terça-feira, 1 de outubro de 2013

238 – The Beatles – Please please me (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 26 de novembro de 1962, nos studios EMI, em Londres, mais conhecido como Abbey Road. Foi lançada em 11 de janeiro de 1963, no segundo compacto simples lançado pelos Beatles, que tinha Ask me Why no Lado B. Novamente, o produtor foi George Martin. 

Assim, para recapitular, o primeiro compacto simples dos Beatles foi justamente o que tinha P.S. I love you e Love me do. O segundo tinha Ask me why e Please please me. O primeiro album, tambem chamado de Please please me, tinha 14 músicas, que foram essas 4 e mais 10. As dez que não foram lançadas nos compactos, foram gravadas em 13 horas de estudio, em um único dia. 

Essa é basicamente uma música escrita somente por John, embora a forma final dela, tenha sido bastante influenciada pelo produtor George Martin. Foi lançado em 11 de janeiro e em 22 de fevereiro de 1963 já era número nos charts ingleses. Quando foi lançado nesse formato, com Ask me why, não chegou muito longe nos Estados Unidos. Mas foi relançado em 3 de janeiro de 1964, com From me to you, e chegou ao número 3 nos charts pop americanos. 

Os Beatles tiveram um pequeno sucesso com Love me do, mas fora de Liverpool e Haumburgo, eram praticamente desconhecidos. Isso ocorreu pois estavam fazendo sua ultima temporada na Alemanha, enquanto Love me do estava sendo lançada na Inglaterra, não podendo assim sairem divulgando pelo país inteiro. Mesmo assim, George Martin achou que era um começo promissor e decidiu ir em frente com o segundo compacto simples. 

Please please me era lenta, melosa e George Martin entao disse que não seria um hit caso eles não mudassem o ritmo e ao mesmo tempo insistia em que eles lançassem uma canção chamada How do you do it?, que eles haviam gravado pra Martin, de um compositor chamado Mitch Murray. Martin queria essa música de Murray pois tinha certeza que seria um hit. Os Beatles entao fincaram o pé e decidiram que só iriam gravar músicas que eles mesmos tinham composto, recusando unanimamente o lançamento de How do you do it?.

Lennon compos Please please me após ouvir Only the lonely, de Roy Orbison. Era mais ou menos daquele mesmo estilo. Ele gostou tambem de uma música de Bing Crosby que dizia Please lend a little ear to my pleas. Lennon gostou do duplo significado da palavra please. Entao Please please me é uma combinacao de Roy Orbison e Bing Crosby. Na concepcao original de Lennon, o vocal era mais esparso, não tinha harmonias vocais ou respostas e tambem não tinha a introducao tocada com gaita. 

Gravaram em 18 takes uma versao mais rapida e George Martin disse que seria com certeza o primeiro grande hit do grupo. Na verdade, como pode ser encontrado no album The Beatles Anthology 1, uma versao já mais rápida e sem gaita foi gravada no Abbey Road em 11 de setembro.

Essa gravacao estava perdida, e foi somente reencontrada quando estavam pesquisando pra produção do Anthology, em 1994. Inclusive, nessa gravacao de Please please me do dia11 de setembro, o baterista foi Andy White e não Ringo. Andy White disse à BBC em 2012, que tinha certeza que era ele na bateria, pois pelo som da bateria dá pra ver que era ele, pois era muito diferente da bateria que Ringo tinha na epoca, que era bem antes dele ter a bateria Ludwig. E que cada baterista tem um som diferente, primeiro pela forma como afinam a bateria e depois pelo jeito que tocam.

Na versao final, gravada em 26 de novembro, a bateria é a de Ringo, com certeza, mas na sessao de 11 de setembro, o baterista foi mesmo Andy White. Na gravação final, a gaita de Lennon é bem evidente, inclusive abrindo a canção.

Inicialmente, John e Paul dividem os vocais, com Paul segurando uma nota alta enquando Jon cai na escala, um truque que eles aprenderam com os everly Brothers, na canção Cathy’s clown.

Bem, curiosamente, voltando aquela discussao de que George Martin queria que eles gravassem How do you do it? Pois seria um hit? Gerry and The Pacemakers gravaram e realmente How do you do it? Chegou ao numero 1 dos charts britanicos. 

