quinta-feira, 26 de novembro de 2009

7 - Elvis Presley - That's all right (1954)



No verão de 1953, o jovem Elvis Presley adentrava as instalações da Sun Records pra gravar um disco particular, pago com o seu próprio dinheiro. Elvis então gravou “My Happiness” e “That’s when your headaches begin”. O disco acabou ficando com um amigo de Elvis, chamado Ed Leek, pois Leek possuía uma vitrola e na casa de Elvis não havia nenhuma. A secretaria da Sun, Marion Keisker, que se lembrou de Elvis no verão de 1954, indicando-o pro chefe Sam Phillips, quando estavam procurando um artista novo. Ele foi convidado pra uma audição em Junho de 1954. Marion então ligou pra Elvis perguntando se ele não poderia vir ao estúdio pra fazer um teste com uma canção nova que Sam havia comprado em Nashville. Marion lembra que antes dela desligar o telefone, Elvis já adentrava a porta do estúdio. E olhe que ele morava longe e nem tinha celular. Quando Elvis chegou, já estavam lá o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. Se conheceram e estiveram tocando por lá umas 4 ou 5 vezes, sempre aprimorando o repertório e sem nenhum compromisso. Gravaram umas músicas sugeridas por Phillips e em uma determinada sessão de gravação, eles pararam pra um café e uns refrigerantes e a partir do nada, Elvis começou a cantar uma música, pulando de um lado pro outro, imitando um idiota e Bill Black pegou o baixo e começou a imitar um idiota também e Scotty Moore começou a acompanhar a sacanagem dos dois e nesse momento, Sam Phillips correu pra cabine de controle pra sair de perto daquela fuleiragem. Mas de repente, Sam colocou a cabeça pra fora da cabine de controle e perguntou o que estavam fazendo, e ninguém sabia. Foi aí que Sam disse, comecem de novo que eu vou gravar. A canção que eles estavam brincando era That’s all right (Mama). Era um original de Arthur Big Boy Crudup, gravada pela RCA Victor em 1947. Elvis trocaria a frase original de Crudup que era “The life you’re living, son, women be the death of you”, e Elvis criaria “Son, that girl you’re fooling with, she ain’t no good for you”. O compacto com “That’s all right” foi lançado em 19 de Julho de 1954, pela Sun Records, tendo Sam Phillips como produtor, Scotty Moore tocando guitarra, Bill Black como baixista e o grande e único Elvis Presley tocando violão e cantando. Essa é a primeira música gravada por Elvis a ser lançada. That’s all right na gravação de Elvis, Moore e Black, é a número 112 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. A gravação não chegou aos charts nacionais, pois vendeu apenas 20 mil cópias, afinal, a Sun Records não tinha como divulgar o álbum, era uma empresa que tinha duas pessoas, Sam e Marion, não era uma empresa nacional. Porem, mesmo sem entrar nos charts, trata-se de uma canção importantíssima, pois alem de ser um clássico do rock and roll (alguns puristas até dizem que foi o primeiro rock gravado), ela é a primeira canção do jovem Elvis Presley, que viria a se tornar o Rei do Rock and Roll. Elvis Presley morreu em 16 de Agosto de 1977, em Memphis, Tennessee, vítima de um ataque cardíaco.
 
Segue a letra:


Well, that's all right, mama
That's all right for you
That's all right mama, just anyway you do
But that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do

Well, mama she done told me,
Papa done told me too
'Son, that girl your foolin' with,
She ain't no good for you'
But, that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do

I'm leaving town, baby
I'm leaving town for sure
Well then you won't be bothered
With me hangin' round your door
But that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do



I need your loving

That's all right
That's all right now mama, anyway you do
Abaixo, Elvis cantando exatamente como ele gravou a música 14 anos antes. Aqui em 1968, tocando That's all right também com Scotty Moore na guitarra:


Agora o mesmo Scotty Moore, tocando a mesma canção dessa vez acompanhando o grande Eric Clapton muitos anos depois da gravação com Elvis:



E agora o grande Paul McCartney gravando That's all right com DJ Fontana e Scotty Moore.



