terça-feira, 14 de maio de 2013

204 – Elvis Presley – Return to sender (1962)


Escrita por Otis Blackwell e Winfield Scott, foi lançada por Elvis Presley em 1962. Foi gravada em 27 de março de 1962 no Radio Recorders, em Hollywood, California. Fala de um sujeito que manda uma carta pra sua namorada depois de uma briga. Ela continua escrevendo “return to sender”, com várias razoes pra carta voltar pra quem enviou, como “endereço desconhecido”, ou “não existe essa pessoa ali”. Mas o cara continua mandando, se recusando a aceitar o fim do romance. 
 
Barney Kessel tocou guitarra eletrica, Ray Siegal Baixo, DJ Fontana bateria, Dudley Brooks piano e Boots Randolph sax baritono, alem dos Jordanaires nos backing vocals. 

Return to sender chegou ao número 1 no Reino Unido e número 2 nos charts pop americanos, e número 5 nos charts de rhytm and blues. Foi número 1 na Irlanda tambem e recebeu disco de platina por vender mais de um milhao de copias nos Estados Unidos. 

Um ponto interessante é que nas letras se fala em “no such zone”, que se refere aos US Postal Zone, que depois virou o Zip Code. A postal zone era um ou dois digitos escritos entre a cidade e o estado, tipo New York 1, NY, enquanto que o Zip Code são 5 ou nove digitos escritos depois do estado, como New York, NY 10001. 

Em 8 de janeiro de 1993, o United States Postal Service cricou um selo postal comemorativo em honra de Elvis Presley. Muito colecionadores de selos mandaram muitos selos nos envelopes para endereços ficticios somente para receberem a carta de volta com esse selo e com a marca “Return do sender”. 

A letra:

Return to sender
Return to sender

I gave a letter to the postman,
he put it in his sack.
Bright and early next morning,
he brought my letter back.

She wrote upon it:
Return to sender, address unknown.
No such number, no such zone.
We had a quarrel, a lover's spat
I write I'm sorry but my letter keeps coming back.

So then I dropped it in the mailbox
And sent it special D.
Bright and early next morning
it came right back to me.

She wrote upon it:
Return to sender, address unknown.
No such person, no such zone.

This time I'm gonna take it myself
and put it right in her hand.
And if it comes back the very next day
then I'll understand - the writing on it

Return to sender, address unknown.
No such number, no such zone.

Return to sender
Return to sender
Return to sender

Elvis Presley com Return do Sender:


A versão de Helmut Lotti:


Elvis com Return to sender ao vivo, somente áudio:

segunda-feira, 13 de maio de 2013

203 – Little Eva – The Loco Motion (1962)


Escrita pela dupla Carole King e Geoff Goffin, foi lançada em junho de 1962 por Little Eva, pelo selo Dimension Records. A cancao ficou famosa porque apareceu no Top 5 dos charts pop americanos tres vezes, em tres diferentes decadas. Em 1962, Little Eva levou à canção ao número 1 dos charts pop. Em 1974, Grand Funk Railroad levou novamente à canção ao número 1 dos charts pop americanos. E em 1988, a cantora australiana Kylie Minogue levou a canção ao número 3 dos charts pop americanos.
 
A música é uma música pra dançar e grande parte da letra é devotada somente à descricao da propria dança. The Loco Motion é a canção de número 359 das 500 maiores canções de todos os tempos da Rolling Stone Magazine. A versao de Little Eva tambem chegou ao número 2 dos charts ingleses e número 1 no Canadá e Noruega.

The Loco Motion foi a segunda música da historia à chegar ao número com dois artistas diferentes. A primeira foi Go away little girl, tambem escrita pela dupla Carole King e Geoff Goffin. Até hoje, somente nove canções conseguiram esse feito. 

Little Eva tinha por nome de nascença Eva Boyd e era na verdade a baby sitter do casal Carole King e Geoff Goffin. 

Alem dos dois covers já citados, em 1986 Dave Stewart e Barbara Gaskin lançaram uma versao. 

Sylvie Varthan gravou uma versão em frances, ainda em 1962, que chegou ao número 1 na França em 13 de outubro de 1962. Em 1963, The Chiffons gravaram sua versão da música. 

Carole King viria a gravar The Loco Motion ao vivo em 2005 no disco The Living Room Tour. Tambem foi gravada em 1980 no Album Pearls: Songs of Goffin and King. 

Em 1992, La Toya Jackson gravou a sua versao de The Loco Motion. Em 1997 Ringo Starr gravou uma versão ao vivo e lançou no album Ringo Starr and His Third All Starr Band Volume 1. 

