sábado, 21 de setembro de 2013

231 – The Beatles – She loves you (1963)



Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi lançada em compacto simples em 1963, que tinha I’ll get you como Lado B. Foi gravada em primeiro de julho de 1963 e lançada em 23 de agosto do mesmo ano na Inglaterra e 16 de setembro nos Estados Unidos. 

A cançao quebrou vários e estabeleceu novos recordes nos charts ingleses e estabeleceu-se nos Estados Unidos como uma das cinco músicas dos Beatles que ficaram nos cinco primeiros lugares ao mesmo tempo em 4 de abril de 1964. Foi o compacto que mais vendeu na Inglaterra. É o numero 64 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone. 

John e Paul começaram a compor She loves you no dia 26 de junho de 1963, enquanto estavam em turne com Roy Orbison e Gerry and The Pacemakers, em Newcastle. Começaram a escrever no onibus da turne e terminaram quando chegaram no hotel. 

Paul disse que pensaram na música Forget him, de Bobby Rydell. Segundo ele, sempre que compoe, ele pensa em outra pra poder começar. Entao Paul pensou em escrever uma cançao pergunta-resposta, com todos dizendo She Loves you e todos respondendo Yeah, yeah, yeah. Não gostaram da ideia, mas gostaram do titulo She loves you e ficaram várias horas no hotel criando essa musica. Foram terminar somente na casa de Paul, na Forthlin Road, em Liverpool. 

Curiosamente, a canção não falava na primeira pessoa. Era falando de uma garota que amava outro cara, muito diferente das coisas que eram feitas sempre na primeira pessoa ou sobre a menina que amava o compositor. Era assim: You think you lost your love. Well, I saw her yesterday. It’s you she’s thinking of. And she told me what to say. She says she loves you… 

John confessou que essa foi idéia de Paul. Em vez de dizerem mais uma vez I love you, procuraram inovar com uma terceira pessoa. John disse que esse tipo de coisa ficou muito na carreira de Paul, enquanto que John sempre escrevia sobre ele mesmo. 

John disse tambem que o yeah, yeah, yeah veio da All shook up, de Elvis Presley. O “oooo”, John disse que veio da gravacao de Twist and Shout dos Isley Brothers. 

Paul disse que tocou a canção logo que ficou pronta pro seu pai, e o pai dele disse que gostou da música, mas achava que ele deveria tirar esses yeah, yeah, yeah, pois eram de um americanismo que ele não gostava. Os dois disseram que o pai de Paul não estava entendendo, não podia ser She loves you, yes, yes, yes… O pessoal da EMI pensou igual ao pai de Paul e novamente entraram em argumentos.  

Norman Smith, engenheiro de gravacao da EMI, disse que primeiro viu a letra da música e disse, puts, essa vai ser uma das músicas que não vou gostar. Mas quando começaram a tocar, ele disse que não conseguia ficar parado dentro da cabine. 

O refrao Yeah yeah yeah, logo se tornou um instantaneo, efetivo, infeccioso musical hook, daqueles que ninguem consegue tirar da cabeça. Tambem de maneira diferente, a cançao comeca logo com o refrao, em vez do primeiro verso. Não possui tambem bridges, usando somente o refrao pra ligar os versos. Os acordes mudam a cada duas medidas e o esquema harmonico é na maioria estatico. 

A música começa com dois tempos de batidas na bateria por Ringo. Na verdade, a bateria de Ringo é um dos pontos altos da gravação. Os instrumentos eletronicos são mixados mais altos do que antes, especialmente o baixo de Paul. Os vocais principais são feitos por John e Paul em unissono. 

George Martin não gostou do acorde G6 que termina a cançao, que foi sugerido por George Harrison. Mas apos discutirem, os Beatles mantiveram desse mesmo jeito e Martin acabou aceitando.

A cançao foi gravada em primeiro de julho de 1963, menos de uma semana depois de ser terminada. Foi gravada numa maquina de gravacao de two track. A documentacao que determina o numero de takes não existe.

