quinta-feira, 10 de outubro de 2013

240 – Bob Dylan – Don’t think twice, it’s all right (1963)



Escrita por Bob Dylan, foi lançada pela Columbia Records em um compacto simples como Lado B de Blowin’ in the wind. Foi lançada tambem no album The Freewhellin’ Bob Dylan. 

A canção foi escrita por Bob, quando sua namorada Suze Rotolo, da foto acima na época com Dylan, decidiu ficar mais tempo na Italia, prolongando uma curta viagem. A melodia é de uma velha cancao chamada Who’s gonna buy your chickens whem I’m gone? 

A cançao foi usada no seriado Mad Men, Friday night Lights, entre outros. 

Foi regravada por Peter, Paul and Mary em 1963, Bobby Darin, The Seekers, Arnaldo Batista, Cher, Kesha, Johnny Cash, Jackie DeShannon, Rory Gallagher, Elvis Presley, Waylon Jennings, Joan Baez, Billy Bragg, Brian Ferry, Arlo Guthrie, The Kingston Trio, Billy Paul, John Mayer, The Allman Brothers, entre dezenas de outros artistas.

A gravacao de Peter, Paul and Mary foi a que teve maior sucesso commercial. Chegou ao número 9 dos charts pop americanos. The Four Seasons gravou uma versao cover em 1965, chegando ao número 12 dos charts, com essa versao que aparentemente era uma brincadeira e venderam mais de um milhao de copias. 

Steel Train gravaram uma versao em 2005 pra um tributo à Bob Dylan, que ate hoje tocam nos concertos. Eric Clapton tocou em 1993, no show de 30 anos de carreira de Bob Dylan. A versao de Kesha é de 2010. 

A letra:

Well It ain't no use to sit and wonder why, babe
If you don’t know by now
and it ain't no use to sit and wonder why, babe
it’ll never do somehow.
When your rooster crows at the break of dawn
Look out your window and I'll be gone
You're the reason I'm traveling on
but don't think twice, it's all right

And it ain't no use in turning on your light, babe
the light I never knowed
and it ain't no use in turning on your light, babe
I'm on the dark side of the road
but I wish there was something you would do or say
To try and make me change my mind and stay
but We never did too much talking anyway
But don't think twice, it's all right

No it ain't no use in callin' out my name, gal
Like you never done before
And it ain't no use in calling out my name, gal
I can't hear you any more
I'm thinking and wondering walking down the road
I once loved a woman, a child I'm told
I give her my heart but she wanted my soul
But don't think twice, it's all right

So long, Honey Babe
Where I'm bound, I can't tell
Goodbye is too good a word, babe
So I just say farewell
I ain't saying you treated me unkind
You could’ve done better but I don't mind
You just kind of wasted my precious time
But don't think twice, it's all right


A versao dos Post Productions:



A versao de Peter, Paul and Mary:



O grande Eric Clapton:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...