segunda-feira, 17 de maio de 2010

30 – Little Richard – Long Tall Sally (1956)

Por coincidência, a música número 10 dessa seleção foi um blues tradicional de Chicago. A música número 20 foi um country cantando por Elvis e agora a música numera 30 é um exemplo do mais puro rock and roll. Little Richard canta o clássico Long tall Sally, no estilo 12-bar blues, escrita por ele, por Robert Blackwell e Enotris Johnson e lançada em Março de 1956 pela Specialty Records.

Ela foi lado A justamente do compacto que tinha Slippin and Sliddin no lado B, que vem a ser música numero 25 desse seleção aqui. As duas canções foram relançadas em 1957, no álbum de Little Richard lançando também pela Specialty chamado “Here’s Little Richard”.

Long Tall Sally chegou ao número 1 dos charts de rhythm and blues e no número 6 nos charts de música popular. Ela é a música número 56 da lista da Rolling Stone magazine das 500 melhores músicas de todos os tempos. Se tornou um clássico, regravada por muitos artistas.

Como Little Richard havia feito Tutti-Frutti e ela havia se tornado um hit, um dos grandes astros brancos da época, Pat Boone regravou-a e fez mais sucesso do que Richard, devido ao veto aos negros nas rádios de brancos e também nas vendas de discos. Com medo disso acontecer, mesmo que Pat Boone tenha feito Richard rico, como ele mesmo costuma dizer, Richard queria gravar uma música tão rápida que Pat Boone não seria capaz de imitar. Mesmo assim Boone fez a sua própria gravação da música no mesmo ano de 1956. Assim como Elvis Presley, também em 1956.

Blackwell, um dos co-autores da música foi apresentado a uma garota chamada Enotris Johnson por um disc-jockey famoso na época, que por sua vez, escreveu a música pra Little Richard gravar, pra ela poder pagar o tratamento de uma tia doente. A parte que ela escreveu dizia assim: “Saw Uncle John with Long Tall Sally/They saw Aunt Mary coming/So they ducked back in the Alley”.

Sem querer fazer raiva ao disc jockey, Blackwell aceitou a oferta e levou a idéia pra Little Richard, que não queria no começo. Mas apesar disso, a frase “ducked back in the alley” era exatamente o que eles estavam procurando e Richard ficou praticando até cantar o mais rápido possível. Trabalharam na música, adicionaram versos e refrão, até chegarem no hit que eles queriam.

A gravação foi feita em Fevereiro de 1956, em New Orleans, no J&M Studio, o estúdio de gravação de propriedade do lendário Cosimo Matassa, na esquina das ruas Rampart e Dumaine, onde Fats Domino e outros grandes de New Orleans gravaram seus sucessos.

Tutti-frutti também foi gravada ali. Blackwell foi o produtor e tiveram o grande Earl Palmer na bateria, alem de Edgard Blanchard na guitarra, Frank Field no baixo, Lee Allen no sax tenor, Alvin “Red” Tyler no sax barítono e o próprio Little Richard no piano e voz.

Alem de Pat Boone e Elvis Presley, The Kinks, Jerry Lee Lewis, os Beatles, Scorpions, entre outros, também tiveram a sua própria regravação deste sucesso.

A letra:

I'm gonna tell Aunt Mary 'bout Uncle John
he said he had the misery but he got a lot of fun
Baby, yeah now baby Woo baby, some fun tonight I saw Uncle John with Long Tall Sally
he saw Aunt Mary comin' and
he ducked back in the alley

Oh, baby, yeah now baby
Woo baby, some fun tonight

Well Long Tall Sally's built pretty sweet

She got everything that Uncle John need
Baby, yeah now baby Woo baby, some fun tonight Well, we're gonna have some fun tonight have some fun tonight Everything's all right have some fun tonight have some fun yeah, yeah, yeah, We're gonna have some fun tonight have some fun tonight Everything's all right have some fun tonight Yeah, we'll have some fun some fun tonight

Segue Little Richard em 1956:



Agora os Beatles em 1964:



Paul McCartney, em 1986:

domingo, 9 de maio de 2010

29 – Johnny Cash - I walk the line (1956)

I walk the line é uma música composta por Johnny Cash e gravada em 1956. Cash teve seu primeiro hit número 1 das paradas com essa música. A música é bem simples, como a maioria das músicas de Cash e a letra conta uma história.

É usado o ritmo “boom-chicka-boom”, ou como também é conhecido, ritmo de “trem de carga", que é bastante comum nas músicas de Cash. Na gravação original, tem uma mudança de nota entre cada um dos cinco versos e Cash faz o som de “hummm” pra compor a nova nota chave antes de cantar cada verso.