Tambem foi gravada em alemao, seguindo a mesma historia de I want to hold your hand. Se tornou “Sie liebt dich”, e foi gravada em 29 de janeiro de 1964 pelos Beatles, contrariados. Foi gravada junto com Komm, gib mir deine hand, no Pathe Marconi Studios, em Paris.

A única diferenca entre essa gravacao em alemao e a de I want to hold your hand, foi que nesse caso aqui, tiveram que gravar tudo de novo, pois o original estava perdido. No caso de I want to hold your hand, apenas gravaram a voz em alemao por cima da gravacao original instrumental. Ambas foram traduzidas por um músico de Luxemburgo chamado Camilo Felgen, sob o pseudonimo de Jean Nicolas.

A pressao era grande. Milhares de fàs habiam reservado o proximo compacto da banda no começo de junho de 1963, sem nem saber ainda o que viria. Foi nessa pressao que eles compuseram a canção. No dia anterior ao lançamento, 500 mil copias foram compradas. O compacto quebrou muitos records no Reino Unido. Entrou nos charts em 31 de agosto de 1963 e ficou por la por 31 semanas consecutivas, sendo que 18 dessas semanas no TOP THREE. Durante esse periodo, chegou ao número em 14 de setembro, ficando no número 1 por 4 semanas, caindo pro número 3, e voltando ao número 1 de novo por duas semanas consecutivas, a partir de 30 de novembro. Em novembro de 1963, já haviam vendido um milhao de copias.

O compacto de She Loves you foi o maior vendedor de discos em 1963 no Reino Unido e tambem o compacto dos Beatles que mais vendeu no Reino Unido em toda a historia. Era tambem o maior vendedor de discos da historia ate 14 anos depois, quando foi ultrapassado por Mull of Kintyre, dos Wings, escrita por Paul McCartney e Denny Laine. 

Hoje, em 2013, o compacto de She Loves You ainda é o oitavo maior vendedor de discos da historia do Reino Unido, tendo vendido 1.9 milhoes de copias.

O sucesso enorme de She Loves you no Reino Unido deixou George Martin e Brian Epstein loucos com a seguinte questao: por que esse sucesso todo no Reino Unido e um fracasso até entao estrondoso nos Estados Unidos? Até entao, o compacto com From me to you tinha sido o único a entrar nos charts pop americanos, e com a pífia posicao de 116.

O problema era que a Capitol não queria lançar os Beatles lá e assim eles foram lançados pelo pequeno label Vee-Jay Records, ate que este label não pagou os royalties dos Beatles. Foi quando a Transglobal Music, uma filiada da EMI, ordenou que a Vee-Jay parasse de fabricar e distribuir os discos dos Beatles nos Estados Unidos. Como Epstein queria um label pra lançar She Loves you, a Transglobal encontrou a Swan Records, que para evitar processos judiciais, Epstein so assinou pra esse compacto em especial e por apenas dois anos.

Quando chegou na America, em 16 de setembro de 1963, o compacto de She Loves You teve pouco tempo tocando nos radios. Vendeu apenas mil copias e não entrou nos charts pop. Quando chegou janeiro de 1964 e os Beatles lançaram I want to hold your hand na America, que logo chegou ao número 1 dos charts pop americanos, e lançando a British Invasion na cena musical americana, isso fez com que o caminho fosse pavimentado pra outros discos e outros artistas vindo do Reino Unido.

Desse modo, She Loves You entrou nos charts pop americanos logo em 25 de janeiro de 1964. Apareceram no Ed Sullivan Show em fevereiro, onde tocaram She Loves you e outras cancoes. She loves you ficou 5 semanas no número 2 dos charts pop americanos, ficando atras somente de I want to  hold your hand, até que chegou ao numero 1 por duas semanas consecutivas, começando em 21 de marco. Durante suas 15 semanas nos charts, She loves you foi uma das 5 musicas dos Beatles a dominar o TOP FIVE ao mesmo tempo, ou seja, 5 músicas dos Beatles no TOP FIVE dos charts pop americanos. Elvis Presley quase morria do coração.