No final, existem tres gravacoes de Please please me. Duas em mono e uma em stereo. A versao mono que aparece no compacto simples não é a mesma versao mono que aparece no album Please Please me. Na versao mono do LP, um eco foi adicionado. A terceira versao, em stereo, foi criada pro LP em stereo, mixada em 25 de fevereiro de 1963. Essa versao stereo foi feita a partir dos takes 16, 17 e 18. Nessa versao em stereo, John dá uma risadinha ao dizer ‘come on’. Tambem um pouco diferente é a guitarra solo de George Harrison, na linha antes do verso final. Em vez dele duplicar simplesmente a gaita, como ele faz no começo da música, George desce uma nota, deixando diferente do outra versao.   

O compacto foi lançado no Reino Unido em 11 de janeiro de 1963, durante um dos piores invernos da historia daquele lugar. No dia 19 de janeiro, a maioria da populacao estava dentro das casas, com muita neve nas ruas, assistindo no sabado à noite os Beatles no show de televisao Thank you Lucky Stars. A exposicao nacional da música, assim como o estilo de cabelo não comum na epoca, trouxeram muita atencao ao grupo, tanto é que eles conseguiram logo uma turnê nacional com o promotor Arthur Howes.

Na primeira turnê, foram como banda de apoio de Helen Shapiro em fevereiro. Depois de Chris Montez e Tommy Roe em março e Roy Orbison em maio e durante o intervalo dessas turnes, os Beatles fizeram muitos programas de radio nacionais na BBC. Tudo isso, alem de muita propaganda nos jornais e imprensa em geral, fizeram com que o compacto fosse pras cabeças dos charts e que os Beatles passassem a atracao principal nas turnes com Tommy Roe e Roy Orbison.

Please please me é o número 184 da lista das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone, sendo a decima quinta dos Beatles naquela lista. Como foi dito, ela foi escolhida pelos Beatles pra aparecer na primeira aparição deles em televisao nacional britanica.

John tocou guitarra, gaita e fez os vocais principais. Paul tocou baixo e fez os vocais principais. George Harrison tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo tocou bateria. George Martin foi o produtor e Norman Smith o engenheiro. 

Entre outros artistas, os Crickets e Blondie fizeram uma versao. 

A letra: 

Last night I said these words to my girl,
I know you never even try girl,
C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon)
Please please me, whoa yeah, like I please you

You don't need me to

Show the way, love
Why do I always have to say "love?"
C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon)
Please please me, whoa yeah, like I please you

I don't wanna sound complaining,
But you know there's always rain in my heart (in my heart).
I do all the pleasing with you it's so hard to reason
With you, whoa yeah, why do you make me blue?

Last night I said these words to my girl,
I know you never even try girl,
C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon) C'mon (C'mon)
Please please me, whoa yeah, like I please you

The Beatles com Please please me, original:



The Beatles ao vivo em Washington DC, em 1964:



Paul McCartney no DVD The Space within us:


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

0081 – Bossa Nova baby - Elvis Presley (1963)


Escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller, foi gravada em 22 de janeiro de 1963, no Radio Recorders, em Hollwyood, California e lançada em outubro de 1963 no compacto que tinha Witchcratf como Lado B. Saiu depois no disco Fun in Acapulco, trilha sonora do filme, em dezembro de 1963. Chegou ao número 8 dos charts Billboard Hot100 e número 20 no Billboard R&B. Também chegou ao número 13 no Reino Unido. Já havia sido gravada por Tippie and Clovers em 1962.


I said, take it easy, baby
I worked all day
And my feet feel just like lead
You got my shirt tails
Flyin' all over the place
And the sweat poppin' out of my head


She said, hey, bossa nova baby
Keep on a workin' for
This ain't no time to quit
She said, go, bossa nova baby
Keep on dancin'
I'm about to have myself a fit
Bossa nova, bossa nova


I said Hey little mama let's sit down
and Have a drink and dig the band

She said, drink, drink, drink
Oh, fiddle the dink
I can dance with a drink in my hand

She said, hey, bossa nova baby
Keep on workin' for
This ain't no time to drink
She said, go, bossa nova baby
Keep on dancin'
'Cause I ain't got time to think
Bossa nova, bossa nova


I said, come on, baby
It's hot in here
And it's oh so cool outside
If you lend me a dollar
I can buy some gas
And we can go for a little ride