O verso final, que é uma reprise do primeiro verso, é cantado com uma oitava cheia menor do que no primeiro verso. De acordo com Cash, ele amava o som de um tamborzinho, mas como tamborzinhos não eram utilizados na country music daquela época, ele colocou um pedaço de papel nas cordas do violão e criou o seu próprio som de tamborzinho. Nos shows, ele colocava o pedaço de papel nas cordas, contava a história e tocava assim. A galera ia ao delírio.

A progressão de acordes única dessa música foi inspirada em uma vez que por acaso, Cash tocou uma fita de trás pra frente, enquanto ainda estava na Força Aérea. Algum tempo depois, ele escreveu a letra nos camarins de um show no Texas, em 1955, depois de uma discussão com o amigo Carl Perkins, que deu corda pra Johnny Cash usar o titulo “I Walk the line” nessa música.

A intenção de Cash inicialmente era usar a música como uma balada lenta, mas o grande e legendário produtor Sam Phillips aconselhou-o a usar um arranjo mais rápido. Cash gostou da sugestão e ainda mais quando essa versão sugerida por Phillips começou a fazer bastante sucesso.

Uma vez quando tocava essa música num show de TV, Cash disse pra plateia, com um sorriso, que ele fazia o “hummmmmmm” entra o verso e outro, pra dar tempo dele se localizar entre as notas diferentes. Então ele estava cantando numa determinada nota e tinha que mudar. Ai ele fazia o “hummmmmm” e mudava de nota.

A gravação original foi feita nos Sun Studios em 2 de Abril de 1956 e foi lançada em primeiro de Maio. E foi pro topo de quase todos os charts. A canção foi regravada 4 vezes por Johnny Cash. Em 1964 pro album “I walk the line”. Em 1969 pro album “At San Quentin”. Em 1970 pra trilha Sonora do filme “I Walk the Line”, com Gregory Peck e em 1988, pro álbum “Classic Cash: Hall of fame series”.

Ela é a música de número 30, da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. The Band gravou-a ao vivo pro especial Good Rockin tonight: the legacy of Sun Records, em 2001.

Em 2005, um filme foi feito sobre a vida de Johnny Cash chamado I walk the line, estrelando Joaquim Phoenix, no papel de Johnny Cash e Reese Witherspoon no papel de June Carter. O filme foi dirigido por James Mangold.

A letra:

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine, I walk the line

I find it very, very easy to be true
I find myself alone when each day is through
Yes, I'll admit that I'm a fool for you
Because you're mine, I walk the line

As sure as night is dark and day is light
I keep you on my mind both day and night
And happiness I've known proves that it's right
Because you're mine, I walk the line

You've got a way to keep me on your side
You give me cause for love that I can't hide
For you I know I'd even try to turn the tide
Because you're mine, I walk the line

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine, I walk the line

Segue Johnny Cash em meados dos anos 1950 tocando ao vivo “I walk the line”:



Johnny Cash em 1982:



Agora Johnny Cash ao vivo em Montreaux, muitos anos depois e com o papelzinho nas cordas do violão:

domingo, 2 de maio de 2010

28 – Chuck Berry - Roll over Beethoven (1956)

Essa música de número 28 dessa seleção foi originalmente lançada em um compacto simples pela gravadora Chess em 1956, tendo “Drifting Heart” no lado B. A letra da música fala do desejo de o rock and roll e o blues substituírem a música clássica. Ela foi eleita a número 97 da seleção da Rolling Stone das melhores 500 músicas de todos os tempos.

Chuck Berry escreveu a música em resposta à irmã dele, que sempre usava o piano da família pra tocar música clássica, todas as vezes que Berry queria que fosse tocada música contemporânea e popular.

Alem dos compositores clássicos Beethoven e Tchaikovski, a letra menciona ou faz alusão a muitos outros artistas populares. Quando ele diz “Early in the morning”, ele está se referindo ao nome de uma musica de Louis Jordan, assim como menciona “Blue Suede Shoes”, a música numero 26 dessa seleção. O mesmo ocorre com “Hey diddle, diddle”, que vem da canção infantil “The cat and the fiddle” e é uma referencia indireta a Bo Diddley, que assim como Chuck Berry, também era um artista da Chess Records, e que também tocava violino muito bem.

Apesar da letra dizer as palavras “rocking and rolling”, a música que é suposta substituir os clássicos é referida como “rhythm and blues”. Essa música foi considerada um marco de uma nova era da música popular americana. É uma obra-prima que ajudou a definir o rock and roll.

É uma das músicas que mais tiveram versões cover na música popular. Entre eles estão Jerry Lee Lewis, Beatles, Leon Russel, Rolling Stones, Byrds, Gene Vincent e Iron maiden. Até Raul Seixas já gravou uma versão dela.

Os Beatles já tocavam a música mesmo antes de serem beatles. E continuaram tocando até sua tour nos Estados Unidos, em 1964. A versão de estúdio que eles gravaram foi gravada em 30 de Julho de 1963 e inclusa no seu segundo LP, “With the Beatles”. Quem canta é George Harrison, que também toca guitarra solo. Foi lançada em Novembro do mesmo ano.