A Capitol nos Estados Unidos não queria conversa com os Beatles, mas no Canada lançaram She loves you em setembro de 1963. Foi tocado por uma estacao de radio de Ontario, a CKWS e entrou nos charts nacionais em 2 de dezembro de 1963. Chegou no Top Five em 23 de dezembro de 1963 e ficou nove semanas no número 1, a partir de janeiro de 1964.  

She Loves you foi o primeiro compacto dos Beatles a vender na europa continental e levou os Beatles à uma turnê na Suécia no final de outubro de 1963. Anterior à She Loves you, artistas ingleses não tinham muito sucesso no mercado europeu continental. 

She loves you é a cançào que deu aos Beatles um lugar na cena musical britanica, em todo o país. Muitos acreditam que isso se deve ao musical hook do yeah, yeah, yeah. Segundo os criticos, o yeah, yeah, yeah, deixavam o sujeito louco, de uma forma ou de outra. 

No Brasil se tornou o Iê, iê, iê. Um completo movimento musical, que em outras palavras, foi originado de She Loves You. Em 1975, os autores Roy Carr e Tony Tyler escreveram um livro chamado The Betales: An Illustrated Record e disseram que se um futuro arquivista tivesse que selecionar uma simples canção para caracterizar os fatores e estilos que fizeram os Beatles famosos no mundo inteiro, ele seria obrigado a escolher She Loves you. 

Em 1979, o autor Greil Marcus incluiu She Loves you no seu livro Stranded: Rock and roll for a desert island, que é uma lista das músicas de rock essenciais. Marcus disse que se ele tivesse que explicar à um marciano o significado de rock and roll, a resposta seria She Loves you. 

No dia 10 de dezembro de 1980, dois dias depois da morte de John Lennon em Manhattan, os fãs fizeram uma vigilia durante várias noites e o jornal ingles The Sun teve sua primeira página com letras garrafais, que dizia THEY LOVED HIM, YEAH, YEAH, YEAH. 

Em 27 de julho de 2012, durante os jogos olimpicos de Londres, She loves you foi tocada na abertura dos jogos.

Curiosamente, apesar de ser sempre tocada nas perfomances da radio BBC, não foi lançada no disco de 1994 chamado Live at the BBC. Tambem não entrou no disco do primeiro filme deles chamado A hard day’s night, embora tenha sido a música que encerra o filme, num show.

Só parou de ficar no repertorio dos Beatles ao vivo no final de 1964. Em 1965 e 1966, os Beatles não tocaram She loves you nos shows. Na gravação de All you need is love, de 1967, Paul canta She loves you yeah, yeah, yeah.  Tambem no filme Magical Mystery Tour, uma versao com orgao de She Loves you é tocada.

Paul tambem cantaria We love you yeah, yeah, yeah no fim do seu dueto com Stevie Wonder na música What’s that you’re doing, no album Tug of war. Paul nunca tocou She loves you completa, ao vivo, nem com os Wings e nem sozinho, mas canta a partezinha onde diz She loves you yeah, yeah, yeah, quando toca All you need is love ao vivo.

Neil Diamond fez uma gravacao de She Loves you. Tambem Peter Sellers. Na turnê de Vertigo, Bono Vox sempre cantava She Loves you no fim da música Vertigo, que tambem um yeah, yeah, yeah. Em 1987, Cher She Loves you yeah, yeah, yeah na sua música Working girl, do seu album Cher.

Na gravação original, John tocou violoes e fez os vocais principais. Paul tocou baixo e fez os vocais principais. George tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo tocou bateria. George Martin foi o produtor e o engenheiro de gravacao foi Norman Smith.

A letra:

She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah, yeah

You think you lost your love,
Well, I saw her yesterday.
It's you she's thinking of
And she told me what to say.

She says she loves you
And you know that can't be bad.
Yes, she loves you
And you know you should be glad.

She said you hurt her so
She almost lost her mind.
But now she said she knows
You're not the hurting kind.

She says she loves you
And you know that can't be bad.
Yes, she loves you
And you know you should be glad. Ooh!