She said, hey bossa nova baby
Keep on workin' for
I ain't got time for that
She said, go, bossa nova baby
Keep on dancin'
Or I'll find myself another cat
Bossa nova, bossa nova


Bossa nova, bossa nova

Bossa nova, bossa nova


Elvis no filme Fun in Acapulco:


\
Elio Pace ao vivo em 2010, na BBC:



Tippie and The Clovers:


sábado, 28 de setembro de 2013

236 – Bob Dylan – Masters of war (1963)



Letra escrita por Bob Dylan sobre uma clássico popular da Folk Music chamada Nottamum Town. Gravada em 24 de abril de 1963 e lançada em 27 de maio de 1963, pela Columbia Records. A letra é um protesto contra a guerra fria. 

Dylan disse que nunca havia pensando assim, que nunca havia escrito uma canção que dizia que esperava que alguem morresse, mas disse que deixou assim mesmo pois era o sentimento que tinha e não ia mudar. 

Em 17 de janeiro de 1961, o presidente Dwight D. Eisenhower fez o seu discurso de despedida na Casa Branca. Nesse discurso, ele alertava que os americanos precisavam se proteger contra a aquisicao de influencia externa, vista ou não vista pelo completo militar industrial. Dylan disse que a música foi feita por causa desse discurso de Eisenhower. 

Dylan disse que a música é uma musica pacifista contra a guerra. Não é um canção anti-guerra. A cançao fala contra o que Eisenhower chama no discurso de Complexo Militar Industrial. Dylan disse que o espirido estava no ar, ele apenas pegou. 

Judy Collins gravou uma versao em 1963, Jose Feliciano em 1965, Barry McGuire em 1967, Cher em 1968, Leon Russel em 1970, Pearl Jam em 2004, entre outros artistas. 

A letra: 

Come you masters of war
You that build the big guns
You that build the death planes
You that build all the bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks.

You that never done nothin'
But build to destroy
You play with my world
Like it's your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly.

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain.

You fasten all the triggers
For the others to fire
Then you

Set back and watch
When the death count gets higher
You hide in your mansion'
As young people's blood
Flows out of their bodies
And is buried in the mud.

You've thrown the worst fear
That can ever be hurled
Fear to bring children
Into the world
For threatening my baby
Unborn and unnamed
You ain't worth the blood
That runs in your veins.

How much do I know
To talk out of turn
You might say that I'm young
You might say I'm unlearned
But there's one thing I know
Though I'm younger than you
That even Jesus would never
Forgive what you do.

Let me ask you one question
Is your money that good
Will it buy you forgiveness
Do you think that it could
I think you will find
When your death takes its toll
All the money you made
Will never buy back your soul.

And I hope that you die
And your death'll come soon
I will follow your casket
In the pale afternoon
And I'll watch while you're lowered
Down to your deathbed
And I'll stand over your grave
'Til I'm sure that you're dead.

Masters of war com Eddie Veder:



Masters of war com Barry McGuire:



Masters of war com Jose Feliciano:


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

235 – The Beatles – I saw her standing there (1963)



Composta por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 11 de fevereiro de 1963, nos estudios da EMI da Abbey Road, tendo George Martin como produtor. Foi lançada em 22 de março de 1963,  no disco Please Please me, no Reino Unido e em 26 de dezembro na forma de compacto simples, nos Estados Unidos, sendo o Lado B de I want to hold your hand. No disco Please please me, I saw her standing there foi a primeira música, e curiosamente tem a contagem inicial, one, two, three, four e a banda entra, como se fosse a entrada dos Beatles no mundo dos LPs. 

Quando lançada nos Estados Unidos, entrou nos charts pop em 8 de fevereiro de 1964, ficando por lá por 11 semanas, chegando na 14ª posicao, sendo essa a melhor posicao atingida. É a cançao de número 139 da revista Rolling Stone das 500 maiores cancoes de todos os tempos. 

A ideia partiu de Paul, que queria fazer uma canção com a palavra Seventeen. Teve essa ideia quando estavam indo pra casa depois de um show em Southport, Lancashire. A ideia era fazer uma versao moderna da música Seventeen come Sunday, que Paul havia escutado em Liverpool em 1960. A cançao foi terminada depois na casa de Paul na Forthlin Road, com John. 