Em 1994, os Beatles lançaram a versão ao vivo no disco “Live at the BBC”. Esta versão ao vivo foi gravada em 28 de Fevereiro de 1964 e foi ao ar em 30 de Março de 1964, como parte da série que tinha os Beatles como estrela, chamado “From us to you”. O diretor de Superman III, Richard Lester, que dirigiu os filmes Help e A Hard day’s night, dos Beatles, incluiu Roll Over Beethoven, com os Beatles, no filme Superman III.

Segue a letra:

I'm gonna write a little letter,
Gonna mail it to my local DJ.
Yeah an' it's a jumpin' little record
I want my jockey to play.
Roll Over Beethoven, I gotta hear it again today.

You know, my temperature's risin'
The jukebox's blowin' a fuse.
My heart's beatin' rhythm
And my soul keeps a-singin' the blues.
Roll Over Beethoven and tell Tschaikowsky the news.

I got the rockin' pneumonia,
I need a shot of rhythm and blues.
I caught the rollin' arthiritis
Sittin' down at a rhythm review.
Roll Over Beethoven they're rockin' in two by two.

Well, if you feelin' like it
Go get your lover, then reel and rock it.
Roll it over and move on up just
A trifle further and reel and rock with it,
Roll it over,
Roll Over Beethoven, dig these rhythm and blues.

Well, early in the mornin' I'm a-givin' you a warnin'
Don't you step on my blue suede shoes.
Hey diddle diddle, I am playin' my fiddle,
Ain't got nothin' to lose.
Roll Over Beethoven and tell Tschaikowsky the news.

You know she wiggles like a glow worm,
Dance like a spinnin' top.
She got a crazy partner,
Ya oughta see 'em reel and rock.
Long as she got a dime the music wont never stop.

Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven, dig these rhythm and blues.

Segue Chuck Berry, tocando Roll Over Beethoven, nos anos 50:



Segue os Beatles, nos anos 60, numa versão mais curta:



Jerry Lee Lewis, na Grécia, em 1990:



sexta-feira, 23 de abril de 2010

27 - Elvis Presley - Heartbreak Hotel (1956)

Essa vigésima sétima canção dessa lista é o rock and roll Heartbreak Hotel, gravada por Elvis Presley em Janeiro de 1956, em Nashville, Tennessee. A cancao foi o primeiro compacto simples de Elvis pela RCA. A musica também apresentou Elvis pro publico nacional. Foi lançada no mesmo mês, se transformando no primeiro numero 1 de Elvis e o compacto mais vendido de 1956.

A musica foi inspirada no suicídio de um jovem rapaz que deixou uma nota dizendo: “I walk a lonely street”. Os compositores Tommy Durden, um musico e Mae Boren Axton, uma professora de Jacksonville, na Florida, escreveram essa música em 30 minutos, ainda em 1955. Mae trabalhava pra Hank Snow, que por sua vez era contratado do ColonemlTom Parker, que depois seria manager de Elvis.

Mae tinha certeza de que a musica seria um hit e ofereceu-a ao manager de Elvis, na época era Bob Neal e ela disse logo que essa seria a primeira musica que Elvis iria gravar que iria fazer com que ele vendesse um milhão de copias. Em Novembro de 1955, apos ouvir a fita demo pela primeira vez, Elvis concordou e prometeu gravar a musica.

Mae ainda ofereceu a Elvis um terço dos royalties, caso ele lançasse essa musica como seu primeiro compacto simples na RCA. Elvis tocou-a pela primeira vez no Estado do Arkansas em Dezembro de 1955 e declarou que esta musica seria de fato o seu primeiro hit.

Heartbreak hotel foi a segunda musica gravada por Elvis na RCA, em Nashville. Ele chegou ao estúdio com a musica pronta pra gravar, antes de perguntar se a RCA queria ou não lança-la. O produtor Steve Sholes não gostou, mas resolveu gravar mesmo assim, baseando-se no fato de achar que Elvis sabia o que estava fazendo.

Outros funcionários da RCA também pensavam que era um erro tremendo ir em frente com essa musica. Especialmente depois que escutaram o resultado final e em nada se parecia com os discos de elvis da Sun Records. Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana acompanharam elvis na gravacao. Mas alem deles, Chte Atkins também tocou guitarra.

Steve Sholes usou um corridor do studio pra conseguir um eco pra musica. Sholes estava tentando recpaturar o som da Sun Records, mas não sabia que Sam Phillips usava dois gravadores e um pequeno espaço de tempo de atraso entre um e outro pra criar esse eco nos discos de Elvis pela Sun. Sam Phillips não gostou nada da gravacao do seu ex-pupilo.

