quarta-feira, 3 de setembro de 2014

323 – The Rolling Stones – Time is on my side (1964)



Escrita por Jerry Ragovoy, sob pseudonimo de Norman Meade, foi inicialmente lançada pelo trombonista de jazz Kai Winding e sua Orquestra, em outubro de 1963. Foi feita uma letra pra ela (pois era só instrumental), por Jimmy Norman e logo foi regravada por Irma Thomas e os Rolling Stones, em 1964. A nossa escolha é a gravação dos Stones. 

O arranjador de Winding contactou seu amigo Ragovoy quando Winding disse que queria gravar algo mais comercial e ritmico. Em gratidao, Gagovoy deu 50% dos direitos autorais da música pra Sherman, que viveu dessa boquinha até se divorciar em 1983 e perder esse direito pra ex-mulher. Os caminhos da música!!

Os Stones gravaram duas versoes da canção`em 1964. A primeira versao com um arranjo mais fraco tem uma introducao de piano mais breve e foi gravada em Londres em junho de 1964 e lançada nos Estados Unidos como um compacto do album 12 x 5, em 26 de setembro de 1964. 

Foi lançado um mês depois do lançamento de Irma Thomas e chegou ao numero 6 dos charts pop americanos, se tornando o primeiro Top Ten dos Stones nos Estados Unidos, pois o compacto anterior com It’s all over now só houvera chegado ao número 26. 

A segunda versao com um arranjo melhor e que tem uma guitarra na introducao, foi gravada em Chicago em 8 de novembro de 1964 e só foi lançada nos Estados Unidos em 15 de janeiro de 1965. 

Ambas as gravacoes possuem elementos da gravação de Irma Thomas, inluindo interjeiçoes de palavras faladas no refrao, um monologo no meio da canção e uma guitarra solo bem destacada. 

Quando os Stones tocaram Time is on my side pela primeira vez no The Ed Sulliva Show, Sullivan ficou chocado com a aparencia deles, uma vez que cabelo grande em homem era considerado uma ofensa para as pessoas mais velhas nos Estados Unidos naquele tempo. Sullivan disse que eles nunca mais iriam tocar no seu show novamente, mas não foi o que aconteceu. Eles voltaram muitas vezes. 

Uma versao ao vivo pode ser encontrada num album ao vivo de 1982 chamado Still life. 

Na gravacao, Mick Jagger fez os vocais principais, Keith Richards tocou guitarra e fez os backing vocals. Brian Jones tocou guitarra, pandeiro e backing vocals. Bill Wyman tocou baixo e fez backing vocals e Charlie Watts tocou bateria. Alem deles, Ian Stewart tocou orgao. 

Foi regravada por muitos artistas, entre eles Michael Bolton, Jimmy Norman, Blondie, Wilson Pickett, Paul Revere and The Raiders, Vanessa Carlton e Patti Smith. 

A letra:

Time is on my side, yes it is
Time is on my side, yes it is
Now you always say
That you want to be free
But you'll come running back (said you would baby)
You'll come running back (I said so many times before)
You'll come running back to me
Oh, time is on my side, yes it is
Time is on my side, yes it is
You're searching for good times
But just wait and see
You'll come running back (I won't have to worry no more)
You'll come running back (spend the rest of my life with you, baby)
You'll come running back to me
Go ahead, go ahead and light up the town
And baby, do everything your heart desires
Remember, I'll always be around
And I know, I know
Like I told you so many times before
You're gonna come back, baby
Cause I know
You're gonna come back knocking
Yeah, knocking right on my door
Yes, yes!
Well, time is on my side, yes it is
Time is on my side, yes it is
Cause I got the real love
The kind that you need
You'll come running back (said you would, baby)
You'll come running back (I don't always said you would)
You'll come running back (I won't have to worry no more)
Yes time, time, time is on my side, yes it is
Time, time, time is on my side, yes it is
Oh, time, time, time is on my side, yes it is
I said, time, time, time is on my side, yes it is
Oh, time, time, time is on my side
Yeah, time, time, time is on my side


A versão dos Rolling Stones, com introdução de guitarra:



Patti Smith ao vivo em Estocolmo em 1976 com Time is on my side:


 
Vanessa Carlton com Time is on my side:

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

322 – The Beatles – I’m happy just to dance with you (1964)



Escrita por Lennon e McCartney, foi gravada em 1 de março de 1964, no Abbey Road Studios, em Londres. Foi escrita pra George Harrison cantar. A dupla de compositores nao gostaram da música, por isso deram pra George, eu acho, pois Paul disse depois que era uma canção-fórmula e John disse que nunca iria cantar essa canção ele mesmo.  

Eles gravaram essa canção num domingo, e foi a primeira que usaram os estudios Abbey Road no final de semana. Eles tambem gravaram uma versao pro programa da BBC From us to you, gravada no dia 17 de julho de 1964 nos estudios da BBc em Londres e foi ao arem 3 de agosto de 1964. 

