segunda-feira, 30 de setembro de 2013

0081 – Bossa Nova baby - Elvis Presley (1963)


Escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller, foi gravada em 22 de janeiro de 1963, no Radio Recorders, em Hollwyood, California e lançada em outubro de 1963 no compacto que tinha Witchcratf como Lado B. Saiu depois no disco Fun in Acapulco, trilha sonora do filme, em dezembro de 1963. Chegou ao número 8 dos charts Billboard Hot100 e número 20 no Billboard R&B. Também chegou ao número 13 no Reino Unido. Já havia sido gravada por Tippie and Clovers em 1962.


I said, take it easy, baby
I worked all day
And my feet feel just like lead
You got my shirt tails
Flyin' all over the place
And the sweat poppin' out of my head


She said, hey, bossa nova baby
Keep on a workin' for
This ain't no time to quit
She said, go, bossa nova baby
Keep on dancin'
I'm about to have myself a fit
Bossa nova, bossa nova


I said Hey little mama let's sit down
and Have a drink and dig the band

She said, drink, drink, drink
Oh, fiddle the dink
I can dance with a drink in my hand

She said, hey, bossa nova baby
Keep on workin' for
This ain't no time to drink
She said, go, bossa nova baby
Keep on dancin'
'Cause I ain't got time to think
Bossa nova, bossa nova


I said, come on, baby
It's hot in here
And it's oh so cool outside
If you lend me a dollar
I can buy some gas
And we can go for a little ride


She said, hey bossa nova baby
Keep on workin' for
I ain't got time for that
She said, go, bossa nova baby
Keep on dancin'
Or I'll find myself another cat
Bossa nova, bossa nova


Bossa nova, bossa nova

Bossa nova, bossa nova


Elvis no filme Fun in Acapulco:


\
Elio Pace ao vivo em 2010, na BBC:



Tippie and The Clovers:


sábado, 28 de setembro de 2013

236 – Bob Dylan – Masters of war (1963)



Letra escrita por Bob Dylan sobre uma clássico popular da Folk Music chamada Nottamum Town. Gravada em 24 de abril de 1963 e lançada em 27 de maio de 1963, pela Columbia Records. A letra é um protesto contra a guerra fria. 

Dylan disse que nunca havia pensando assim, que nunca havia escrito uma canção que dizia que esperava que alguem morresse, mas disse que deixou assim mesmo pois era o sentimento que tinha e não ia mudar. 

Em 17 de janeiro de 1961, o presidente Dwight D. Eisenhower fez o seu discurso de despedida na Casa Branca. Nesse discurso, ele alertava que os americanos precisavam se proteger contra a aquisicao de influencia externa, vista ou não vista pelo completo militar industrial. Dylan disse que a música foi feita por causa desse discurso de Eisenhower. 

Dylan disse que a música é uma musica pacifista contra a guerra. Não é um canção anti-guerra. A cançao fala contra o que Eisenhower chama no discurso de Complexo Militar Industrial. Dylan disse que o espirido estava no ar, ele apenas pegou. 

Judy Collins gravou uma versao em 1963, Jose Feliciano em 1965, Barry McGuire em 1967, Cher em 1968, Leon Russel em 1970, Pearl Jam em 2004, entre outros artistas. 

A letra: 

Come you masters of war
You that build the big guns
You that build the death planes
You that build all the bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks.

You that never done nothin'
But build to destroy
You play with my world
Like it's your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly.

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain.

You fasten all the triggers
For the others to fire
Then you

Set back and watch
When the death count gets higher
You hide in your mansion'
As young people's blood
Flows out of their bodies
And is buried in the mud.

You've thrown the worst fear
That can ever be hurled
Fear to bring children
Into the world
For threatening my baby
Unborn and unnamed
You ain't worth the blood
That runs in your veins.

How much do I know
To talk out of turn
You might say that I'm young
You might say I'm unlearned
But there's one thing I know
Though I'm younger than you
That even Jesus would never
Forgive what you do.

Let me ask you one question
Is your money that good
Will it buy you forgiveness
Do you think that it could
I think you will find
When your death takes its toll
All the money you made
Will never buy back your soul.

And I hope that you die
And your death'll come soon
I will follow your casket
In the pale afternoon
And I'll watch while you're lowered
Down to your deathbed
And I'll stand over your grave
'Til I'm sure that you're dead.

Masters of war com Eddie Veder:



Masters of war com Barry McGuire:



Masters of war com Jose Feliciano:


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

235 – The Beatles – I saw her standing there (1963)



Composta por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 11 de fevereiro de 1963, nos estudios da EMI da Abbey Road, tendo George Martin como produtor. Foi lançada em 22 de março de 1963,  no disco Please Please me, no Reino Unido e em 26 de dezembro na forma de compacto simples, nos Estados Unidos, sendo o Lado B de I want to hold your hand. No disco Please please me, I saw her standing there foi a primeira música, e curiosamente tem a contagem inicial, one, two, three, four e a banda entra, como se fosse a entrada dos Beatles no mundo dos LPs. 

Quando lançada nos Estados Unidos, entrou nos charts pop em 8 de fevereiro de 1964, ficando por lá por 11 semanas, chegando na 14ª posicao, sendo essa a melhor posicao atingida. É a cançao de número 139 da revista Rolling Stone das 500 maiores cancoes de todos os tempos. 

A ideia partiu de Paul, que queria fazer uma canção com a palavra Seventeen. Teve essa ideia quando estavam indo pra casa depois de um show em Southport, Lancashire. A ideia era fazer uma versao moderna da música Seventeen come Sunday, que Paul havia escutado em Liverpool em 1960. A cançao foi terminada depois na casa de Paul na Forthlin Road, com John. 

