Foi gravada em 12 de janeiro de 1957, no Radio Recorders, em
Hollyood, California e lançada em 22 de março de 1957 em um
compacto que tinha That's when your heartaches begin como
Lado B.
Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, número no
Billboard R&B e número 1 no Billboard Country and Western. Foi
o primeiro hit número 1 de Elvis no Reino Unido. Vendeu ao todo
mais de 2 milhões de cópias.
É a canção número 352 da lista da revista Rolling
Stone 500 Greatest Songs of All Time.
Elvis cantou e tocou percussão. Scotty Moore tocou
guitarra solo. Bill Black tocou double bass. DJ Fontana tocou
bateria. The Jordanaires fizeram backing vocal e tocaram piano.
Foi regravada, entre outros artistas, pelos Beatles,
Billy Joel e Suzi Quatro.
A letra:
Ah well I
bless my soul What's wrong with me? I'm itchin' like a man in a
fuzzy tree My friends say I'm actin' wild as a bug I'm in love,
I'm all shook up Mm mm mm, mm, yay, yay, yay
Well, my
hands are shaky and my knees are weak I can't seem to stand on my
own two feet Who do you think of when you have such luck? I'm
in love, I'm all shook up Mm mm mm, mm, yay, yay, yay
Well,
please don't ask me what's on my mind I'm a little mixed up, but I
feel fine When I'm near that girl that I love best My heart
beats so it scares me to death!
Well she
touched my hand what a chill I got Her lips are like a volcano
when it's hot I'm proud to say that she's my buttercup I'm in
love, I'm all shook up Mm mm mm, mm, yay, yay, yay
My tongue
gets tied when I try to speak My insides shake like a leaf on a
tree There's only one cure for this body of mine That's to have
that girl that I love so fine!
She
touched my hand what a chill I got Her lips are like a volcano
that's hot I'm proud to say that she's my buttercup I'm in
love, I'm all shook up Mm mm mm, mm, yay, yay, yay Mm mm mm,
mm, yay, yay I'm all shook up
Segue o original com Elvis Presley (somente o áudio):
Paul McCartney em 1999, com David Gilmour na guitarra:
Agora a gravação de Billy Joel, de 1991 (somente o áudio):
Everyday foi escrita por Buddy Holly e Norman Petty. Na verdade Holly escreveu sozinho, mas como Petty era seu produtor e queria metade dos direitos, Holly sempre o incluía na autoria. Foi lançada em 29 de Setembro de 1957, pelo selo Brunswick e produzida por Norman Petty e Bob Thiele.
A música foi gravada por Buddy Holly and the Crickets em 29 de Maio de 1957. Ela foi o lado B do mesmo compacto simples de Peggy Sue. Buddy Holly toca um violão, o baterista Jerry Allison bate com a mão nas coxas pra fazer a percussão, Joe B. Mauldin toca um baixo acústico e a esposa do produtor Norman Petty, Vi Petty toca um Celeste, que é um instrumento tipo teclado, usado em peças clássicas como a Dance of the Sugarplum Fairy, doNutcracker. A canção é a número 236, das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.
John Denver fez uma versão e gravou no seu álbum Aerie, em 1971. James Taylor gravou-a também em 1985. Também boa ficou a versão de Don Mclean. Pearl Jam tocou-a ao vivo em Lubbock, Texas, cidade natal de Buddy Holly. Deep Purple também tocou-a muito ao vivo.
A AT&T usou a canção pra um comercial do Blackberry, recentemente. Também apareceu no seriado “Lost”, episodio 11 da season 4. No clássico Stand by me, de 1986, ela também está lá. A canção também pode ser ouvida no desenho animado “Family guy”, no episódio 15 da season 4.
A letra:
Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Everyday it's a-gettin' faster
Everyone said, go ahead and ask her
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me
Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me
Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Love like yours will surely come my way
Everyday com Buddy Holly, na gravação original (somente o áudio):
Agora a gravação de John Denver (somente o áudio):
Por fim, a gravação de Don Mclean (tambem somente o audio):
Essa música de número 61 da nossa lista foi escrita pelo grande Carl Perkins, e lançada em 11 de Fevereiro de 1957 num compacto simples (mas gravada em 4 de Dezembro de 1956), com a música “Your true love” no lado B. Foi mais um dos lançamentos da famosa Sun Records, na pessoa do seu dono, o também ilustre Sam Phillips.
