segunda-feira, 10 de junho de 2013

209 – The Beatles – Love me do (1962)



Escrita pela Dupla Lennon e McCartney, é praticamente uma canção escrita por Paul e John escreveu apenas o middle eight, ou seja, a parte que começa com “Someone to love…”
 
Foi gravada em tres sessoes nos estudios EMI, em 6 de junho, 4 e 11 de setembro de 1962. Foi lançada em 5 de outubro de 1962 num compacto simples que tinha PS I love you como Lado B. George Martin foi o produtor. O compacto chegou apenas ao número 17 dos charts britanicos. Curiosamente, foi promovida de novo por lá em 1982, atingindo o número 4 dos charts britanicos. Já nos Estados Unidos, chegou ao número 1 em 1964. Em 2012, a canção se tornou de dominio público na Europa.

A canção foi escrita entre 1958 e 1959. É basicamente uma canção com dois acordes: G7 e C, antes de mudar pra D no middle eight, ou seja, a parte que John escreveu. Começa com John tocando sua gaita e depois entram John e Paul cantando no estilo Everly Brothers, até que Paul começa a cantar sozinho, dizendo love me do, enquanto John volta pra gaita.

John inicialmente era pra cantar tambem a parte que diz love me do, mas o começo da gaita era antes dele terminar de dizer a frase, entao George Martin decidiu escalar só Paul pra cantar essa parte.

Love me do foi gravada tres vezes, com tres diferentes bateristas. Na primeira vez, em 6 de junho de 1962, Pete Best estava na bateria. Essa versao pode ser encontrada no Anthology 1.

A segunda vez, em 4 de setembro de 1962, quem tocou bateria foi Ringo Starr. George Martin não havia gostado da bateria tocada por Best e gravou com Ringo.

Uma semana depois, em 11 de setembro de 1962, os Beatles voltaram ao estudio e gravaram de novo, com um baterista de estudio chamado Andy White. Ringo tocou pandeiro de mao. Bem, como o pandeiro não foi incluso na versao de 4 de setembro, é facil de dinstinguir qual versao tem Ringo na bateria e qual tem Andy White. A versao de White foi lançada no primeiro album dos Beatles, Please please me, de 1963.

Ringo aparece tocando bateria nas gravacoes feitas na BBC e lancada no album Live at BBC. Gravaram tambem em 1969, durante as Get Back Sessions.

Lennon havia ido ver Bruce Channel em um show na Inglaterra e foi ver o seu tocador de gaita chamado Delbert McClinton, que fez aquele famoso riff da introducao de Hey baby. Lennon pediu dicas sobre a gaita pra McClinton.

Mesmo assim, Martin queria a todo custo lançar uma música chamada How do you do it?, no primeiro compacto dos Beatles, no lugar de love me do. Os Beatles foram contra com todas as forças e Martin acabou desistindo, cedendo essa canção pra Gerry and The Pacemakers, outro grupo agenciado por Brian Epstein, o manager dos Beatles.

Paul disse anos depois que não gravou How do you do it?, pois os amigos em Liverpool não iriam perdoa-los. Pois bem, uma vez decidido que Love me do iria mesmo ser lançada, Martin pediu entao uma nova gravacao, pois não estava satisfeito com a bateria de Ringo. Por isso escolheu White. Paul tambem não estava satisfeito com a batida de Ringo, embora deixou a bronca pra Martin.

Ringo não sabia que não iria gravar e ficou muito puto. Foi se sentar junto a cabine de controle com George Martin, que entao pediu que ele tocasse pandeiro. Ringo no entanto disse que George Martin pediu desculpas milhoes de vezes depois disso, mas Ringo diz que nunca o perdoou por completo. Que foi realmente algo que o marcou muito.