Elvis mudou tanto a musica que seus compositores não reconheceram mais a própria depois que saiu do estúdio. Elvis mudou o tempo, as frases, a letra e o som de forma geral. Isso se tornaria rotina pra ele mudar as musicas depois. Elvis sempre era o produtor de suas gravacoes. Em Heartbreak Hotel ele fez um uso muito pesado do eco, o que já aboliu em Hound Dog, que ele gravou alguns meses depois.

As vendas atingiram 1 milhao em Abril e Elvis recebeu seu primeiro disco de ouro. A musica sempre esteve presente nos shows de Elvis, entre 1956 e 1977, ano de sua morte. Heartbreak hotel é a musica de numero 45 da lista da rolling stone magazine das 500 maiores cancoes de todos os tempos.

A Uncut Magazine disse que a primeira apresentacao de Elvis de heartbreak hotel na TV em 1956 foi o segundo maior e mais importante evento cultural da era do rock and roll. Hoje em dia, heartbreak hotel é o nome de um hotel de verdade, localizado em frente a Graceland, que é a casa de Elvis, em Memphis, Tennessee. O hotel tem 128 quartos e passa vídeos de elvis 24 horas pros hospedes. Willie Nelson e Leon Russel regravaram a música em 1979.

Segue a letra:

Well, since my baby left me,
I found a new place to dwell.
It's down at the end of lonely street
at Heartbreak Hotel.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

And although it's always crowded,
you still can find some room.
Where broken hearted lovers
do cry away their gloom.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Well, the Bell hop's tears keep flowin',
and the desk clerk's dressed in black.
Well they been so long on lonely street
They ain't ever gonna look back.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Hey now, if your baby leaves you,
and you got a tale to tell.
Just take a walk down lonely street
to Heartbreak Hotel.

Segue Elvis ao vivo em 1956:



Agora Willie Nelson e Leon Russel:



Agora Elvis em 1970:



sábado, 17 de abril de 2010

0075 – Blue suede shoes - Carl Perkins (1956)


Escrita por Carl Perkins, foi gravada por ele em 19 de dezembro de 1955 e lançada em janeiro de 1956 no compacto que tinha Honey don't como Lado B. Foi gravada na Sun Records, tendo Sam Phillips como produtor, em Memphis, Tenessee. É um dos primeiros rockbillies, que mistura elementos de blues, country e pop music. Foi gravada logo em seguida, no mesmo ano, por Elvis Presley. Depois seria gravada por Buddy Holly e Eddie Cochran, entre outros monstros sagrados do rock. Foi escrita em 17 de dezembro de 1955, dois dias antes de ser gravada. Já no dia 17 de março, Carl Perkins, com Blue suede shoes, se tornou o primeiro artista country a chegar ao número 3 dos charts Billboard de R&B. Chegou também ao número 2 nos charts Billboard Hot 100 e Billboard Country, perdendo somente pra Heartbreak Hotel, de Elvis, em ambos os charts. No meio de abril, vendeu mais de um milhão de cópias. Foi a primeira vez que um disco country que vendeu um milhão de cópias chegou tão longe nos outros charts pop e de blues. Carl foi o primero artista da Sun Records a conseguir esse feito. Blue suede shoes é uma das 500 songs that shaped rock and roll. Em 1999, foi inclusa no National Public Radio, na NPR 100, que foram as 100 músicas mais importantes do século 20. É a música número 95 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Em 2006, a National Recording Registry, da Library of Congress, colocou-a na National Recording Preservation Board, que todo ano selecionam músicas que são significantes culturalmente, historicamente e esteticamente. 

A letra:

Well it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

You can knock me down, step on my face
Slander my name all over the place
And do anything that you wanna do
But uh, uh, honey lay off of my shoes
And don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Ah, go cat!


You can burn my house, Steal my car
Drink my liquor from an old fruit jar
Do anything that you wanna do
But uh uh honey lay off of them shoes
And don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Rock!


Well it's one for the money, two for the show
Three to get ready now go cat go
But don't you, step on my blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes

Well it's blue, blue, blue suede shoes
Blue, blue, blue suede shoes, yeah
Blue, blue, blue suede shoes, baby
Blue, blue, blue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes



Segue Carl Perkins no Johnny Cash show:



Video de Elvis da música Blue Suede Shoes (Dá pra ver como ficou sua versão):



Paul McCartney na sua cerimonia de aceitacao no rock and roll of fame em 1999. Ele tá acompanhado de Eric Clapton e Robbie Robertson:



domingo, 11 de abril de 2010

25 – Little Richard – Slippin’ and slidin’ (Peepin’and Hidin’) (1956)

Esta segunda música do ano de 1956 e vigésima quinta de forma geral é um rock gravado por Little Richard, que a compôs junto com Eddie Bo, Albert Collins e James Smith. A música foi primeiramente gravada também em 1956 por Eddie Bo sob o título de “I’m wise”, pelo selo Apollo. Little Richard trocou o nome quando gravou-a. Alem de compacto simples, Richard incluiu a música no seu primeiro LP de 1957, o Here’s Little Richard.