Porem, a sua gravação mais famosa foi feita pelos quatro cavaleiros de Liverpool, os Beatles, lançada em 19 de Junho de 1964 no EP chamado “Long tall Sally”, pelo selo Parlophone e produzida pelo também grande George Martin. Foi gravada em primeiro de Junho de 1964. Nesse EP que saiu Matchbox dos Beatles, também vieram Long tall Sally, I call your name e Slow down.
Trata-se de uma canção de rockabilly. Depois de ter gravado o lado B desse compacto simples, chamada “Your true love”, Buck, o pai de Carl Perkins, sugeriu que este gravasse uma música chamada “Matchbox blues”, que era uma velha canção gravada em 1927. O negócio foi que Buck só sabia uns versos e ficaram ali naquela sem sair do lugar.
Na época, Jerry Lee Lewis trabalhava como pianista de estúdio da Sun Records e na falta do que fazer, começou a improvisar um riff de boogie woogie no piano. Carl Perkins pegou a melodia, passou pra guitarra e improvisou a letra. Carl tocou Matchbox no canal ABC em 2 de Fevereiro de 1957, poucos dias antes dela ser colocada nas ruas em disco.
Os Beatles sempre foram fãs de Carl Perkins, sendo George o mais ardoroso. Começaram a tocar Matchbox nos seus shows a partir de 1961. Pete Best, que era o baterista da época, era quem cantava, e apesar de não existir nenhuma gravação em estúdio com ele nos vocais, dizem que existe uma gravação ao vivo com ele nos vocais. Em 1962, John Lennon cantou Matchbox no star club, em Hamburgo, Alemanha. Essa gravação foi incluída no álbum “Live at the Star Club in Hamburg, Germany, 1962”.
Em 1963, os Beatles tocaram Matchbox no rádio show da BBC, dessa vez com Ringo nos vocais. Esta é a versão que foi inclusa no famoso álbum lançado na década de 1990 chamado “Live at the BBC”. Ringo também foi o cantor quando a canção foi gravada oficialmente em estúdio em 1964.
Alguns dizem que Perkins estava No estúdio quando a música foi gravada pelos Beatles. Bem, o fato é que os 4 é que gravaram todos os instrumentos, com exceção do piano, que foi tocado pelo produtor George Martin. Curiosamente, George tocou uma guitarra de base de 12 cordas e John tocou os solos e riffs. Ate no Live at BBC Ringo diz: All right, John!
Em 19 de Fevereiro de 1987, George Harrison, Bob Dylan, John Fogerty, Taj Mahal e Jesse Ed Davis se juntaram no Palomino Club em North Hollywood, na California e tocaram ao vivo algumas músicas de Carl Perkins. Matchbox foi uma delas, juntamente com Blue Suede Shoes, Honey Don't, e Gone, gone, gone. Esta performance foi gravada e filmada e este grupo se intitulou de os “Silver Wilburys”.
A letra:
Well I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I ain't got no matches, but I got a long way to go
I'm an old poor boy and a long way from home
I'm an old poor boy and a long way from home
Guess I'll never be happy, everything I do is wrong, yeah
Well let me be your little dog, 'till your big dog comes
Let me be your little dog, 'till your big dog comes
When the big dog gets here, tell him what this little puppy done
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I got no matches, got a long way to go
Let 'er go boy, go-go
Grande encontro, tocando Matchbox: Carl Perkins, Johnny Cash e Eric Clapton.
Outro grande encontro. Carl Perkins, que fez a música e gravou-a nos anos 1950 e Ringo, que cantou-a com os Beatles nos anos 1960 e Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e o primeiro a gravar com os Beatles sem ser um deles:
Susie Q é um dos clássicos do rock and roll e foi escrita por Dale Hawkins em 1957, mas Stan Lewis (dono da Jewel/Paula Records) e Eleanor Broadwater (esposa do DJ Gene Nobles) também receberam os créditos, por causa de um arranjo financeiro pra eles receberem também os royalties. Foi lançada no mesmo ano. Dale Hawkins é originário da Louisiana e cantava e tocava guitarra. Nasceu em 1936 e faleceu em 2010. A versão dele de Susie Q chegou ao número 27 das paradas americanas em 1957.