George Harrison fez os vocais e a guitarra solo. John Lennon tocou guitarra ritmica e fez os backing vocals. Paul Tocou baixo e fez os backing vocals. Ringo tocou bateria e tambor africano. 

Em 1980, Anne Murray fez uma regravacao dessa cançao. A versao dela chegou ao numero 64 dos charts pop americanos.

A letra:

Before this dance is through
I think I'll love you too
I'm so happy when you dance with me

I don't want to kiss or hold your hand
If it's funny try and understand
There is really nothing else I'd rather do
Cos I'm happy just to dance with you

I don't need to hug or hold you tight
I just want to dance with you all night
In this world there's nothing I would rather do
Cos I'm happy just to dance with you

Just to dance with you
It's everything I need
Before this dance is through
I think I'll love you too
I'm so happy when you dance with me

If somebody tries to take my place
Let's pretend we just can't see his face
In this world there's nothing I would rather do
Cos I'm happy just to dance with you

Just to dance with you
It's everything I need
Before this dance is through
I think I'll love you too
I'm so happy when you dance with me

If somebody tries to take my place
Let's pretend we just can't see his face
In this world there's nothing I would rather do
I've discovered I'm in love with you
Cos I'm happy just to dance with you 


A versao dos Beatles:



A versao de Anne Murray:


 
A versao de Evan McHugh:

domingo, 31 de agosto de 2014

0038 – Baby, I need your loving - The Four Tops (1964)



Compositores: Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland

  • Foi gravada em 8 de julho de 1964, em Hitsville, USA e lançada em 10 de julho de 1964 no compacto que tinha Call on me como Lado B. 
     
  • Chegou ao número 11 Billboard Hot 100.

  • É a canção de número 390 da lista 500 Greatest Songs of all time da revista Rolling Stone
     
  • Levi Stubbs fez os vocais principais, background vocals foram feitos por Renaldo Benson, Lawrence Payton, Abdul Fakir e The Andantes. Piano foi tocado por Earl Van Dyke, baixo por James Jamerson, guitarra por Robert White e bateria por Benny Benjamin. 
     
  • Foi regravada por Johnny Rivers, entre outros artistas.
A letra:

Baby, I need your lovin'
Baby, I need your lovin'
Although you're never near
Your voice I often hear
Another day, 'nother night
I long to hold you tight
'Cause I'm so lonely
Baby, I need your lovin'
Got to have all your lovin'
Baby, I need your lovin'
Got to have all you lovin'

Some say it's a sign of weakness
For a man to beg
Then weak I'd rather be
If it means having you to keep
'Cause lately I've been losing sleep
Baby, I need your lovin'
Got to have all your lovin'
Baby, I need your lovin'
Got to have all you lovin'

Empty nights echo your name
Whoa, sometimes I wonder
Will I ever be the same?
Oh yeah!

When you see me smiling, you know
Things have gotten worse
Any smile you might see
Has all been rehearsed

Darling, I can't go on without you
This emptiness won't let me live without you
This loneliness inside, darling
Makes me feel half alive

Baby, I need your lovin'
Got to have all your lovin'
Baby, I need your lovin'
Got to have all your lovin'
Baby, I need your lovin'
Got to have all your lovin'

A versao original dos Four Tops:



A versao das Supremes:



A versao de Johnny Rivers:

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

320 – Petula Clark – Downtown (1964)



Escrita por Tony Hatch, foi gravada em 16 de outubro de 1964 e lançada por Petula Clark em novembro de 1964, num compacto que tinha You’d better love me. Virou um hit internacional, chegando ao numero 1dos charts pop americanos e numero 2 dos charts britanicos.

Tony Hatch era um assistente de producao do entao produtor dela Alan Freeman, num hit de Petula de 1961 chamado Sailor. Em 1963, Freeman chamou Hatch pra ser o produtor dela.

Em 1964, Hatch fez sua primeira visita à New York City, procurando material de editores para artistas que ele estava produzindo. Ele disse que estava num hotel no Central Park e andou até a Broadway e Times Square e inocentemente pensou que estava em Downtown, esquecendo que em New York City especialmente, downtown é muito mais abaixo, indo na direção do Battery Park.

Ele gostou da atmosfera de lá e a música veio muito rápido. De acordo com ele, ele estava em pé na esquina da 48th street esperando semafóro abrir, olhando pra Times Square quando a melodia veio primeiro logo que as luzes de neon se acenderam.

Pensou primeiro em oferecer aos Drifters, mas quando mostrou a melodia a Petula Clark, ela gostou e quis gravar e foi quando Hatch terminou a letra. Ele disse que nunca havia pensando numa mulher cantando essa canção.

Petula Clark gravou Downtown no Pye Studio em Marble Arch. Trinta minutos antes da gravacao, Hatch ainda dava retoques na canção, não estava pronta ainda. Ele quis fazer um arranjo que conectasse Petula com o publico jovem sem perder o publico mais velho dela. Entao ele fez uma orquestra tocar rock. Jimmy Page tocou guitarra nessa gravação.

