domingo, 9 de maio de 2010

29 – Johnny Cash - I walk the line (1956)

I walk the line é uma música composta por Johnny Cash e gravada em 1956. Cash teve seu primeiro hit número 1 das paradas com essa música. A música é bem simples, como a maioria das músicas de Cash e a letra conta uma história.

É usado o ritmo “boom-chicka-boom”, ou como também é conhecido, ritmo de “trem de carga", que é bastante comum nas músicas de Cash. Na gravação original, tem uma mudança de nota entre cada um dos cinco versos e Cash faz o som de “hummm” pra compor a nova nota chave antes de cantar cada verso.

O verso final, que é uma reprise do primeiro verso, é cantado com uma oitava cheia menor do que no primeiro verso. De acordo com Cash, ele amava o som de um tamborzinho, mas como tamborzinhos não eram utilizados na country music daquela época, ele colocou um pedaço de papel nas cordas do violão e criou o seu próprio som de tamborzinho. Nos shows, ele colocava o pedaço de papel nas cordas, contava a história e tocava assim. A galera ia ao delírio.

A progressão de acordes única dessa música foi inspirada em uma vez que por acaso, Cash tocou uma fita de trás pra frente, enquanto ainda estava na Força Aérea. Algum tempo depois, ele escreveu a letra nos camarins de um show no Texas, em 1955, depois de uma discussão com o amigo Carl Perkins, que deu corda pra Johnny Cash usar o titulo “I Walk the line” nessa música.

A intenção de Cash inicialmente era usar a música como uma balada lenta, mas o grande e legendário produtor Sam Phillips aconselhou-o a usar um arranjo mais rápido. Cash gostou da sugestão e ainda mais quando essa versão sugerida por Phillips começou a fazer bastante sucesso.

Uma vez quando tocava essa música num show de TV, Cash disse pra plateia, com um sorriso, que ele fazia o “hummmmmmm” entra o verso e outro, pra dar tempo dele se localizar entre as notas diferentes. Então ele estava cantando numa determinada nota e tinha que mudar. Ai ele fazia o “hummmmmm” e mudava de nota.

A gravação original foi feita nos Sun Studios em 2 de Abril de 1956 e foi lançada em primeiro de Maio. E foi pro topo de quase todos os charts. A canção foi regravada 4 vezes por Johnny Cash. Em 1964 pro album “I walk the line”. Em 1969 pro album “At San Quentin”. Em 1970 pra trilha Sonora do filme “I Walk the Line”, com Gregory Peck e em 1988, pro álbum “Classic Cash: Hall of fame series”.

Ela é a música de número 30, da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. The Band gravou-a ao vivo pro especial Good Rockin tonight: the legacy of Sun Records, em 2001.

Em 2005, um filme foi feito sobre a vida de Johnny Cash chamado I walk the line, estrelando Joaquim Phoenix, no papel de Johnny Cash e Reese Witherspoon no papel de June Carter. O filme foi dirigido por James Mangold.

A letra:

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine, I walk the line

I find it very, very easy to be true
I find myself alone when each day is through
Yes, I'll admit that I'm a fool for you
Because you're mine, I walk the line

As sure as night is dark and day is light
I keep you on my mind both day and night
And happiness I've known proves that it's right
Because you're mine, I walk the line

You've got a way to keep me on your side
You give me cause for love that I can't hide
For you I know I'd even try to turn the tide
Because you're mine, I walk the line

I keep a close watch on this heart of mine
I keep my eyes wide open all the time
I keep the ends out for the tie that binds
Because you're mine, I walk the line

Segue Johnny Cash em meados dos anos 1950 tocando ao vivo “I walk the line”:



Johnny Cash em 1982:



Agora Johnny Cash ao vivo em Montreaux, muitos anos depois e com o papelzinho nas cordas do violão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...