Buddy Holly também gravou-a e ambas as versões foram incluídas na famosa John Lennon’s Jukebox. John Lennon gostava tanto dessa música que fez uma gravação dela ele mesmo.

Otis Redding também gravou-a no seu álbum Tell the truth, de 1967. The Band também teve sua versão inclusa no documentário Festival Express. Raul Seixas fez uma versão da música em Português que ficou com o título “Não fosse o Cabral”, e lançada no seu disco Raul Seixas, de 1983.

A letra:

Slippin' and a-slidin'
peepin' and a-hidin'
been told a long time ago.
Slippin' and a-slidin'
peepin' and a-hidin'
been told a long time ago.

I've been told, baby
you've been bold
I won't be your fool no more.

Oh, big conniver
nothin' but a jiver
done got hip to your jive.

Oh, big conniver

nothin' but a jiver
done got hip to your jive.

Slippin' and a-slidin'

peepin' and a-hidin' won't be your fool no more.
Slippin' and a-slidin'
peepin' and a-hidin'

Oh, My linda
she's a solid sender
you know you better surrender

Oh, My linda
she's a solid sender
you know you better surrender

Slippin' and slidin'
peepin' and hidin' won't be your fool no more.

A versão original de Little Richard:



Agora a versão lenta, feita por Buddy Holly, só o audio.



John Lennon, em 1975 (ano que nasci):



Como curiosidade, segue a versão de Raul Seixas, somente o áudio:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

0056 – Be bop a lula - Gene Vincent and His Bluecaps (1956)

Compositores: Gene Vincent, Donald Graves, Bill Davis


  • Foi gravadaem 4 de maio de 1956, em Nashville, Tennessee e foi lançada em junho de 1956 pela Capitol Records, no compacto que tinha Woman love como Lado B.

  • Chegou ao número 7 no US Billboard Pop, número 8 no Billboard R&B e número 5 no Billboard C&W. Chegou também ao número 16 no Reino Unido. Ainda em 1957 já havia vendido 2 milhões de cópias.

  • É a canção número 103 da Rolling Stone's 500 greatest songs of all time.

  • Cliff Gallup tocou guitarra solo. Wee Williams tocou guitarra base. Jack Neal tocou baixo. Dickie Harrell tocou bateria. Gene Vincent cantou.

  • Foi regravada pelos Everly Brothers, Cliff Richard, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, The Beatles, John Lennon, Paul McCartney, Burton Cummings, Queen e Raul Seixas, entre outros artistas.



A letra:

Well be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll

Well she's the girl in the red blue jeans
She's the queen of all the teens
She's the one that I know
She's the woman that loves me so

Say be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll
Let's rock!

Well now she's the one that's got that beat
She's the woman with the flyin' feet
She's the one that walks around the store
She's the one that gets more more more

Be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll
Let's rock again, now!

Well be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby
Be-bop-a-Lula I don't mean maybe
Be-bop-a-Lula she's my baby doll
My baby doll, my baby doll


Gene Vincent ao vivo em 1959;



Agora a versão de Phil e Don, os Everly Brothers:



Paul McCartney no unplugged MTV, de 1991:

segunda-feira, 29 de março de 2010

23 – B.B. King – Everyday I have the blues (1955)

Essa vigésima terceira música da lista e última do ano de 1955 é um blues clássico que foi gravado por B.B. King em 1955. A canção alcançou o número 8 nos charts e permaneceu no repertório de King e ele gravou várias versões ao vivo dela durante a sua carreira.

Depois disso, muitos outros artistas também fizeram a sua versão e a versão de 1995 de B.B. King ganhou o Grammy Hall of Fame Award em 2004.

Eric Clapton gravou e sempre a inclui nos seus shows. Inclusive na sua ultima turnê no Japão, em 2009, ele colocou-a no setlist. John Mayor é outro bluesman famoso que regravou a canção.

A letra:

Everyday, everyday I have the blues
Ooh everyday, everyday I have the blues
When you see me worryin' baby, yeah it's you I hate to lose

Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Well worries and trouble darling, babe you know I've had my share

Everyday, everyday, everyday, everyday
Everyday, everyday I have the blues
When you see me worryin' baby, yeah it's you I hate to lose

Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Whoa nobody loves me, nobody seems to care
Well worries and trouble darling, babe you know I've had my share

Segue B.B. King tocando Every Day I have the blues ao vivo:



Agora Eric Clapton:



Agora John Mayer:

terça-feira, 23 de março de 2010

22 - Elvis Presley - I'm left, you're right, she's gone (1955)

Essa vigésima segunda música da lista foi composta por Stan Kesler e William Taylor e foi gravada por Elvis Presley no Sun Studios em 10 de Março de 1955.