As primeiras versoes do compacto simples trazia Ringo na bateria e sem pandeiro, mas versoes posteriores do compacto simples já era a versao que continha White na bateria. Há uma versao que diz que a versao com White na bateria não mudou muito significantivamente da versao de Ringo e que não iriam usá-la, porem tiveram que usar uma vez que apagaram o master tape da gravacao com Ringo na bateria, o que era comum na época e não esperavam tanta venda do compacto. Quando foram usar o master tape novamente, ele já estava apagado e usaram entao o da gravacao de White.

Nas gravacoes John tocou gaita e cantou os vocais principais, Paul tocou baixo e os vocais principais, George tocou violao e a questao de Ringo e White já foram explicadas anteriormente.

Bobby Vee regravou a canção em 1964 no seu album 30 big hits from the 60s. Ringo Starr gravou-a em 1998, no album Vertical Man.

A letra:

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Someone to love,
Somebody new.
Someone to love,
Someone like you.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.

Love, love me do.
You know I love you,
I'll always be true,
So please, love me do.
Whoa, love me do.
Yeah, love me do.
Whoa, oh, love me do.
whoa ,oh love me do
why dont cha love me do

A versao oficial de Love me do, somente áudio, com Andy White na bateria e Ringo no pandeiro:



A versao com Pete Best na bateria, somente áudio:



Agora a versão sem pandeiro, com Ringo na bateria:


quarta-feira, 5 de junho de 2013

208 – The Miracles – You really got a hold on me (1962)

Escrita Smoley Robinson, foi gravada em 16 de outubro de 1962, em Hitsville, Michigan e lançada em 9 de Novembro de 1962, pelo selo Tamla, uma subsidiaria da Motown. Foi produzida pelo proprio Smokey Robinson, que fez tambem os vocais principais. 
 
Essa cançao recebeu um Grammy Hall of Fame Award, em 1998, e vendeu mais de um milhao de copias. É tambem uma das 500 cancoes que deram forma ao rock and roll, escolhida pelo The Rock and Roll Hall of Fame. Foi regravada pelos Beatles, tendo John Lennon nos vocais, no segundo Album dos Beatles, chamado With The Beatles.

Smokey Robinson escreveu essa cancao enquanto estava à trabalho em NYC. Ouviu a música Bring it on home to me, de Sam Cooke, e inspirada nela, escreveu You really got a hold on me.

You really got a hold on me foi lançada como Lado B, mas logo as radios viraram o disco e ela estourou e o Lado A nao teve muito sucesso. Se chamava Happy landing. Chegou ao número 8 nos charts pop americanos e número 1 nos charts de R&B.

Como disse anteriormente, foram regravadas pelos Beatles. Eles a gravaram em 18 de julho de 1963, nos famosos estudios da EMI, em Londres, mais conhecido como Abbey Road studio. Foi lançada em 22 de novembro de 1963, no LP With The Beatles. Foi produzida por George Martin e lançada pelo selo Parlophone.  

Na verdade, ela foi a primeira música a ser gravada pra album, o segundo da carreira deles. John Lennon faz os vocais principais e Paul e George as harmonias. Foi completada em sete takes. Quando eles entraram pra gravar esse segundo LP, o primeiro ainda estava em número 1 dos charts de LPs e eles estavam numa loucura de shows em todos os lados e TV e Rádio, incluindo a BBC.

Quando a EMI comprou o primeiro equipamento de four track, John pediu pra regravar a música. Porem, o grupo achou que mesmo com o equipamento novo, a versao anterior tinha ficado melhor e esqueceram da mais moderna.

Os Beatles iriam gravar mais quatro versoes de You really got a hold on me na BBC. A que foi gravada em 30 de julho de 1963 foi incluida no album Live at the BBC. Uma versao gravada ao vivo em Estocolmo, Suécia, em outubro de 1963 foi inclusa no album Anthology 1. Gravaram de novo em 1969, durante as sessoes de Let it be e incluida no documentario de mesmo nome.