Sue Q também foi um sucesso tremendo nas mãos do Creedence Clearwater Revival, que a gravaram em 19 de Janeiro de 1968 e a lançaram no mesmo ano. Ela foi lançada no álbum de estreia do CCR e acho que foi a versão que ficou mais conhecida. A canção foi um dos primeiros grandes hits do CCR e era o primeiro TOP 40 da banda que não foi escrita pro John Fogerty. A versão do CCR chegou ao número 11 das paradas americanas.
Gene Vincent também fez sua versão no seu álbum de 1964 chamado Shaking up a storm. Os Rolling Stones gravaram Susie Q no seu álbum também de 1964 chamado 12 x 5.
Johnny Rivers gravou-a ao vivo em 1965 no seu álbum Meanwhile back at the whisky à go go e em versão estúdio em 1979. Ela também aparece no filme Apocalipse Now, numa versão cover de Flash Cadillac.
Os Everly Brothers também fizeram a versão deles, da mesma forma que Linda McCartney também gravou a versão dela. O cantor mexicano Luis Miguel fez uma versão em espanhol no seu álbum Tambien es rock, de 1987.
A letra:
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby, I love you
Susie Q
I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q
[Instrumental Interlude]
You say that you'll be true
You say that you'll be true
You say that you'll be true
Baby I love you, Susie Q
You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
Baby, all the time, Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby I love you
Susie Q
I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q
O original de Dale Hawkins de 1957 (somente o áudio):
Susie Q no original do Creedence Clearwater Revival (somente o áudio):
Agora Susie Q com John Fogerty, ex-vocalista do Creedence Clearwater Revival:
Teddy Bear foi escrita pela dupla Kal Mann e Bernie Lowe. A versão de Elvis Presley foi gravada em 24 de Janeiro de 1957 e lançada em 11 de Junho do mesmo ano, pela RCA Records.
A canção alcançou o número 1 dos hits americanos durante o verão de 1957. O titulo completo da canção vem com um “Let me be your” antes do nome que ela ficou conhecida, “Teddy Bear”.
A letra:
Baby let me be
your lovin' Teddy Bear
Put a chain around my neck
and lead me anywhere
Oh let me be (oh let him be)
Your Teddy Bear
I don't wanna be a tiger
'Cause tigers play too rough
I don't wanna be a lion
'Cause lions ain't the kind you love enough
Just wanna be, your Teddy Bear
Put a chain around my neck
and lead me anywhere
Oh let me be (oh let him be)
Your Teddy Bear
Baby let me be, around you every night
Run your fingers through my hair
And cuddle me real tight
Oh let me be (oh let him be)
Your Teddy Bear
I don't wanna be a tiger
'Cause tigers play too rough
I don't wanna be a lion
'Cause lions ain't the kind you love enough
Just wanna be, your teddy bear
Put a chain around my neck
and lead me anywhere
Oh let me be (oh let him be)
Your teddy bear
Oh let me be (oh let him be)
Your teddy bear
I just wanna be your teddy bear
Elvis no video clip de Teddy Bear:
Elvis ao vivo em 1972, num medley de Teddy Bear e Don't be cruel:
Assim como Bye Bye Love, que foi outro grande sucesso dos Everly Brothers, Wake up little Susie também foi escrita pela dupla Felice e Boudleaux Bryant. Foi lançada pela Cadence Records e chegou ao número 1 dos charts pops americanos. E foi número 1 mesmo apesar da música ter sido banida das rádios de algumas grandes cidades, como Boston, por ter letras sugestivas sexualmente.
A música também chegou ao número 2 na Grã-Bretanha. Ela é a número 333 do ranking da revista Rolling Stone das 500 melhores músicas de todos os tempos. Quando estava em campanha pra presidente em 2000, George W. Bush disse no programa de Oprah Winfrey, que Wake up little Susie era a sua música favorita, de todos os tempos.
A canção é escrita como se fosse um garoto de High School falando pra sua namorada, chamada Susie. Na música, os dois saem de casa pra namorar num filme de drive-in, mas adormecem durante o filme e não acordam até 4 da manha, bem depois das 10 da noite que o pai dela tinha ordenado que ela chegasse. Então eles contemplam as reações dos pais dela e dos amigos.
Apesar da música ter sido banida em lugares como Boston, a canção não atesta que Susie e o namorado dela tiveram relações sexuais. Ao contrário, eles dizem firmemente que eles não tiveram relações. Eles simplesmente adormeceram porque estavam entediados com o filme. Uma frase diz que o filme: “didn't have much of a plot”.