A letra:

Everybody's doing a brand-new dance, now.
(Come on baby, do The Loco-motion.)
I know you'll get to like it,
If you give it a chance, now.
(Come on baby, do The Loco-motion.)
My little baby sister can do it with ease.
It's easier than learnin' your A-B-C's.
So, come on, come on, do The Loco-motion with me.

You gotta swing your hips, now.
Come on, baby, jump up, jump back.
Well, now, I think you've got the knack.

Wo, wo.
Now that you can do it, let's make a chain, now.
(Come on baby, do The Loco-motion.)
A chug-a, chug-a motion like a railroad train, now.
(Come on baby, do The Loco-motion.)
Do it nice and easy, now, don't lose control.
A little bit of rhythm and a lot of soul.
Come on, come on, do The Loco-motion with me.

(Yay, yay, yay, yeah.)
Move around the floor in a Loco-monitor

(Come on baby, do The Loco-motion.)
Do it holding hands if you get the notion.
(Come on baby, do The Loco-motion.)
There's never been a dance that's so easy to do.
It even makes you happy when you're feeling blue.
So come on, come on, do The Loco-motion with me.

You gotta swing your hips, now.
That's right.
You're doin' fine.
Come on baby.
Mmm-mmm-mmm.

Jump up, Jump back.
You're lookin' good.
Mmm-mmm-mmm.
Jump up, Jump back.
Mmmmm, yay, yay, yay, yeah...

O original de Little Eva, de 1962, somente áudio:



A versão de Kylie Minogue do fim dos anos 1980s:



Agora a versão de Carole King, com Slash, ao vivo:


quarta-feira, 8 de maio de 2013

202 – The Contours – Do you love me? (1962)


Escrita e produzida pelo famoso Berry Gordy Junior, o todo poderoso da Motown. Foi gravada inicialmente pelo conjunto The Contours e lançada em 29 de junho de 1962. Do you love me? Foi o único hit Top 40 pop dos Contours nos Estados Unidos. 

Inicialmente, Berry Gordy escreveu essa cancao pro grupo The Temptations, mas eles não foram encontrados para gravar a música. Estavam em um local desconhecido e depois de gastar um bom tempo procurando por eles, Gordy esbarrou com os Contours no corredor da gravadora. Como estava querendo gravar e lançar Do you love me? o mais rápido possivel, Gordy decidiu dar a música pra eles. Huey Davia tocou as guitarras na gravacao. 

Os Contours por sua vez, estavam quase sendo demitidos, apos os dois primeiros compactos deles não terem dado em nada, começaram a abracar e beijar Gordy, agradecendo demais à esse gesto. O compacto vendeu mais de um milhao de copias e chegou ao numero 3 dos charts pop americanos e número 1 dos charts de Rhythm and blues. 

Foi regravada por Dave Clark Five e The Hollies, entre outros. 

Em 1987, foi usada no filme Dirty Dancing, o que reavivou a sua popularidade, chegando ao número 11 dos charts pop americanos.  Foi tambem inclusa nas trilhas sonoras ds filmes Getting even with dad (1994) e The Wanderers (1979).

A letra:

Do You Love Me by The Contours
You broke my heart
'Cause I couldn't dance
You didn't even want me around
And now I'm back, to let you know
I can really shake 'em down

Do you love me? (I can really move)
Do you love me? (I'm in the groove)
Ah do you love? (Do you love me)
Now that I can dance (dance)

Watch me now, oh (work, work)
Ah, work it all baby (work, work)
Well, you're drivin' me crazy (work, work)
With a little bit of soul now (work)

I can mash-potatoe (I can mash-potatoe)
And I can do the twist (I can do the twist)
Now tell me baby (tell me baby)
Mmm, do you like it like this (do you like it like this)
Tell me (tell me)
Tell me

Do you love me? (Do you love me)
Now, do you love me? (Do you love me)
Now, do you love me? (Do you love me)
Now that I can dance (dance)

Watch me now, oh (work, work)
Ah, shake it up, shake it (work, work)
Ah, shake 'em, shake 'em down (work, work)
Ah, little bit of soul now (work)

(work, work)
Ah, shake it, shake it baby (work, work)
Ah, you're driving me crazy (work, work)
Ah, don't get lazy (work)

I can mash-potatoe (I can mash-potatoe)
And I can do the twist (I can do the twist)
Well now tell me baby (tell me baby)
Mmm, do you like it like this (do you like it like this)
Tell me (tell me)
Tell me

Do you love me? (Do you love me?)
Now, do you love me? (Do you love me?)
Now, do you love me? (Do you love me?)
(Now, now, now)

(work, work)
Ah, I'm working hard baby (work, work)
Well, you're driving me crazy (work, work)
And don't you get lazy (work)

(work, work)
Ah, hey hey baby (work, work)
Well, you're driving me crazy (work, work)
And don't you get lazy (work)


The Contours com Do you love me?