Na gravação original, John Tocou guitarra ritmica e cantou, Paul tocou baixo e fez backing vocals, George Harrison tocou guitarra solo e backing vocals, Ringo bateria e George Martin o piano.

Outras versoes incluem The Supremes, de 1964. Mary Wilson cantou em unissono com Diana Ross. Em 1965 foi a vez dos Temptations, produzida por Smokey Robinson. Em 1969, Jackson 5 gravou com Michael Jackson nos vocais principais. Foi uma das primeiras cancoes do Jackson 5 que teve uma voz só, em vez de cantarem todos juntos. Phil Collins gravou em 2010, no seu album Going back.  

A letra:

I don't like you, but I love you
Seems that I'm always thinkin' of you
You treat me badly, I love you madly
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I don't want you, but I need you
Don't wanna kiss you, but I need to
You do me wrong now, my love is strong now
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I love you and all I want you to do
Is just hold me, hold me, hold me, hole me
Tighter, tighter

I wanna leave you, don't wanna stay here
Don't wanna spend another day here
I wanna split now, I can't quit now
You've really got a hold on me
(You really got a hold on me)
You really got a hold on me
(You really got a hold on me)

Baby, I love you and all I want you to do
Is just hold me, hold me, hold me, hole me
(Please, squeeze)

You really got a hold on me
(You really got a hold on me)
I said you really got a hold on me
(I said you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)

I said you really got a hold on me
(I said you really got a hold on me)
You know, you really got a hold on me
(You know, you really got a hold on me)


You really got a hold on me com Smokey Robinson and The Miracles:



 A versão dos Beatles, do álbum, somente áudio:



Smokey Robinson e Sheryl Crow (A apresentadora só errou a data, dizendo que Smokey escreveu a música em 1964, sendo que foi em 1962):


segunda-feira, 3 de junho de 2013

207 – Booker T & The MGs – Green onions (1962)


Escrita Booker T. Jones, Steve Cropper, Lewie Steinburg e Al Jackson Jr., foi lançada pelo grupo Booker T and The MGs em setembro de 1962, em um compacto simples que trazia a música Behave yourself como Lad B. Trata-se de um hit instrumental. Tem uma linha de orgao feita por um orgao Hammond e a guitarra usada por Steve Cropper foi uma Fender Telecaster.

Segundo Booker T Jones, o nome foi escolhido porque cebola verde é a coisa mais nojenta que ele conhece e porque é algo que se jogue fora. O hit chegou ao número 3 dos charts pop americanos e número 1 nos charts de soul, número 7 nos charts britanicos em 1980.

Onions de John Lee Hooker é muito similar à green onions, quanto à sua progressao de acordes. Tambem Sonny Boy Williamson gravou uma música chamada Help me, inspirada em Green Onions, que teve Willie Dixon fazendo o riff de baixo, bem similar ao riff de green onions, que no caso, originalmente, foi tocado por Lewie Steinberg.

Green onions foi rankeada número 183 das maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone. Foi eleita tambem a melhor música de 1962 e número 85 das maiores cancoes de todos os tempos pelo Acclaimed Music.O cantor Georgie Fame disse que deixou de tocar piano e passou a tocar orgao Hammond depois de ouvir essa música.

Green onions recebeu um Grammy Hall of Fame Award em 1999. Em 2012, foi adicionada ao  National Recording Registry, da Library of Congress dos Estados Unidos, com a etiqueta de “Culturalmente ou esteticamente importante”, para a historia americana.  

Green onions foi usada no filme American Grafitti, em Dragon: The Bruce Lee Story, em Get Shorty, entre outros. Está tambem no video game Grand Theft Auto: San Andreas. Toca tambem no Cars Land, no parque da Disney em Anahein, California.

Foi regravada por Henry Mancini em 1963, e pelos Ventures tambem em 1963. Tom Petty and The Heartbreakers tambem fizeram sua versao, assim como Mike Boomfield junto com Al Kooper. 