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

5 - Big Joe Turner - Shake, rattle and roll (1954)


No inicio de 1954, Herb Abramson, Atlantic Records, sugeriu que Jesse Stone (sob o pseudónimo de Charles Calhoun) escrevesse um blues up-tempo pra Big Joe Turner, um cantor de blues que havia nascido e começado a carreira em Kansas City ainda antes da Segunda Guerra Mundial. Em 1940, Big Joe havia entrado para a Decca Records, e em 1941 havia se mudado pra Los Angeles, onde tocou com Duke Ellington. Em 1945, Big Joe iria pra National Records e gravaria sob a batuta de Herb Abramson. Em 1951, Big Joe assinou com a Atlantic Records , mas foi somente em 1954 que ele fez o seu grande strike com Shake, Rattle and Roll, o que transformou Big Joe num ídolo teen e também ajudou a transformar a música pop da época. Big Joe já tinha então 43 anos e se viu na pele de um novo rock star, aparecendo em programas de televisão e no cinema. A expressão shake, rattle and roll significava, literalmente, o jogo de dados. Balança o copo, chacoalha e rola os dados na mesa. Na gíria, significava uma relacao sexual. A frase “One-eyed cat peeping in a seafood store” foi criada pelo baterista de studio da Atlantic, chamado Sam “Baby” Lovett. Big Joe Turner gravou-a em New York City, em 15 de Fevereiro de 1954. Curiosamente, o coro que acompanha Big Joe na gravação é formado pelo próprio Jesse Stone, e pelos donos da Atlantic, Jerry Wexler e Ahmet Ertegun. No saxofone, novamente, estava o grande Sam “The Man” Taylor. O compacto simples que trazia a música foi lançado em 15 de Abril de 1954, também pela Atlantic Records e teve como lado B a canção “You know I love you”. Essa gravação feita por Big Joe é a número 126 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. Shake, Rattle and Roll é um puro 12 bar blues em formato de rock and roll e ficou no topo dos charts de R&B por 3 semanas e surpreendentemente, chegou ao número 22 dos charts pop. Três semanas após a versão de Big Joe chegar ao topo dos charts de R&B, Bill Haley fez a sua versão da canção, em 7 de Julho de 1954. A versão de Haley chegou ao número 7 dos charts pop. Tanto a versão de Big Joe quanto a versão de Bill Haley venderam mais de um milhão de cópias, fazendo com que Shake, Rattle and Roll fosse o primeiro hit gigantesco da história do rock and roll. O sucesso da gravação de Haley ajudou Big Joe Turner e muito. Incrivelmente, Big Joe e Bill Haley se tornaram amigos íntimos e fizeram juntos uma turnê pela Austrália em 1957. Em 1966, quando a carreira de Big Joe já estava caindo aos pedaços, Bill Haley e sua banda (Comets) foram ao México acompanhar Big Joe numa série de gravações. Em 1955, Elvis gravaria uma demo de Shake, Rattle and Roll no Sun Studios, mas que só seria lançada nos anos 1990. Em 1956 ele gravaria um compacto simples pra RCA Victor, e lançaria em 8 de Setembro de 1956, mas não foi um grande hit. A canção teve outras gravações importantes, como Sam Cooke, Fats Domino, Jerry Lee Lewis, Huey Lewis and The News, Patsy Cline e Beatles. Big Joe Turner morreu em 24 de Novembro de 1985, em Inglewood, Califórnia, também vítima de um ataque cardíaco.

Segue a letra:


Get outta that bed, wash your face and hands
Get outta that bed, wash your face and hands
Well, you get in that kitchen, make some noise with the pots 'n pans

Way you wear those dresses, the sun comes shinin' through
Way you wear those dresses, the sun comes shinin' through
I can't believe my eyes, all that mess belongs to you

I believe to the soul you're the devil and now I know
I believe to the soul you're the devil and now I know
Well, the more I work, the faster my money goes

I said shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do right to save your doggone soul

Yeah, blow it Joe!

I'm like a one-eyed cat peepin' in a seafood store
I'm like a one-eyed cat peepin' in a seafood store
Well I can look at you till you ain't no child no more

Ah, shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do right to save your doggone soul

I get over the hill and way down underneath
I get over the hill and way down underneath
You make me roll my eyes, even make me grit my teeth

I said shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do nothin' to save your doggone soul

Shake, rattle and roll!