She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah
And with a love like that
You know you should be glad.

You know it's up to you,
I think it's only fair,
Pride can hurt you, too,
Apologize to her

Because she loves you
And you know that can't be bad.
Yes, she loves you
And you know you should be glad. Ooh!

She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah

with a love like that
You know you should
Be Glad!

with a love like that
You know you should
Be Glad!

With a love like that
You know you should
be glad!

Yeah, yeah, yeah.
Yeah, yeah, yeah Ye-ah.

A gravação original:



Ao vivo, no meio da gritaria e com som péssimo:



Ao vivo em Melbourne, Australia:

domingo, 25 de agosto de 2013

230 – The Beach Boys – Surfin’ U.S.A. (1963)


Escrita por Brian Wilson mas creditada tambem à Chuck Berry, foi lançada pelos Beach Boys em 4 de março de 1963 no lado A do compacto simples que tinha Shut down como Lado B. Foi gravada em 5 de janeiro de 1963 e teve Nick Venet como produtor. 
 
Ela foi creditada tambem à Chuck Berry porque apesar da letra de Brian Wilson, a música usada foi Sweet little sixteen, de Chuck Berry. A canção tambem apareceu no album Surfin’ U.S.A. e apareceu na TV pela primeira no The Steve Allen Show, que foi ao ar dois dias antes do lançamento do disco, com os Beach Boys fazendo um playback. Chegou ao número 3 dos charts pop americanos. Foi revivada em 1977 por Leif Garrett, alcançando um top 20 nos charts pop americanos e apareceu na comédia Michael J. Fox de 1985 chamada Teen wolf. 

Apesar de Brian Wilson não ser surfista, ele tinha uma namorada na epoca chamada Judy Bowles que tinha um irmao chamado Jimmy que era surfista e que conhecia todos os points da epoca e os passou para Brian Wilson pra que ele compusesse a letra da canção. 

Os points citados na canção são Del Mar, em San Diego, California. Ventura County Line, em Ventura County, California. Santa Cruz, em Santa Cruz County, California. Trestles, em San Onofre State Park, em San Diego County, California. Australia’s Narrabeen, Narrabeen, New South Wales, Australia. Manhattan, Manhattan Beach, Los Angeles County, California. Doheny, Doheny Beach, Dana Point, Orange County, California. Haggerty’s, Palos Verdes Estates, Los Angeles County, California. Swami’s, Swami’s Beach, Encinitas, San Diego County, California. Pacific Palisades, Los Angeles County, California. San Onofre State Parke, San Diego County, California. Sunset Beach, Oahu, Hawaii. Redondo Beach, Los Angeles County, California. L.A., Los Angeles, California. La Jolla, San Diego County, California. Waimea Bay, Hawaii. 

A gravação chegou tambem ao numero 34 dos charts britanicos, nove na Australia, Japao e Hong Kong, seis no Canadá e na Suécia, e 8 na Austria.

Mike Love fez os vocais principais, David Marks tocou guitarra ritmica, Brian Wilson tocou baixo, orgao e vocais, Carl Wilson tocou guitarra solo e vocais e Denis Wilson tocou bateria e vocais. 

Uma versao demo que tem apenas Brian Wilson nos vocais e piano foi lançada em 1993. E em 2001 uma demo diferente que tem além de Brian Wilson, uma bateria adicionada foi lançada. As duas demos tem pequenas diferenças na letra e foram gravadas em Mi. A gravacao final foi gravada em Mi Bemol.  

Foram gravadas inúmeras versoes ao vivo da canção. A primeira foi em 1976, num concerto no Anaheim Stadium, que foi filmado e foi ao ar em agosto de 1976. O especial foi lançado em DVD e chamado Good Vibrations Tour. Em 1980 foi tambem gravada e lançada em 2002, no album chamado Good timin’: Live at Knebworth England 1980. Tambem foi lançado em DVD. Outra versao ao vivo foi lançada no box da banda de 1993 chamado Good Vibrations: Thirty years of The Beach Boys. 