O produtor Sam Phillips estava procurando uma música pra ser o lado B do compacto que teria Baby let’s play house no lado A. Stan Kesler, um dos compositores, tocava guitarra de aço pra Sam Phillips. Ele trouxe a música que havia composto e no inicio, a gravação não deu certo.

Elvis, Bill e Scott tentaram a canção numa batida mais devagar. Então Sam Phillips trouxe um jovem baterista chamado Jimmie Lott, que foi o primeiro percussionista a trabalhar com Elvis numa gravação. Com ele, a canção foi trabalhada novamente e gravada novamente, até ficar da forma como ficou pra posteridade.

A letra:

Well, you're right, I'm left, she's gone
You're right, and I'm left all alone.
Well, you tried to tell me so,
But how was I to know
That she was not the one for me
You told me all along
You're right, our love was so wrong
But now I changed my mind,
Because she broke the ties that bind
And I know that she never cared for me
Well, I thought I knew just what she'd do
I guess I'm not so smart
Oh, you tried to tell me along she'd only break my heart
I'm left, you're right, she's gone
You're right, and I'm left all alone
Well, she's gone I know not where
But now I just don't care
For now I'm falling for you
If you'll forgive me now
I'll make it up somehow
So happy we will be
In a home just for three
And I'll soon forget her
Now I know
Well, I thought I knew just what she'd do
I guess I'm not so smart
You tried to tell me all along
She'd only break my heart
Well, you're right, I'm left, she's gone
You're right, and I'm left all alone
Well, she's gone, I know not where
But now I just don't care
For now I've fallen for you


A gravação original de Elvis, somente o áudio:



Elvis ao vivo, em 1955, somente o áudio:



Tom Jones, ao vivo:

quarta-feira, 17 de março de 2010

21 – Muddy Waters – Mannish boy (1955)

A vigésima primeira musica dessa seleção é a maravilhosa Mannish Boy, composta por Muddy Waters, Bo Didley e Mel London. Foi gravada em Chicago, em 24 de Maio de 1955, pela Chess Records.

Trata-se de uma canção resposta a I’m a Man, de Bo Didley, que por sua vez se inspirou em Hoochie Coochie Man de Muddy Waters e Willie Dixon pra fazer I’m a Man. Na gravação, Jimmy Rogers toca guitarra, Willie Dixon toca baixo e Little Walter toca gaita.

Essa gravação de Waters foi inclusa na lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone no número 229. Muitos artistas regravaram-na, incluindo Jimmy Hendrix, Paul Butterfield, Hank Williams Jr. e Rolling Stones.

A música está presente no hoje em dia cultuado filme Risky Business, com Tom Cruise e é também tocada por Muddy Waters no famoso filme de Martin Scorcese The Last Waltz, que marca o show de despedida do grupo The Band. A música também está presente no clássico Goodfellas.

A letra:

Ooooooh, yeah, ooh, yeah, Everythin', everythin', everythin's gonna be alright this mornin'
Ooh yeah, whoaw, Now when I was a young boy, at the age of five
My mother said I was, gonna be the greatest man alive
But now I'm a man, way past 21, Want you to believe me baby,
I had lot's of fun, I'm a man, I spell mmm, aaa child, nnn
That represents man, No B, O child, Y, That mean mannish boy
I'm a man, I'm a full grown man, I'm a man
I'm a natural born lovers man, I'm a man
I'm a rollin' stone, I'm a man, I'm a hoochie coochie man
Sittin' on the outside, just me and my mate
You know I'm made to move you honey, come up two hours late
Wasn't that a man, I spell mmm, aaa child, nnn
That represents man, No B, O child, Y
That mean mannish boy, I'm a man
I'm a full grown man, Man
I'm a natural born lovers man, Man
I'm a rollin' stone, Man-child
I'm a hoochie coochie man
The line I shoot will never miss
When I make love to a woman, she can't resist
I think I go down, to old Kansas Stew
I'm gonna bring back my second cousin, that little Johnny Cocheroo
All you little girls, sittin'out at that line
I can make love to you woman, in five minutes time
Ain't that a man, I spell mmm, aaa child, nnn
That represents man, No B, O child, Y
That mean mannish boy, Man
I'm a full grown man, Man
I'm a natural born lovers man, Man
I'm a rollin' stone, I'm a man-child
I'm a hoochie coochie man, well, well, well, well
hurry, hurry, hurry, hurry, Don't hurt me, don't hurt me child
don't hurt me, don't hurt, don't hurt me child
well, well, well, well, Yeah

Segue Muddy Waters com a The Band, no clássico de Martin Scorcese, The Last Waltz, de 1978:



Agora Muddy Waters tocando Mannish Boy com os Rolling Stones:



Paul Butterfield no Cambridge Folk Festival em 1984:



sábado, 6 de março de 2010

20 – Elvis Presley - I forgot to remember to forget (1955)

A vigésima música foi escrita por Stan Kesler e Charlie Feathers e foi gravada no Sun Studio em 11 de julho de 1955 por Elvis Presley, Scotty Moore, Bill Black e Johnny Bemero na bateria. Foi lançada em 20 de Agosto de 1955 no mesmo compacto simples de Mystery Train e foi também lançada pela RCA Victor em Dezembro de 1955.