Paul diria depois que usou o riff de baixo de Talkin’ about you, de Chuck Berry. Ele tocou exatamente as mesmas notas como Chuck Berry fez e deu certinho. Bem, a gravação foi naquele famoso dia em que gravaram o primeriro disco quase inteiro em 13 horas apenas. Gravaram dez músicas. Os Beatles não estavam presentes na mixagem, que ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1963. As bandas quase nunca ficavam durante as mixagens naquela epoca.

A contagem inicial, que geralmente é tirada na mixagem, foi deixada de proposito por George Martin, que queria dar a impressao que o disco era ao vivo, pois tinha ido vê-los no Cavern Club e tinha visto uma apresentacao ao vivo e ficado impressionado. E foi assim que ocorreu, George pediu pra que eles fossem ao estudio gravar todas as musicas em um só dia. 

Paul tocou baixo, bateu palmas e fez os vocais principais. John tocou guitarra ritmica, bateu palmas e fez backing vocals. George bateu palmas e tocou guitarra solo. Ringo tocou bateria e bateu palmas. 

A cantora Tiffany gravou uma versao em 1988, trocando o her por him. Em 1974, John Lennon gravou uma versão ao vivo com a banda de elton John e o proprio. John Lennon fala assim na apresentacao: “Eu queria agradecer Elton e os rapazes por me terem aqui hoje à noite. Nós pensamos numa música pra terminar a noite e pensamos em fazer uma música de uma velha noiva minha, chamada Paul. Eu nunca cantei essa música antes, é uma velha canção dos Beatles e nós só sabemos ela. 

Essa foi a ultima vez que Lennon tocaria ao vivo numa grande apresentacao. Quando Lennon morreu, essa gravação atingiria o número 40 nos charts ingleses, sendo a única vez que essa canção entraria nos charts ingleses, em todos os tempos. 

Paul gravou duas versoes ao vivo e lançou em 1990 no album Trpipping the live fantastic, em 2002, no album Back in the US e em 2003 no album Back in the world. Em 1987, ele gravaria uma versao no album CHOBAB CCCP. Paul toca sempre nos shows essa musica até hoje. Num show em Liverpool em 2008, ele teve Dave Grohl na bateria. 

 Em 1986, Paul tocou-a no Price Trust Rock Gala, num show de caridade do Principe Charles. Na ocasiao, um grupo de artistas de peso se juntou à Paul, como Elton John, Eric Clapton, Phil Collins, Mark Knopfler e Ray King. Paul tambem tocaria um dueto com Billy Joel na inauguracao do Citi Field, em Flushing, New York.

The Supremes gravaram uma versao, assim como o The Who, com Keith Moon nos vocais. Tambem gravaram no seu show de despedida em 1982, no Shea Stadium, com John Entwistle nos vocais.

Led Zeppelin tocaria ao vivo em 4 de setembro de 1970 em Los Angeles. Santo and Johnny fizeram tambem uma versao. Em 2004, no Grammy Awards, Sting tocou junto com Dave Matthews, Vince Gill e Pharrell Williams.

Tambem tem uma versao de Little Richard com Jerry Lee Lewis, no disco de Jerry Lee de 2006 chamado Last man standing. Jerry Garcia gravaria sua versao em 1982. Bob Welch o faria em 1979. 

A letra:

1 - 2 - 3 - 4 !

Well, she was just 17,
You know what I mean,
And the way she looked was way beyond compare.
So how could I dance with another (ooh)
When I saw her standin' there.

Well she looked at me, and I, I could see
That before too long I'd fall in love with her.
She wouldn't dance with another (whooh)
When I saw her standin' there.

Well, my heart went "boom,"
When I crossed that room,
And I held her hand in mine...

Well, we danced through the night,
And we held each other tight,
And before too long I fell in love with her.
Now, I'll never dance with another (whooh)
When I saw her standing there

Well, my heart went "boom,"
When I crossed that room,
And I held her hand in mine...

Oh, we danced through the night,
And we held each other tight,
And before too long I fell in love with her.
Now I'll never dance with another (whooh)
Since I saw her standing there 


The Beatles ao vivo em Washington DC, em 11 de fevereiro de 1964:



Agora aquele de 1986, no concerto com a super banda citado no texto:



Ao vivo no Cavern Club, com David Gilmour:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...