A banda tambem gravou outra versao ao vivo da canção na NBC, em Burbank, California, filmada em 14 de março de 1964. Foi tambem lançada no DVD The Lost Concert. Tambem gravaram outra versao ao vivo no Santa Monica Civic Auditorium, em 28 e 29 de outubro de 1964, para o The T.A.M.I. Show, juntamente com Chuck Berry, Marvin gaye, The Supremes, James Brown e os Rolling Stones. 

The Jesus and The Mary Chain gravou essa canção no album Barbed wire kisses, entre outros artistas.

A letra:

If everybody had an ocean
Across the U. S. A.
Then everybody'd be surfin'
Like Californi-a
You'd seem 'em wearing their baggies
Huarache sandals too
A bushy bushy blonde hairdo
Surfin' U. S. A.

You'd catch 'em surfin' at Del Mar
Ventura County line
Santa Cruz and Trestle
Australia's Narrabeen
All over Manhattan
And down Doheny Way

Everybody's gone surfin'
Surfin' U.S.A.

We'll all be planning that route
We're gonna take real soon
We're waxing down our surfboards
We can't wait for June
We'll all be gone for the summer
We're on surfari to stay
Tell the teacher we're surfin'
Surfin' U. S. A.

Haggerties and Swamies
Pacific Palisades
San Onofre and Sunset
Redondo Beach L. A.
All over La Jolla
At Waimea Bay.

Everybody's gone surfin'
Surfin' U.S. A.

Everybody's gone surfin'
Surfin' U.S. A.

Everybody's gone surfin'
Surfin' U.S. A. 


A versão original:



A versão ao vivo na Inglaterra, de 1980:



Ao vivo pra Rolling Stone Magazine, em 2012:

sábado, 24 de agosto de 2013

229 – The Kingsmen – Louie Louie (1963)


Canção escrita por Richard Berry em 1955 e que ficou mais conhecida por sua versão com os Kingsmen, que se tornou um hit. Ela foi originalmente lançada pelo proprio Berry em abril de 1957, pelo selo Flip Records. Se tornou um clássico do rock and roll e foi regravada por centenas de artistas. Na sua forma original foi escrita e gravada na forma de balada jamaicana. Conta a historia de um marinheiro jamaicano que retorna à ilha pra ver o seu amor. 

A gravação do Kingsmen foi submetida à uma investigacao do FBI pra que descobrissem obscenidade na letra, o que terminou não dando em nada. Louie Louie foi reconhecida por organizacoes e publicacoes ao redor do mundo inteiro por sua influencia na história do rock and roll. 

Entre elas são Rock and Roll Hall of Fame, Grammy Hall of Fame, National Public Radio, VH1, Rollins Stone Magazine, National Endowment for the Arts, Recording Industry Association of America, entre outros. Somando-se com o fato de novas versões da música aparecerem diariamente no Youtube e em outros sites do genero, outros maiores exemplos do legado dessa música inclui a tentativa, em 1985, de fazer com que Louie Louie se tornasse a música oficial do estado de Washington, a celebracao do dia internacilao Louie Louie, a cada 11 de abril, a parada anual Louie Louie, na Philadelphia (agora encerrada), o anual LouieFesta, em Tacoma e a anual Louie Louie Parade and Festival em Peoria. 

A gravação dos Kingsmen foi lançada em gravada em abril de 1963 e lancada maio de 1963, num compacto simples que tinha Haunted Castle no lado B, uma musica instrumental. A sessao de gravacao foi produzida por Ken Chase, uma personalidade de radio, da rdio AM KISN e tinha tambem uma boate que tinha os Kingsmen como banda da casa. O engenheiro de som foi o dono do estudio, Robert Lindahl. O vocalista dos Kingsmen, Jack Ely, baseou sua versao na gravacao de Rockin’Robin Roberts withe the Fabulous Wailers, mas sem querer mudando um pouco o ritmo. Na noite anterior à gravacao, os Kingsmen tocaram uma versao de 90 minutos de Louie Louie na boate. Quando gravaram, so precisaram de um take apenas. 