Simon e Garfunkel, na turnê Old Friends, de 2003-2004, além de cantarem Wake up little Susie nos seus shows, ainda levaram os Everly Brothers como atração especial. Eu tenho esse DVD aqui em casa e é de fato muito legal a aparição dos irmos Don e Phil no show, pra cantarem 3 dos seus sucessos.
Inclusive, Simon e Garfunkel citam os Everly Brothers como fortíssimas influencia no trabalho deles e Simon e Garfunkel gravaram uma versão ao vivo de Wake up little Susie em 1982 que chegou ao número 27 das paradas pop. O Grateful Dead também tem a versão deles pra Wake up little Susie.
A letra:
Wake up, little Susie, wake up
Wake up, little Susie, wake up
We've both been sound asleep
Wake up, little Susie, and weep
The movie's over, it's four o'clock
And we're in trouble deep
Wake up little Susie
Wake up little Susie, well
Whatta they gonna tell your mama
Whatta they gonna tell your pa
Whatta they gonna tell our friends
When they say “ooh-la-la”
Wake up little Susie
Wake up little Susie, well
I told your mama that you'd be in by ten
Well, Susie baby, looks like we goofed again
Wake up little Susie
Wake up little Susie, we gotta go home
Wake up, little Susie, wake up
Wake up, little Susie, wake up
The movie wasn't so hot
It didn't have much of a plot
We fell asleep, our goose is cooked
Our reputation is shot
Wake up little Susie
Wake up little Susie, well
Whatta they gonna tell your mama
Whatta they gonna tell your pa
Whatta they gonna tell our friends
When they say “ooh-la-la”
Wake up little Susie
Wake up little Susie
Wake up little Susie
Everly Brothers em 1957:
Everly Brothers na Australia em 1989:
Paul Simon and Art Garfunkel, ao vivo no Central Park, em 1981:
Gravada em 8 de Abril de 1957 e lançada em 20 de Junho de 1957, foi escrita por Buddy Holly. Holly inclusive fez as harmonias sozinho, gravando cada parte e combinando-as. A música não foi um hit enorme de sucesso pra Holly, mas é considerada uma de suas mais importantes músicas.
Os Beatles, como grandes fãs de Holly, gravaram uma versão dessa música no álbum Beatles for Sale, de 1964. A versão dos Beatles foi gravada em 18 de Outubro de 1964 e lançada em 4 de Dezembro do mesmo ano. John e Paul deixaram a versão dos Beatles a mais parecida possível com a versão de Holly.
Quando eles tocavam essa música nos tempos do Cavern Club em 1961 e 1962, John e George eram os vocalistas. Na gravação de estúdio, Ringo tocou bateria e uma mala de viagem, pra conseguir um som similar à musica “Every day”, de Holly.
Na gravação dos Beatles, tivemos John Lennon nos vocais e na guitarra base. Paul McCartney esteve nos vocais e no baixo, George na voz e guitarra solo e Ringo na bateria e mala de viagem. Teve a produção de George Martin.
A letra:
Hold me close and tell me how you feel
tell me love is real
Words of love you whisper soft and true
darling I love you
Let me hear you say the words I want to hear
darling when you’re near
Words of love you whisper soft and true
darling I love you
A gravação original de Buddy Holly (somente o áudio):
A gravação original dos Beatles (somente o áudio). Na minha opinião, a versao dos Beatles é melhor do que a original de Holly:
Trata-se de uma canção, que virou classic, e sua mais conhecida gravação foi o hit de Jerry Lee Lewis, de 1957.
Foi escrita por um negro cantor e compositor chamado Dave Curlee Williams e por um pianista branco chamado James Faye Roy Hall. A primeira gravação foi feita em 1955, por Big Maybelle, produzida pelo famoso produtor Quincy Jones.
Roy Hall fez uma gravação desta música também em 1955, pela Decca Records. Outras gravações foram feitas, sem sucesso comercial.
A gravação de Jerry Lee Lewis se fez espontânea. Ele vivia cantando essa música nos seus shows ao vivo. Gravou-a pela famosa Sun Records em 1957. Lewis alterou radicalmente a canção original, adicionando um piano boogie, que foi complementada pela bateria energética de JM Van Eaton. Assim como, Lewis adicionou algumas partes faladas à canção, dando um ponto a mais na originalidade.