A gravação original, de 1962, com Booker T. & The MGs, somente áudio:



The Ventures, de 1963, somente áudio:



Tom Petty and The Heartbreakers, ao vivo, em 1999:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

206 – Roy Orbison – Dream baby (How long must I dream?) (1962)


Escrita por Cindy Walker, originalmente lançada por Roy Orbison em 1962. Foi o maior hit internacional de Orbison, chegando ao númro 2 na Australia e Reino Unido e número 4 nos charts pop americanos. Chegou tambem ao TOP 10 no Canadá e Noruega.
 
Foi regravada várias vezes, incluindo uma regravação famosa de Glen Campbell, lançada em março de 1971. Essa versao de Campbell chegou ao número 7 nos charts Country e número 4 nos charts Country no Canadá. Tambem foi regravada por Jerry Lee Lewis em 1967 e tambem por Waylon Jennings. 

A letra:

Sweet dream baby
Sweet dream baby
Sweet dream baby
How long must I dream?

Dream baby got me dreaming sweet dreams, the whole day through
Dream baby got me dreaming sweet dreams, the night-time too
I love you and I'm dreaming of you, that won't do
Dream baby, make me stop my dreaming, you can make my dreams come true

Sweet dream baby
Sweet dream baby
Sweet dream baby
How long must I dream?

Dream baby got me dreaming sweet dreams, the whole day through
Dream baby got me dreaming sweet dreams, the night-time too
I love you and I'm dreaming of you, that won't do
Dream baby, make me stop my dreaming, you can make my dreams come true

Oh sweet dream baby
Yeah sweet dream baby
Sweet dream baby
How long must I dream?

Sweet dream baby
Sweet dream baby
Sweet dream baby

Roy Orbison, nos anos 1980s, pouco antes da sua morte, tocando Dream baby com Bruce Springsteen, Elvis Costello, K.D. Lang, Tom Waits, entre outros:



Glen Campbell em 1971:



A versão das Marvelettes, somente áudio:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

205 – The Beach Boys – Surfin’ safari (1962)


Escrita Brian Wilson e Mike Love, foi lançada pelo grupo deles, The Beach Boys, em 4 de junho de 1962, pela Capitol Records. Foi gravada em 19 de abril e 1962.  Chegou ao número 14 dos charts pop americanos. Teve como Lado B a música "409".
 
A sessão foi produzida por Brian Wilson e teve David Marks e Carl Wilson nas guitarras, Brian Wilson no baixo e Dennis Wilson na bateria. A cancao teve Mike Love nos vocais principais, com backing vocals feitos por Brian, Carl e Dennis Wilson, e pelo proprio Mike Love. Foi o primeiro compacto simples que foi lançado por um grande selo. 

Foi lançado em outubro de 1962 no Reino Unido, sendo o primeiro compacto do grupo à chegar lá. Foi um fracasso estrondoso por lá, mas se tornou no primeiro hit internacional do grupo. Em setembro, já era o número 7 na Australia e número 1 na Suécia.

Os Ramones fizeram uma regravacao dessa canção em 1993, encontrada no album Acid Eaters, entre outros artistas. 

A letra:

Let's go surfin' now
Everybody's learning how
Come on and safari with me
(Come on and safari with...)

Early in the morning we'll be startin' out
Some honeys will be coming along
We're loading up our Woody
With our boards inside
And headin' out singing our song

Come on (surfin') baby wait and see (surfin' safari)
Yes I'm gonna (surfin') take you surfin' (surfin' safari)with me
Come along (surfin') baby wait and see (surfin' safari)
Yes I'm gonna (surfin') take you surfin' (surfin' safari)with me

Let's go surfin' now
Everybody's learning how
Come on and safari with me
(Come on and safari with...)