Dave Clark Five com Do you love me? 



Agora a versão dos Hollies, somente áudio:


terça-feira, 7 de maio de 2013

201 – The Isley Brothers – Twist and shout (1962)


Escrita por Phil Medley e Bert Russel e foi inicialmente gravada pelos Top Notes em 1961. Mas foi somente com a gravacao dos Isley Brothers que ele teve sucesso enorme. Inclusive foi com a gravacao dos Isley Brothers que os Beatles ficaram conhecendo a música e fizeram sua gravacao antologica dela, com John Lennon berrando nos vocais principais e que foi lançada em 1963, no primeiro album deles, Please please me. 
 
Em 1961, um ano apos Phil Spector se tornar produtor na Atlantic Records, ele produziu esse musica pra esse grupo Top Notes, mas não empolgou muito ao público. Não conseguiu transmitir a energia que o grupo tinha ao vivo. Bert Russel achou que Spector acabou com a musica.
  
A versao dos Isley Brothers foi lançada em 16 de junho de 1962 e produzida dessa vez pelo proprio Bert Russel, que puto que estava com a producao de Phil Spector, resolveu produzir ele mesmo dessa vez pra mostrar como se fazia. 

Ronald Isley fez os vocais principais e foi o primeiro hit do grupo. Chegou ao numero 17 dos charts pop americanos e número 2 dos charts de Rhythm and blues. O grupo não acreditava que a música seria sucesso e nem queria lançar, mas se enganaram redondamente. 

Os Beatles gravariam a versao deles em 11 de fevereiro de 1963, nos estudios Abbey Road, em Londres. O grupo gravaria 11 músicas pro primeiro disco em apenas 10 horas nesse dia e deixaram Twist and shout por ultimo, pois o produtor George Martin sabia que a voz de John iria se acabar depois de gravar essa. Quando começaram a gravar twist and shout, so tinham 15 minutos restantes de tempo de estudio. 

John Lennon estava gripado e estava tomando leite e chupando pastilhas pra aliviar sua garganta. Sua tosse pode ser ouvida no album, assim como o efeito da gripe na sua voz. Foi gravada em um take apenas. Um segundo take foi começado, mas John não tinha mais voz. Ficaram com essa única tentativa. 

Viria a ser lançado como compacto simples em 2 de março de 1964, tendo There’s a place como Lado B, chegando ao numero 2 em 4 de abril de 1964 nos charts pop americanos. Nessa semana, todos os cinco primeiros lugares dos charts pop americanos eram músicas dos Beatles. 

Viria a ser regravada por The Mamas and The Papas em 1967, Cliff Richard e sempre foi tocada ao vivo pelo The Who. Essa foi a única música dos Beatles que não foi composta por eles que vendeu mais de um milhao de copias nos Estados Unidos e única música que eles não compuseram que entrou no Top 10 dos charts pop americanos. Só não chegou ao número 1, pois Can’t buy me love, tambem dos Beatles, estava ocupando essa posicao nessa semana. Foi número 1 tambem na Inglaterra.

No filme de 1986 Curtindo a vida adoidado, a música voltou a popularidade na voz dos Beatles. Com isso, a cancao voltou aos charts pop americanos no numero 23, em 1986. A canção ficou 7 semanas no Top 40 pop em 1986 e somado com as 16 semanas que ficou em 1964, deu um total de 23 semanas, fazendo com que fosse a musica dos Beatles que ficou mais tempo no Top 40 pop. Com sua longevidade no chart, junto com suas 4 semanas no número 2, faz com que essa música só perca pra Hey Jude em termos de sucesso dos Beatles em compacto simples nos Estados Unidos. 

Viria a ser regravada por Booker T and The MGs, The Searchers, Johnny Rivers, The Shangri-las, Mae West, The Mamas and The Papas, Chuck Berry, Celine Dion, Eletric Light Orchestra, Bon Jovi, Michael Bublé, Del Shannon, The Who, Tom Jones, The Troggs, entre outros. 

Bruce Springsteen, que inclusive tocou como bis num show que fazia na Philadelphia em 8 de dezembro de 1980, assim que ficou sabendo do assassinato de John Lennon, e tocou tambem em Londres em 13 de julho de 2012, com Paul McCartney, fazendo com fosse a primeira vez que um membro dos Beatles tocasse essa cancao desde 1965.  