Sam Phillips, o todo-poderoso da Sun, não acreditava que seria um hit. Mas Lewis insistiu e estava certo. Alcançou número 3 nos charts pop e numero 8 na Grã-Bretanha. A música também lançou Lewis ao estrelato. Jerry Lee Lewis mostrou, nesse novo género que surgia chamado rock and roll, nem todo mundo era obrigado a ficar em pé com uma guitarra.
A versão de Lewis é a número 65, das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Outros artistas fizeram suas versões da musica, como Little Richard, Rick Nelson, Chubby Checker, Gerry and The Pacemakers, John Lennon, Paul McCartney, Elvis Presley, Cliff Richards, Johnny Rivers, Bill Haley and His Comets,
Trata-se de uma das canções onde Little Richard finge ser homem e fala a respeito de uma Jenny. A não ser que Jenny fosse um viado. Ele convida a Jenny pra vir junto com ele e viverem felizes.
Ele diz que precisa dela ao seu lado, como se de fato gostasse de mulher. A verdade é que eu acho que Little Richard fez somente a música, ficando a letra pro seu parceiro, Johnson.
Na verdade é um dos rock and rolls característicos de Richard, onde ele grita até perder o fôlego. Um fantástico exemplo representativo do trabalho de Richard nos anos 1950, até ele se aposentar da música e entrar pra Igreja, após ter dito ter tido uma revelação.
A letra:
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
You know that I love you
We could live so happily
Jenny, Jenny, Jenny
spinnin' like a spinnin' top
Jenny, Jenny, Jenny
Spinnin' like you ain't gonna stop
The greatest little momma
You oughta see her reel and rock
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
You know that I love you
We could live so happily
Jenny, Jenny, Jenny
Girl I need you by my side
Jenny, Jenny, Jenny
You know I need you by my side
You know I need you pretty baby
Your ways I gotta really abide now
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
Jenny, Jenny, Jenny
Won't you come along with me
You know that I love you
We could live so happily
A gravação original de Richard, somente o audio:
Agora Little Richard ao vivo na França em 1966:
Jerry Lee Lewis, cantando Jenny Jenny ao vivo em 1964(somente o áudio):
Trata-se de outro classic do rock and roll. Lançada por Elvis em Setembro de 1957, foi escrita pela dupla vencedora Jerry Leiber and Mike Stoller. E também produzida por eles. Foi também o nome de um filme estrelado por Elvis. Um dos compositores, Mike Stoller, pode ser visto tocando piano no filme, quando essa música é apresentada.
Essa música entrou como numero 67 da lista da revista Rolling Stone das 500 melhores músicas de todos os tempos e foi também uma das 500 canções do museu rock and roll off ame que deram shape ao rock and roll.
O compacto simples foi número nos Estados Unidos por 7 semanas no Outono de 1957 e numero 1 na Grã-Bretanha por 3 semanas no começo de 1958. Em 2005, a música foi relançada na Grã-Bretanha e chegou a número 1 por semana. O vídeo da canção é conhecido como o primeiro vídeo musical de Elvis Presley.
Alguns dos personagens da musica eram de fato pessoas reais. The Drummer boy from Illinois who went crack, boom, bang era de fato William Thomas Fairbanks, nascido em Chillicothe, Illinois em 1923.
Outro personagem citado era Shifty Henry, que era um musico conhecido de Los Angeles e nao um criminoso, como brincam na letra da música. The Purple Gang sim, era um grupo de bandidos verdadeiros. Sad Sack era o nome usado pelo exercito americano na Segunda Guerra pra definir um loser. Em vez de loser, eles usavam “Sad Sack”. Sad Sacj tambem se tornou um personagem de quadrinhos e de tirinhas de jornais.
Outra realidade da música é que ela deixa dicas dos relacionamentos homossexuais entre os presos.
A banda Queen sempre tocava Jailhouse rock nos seus shows. Sha Na Na tocou Jailhouse rock ao vivo no festival de Woodstock, em Agosto de 1969. Jerry Lee Lewis, Patti Smith, ZZ Top, The Animals, Michael Bolton, Jeff Beck, Cliff Richards, ABBA, Carl Perkins, Lin Wray, entre outros, tiveram regravacoes deste classico.