Downtown foi lançada no Reino Unido em novembro de 1964. Entrou nos charts britanicos em 14 de novembro de 1964, chegou ao número 2 em dezembro de 1964, ficando em segundo lugar, só perdendo o primeiro posto pra I feel fine, dos Beatles. Ganhou disco de ouro no Reino Unido, com vendas acima de meio milhao de copias. Chegou tambem ao numero 1 na Australia, Nova Zelandia, Rodesia e Africa do Sul e numero 2 na Irlanda e Dinamarca, número 3 na India e Holanda e número 8 na Noruega.

Nos Estados Unidos, essa gravação de Petula Clark entrou nos charts pop americanos em 19 de dezembro de 1964, no número 87 desse chart. Na segunda semana, Downtown chegou ao numero 14 desse chart. Na terceira semana passou pra 12 e na quarta semana passou pra quinto lugar. Chegou à numero 4 desse chart e no dia 23 de janeiro de 1965, chegou ao primeiro lugar dos charts e ficando lá nessa posicao por uma semana, perdendo o primeiro post pra You’ve lost that lovin’ feeling, dos Righteous Brothers.

Petula Clark foi a primeira mulher inglesa a ter um número 1 nos Estados Unodos durante a era do rock and roll e a segunda da historia. Vera Lynn teve um numero 1 nos Estados Unidos em 1952 com a musica Auf Wiederseh’n Sweetheart. Petula Clark foi tambem a primeira mulher britanica a ter um disco de ouro nos Estados Unidos, com vendas acima de 1 milhao de copias.

Petula Clark tambem gravou versoes de Downtown em frances, itlaiano e alemao. E regravou dowtown outras vezes durante a sua carreira. Em 1976, com uma batida de discoteca. Em 1984, com um novo piano e um trumpete. Em 1988 com o produtor holandes Eddy Ouwens. Em 2011, ela gravou com a banda The Saw Doctors. Gravou outra versao em 2013. Gravou-a novamente em 2010 no Cheltenham Festival.

Downtown gravada por Petula Clark ganhou um Grammy em 1965 como melhor canção de rock and roll. E entrou no Grammy Hall of Fame em 2003.  

Dolly Parton gravou uma versao de Downtown em Nashville em outubro de 1983, lançado em 1984.

Em 2006, Emma Bunton lançaria sua versao. Jann Arden gravou em 2007. The Sw Doctor em 2011, com participacao especial de Petula Clark.  

Isabelle Bond, gravou-a em 1964 assim como Marianne Faithfull, The Lettermen e Billy Preston tambem.  

Celly Campelo gravou em 1964 uma versao em portugues chamada Nao me abandone.

Frank Sinatra gravou-a em 1966, The B-52’s gravou-a em 1979, Guy Mitchell em 1985, Booker T. and The M.G.s em 1995, Irene Cara em 2004, entre muitos outros.

New York City, depois dos ataques de 11 de setembro, tem usado Downtown na versao de Petula Clark como canção tema dos comerciais pra incentivar o turismo na Lower Manhattan.

No filme de 1999 Girl Interrupted, was personagens de Winina Ryder e Angelina Jolie cantao essa m;usica enquando Elizabeth Moss é colocada num quarto sozinha.

Green Day usou a melodia de Downtown pra uma canção deles chamada Waiting, lançada em 2000.

A letra:

When you're alone and life is making you lonely
You can always go downtown
When you've got worries, all the noise and the hurry
Seems to help, I know, downtown

Just listen to the music of the traffic in the city
Linger on the sidewalk where the neon signs are pretty
How can you lose?
The lights are much brighter there
You can forget all your troubles, forget all your cares

So go downtown
Things will be great when you're downtown
No finer place for sure, downtown
Everything's waiting for you

Don't hang around and let your problems surround you
There are movie shows downtown
Maybe you know some little places to go to
Where they never close downtown

Just listen to the rhythm of a gentle bossa nova
You'll be dancing with 'em too before the night is over
Happy again
The lights are much brighter there
You can forget all your troubles, forget all your cares

So go downtown
Where all the lights are bright, downtown
Waiting for you tonight, downtown
You're gonna be alright now, downtown

Downtown
Downtown

And you may find somebody kind to help and understand you
Someone who is just like you and needs a gentle hand to
Guide them along
So maybe I'll see you there
We can forget all our troubles, forget all our cares

So go downtown
Things will be great when you're downtown
Don't wait a minute more, downtown
Everything is waiting for you, downtown

Downtown (downtown)
Downtown (downtown)
Downtown (downtown)
Downtown (downtown)


A versao original de Petula Clark:



A versao de Frank Sinatra:



A versao de Emma Bunton:

2162 – Journey – Don't stop believing (1981)

Escrita por Jonathan Cain, Steve Perry e Neal Schon, foi gravada entre abril e junho de 1981, no Fantasy Studios, em Berkeley, California ...