Agora o vídeo de Big Joe Turner:




A versão de Bill Haley and his Comets:



A versão de Elvis Presley:




quarta-feira, 18 de novembro de 2009

3 - The Drifters - Money Honey (1953)


Clyde McPhatter nasceu em Durham, Carolina do Norte, em 15 de Novembro de 1932, filho de uma família altamente religiosa e quando sua família se mudou pro Harlem, em New York City nos anos 1940, Clyde começou a cantar com um grupo gospel. A voz de Clyde era tenor e não apenas alta, mas também poderosa.  Clyde começou a carreira com os Dominoes em 1950. Em 1953, Clyde deixa os Dominoes e funda os Drifters, com David Baldwin, James Johnson, William Anderson e David Baughan, e são levados pela Atlantic Records, do famoso Ahmet Ertegun, em 7 de Maio de 1953 para gravarem algumas fitas demo. Depois de umas sessões de gravações, Ahmet Ertegun descobre que os companheiros de Clyde não eram tão bons assim e pede para que o mesmo arranje outra banda. Clyde então trouxe os irmãos Gerhart  e Andrew Thrasher e outro amigo chamado Bill Pinkney. O quinto membro da banda seria Willie Ferbie. Em 9 de Agosto de 1953, os Drifters tiveram sua segunda sessão de gravação na Atlantic Records. Alem de Clyde (Vocal principal), Pinkney (Primeiro Tenor) Andrew Thrasher (segundo Tenor). Gerhart Trasher (Barítono) e Willie Ferbie (Baixo), tiveram ainda Walter Adams como guitarrista. Tiveram ainda Mickey Baker na outra guitarra e o lendário Sam “The Man” Taylor no sax tenor. Gravaram 5 canções nesse dia, entre elas a nossa número 3 da lista, Money Honey. Logo em Setembro, o primeiro discos dos Drifters foi lançado, tendo Money no lado A e The Way I feel, no lado B. Logo arranjaram uma turnê, mas perderam dois membros da banda. Willie Ferbie sofreu um acidente e não podia mais tocar e Walter Adams, que estava tocando guitarra, morreu nessa acidente. Assim, Jimmy Oliver substituiu Adams e eles decidiram que somente 4 pessoas iriam cantar. Depois de experimentarem muito, decidiram que Gerhart viraria Tenor, Andrew viraria Barítono e Bill foi ser Baixo. Em 9 de Outubro de 1953, os Drifters fizeram a primeira aparição deles no Apollo Theater e no dia seguinte, Money Honey estava sendo listada como a escolha da semana, pois estava vendendo bem em Dallas, Cleveland, Durham, Los Angeles e em Pittsburgh. Jesse Stone, o compositor de Money Honey, era amigo dos Drifters e a sua Money Honey, com os Drifters, chegaria também ao número 1 dos charts de rhythm and blues e ficaria lá por 11 semanas. Em um dos seus rankings, a revista Rolling Stone escolheu a gravação de Money Honey com os Drifters como sendo a número 252, das 500 maiores canções de todos os tempos. A canção teve uma regravação ao vivo do grande Eddie Cochran e também por Elvis Presley, sendo este último em 1956, mesmo ano que gravou Lawdy Miss Clawdy. Michael Jackson gravaria a canção no começo dos anos 1970, mas que só seria lançada em 1995, na caixa de CDs chamada “Soulsation”. Clyde McPhatter morreu em 13 de Junho de 1972, em Teaneck, New Jersey, vítima de um ataque cardíaco. 

A letra de Money Honey:

You know, the landlord rang my front door bell
I let it ring for a long, long spell
I went to the window, I peeked through the blind,
And asked him to tell me what was on his mind.
He said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna stay here with me."

I was cleaned and screened and so hard-pressed
I called the woman that I love the best
I finally got my baby 'bout a half past three
She said, "I'd like to know what you want with me."
I said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me."

She screamed and said, "What's wrong with you?
From this day on, our romance is through."
I said, "Tell me, baby, face to face
A-how could another man take my place?"
She said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me."

Well, I learned my lesson and now I know
The sun may shine and the wind may blow
Women may come, and the women may go,
But before I say I love 'em so, I want money, honey!
Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me.

(If you wanna get along) Well, make some money
(If you wanna get along) Well, I ain't jivin' you, honey
(If you wanna get along) You better give up some money
If you wanna get along with me

Segue o audio da gravação original dos Drifters:



Segue abaixo uma apresentação de Elvis na TV, em 1956.



E agora Eddie Cochran:



1952 – George Harrison – Soft touch (1979)

Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada no disco George Harrison, o oitavo disco dele, em 14 d...