A letra:
The warden threw a party in the county jail
The prison band was there and they began to wail
The band was jumpin' and the joint began to swing
You should've heard those knocked out jailbirds sing
Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock
Spider Murphy played the tenor saxophone
Little Joe was blowin' on the slide trombone
The drummer boy from Illinois went crash, boom, bang
The whole rhythm section was a purple gang
Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock
Number 47 said to number 3
"You're the cutest jailbird I ever did see
I sure would be delighted with your company
Come on and do the Jailhouse Rock with me"
Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock, Rock, Rock
Sad Sack was sittin' on a block of stone
Way over in the corner weepin' all alone
The warden said, "Hey, buddy, don't you be no square
If you can't find a partner use a wooden chair"
Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock
Shifty Henry said to Bugs, "For Heaven's sake
No one's lookin', now's the chance to make a break"
Bugsy turned to Shifty and he said, "Nix nix
I wanna stick around a while and get my kicks"
Let's rock
Everybody, let's rock
Everybody in the whole cell block
Was dancin' to the Jailhouse Rock
Dancin' to the Jailhouse Rock, dancin' to the Jailhouse Rock
Dancin' to the Jailhouse Rock, dancin' to the Jailhouse Rock
Dancin' to the Jailhouse Rock, dancin' to the Jailhouse Rock
Esta é uma cancao escrita pelo famoso Paul Anka em 1957. Foi inspirada por uma amiga de escola chamada Diana Ayoub. A gravacao original de Paul Anka de 1957 chegou ao numero 2 dos charts americanos e vendeu mais de 9 milhoes de copias. Foi gravada em Maio de 1957 no estúdio Dan Costa, em New York.
Depois de assinar com a RCA Records, a mesma de Elvis Presley, Paul Anka gravou Diana novamente, juntamente com muitos outros hits em 1963. E todas essas cancoes foram lançadas também em italiano pra um LP especial.
A musica foi também regravada por outros artistas como Ricky Martin, que fez um dueto com Paul Anka no seu álbum Amigos.
Escrita
por Felice Bryand e Boudleaux Bryant, foi gravada pelos Everly
Brothers em 1 de março de 1957, nos estúdios da RCA, em Nashville,
Tennessee e lançada em março de 1957 no compacto que tinha I wonder
if I care as much como Lado B. Chegou ao número 2 dos charts
Billboard HOT100. Chegou ao número 1 dos Billboard Country. Éo
número 210 da lista da revsta Rolling Stone das 500 greatest songs
of all time. Chet Atkins tocou guitarra solo na gravação e o
baterista foi Buddy Harman. Foi regravada por George Harrison, Webb
Pierce, Ray Charles e pela dupla Simon and Garfunkel, entre outros
artistas. Don Everly cantou e tocou violão. Phi Everly cantou e
tocou violão. Chet Atkins tocou guitarra solo. Floyd Chance tocou
baixo e Buddy Harman tocou bateria.
Bye
bye love Bye bye happiness Hello loneliness I think I'ma
gonna cry
Bye
bye love Bye bye sweet caress Hello emptiness I feel like I
could die Bye bye my love goodbye
There
goes my baby with someone new She sure looks happy, I sure am
blue She was my baby 'til he stepped in Goodbye to romance that
might have been
Bye
bye love Bye bye happiness Hello loneliness I think I'ma
gonna cry
Bye
bye love Bye bye sweet caress Hello emptiness I feel like I
could die Bye bye my love goodbye
I'm
through with romance, I'm through with love I'm through with
counting the stars above And here's the reason that I'm so free My
loving baby is through with me
Bye
bye love Bye bye happiness Hello loneliness I think I'm a
gonna cry
Bye
bye love Bye bye sweet caress Hello emptiness I feel like I
could die
Bye
bye my love goodbye
Bye
bye my love goodbye Bye bye my love goodbye Bye bye my love
goodbye
Composta por Buddy Holly, Jerry Allison e Norman Petty (este ultimo era o dono do estúdio e exigia o seu nome nas músicas, embora não tivesse nada a ver com a composição das mesmas) e gravada 25 de Fevereiro de 1957 em Clovis, no Novo México, foi lançada em Maio de 1957, pelos Crickets, banda de Buddy Holly.
Essa música foi também a primeira demo dos Quarrymen, que era a banda de John Lennon, antes deles se transformarem nos Beatles. Essa gravação consta no álbum Anthology 1, de 1995. Inclusive, Paul McCartney detém os direitos de todas as músicas de Buddy Holly. Comprou de Norman Petty em 1979.