At Huntington and Malibu
They're shooting the pier
At Rincon they're walking the nose
We're going on safari to the islands this year
So if you're coming get ready to go

Come on (surfin') baby wait and see (surfin' safari)
Yes I'm gonna (surfin') take you surfin' (surfin' safari)with me
Come along (surfin') baby wait and see (surfin' safari)
Yes I'm gonna (surfin') take you surfin' (surfin' safari)with me

Let's go surfin' now
Everybody's learning how
Come on and safari with me
(Come on and safari with...)

They're anglin' in Laguna in Cerro Azul
They're kicking out in Dohini too
I tell you surfing's mighty wild
It's getting bigger every day
From Hawaii to the shores of Peru

Come on (surfin') baby wait and see (surfin' safari)
Yes I'm gonna (surfin') take you surfin' (surfin' safari)with me
Come along (surfin') baby wait and see (surfin' safari)
Yes I'm gonna (surfin') take you surfin' (surfin' safari)with me

Let's go surfin' now
Everybody's learning how
Come on and safari with me
(Come on and safari with...)

With me Surfin' Safari
With me Surfin' Safari
With me Surfin' Safari
With me Surfin' Safari
With me Surfin' Safari
With me Surfin' Safari
With me Surfin' Safari

The Beach Boys com Surfin' safari, em 1962:



The Beach Boys há pouco tempo atrás:



Agora a versão dos Ramones, somente áudio:



terça-feira, 14 de maio de 2013

204 – Elvis Presley – Return to sender (1962)


Escrita por Otis Blackwell e Winfield Scott, foi lançada por Elvis Presley em 1962. Foi gravada em 27 de março de 1962 no Radio Recorders, em Hollywood, California. Fala de um sujeito que manda uma carta pra sua namorada depois de uma briga. Ela continua escrevendo “return to sender”, com várias razoes pra carta voltar pra quem enviou, como “endereço desconhecido”, ou “não existe essa pessoa ali”. Mas o cara continua mandando, se recusando a aceitar o fim do romance. 
 
Barney Kessel tocou guitarra eletrica, Ray Siegal Baixo, DJ Fontana bateria, Dudley Brooks piano e Boots Randolph sax baritono, alem dos Jordanaires nos backing vocals. 

Return to sender chegou ao número 1 no Reino Unido e número 2 nos charts pop americanos, e número 5 nos charts de rhytm and blues. Foi número 1 na Irlanda tambem e recebeu disco de platina por vender mais de um milhao de copias nos Estados Unidos. 

Um ponto interessante é que nas letras se fala em “no such zone”, que se refere aos US Postal Zone, que depois virou o Zip Code. A postal zone era um ou dois digitos escritos entre a cidade e o estado, tipo New York 1, NY, enquanto que o Zip Code são 5 ou nove digitos escritos depois do estado, como New York, NY 10001. 

Em 8 de janeiro de 1993, o United States Postal Service cricou um selo postal comemorativo em honra de Elvis Presley. Muito colecionadores de selos mandaram muitos selos nos envelopes para endereços ficticios somente para receberem a carta de volta com esse selo e com a marca “Return do sender”. 

A letra:

Return to sender
Return to sender

I gave a letter to the postman,
he put it in his sack.
Bright and early next morning,
he brought my letter back.

She wrote upon it:
Return to sender, address unknown.
No such number, no such zone.
We had a quarrel, a lover's spat
I write I'm sorry but my letter keeps coming back.

So then I dropped it in the mailbox
And sent it special D.
Bright and early next morning
it came right back to me.

She wrote upon it:
Return to sender, address unknown.
No such person, no such zone.

This time I'm gonna take it myself
and put it right in her hand.
And if it comes back the very next day
then I'll understand - the writing on it

Return to sender, address unknown.
No such number, no such zone.

Return to sender
Return to sender
Return to sender

Elvis Presley com Return do Sender:


A versão de Helmut Lotti:


Elvis com Return to sender ao vivo, somente áudio:

1944 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 3) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 no disco The Wall, o décimo primeiro da banda, em 30 de novembro de 1...