Um erro no entanto ocorreu durante a gravacao. Logo apos a parada do solo de guitarra, quando o grupo tentava seguir a versao dos Wailers, que tem um breve recomeço do riff duas vezes antes do vocalisca começar a cantar de novo, eles estavam esperando que Ely fizesse o mesmo. Só que Ely entrou muito antes do tempo. Ele viu que tinha feito merda e parou o verso antes, mas a banda não percebeu que ele tinha feito isso. Tentando conseertar  o erro, o baterista Lynn Easton fez um filling no espaço com a bateria. Esse erro ficou tao conhecido que alguns grupos repetiam quando iam tocar Louie Loiue.

Chegou aos charts pop americanos em 7 de dezembro, chegando ao número 2 na semana seguinte. Continuou como Top 10 em dezembro e janeiro, saindo do Top 10 em fevereiro. No total, ficou 16 semanas no Hot 100. Chegou ao número 1 nos charts de Rhythm and blues. A versao deles logo se tornou um classico a ser tocado em todas as festinhas daquele tempo.

A cançao foi banida porque não entendiam direito o que Ely pronunciava e acreditavam ser profanidades. Foi banida do estado de Indiana pelo governador Matthew Welsh e sofre uma investigacao de 31 meses do FBI, que não deu em nada. 

A banda não vendia nada. Só havia vendido 600 discos e estavam pensando em se dispersar. Entao o maior DJ de Boston, Arnie Ginsburg, recebeu uma copia do disco. Gostou da fuleiragem e tocou no seu programa como sendo o pior disco da semana. A resposta do público, apesar da apresentacao ruim, foi otima. Já no fim de outubro, já começou a ser um hit que quebrava as barreiras regionais e estava quase entrando nos charts nacionais. 

Quando a banda chegou a ter popularidade nacional, ela se separou. Foram criadas duas versoes. Uma com Ely e outra com Lynn Easton, o baterista, que depois iria conquistar o direito de usar o nome da banda. Em 1964, chegaram a um acordo judicial que dava os direitos à Easton, mas que tinha que conter o nome do vocalista nas capas dos discos. 

Depois de um processo que durou 5 anos e custou 1.3 milhoes de dolares, em 9 de novembro de 1998, os Kingsmen ganharam os direitos de todas as suas musicas, que estavam em poder da Gusto Records, incluindo Louie Louie. Eles não recebiam os royalties desde 1963. 

Paul Revere and The Raiders tambem gravaram uma versao de Louie Louie em abril de 1963, no mesmo estudio que os Kingsmen. Tambem foi gravada por Otis Redding em 1964, assim como Os Beach Boys e os Kinks. The Troggs fizeram sua versao em 1966. 

Em 30 de setembro de 1978, foi lançada pelo Motorhead. O riff de piano da versao dos Kigsmen foi substituida pela guitarra de Fast Eddie Clarke. 

Em 1972, o Led Zeppelin tocou uma versao de Louie Louie em Los Angeles. Pode ser encontrada no bootleg chamado Burn like a candle. Em 1974, The Stooges tocou Louie Louie num concerto, lançada no album Metallic K.O., de 1976. The Clash tambem gravou uma versao de Louie Louie, lançada em 1977 no disco chamado Louie is a punlrocker. 

The Grateful Dead tocou Louie Louie ao vivo nos anos 1980s, com Brent Mydland nos vocais. Joan Jett and The Blackhearts gravou-a em 1981. 

Em 1993, Iggy Pop gravou-a com letra politica. Essa versao foi usada no filme de Michael Moore chamado Capitalism: A love story.  Tambem em 1993, Robert Plant, do Led Zepellin, tambem gravaria a sua versao de Louie Louie.

Na sua turnê de 2009 chamada working on a dream tour, Bruce Springsteen tocava essa música junto com Glory days. The Smashing Pumpkins lançou uma versao ao vivo desta cançao.