A música nasceu quando Buddy Holly foi ao cinema, junto com Allison e Sonny Curtis em Junho de 1956, pra assistir ao filme estrelado por John Wayne chamado The Searchers. Wayne frequentemente usava a frase: That’ll be the day, que inspirou os músicos.
Essa gravação saiu no disco dos Crickets chamado The Chirping Crickets e lançado em 27 de Novembro de 1957. Essa música é considerada um clássico do rock and roll é o número 39 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos, da revista Rolling Stone. Chegou a numero 1 dos charts americanos.
A letra:
Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die
Well, you give me all your lovin' and your turtle dovin'
All your hugs and kisses and your money too
Well, you know you love me baby
Until you tell me, maybe
That some day, well I'll be through
Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die
[Instrumental Interlude]
Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die
Well, when Cupid shot his dart
He shot it at your heart
So if we ever part and I leave you
You sit and hold me and you tell me boldly
That some day, well I'll be blue
Well, that'll be the day, when you say goodbye
Yes, that'll be the day, when you make me cry
You say you're gonna leave, you know it's a lie
'Cause that'll be the day when I die
Well, that'll be the day, hoo-hoo
That'll be the day, hoo-hoo
That'll be the day, hoo-hoo
That'll be the day
A música número 50 dessa seleção é o clássico Great Balls of Fire, escrita por Otis Blackwell e Jack Hammer. Foi gravada no Sun Studios em Memphis, Tennessee, em 8 de Outubro de 1957 e lançada em Novembro de 1957. Chegou ao número 2 dos charts americanos e número 1 nos charts ingleses.
Jerry Lee Lewis apareceu cantando essa canção no filme Jamboree, lançado pela Warner Brothers em 1957. Nesse filme também aparecem Carl Perkins e Fats Domino.
A gravação de Jerry Lee foi escolhida como sendo a de número 96 das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.
A letra:
You shake my nerves and you rattle my brain
Too much love drives a man insane
You broke my will, oh what a thrill
Goodness gracious great balls of fire
I learned to love all of Hollywood money
You came along and you moved me honey
I changed my mind, looking fine
Goodness gracious great balls of fire
You kissed me baby, woo.....it feels good
Hold me baby, learn to let me love you like a lover should
Your fine, so kind
I'm a nervous world that your mine mine mine mine-ine
I cut my nails and I quiver my thumb
I'm really nervous but it sure is fun
Come on baby, you drive me crazy
Goodness gracious great balls of fire
Well kiss me baby, woo-oooooo....it feels good
Hold me baba
I want to love you like a lover should
Your fine, so kind
I got this world that your mine mine mine mine-ine
I cut my nails and I quiver my thumb
I'm real nervous 'cause it sure is fun
Come on baby, you drive me crazy
Goodness gracious great balls of fire
I say goodness gracious great balls of fire...oooh..
Pra segunda música do ano de 1957, Lucille, do astro Little Richard. A gravação de Richard foi lançada em Fevereiro de 1957, pela Specialty Records. Foi composta por Little Richard e Albert Collins. Trata-se de um rock and roll e se tornou um dos hits internacionais de Richard.
A canção chegou ao número 21 nos charts americanos e numero 10 nos charts britânicos. Foi eleita a canção numera 670 das 1001 maiores compactos simples já feitos, de Dave Marsh.
Como trata-se de um clássico do rock and roll, já foi gravada em estúdio ou ao vivo por milhares de artistas, entre eles: AC/DC, Wings, Beatles, Hollies, Animals, Paul McCartney, Peter and Gordon, Queen, Deep Purple, Everly Brothers, Waylon Jennings, Bill Haley and His Comets, Otis Redding e The Who.
A letra:
Lucille, won't you do your sister's will?
Oh, Lucille, won't you do your sister's will?
Well, you ran away and left, I love you still.
Lucille, please, come back where you belong.
Oh, Lucille, please, come back where you belong.
I been good to you, baby, please, don't leave me alone.
Lucille, baby, satisfy my heart.
Oh, Lucille, baby, satisfy my heart.
I slaved for you, baby, and gave you such a wonderful start.
I woke up this morning, Lucille was not in sight.
I asked her friends about her but all their lips were tight.
Lucille, please, come back where you belong.
I been good to you, baby, please, don't leave me alone.