A guitarra de Scotty Moore tem um som de corda de aço que é conhecido por ser típico de Nashville. Essa foi a música mais próxima do country que o trio fez enquanto estavam na Sun Records.

A canção alcançou o número 1 dos charts de country nos Estados Unidos em Fevereiro de 1956 e ficou lá nessa posição por 5 semanas. Foi a primeira gravação que fez Elvis ficar nacionalmente conhecido como uma estrela de música country. A música ficou nos charts por 39 semanas. Enquanto que Mystery train chegou ao decimo primeiro lugar dos charts de country.

Entre os artistas que regravaram a música, estão Jerry Lee Lewis, em 1957 e nos anos 1960. Johnny Cash em 1981 e os Beatles gravaram em Maio de 1964 no especial da BBC de Londres Live at BBC, que se tornou um álbum lançado em 1994.

A letra:

I forgot to remember to forget her,
I can't seem to get her off my mind.
I thought I'd never miss her,
But I found out somehow
I think about her almost all the time.
The day she went away
I made myself a promise
That I'd soon forget we ever met.
But something sure is wrong,
'Cause I'm so blue and lonely.
I forgot to remember to forget.

The day she went away
I made myself a promise
That I'd soon forget we ever met,
Well, but something sure is wrong,
'Cause I'm so blue and lonely.
I forgot to remember to forget.
Justify Full
Elvis na gravação original, somente o áudio:



Jerry Lee Lewis, tambem somente o audio de 1957:



E agora Johnny Cash, que eu acho que fez a melhor versão (tambem so o audio):



domingo, 28 de fevereiro de 2010

0006 - Ain't that a shame - Fats Domino (1955)


Compositores: Fats Domino e Dave Bartholomew

  • Foi lançada em 14 de abril de 1955.

  • Chegou ao número 1 do Billboard R&B e número 10 no Billboard Hot100. Vendeu mais de um milhão de cópias. 

  • É a canção número 438 das lista da revista Rolling Stone 500 Greatest Songs of All Time

  • Foi regravada, entre outros, por John Lennon, Four Seasons, Cheap Trick, Paul McCartney, Hank Williams Jr e Pat Boone.

A letra:

You made me cry when you said goodbye
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

You broke my heart when you said we'll part
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

Oh well goodbye, Although I'll cry
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

You made me cry when you said goodbye
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

Oh well goodbye, Although I'll cry
Ain't that a shame, My tears fell like rain
Ain't that a shame, You're the one to blame

Fats Domino cantando seu clássico de 1955:



Eis John Lennon cantando esse clássico (somente o áudio):



A versão de Paul McCartney:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

0042 - Baby let's play house - Elvis Presley (1955)


Compositores: Arthur Gunter
  • Foi gravada e lançada inicialmente pelo próprio Gunter em 1954. 
     
  • A versão de Elvis foi lançada em 25 de abril de 1955, em um compacto que tinha I'm left, you're right, she's gone” como Lado A. 
     
  • Foi a primeira canção de Elvis a aparecer num chart nacional, chegando ao número 5 do Billboard Country Singles. 
     
  • Elvis cantou e tocou violão. Scotty Moore tocou guitarra solo. Bill Black tocou baixo. 
     
  • Foi regravada por Buddy Holly e Tom Petty, entre outros artistas. 
     
  • John Lennon usou a frase “I'd rather see you dead, little girl, than to be with another man” em Run for your life, de 1965, no disco Rubber Soul.
  • Jimmy Page disse que essa canção foi a sua primeira influência de rock and roll.
Segue a letra:

Oh, baby, baby, baby, baby baby.
Baby, baby baby, b-b-b-b-b-b baby baby, baby.
Baby baby baby
Come back, baby, I wanna play house with you.
Well, you may go to college,
You may go to school.
You may have a pink cadillac,
But don't you be nobody's fool.
Now baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby,
I wanna play house with you.
Now listen and I'll tell you baby
What I'm talking about.
Come on back to me, little girl,
So we can play some house.
Now baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby,
I wanna play house with you.
Oh let's play house, baby.
Now this is one thing, baby
That I want you to know.
Come on back and let's play a little house,
And we can act like we did before.
Well, baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby,
I wanna play house with you.
Yeah.
Now listen to me, baby
Try to understand.
I'd rather see you dead, little girl,
Than to be with another man.
Now baby,
Come back, baby, come.
Come back, baby, come.
Come back, baby, I wanna play house with you.
Oh, baby baby baby.
Baby baby baby b-b-b-b-b-b baby baby baby.
Baby baby baby.
Come back, baby, I wanna play house with you