A letra:

Shake It Up Baby (Twist and Shout) by The Isley Brothers
Well, shake it up, baby, now, (shake it up, baby)
Twist and shout. (twist and shout)
C'mon c'mon, c'mon, c'mon, baby, now, (come on baby)
Come on and work it on out. (work it on out)

Well, work it on out, honey. (work it on out)
You know you look so good. (look so good)
You know you got me goin', now, (got me goin')
Just like I knew you would. (like I knew you would)

Well, shake it up, baby, now, (shake it up, baby)
Twist and shout. (twist and shout)
C'mon, c'mon, c'mon, c'mon, baby, now, (come on baby)
Come on and work it on out. (work it on out)

You know you twist your little girl, (twist, little girl)
You know you twist so fine. (twist so fine)
Come on and twist a little closer, now, (twist a little closer)
And let me know that you're mine. (let me know you're mine)

Well, shake it up, baby, now, (shake it up, baby)
Twist and shout. (twist and shout)
C'mon, c'mon, c'mon, c'mon, baby, now, (come on baby)
Come on and work it on out. (work it on out)

You know you twist your little girl, (twist, little girl)
You know you twist so fine. (twist so fine)
Come on and twist a little closer, now, (twist a little closer)
And let me know that you're mine. (let me know you're mine)

Well, shake it, shake it, shake it, baby, now. (shake it up baby)
Well, shake it, shake it, shake it, baby, now. (shake it up baby)
Well, shake it, shake it, shake it, baby, now. (shake it up baby)

The Isley Brothers original com Twist and shout, somente áudio:



A versão dos Beatles:



Agora a parte do filme Ferris Bueller Day Off (Curtindo a vida adoidado) que tem essa música:




segunda-feira, 6 de maio de 2013

200 – Arthur Alexander – You better move on (1961)


Escrita pelo próprio Arthur Alexander, foi lançada em 1961 num compacto simples que tinha A shot of rhythm and blues no Lado B. 
 
Chegou ao número 24 dos charts pop americanos em março de 1962. Foi gravada no FAME Studios, em Muscle Shoals, Alabama. Em 1964 foi regravada pelos Hollies e pelos Rolling Stones.

Também foi regravada por Dean Martin em 1973 e Johnny Rivers em 1975, entre outros artistas.  

A letra:

You ask me to give up the hand of the girl I love
You tell me, I'm not the man she's worthy of
But who are you to tell her who to love?
That's up to her, yes, and the Lord above
You better move on

Well I know you can buy her fancy clothes and diamond rings
But I believe she's happy with me without those things
Still you beg me to set her free
But my friend, that will never be
You better move on

Now I don't blame you for loving her
But can't you understand, man, she's my girl
And I, never never ever gonna let her go
‘Cuz I, yeah, I love her so

I think you better go now , I'm getting mighty mad
You ask me to give up the only love I've ever had
Maybe I would, oh, but I love her so
I'm never gonna let her go
You better move on 


A gravação de Arthur Alexander, de 1961, somente o áudio:



The Rolling Stones, Ao vivo, em 1963 (versão du cacete):



Johnny Rivers, somente o áudio:


quinta-feira, 2 de maio de 2013

199 – The Miracles – What’s so good about goodbye? (1961)


Escrita pelo grande Smokey Robinson, foi lançada pelos Miracles em 14 de dezembro de 1961, pelo selo Tamla, selo esse da Motown Records. Foi gravada nos estúdios da RCA Victor, em Chicago, em 14 de outubro de 1961, tendo o grande Berry Gordy como produtor. 
 
Chegou ao numero 35 dos charts pop americanos no inverno de 1962 e ao numero 16 dos charts de rhythm and blues. A temática é um relacionamento que está prestes a acabar. Os licks de guitarra do guitarrista dos Miracles, Marv Tarplin, nessa cancao, tiveram enorme influencia sobre os Beatles e inspirou John e Paul a escreverem “Ask me why”.  

Os vocais principais dessa gravação dos Miracles foi feita pelo próprio Smokey Robinson. 

What’s so good about goodbye, foi regravada depois pelos Temptations, em 1965.

A letra:

What’s so good about goodbye
All it does is make me cry
Well if leavin’ causes grievin'
And to part will break your heart
Tell me what’s so good about it
I could've done without it
What's so good about goodbye
Since you said goodbye to me
All I know is misery
Well if everything goes wrong
When two lovers say so long
Tell me what's so good about it
I could've done without it
What's so good about goodbye
Won’t somebody tell me now
How can goodbye be good to a lover who really cares
And another thing I would like to clarify
Is how can farewell be fair
Won't you please (please)
Please tell me why
You would have the nerve to say this is goodbye
Well if everything goes wrong
Then you never say so long
Tell me what's so good about it
I could've done without it
What's so good about goodbye

A versão original dos Miracles, de 1961, somente áudio:



Giant Sunflower lançaram sua versão no auge do periodo hippie, fim dos anos 1960s:



Nos anos 1990s, uma banda chamada Quixotic, fez uma regravação dessa música:

1944 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 3) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 no disco The Wall, o décimo primeiro da banda, em 30 de novembro de 1...