt
Will be he who has stalled
There's a battle outside
And it is ragin'
It'll soon shake your windows
And rattle your walls
For the times they are a-changin'.

Come mothers and fathers
Throughout the land
And don't criticize
What you can't understand
Your sons and your daughters
Are beyond your command
Your old road is
Rapidly agin'
Please get out of the new one
If you can't lend your hand
For the times they are a-changin'.

The line it is drawn
The curse it is cast
The slow one now
Will later be fast
As the present now
Will later be past
The order is
Rapidly fadin'
And the first one now
Will later be last
For the times they are a-changin'.


Bob Dylan na TV com The Times they are a-changin':



The Byrds:



Peter, Paul and Mary:

domingo, 3 de agosto de 2014

316 – The Beatles – I should have known better (1964)

Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 25 e 26 de fevereiro de 1964, nos Estudios Abbey Road, em Londres e lançada em 10 de julho de 1964 no album A hard day’s night. Nos Estados Unidos foi lançada como compacto em 13 de julho de 1964, no lado B de A hard day’s night e chegou ao numero 56 nos charts pop americanos. 
 
No filme A hard day’s night, a cena de I should have known better se passa em um trem, mas na verdade foi gravada numa van, com membros da produção balançando a van pra dizer que o trem estava em movimento. 

Paul McCartney é visto cantando a música tanto na cena do trem quando ao vivo no fim do filme, embora não cante na gravação original. Uma versão orquestrada conduzida por George Martin aparece na versão americana do álbum. 

Em janeiro de 1964, durante um período de três semanas no famoso teatro Olympia em Paris, os Beatles ficaram conhecendo o cantor e compositor americano Bob Dylan, depois que receberam uma copia do álbum The Freewheeling Bob Dylan e não pararam de escutar o disco inteiro. 

O jornalista americano Al Aronowitz foi quem apresentou Bob Dylan aos Beatles quando eles foram à New York pela primeira vez em fevereiro de 1964 e depois disso Dylan se tornou uma grande influencia no grupo, principalmente em John, que começou até a usar o mesmo tipo de boina que Bob Dylan usava.  

Uma consequência dessa influencia Dylanesca foi I should have known better. Paul disse que as letras de Bob eram fantásticas e John disse que Bob o inspirou a escrever letras com mais significado. 

A primeira sessão de gravação da canção foi em 25 de fevereiro de 1964, quando tres takes foram tentados, mas apenas um foi completado. Take 2 foi abortado quando John não aguentou o riso na hora de tocar a gaita. So foi completada no dia seguinte, apos algumas mudanças nos arranjos.

John toca uma introdução de gaita e essa seria a ultima vez que os Beatles tocaram gaita na introdução de uma musica. I’m a loser tem gaita, mas não é na introducao. Assim, I should have known better encerra o fim de uma pequena parte do começo dos Beatles, historicamente. George Harrison toca sua recém adquirida Rickenbacker 360/12, uma guitarra de 12 cordas.  

Chegou ao número 1 na Noruega e número 6 na Alemanha Ocidental. John fez os vocais double tracked, tocou violao e gaita. Paul tocou baixo. George Harrison tocou guitarra de doze cordas. Ringo tocou bateria.
Foi regravada em 1964 pelos Naturals e tambem por Johnny Rivers. Em 1965 por Jan and Dean e pelos Beach Boys. The Skatalites em 1966 gravaram uma versão instrumental. Em 1975 foi a vez de Brinsley Schwarz e os Stars on 45 gravaram em 1981, como parte de um medley. She and Him gravaram em 2008, entre outros artistas. 

A letra:

I should have known better with a girl like you
That I would love everything that you do
And I do, hey, hey, hey, and I do

Whoa, oh, I never realized what a kiss could be
This could only happen to me
Can't you see, can't you see

That when I tell you that I love you, oh
You're gonna say you love me too, oh
And when I ask you to be mine
You're gonna say you love me too

So I should have realized a lot of things before
If this is love you've got to give me more
Give me more, hey hey hey, give me more

Whoa, oh, I never realized what a kiss could be
This could only happen to me
Can't you see, can't you see

That when I tell you that I love you, oh
You're gonna say you love me too, oh
And when I ask you to be mine
You're gonna say you love me too
You love me too, you love me too
You love me too 


I should have known better no filme A hard day's night, a versao original dos Beatles:



A versão de Johnny Rivers:



A versão dos Beach Boys:



quarta-feira, 30 de julho de 2014

315 – The Temptations – My girl (1964)


Escrita por Smokey Robinson e Ronald White, foi gravada em setembro e novembro de 1964 e lançada em 21 de dezembro de 1964 pelos Temptations, num compacto que tinha (Talkin’about) Nobody but my baby no Lado B. Trata-se de um dos sucessos estrondosos da Motown. 
 