Elvis com Baby let's play house original:



Agora Robert Plant e o grande Jimmy Page:



Jeff Beck com Darrel Higham:



sábado, 13 de fevereiro de 2010

17 - Johnny Cash - Folsom prison blues (1955)

A décima sétima música dessa seleção é a famosa Folsom prison blues, de Johnny Cash. A canção combina dois elementos de folk, que são as canções de trem e as canções de prisão. É uma das canções principais de Cash.

Na letra, o sujeito está preso e escuta o barulho do trem lá fora e conta seus crimes, dizendo que atirou num homem em Reno apenas pra ver ele morrendo e imagina as pessoas que estão livres dentro do trem, pensando que eles estão provavelmente bebendo café e fumando charutos. Sonha o que ele iria fazer caso estivesse livre.

Johnny Cash se inspirou pra escrever essa canção após ver o filme Inside the walls of Folsom Prison, de 1951, enquanto servia o exército na Alemanha Ocidental pela Air Force americana. Ele disse que criou a frase que atirava num homem em Reno pensando em qual seria a pior razão que alguém teria pra atirar em outra pessoa. Johnny Cash gravou-a também no famoso estúdio da Sun Records, onde Elvis começava também sua história.

Bob Dylan regravou a música, e uma tonelada de artistas de country também o fizeram.

Segue a letra:

I hear the train a comin'
It's rolling round the bend
And I ain't seen the sunshine since I don't know when,
I'm stuck in Folsom prison, and time keeps draggin' on
But that train keeps a rollin' on down to San Antone..

When I was just a baby my mama told me. Son,
Always be a good boy, don't ever play with guns.
But I shot a man in Reno just to watch him die
When I hear that whistle blowing, I hang my head and cry..

I bet there's rich folks eating in a fancy dining car
They're probably drinkin' coffee and smoking big cigars.
Well I know I had it coming, I know I can't be free
But those people keep a movin'
And that's what tortures me...

Well if they freed me from this prison,
If that railroad train was mine
I bet I'd move it on a little farther down the line
Far from Folsom prison, that's where I want to stay
And I'd let that lonesome whistle blow my blues away

Johnny Cash cantando Folsom prison blues:



Agora Johnny Cash com Willie Nelson:



Johnny Cash com Glen Campbell:



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

16 - Elvis Presley - Mystery train (1955)


A decima sexta musica dessa coleção é a famosa “Mistery Train”, composta por Junior Parker e Sam Phillips, o famoso dono dos estúdios Sun Records. Em 1956, Elvis grava a sua versão, no dia 20 de Agosto, como sendo o lado B do compacto que tinha “I Forgot to remember to forget”, e alcançaria o numero 77 como as 500 melhores cancoes de todos os tempos da revista rolling stone, anos mais tarde.

Foi produzida por Sam Phillips no Sun Studios e teve Elvis na guitarra base e voz, Scotty Moore na guitarra solo, Bill Black no baixo. O disco foi lançado pela RCA Victor em Dezembro de 1955, apos um contrato com Elvis. Ela foi considerada a terceira melhor musica de 1955.

Como clássico, Mistery Train inspiracao pra muita coisa feita em termos de musica. Foi o nome da série de TV que mostrava Elvis no inicio da sua carreira, enquanto ele ainda estava na Sun. Mistery train é também o nome de um livro escrito sobre a historia dos primeiros anos do rock and roll. Deu nome a vários programas de rádio.

Foi regravada por Chet Atkins, The Band, Jeff Beck, The Doors, Bob Dylan, Jose Feliciano, Johnny Cash, Emmylou Harris, Led Zeppelin, Jerry Garcia, Scotty Moore, Ricky Nelson, Paul Simon e Neil Young.

A letra:

Train I ride is sixteen coaches long
Train I ride is sixteen coaches long
Well, that long black train take my baby and gone

Mystery train rolling down the track
Mystery train rolling down the track
Well, it took my baby, feel they won't be coming back

Train, train, rolling round the bend
Train, train, rolling round the bend
Well, it took my baby, feel they won't be back again

Train I ride is sixteen coaches long
Train I ride is sixteen coaches long
Well, that long black train take my baby and gone

Elvis na versao original, somente o audio:



Agora Scotty Moore, que tocou na gravacao acima, juntamente com Eric Clapton, depois de velho:



Agora Paul Butterfield com a The Band, no filme de Martin Scorcese sobre o show final da The Band, de 1978:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

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