Em fevereiro de 1964, um pai infurecido escreveu pra Bob Kennedy, entao attorney general dos Estados Unidos, alegando que a letra de Louie Louie era obscena. O FBI investigou a reclamação. Em junho de 1965, o laboratorio do FBI obteve uma copia da gravacao dos Kingsmen e após quatro meses de investigacao, concluiu que a gravacao não podia ser interpretada, pois era ininteligivel em qualquer velocidade escutada, assim, eles não podiam concluir se a gravacao era obscena ou não.

Louie Louie tem mais de 1500 regravacoes, passando Yesterday dos Beatles como a canção com maior número de regravacoes de todos os tempos. Louie Louie é uma das 500 canções que deram shape ao rock and roll, eleita pelo Rock and roll hall of fame em 1995. Em 1999, ganhou um Grammy. Em 1999, se tornou uma das 300 mais importantes músicas do século 20 nos Estados Unidos. Em 1992, a Wire Magazine disse que era uma das 100 mais importantes músicas já gravadas. Mojo Magazine disse em 2003 que era o número 1 das 100 maiores cancoes que voce deveria ter. Rolling Stone magazine disse que era a número 5 das 40 cancoes que mudaram o mundo. VH1 disse que era o número 11 das 100 maiores cancoes do rock and roll.

Dave Marsh disse que era a número 11 das 1001 maiores cancoes já feitas. Rolling Stones magazine disse em 1989 que era o número 18 das melhores 100 cancoes feitas nos ultimos 25 anos. Rolling Stone magazine disse que era o número 54 das 500 maiores cancoes de todos os tempos. RIAA disse em 1999 que era o número 57 das maiores cancoes do seculo. Mojo Magazine disse em 2007 que era o numero 70 das 100 gravacoes que mudaram o mundo. 

A letra: 

Louie Louie, oh no
Me gotta go
Aye-yi-yi-yi, I said
Louie Louie, oh baby
Me gotta go
Fine little girl waits for me
Catch a ship across the sea
Sail that ship about, all alone
Never know if I make it home
Three nights and days I sail the sea
Think of girl, constantly
On that ship, I dream she's there
I smell the rose in her hair.
Okay, let's give it to 'em, right now!
See Jamaica, the moon above
It won't be long, me see me love
Take her in my arms again
Tell her I'll never leave again
Let's take it on outa here now
Let's go!!

A gravação original dos Kingsmen:



A gravação primeira, de Richard Berry:



A versão mais pesada, de Iggy Pop:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

0071 – Blowin' in the wind - Bob Dylan – Blowin’ in the wind (1963)


Escrita por Bob Dylan ainda em 1962, foi gravada em 9 de julho de 1962 e lançada em 27 de maio de 1963 no disco The Freewheelin' Bob Dylan. Posteriormente foi lançada também em compacto, com Don't think twice it's all right como Lado B, em 13 de agosto de 1963. Entrou pro Grammy Hall of Fame em 1994. É o número 14 da lista da revista Rolling Stone das 500 greatest songs of all time. Foi rergavada por Bob Darin ainda em 1962 também e lançada em 1963. Foi regravada também por Peter, Paul and Mary. Foi regravada também por Stevie Wonder e Marianne Faithfull, entre outros artistas.


How many roads must a man walk down
Before you call him a man?
How many seas must a white dove sail
Before she sleeps in the sand?
Yes, and how many times must the cannonballs fly
Before they're forever banned?


The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind


Yes, and how many years can a mountain exist
Before it is washed to the sea?
Yes and how many years can some people exist
Before they're allowed to be free?
Yes, and how many times can a man turn his head
And pretend that he just doesn't see?


The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind


Yes, and how many times must a man look up
Before he can see the sky?
Yes and how many ears must one man have
Before he can hear people cry?
Yes, and how many deaths will it take 'til he knows
That too many people have died?


The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind



A versão original de Bob Dylan:



Agora Peter, Paul and Mary:



A versão de Joan Baez ao vivo:


1952 – George Harrison – Soft touch (1979)

Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada no disco George Harrison, o oitavo disco dele, em 14 d...