Foi escrita e produzida por membros dos Miracles, Smokey e White, a cançao foi o primeiro hit numero 1 dos Temptations no Estados Unidos e se transformou na canção de maior sucesso deles. A inspiracao pra cancao foi a esposa de Smokey, e que tambem era membro dos Miracles, Claudette Rogers Robinson. 

David Ruffin fez os vocais principais pela primeira vez numa gravacao dos Temptations, e justamente em My Girl. Smokey viu Ruffin fazendo um solo vocal em Under the Boardwalk dos Drifters, gostou tanto que decidiu produzir uma musica com ele nos vocais principais. Smokey escreveu My girl pensando na voz de Ruffin. 

O vocal de background foi criado pelos Temptations e o riff por Robert White, dos Funk Brothers. Alem do numero 1 nos charts pop dos Estados Unidos, tambem chegou ao numero 1 dos charts de R&B. My girl é a cancao de numero 88 da lista das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Em 1965 Otis Redding fez uma regravacao dessa musica, tornando-a mais um blues. Em 1967 foi a vez de Stevie Wonder. Os Rolling Stones gravaram-a tambem em 1967. Ainda em 1967 foi tambem regravada por The Mamas and The Papas. No mesmo ano, os Temptations gravaram uma versao em italiano de My girl. 


Em 1969, foi a vez de Al Green e tambem foi a vez do proprio Smokey Robinson and The Miracles gravaream a propria versao deles. Em 1970, foi a vez de Michael Jackson. Em 1977, Dolly Parton. Phil Collins sempre a canta ao vivo. Em 1999 foi a vez de Michael Bolton. Em 1995 foi a vez de La Toya Jackson. Em 2011 foi regravada por The Jesus and Mary Chain. 

A letra:

I've got sunshine on a cloudy day.
When it's cold outside I've got the month of May.

I guess you'd say
What can make me feel this way?
My girl (my girl, my girl)
Talkin' 'bout my girl (my girl).

I've got so much honey the bees envy me.
I've got a sweeter song than the birds in the trees.

Well, I guess you'd say
What can make me feel this way?
My girl (my girl, my girl)
Talkin' 'bout my girl (my girl).

Hey hey hey
Hey hey hey
Ooooh.

I don't need no money, fortune or fame.
I've got all the riches, baby, one man can claim.

Well, I guess you'd say
What can make me feel this way?
My girl (my girl, my girl)
Talkin' 'bout my girl (my girl).

I've got sunshine on a cloudy day
With my girl.
I've even got the month of May
With my girl
Talkin' 'bout
Talkin' 'bout
Talkin' 'bout
My girl
Ooooh
My girl
As long as I can talk about my girl...

 
The Temptations: 
 
 
Otis Redding:
 
 
The Jesus and The Mary Chain:
 
 

terça-feira, 29 de julho de 2014

314 – The Righteous Brothers – You’ve lost that lovin’ feeling (1964)



Escrita por Phil Spector, Barry Mann e Cynthia Weil, foi gravada entre agosto e novembro de 1964, no Gold Star Studios em Hollywood, California e lançada em dezembro de 1964 pelos Righteous Brothers, em um compacto que tinha There’s a woman como Lado B.  

Foi número 1 nos Estados Unidos e no Reino Unido em 1965. Em 1999, ela foi declarada como sendo a canção que teve maior execuçao de radio e televisao nos Estados Unidos no século 20. RIAA a escolheu como uma das cancoes do seculo. E é tambem o numero 34 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone. 

A cancao é um dos maiores exemplos do famoso Wall of sound, tecnica criada por Phil Spector, um dos compositores e produtor da gravacao dos Righteous Brothers. Bill Medley fez os vocais principais. Bob Hatfield só se juntava à ele no refrao. Ninguem dizia que seria um hit. Era muito lenta, muito grande, e bem no meio do sucesso dos Beatles e da British Invasion. 

Era muito grande pros padroes das AMs da epoca, mas Phil Spector se recusou à cortá-la. Ele colocou o tempo menor no disco, que era 3:45, escrevendo apenas 3:05. A cancao tambem tinha um fim falso, o que tornava a cancao mais dramatica e enganando os radialistas que pensavam que ela acabava antes. 

Barry Mann quando ouviu a cancao, disse a Spector que a velocidade estava errada, devido à voz de Medley. Pra contrariar a todos, em 6 de fevereiro de 1965 a canção chegou ao numero 1 dos charts pop americanos e ao numero 2 dos charts de Rhythm and Blues. 

Entraram na 35ª posicao nos charts britanicos em 16 de janeiro de 1965, ao mesmo tempo que a versao de Cilla Black da mesma cancao entrou no numero 28 do mesmo chart. Cilla Black era produzida tambem por George Martin, o mesmo dos Beatles. 

Em 24 de janeiro, a versao de Cilla Black chegava ao numero 12 dos charts britanicos e a dos Righteous Brothers estava no numero 20. Já em 6 de fevereiro, a versao dela chegou ao numero 2 e a deles no numero 3. 

Em 20 de fevereiro a versao dos Righteous Brothers chegou ao numero 1 e a versao de Cilla Black ficou no numero 5. 

Cilla Black viria a regravar novamente essa cançao em 1985. 

A versao de You’ve lost that lovin’ feeling dos Righteous Brothers foi a unica a entrar no Top Ten do Reino Unido tres vezes. Em 1969 quando foi relançada, chegou ao numero 10 e em 1990, chegou ao numero 3. Em 1990 ela foi puxada por outro sucesso da dupla, Unchained melody, que chegou ao numero 1 devido ao sucesso do filme Ghost.

Outros lançamentos deles chegaram ao numero 42 em 1977 e numero 87 em 1988.  Hall and Oates chegaram ao numero 20 em 1980 nos Estados Unidos e numero 55 no Reino Unido. 

Na Irlanda, chegou ao numero 2 em fevereiro de 1965 e numero 2 novamente em dezembro de 1990. Na Holanda, essa gravacao chegou ao numero 8 em março de 1965. 

Em 1969, Dionne Warwick fez uma gravacao dessa musica. Sua gravacao chegou ao numero 16 dos charts pop americanos. Chegou ao 34º lugar na Australia em janeiro de 1970. 

Roberta Flack e Donny Hatahway gravaram uma versao em 1972. A versao deles chegou ao numero 30 no chart de R&B e 71 no chart pop. Em 1979 Long John Baldry gravou-a num dueto com Kathi McDonald. Essa versao deles chegou ao numero 45 no Canada, 89 nos Estados Unidos, 37 na Nova Zelandia e número 2 na Australia. Bill Medley declarou que esta gravacao de Baldry e McDonalds foi a melhor regravacao feita apos a deles.  

A canção passou no filme Top Gun, onde o personagem de Tom Cruise canta pra personagem de Kelly McGillis em um bar. 

Barry Mann gravou essa musica duas vezes. Em 1971 e em 2000. The Blossoms gravaram em 1969 com producao de Bill Medley. Bill Medley proprio fez uma versao sozinho em 1971. 

Glen Campbell que participou como guitarrista na gravacao original dos Righteous Brothers, gravou sua propria versao em 1999. Em 1965 Joan Baez cantou e Phil Spector tocou piano ao vivo no show The Big T.N.T. Show. 

Elvis Presley comecou a cantar a cancao em 1970, nos arranjos do pianista Glen D Hardin, que acentuou mais ainda os aspectos de R&B e Soul da musica, comprovando e demonstrando mais ainda a capacidade de Elvis nesse campo. Foi gravada em dois albuns de Elvis. Em 1970 no That’s the way it is e em 1972 no ao vivo Elvis: As recorded at Madison Square Garden. 

Phil Collins tocou-a no The Princes Trust Rock Gala, em 1987. Pat Boone gravou-a em 1965, The Contours em 1988, Delaney and Boonie em 1971,  Neil Diamond em 1993, Erasure em 2003, Isaac Hayes em 1970, Lee Hazlewood com Nancy Sinatra em 1968, The Human League em 1979, Etta James em 2000, Tom Jones em 1970, Gladys Knight and The Pips em 1968, The Lettermen em 1965, Barry Manilow em 2006, Billy Preston em 1965, Cliff Richard em 1975, Johnny Rivers em 1966, Smokey Robinson and The Miracles em 1969, Kenny Rogers and Dottie West em 1979, Maurice Williams and The Zodiacs em 1965, Brian Wilson em 1976, entre dezenas de outros artistas. 

A letra:

You never close your eyes anymore when I kiss your lips
And there's no tenderness like before in your fingertips
You're trying hard not to show it, (baby)
But baby, baby I know it

You've lost that lovin' feelin'
Whoa, that lovin' feelin'
You've lost that lovin' feelin'
Now it's gone...gone...gone...woah

Now there's no welcome look in your eyes when I reach for you
And now you're starting to criticize the things I do
It makes me just feel like crying (baby)
'Cause baby, something beautiful's dying

You lost that lovin' feelin'
Whoa, that lovin' feelin'
You've lost that lovin' feelin'
Now it's gone...gone...gone...woah

Baby baby, I get down on my knees for you
If you would only love me like you used to do, yeah
We had a love, a love, a love you don't find everyday
So don't, don't, don't, don't let it slip away

Baby (baby), baby (baby)
I beg of you please...please,
I need your love (I need your love),
I need your love (I need your love),
Well, bring it on back (So bring it on back),
Bring it on back (so bring it on back).

Bring back that lovin' feelin'
Whoa, that lovin' feelin'
Bring back that lovin' feelin'
'Cause it's gone...gone...gone
And I can't go on, woah

Bring back that lovin' feelin'
Whoa, that lovin' feelin'
Bring back that lovin' feelin'
'Cause it's gone...gone... 


A gravação original dos Righteous Brothers, com imagens de Top Gun:



A versao de Long John Baldry e kathi McDonald:



Elvis ao vivo:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...