Paul diria depois que usou o riff de baixo de Talkin’ about you, de Chuck Berry. Ele tocou exatamente as mesmas notas como Chuck Berry fez e deu certinho. Bem, a gravação foi naquele famoso dia em que gravaram o primeriro disco quase inteiro em 13 horas apenas. Gravaram dez músicas. Os Beatles não estavam presentes na mixagem, que ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1963. As bandas quase nunca ficavam durante as mixagens naquela epoca.

A contagem inicial, que geralmente é tirada na mixagem, foi deixada de proposito por George Martin, que queria dar a impressao que o disco era ao vivo, pois tinha ido vê-los no Cavern Club e tinha visto uma apresentacao ao vivo e ficado impressionado. E foi assim que ocorreu, George pediu pra que eles fossem ao estudio gravar todas as musicas em um só dia. 

Paul tocou baixo, bateu palmas e fez os vocais principais. John tocou guitarra ritmica, bateu palmas e fez backing vocals. George bateu palmas e tocou guitarra solo. Ringo tocou bateria e bateu palmas. 

A cantora Tiffany gravou uma versao em 1988, trocando o her por him. Em 1974, John Lennon gravou uma versão ao vivo com a banda de elton John e o proprio. John Lennon fala assim na apresentacao: “Eu queria agradecer Elton e os rapazes por me terem aqui hoje à noite. Nós pensamos numa música pra terminar a noite e pensamos em fazer uma música de uma velha noiva minha, chamada Paul. Eu nunca cantei essa música antes, é uma velha canção dos Beatles e nós só sabemos ela. 

Essa foi a ultima vez que Lennon tocaria ao vivo numa grande apresentacao. Quando Lennon morreu, essa gravação atingiria o número 40 nos charts ingleses, sendo a única vez que essa canção entraria nos charts ingleses, em todos os tempos. 

Paul gravou duas versoes ao vivo e lançou em 1990 no album Trpipping the live fantastic, em 2002, no album Back in the US e em 2003 no album Back in the world. Em 1987, ele gravaria uma versao no album CHOBAB CCCP. Paul toca sempre nos shows essa musica até hoje. Num show em Liverpool em 2008, ele teve Dave Grohl na bateria. 

 Em 1986, Paul tocou-a no Price Trust Rock Gala, num show de caridade do Principe Charles. Na ocasiao, um grupo de artistas de peso se juntou à Paul, como Elton John, Eric Clapton, Phil Collins, Mark Knopfler e Ray King. Paul tambem tocaria um dueto com Billy Joel na inauguracao do Citi Field, em Flushing, New York.

The Supremes gravaram uma versao, assim como o The Who, com Keith Moon nos vocais. Tambem gravaram no seu show de despedida em 1982, no Shea Stadium, com John Entwistle nos vocais.

Led Zeppelin tocaria ao vivo em 4 de setembro de 1970 em Los Angeles. Santo and Johnny fizeram tambem uma versao. Em 2004, no Grammy Awards, Sting tocou junto com Dave Matthews, Vince Gill e Pharrell Williams.

Tambem tem uma versao de Little Richard com Jerry Lee Lewis, no disco de Jerry Lee de 2006 chamado Last man standing. Jerry Garcia gravaria sua versao em 1982. Bob Welch o faria em 1979. 

A letra:

1 - 2 - 3 - 4 !

Well, she was just 17,
You know what I mean,
And the way she looked was way beyond compare.
So how could I dance with another (ooh)
When I saw her standin' there.

Well she looked at me, and I, I could see
That before too long I'd fall in love with her.
She wouldn't dance with another (whooh)
When I saw her standin' there.

Well, my heart went "boom,"
When I crossed that room,
And I held her hand in mine...

Well, we danced through the night,
And we held each other tight,
And before too long I fell in love with her.
Now, I'll never dance with another (whooh)
When I saw her standing there

Well, my heart went "boom,"
When I crossed that room,
And I held her hand in mine...

Oh, we danced through the night,
And we held each other tight,
And before too long I fell in love with her.
Now I'll never dance with another (whooh)
Since I saw her standing there 


The Beatles ao vivo em Washington DC, em 11 de fevereiro de 1964:



Agora aquele de 1986, no concerto com a super banda citado no texto:



Ao vivo no Cavern Club, com David Gilmour:

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

234 – Bob Dylan – A hard rain’s a gonna fall (1963)



Escrita por Bob Dylan, foi escrita no verao de 1962, gravada por ele em 6 de dezembro de 1962 e lançada em 27 de maio de 1963, pela Columbia Records.  

Em 22 de setembro de 1962, Dylan apareceu pela primeira vez no Carnegie Hall e tocou tres musicas, como parte de um show com muitos artistas e foi lá a primeira vez tambem que tocou essa música. 

Um mês depois, em 22 de outubro, o presidente Kennedy aparecia na TV pra anunciar que havia descoberto os misseis sovietivos em Cuba, iniciando assim a crise dos misseis cubanos. 

Dylan iria tocar essa canção no famoso Concert for Bangladesh, organizado por George Harrison e Ravi Shankar. Em 4 de dezembro de 1975, Dylan gravaria outra versao ao vivo em Montreal. Em 23 de maio de 1994, Dylan gravou ao vivo no Japao, com uma orquestra de 90 músicos. Em 2007, Dylan gravaria uma versao exclusiva pra Expo Zaragoza. 

Foi regravada por Pete Seeger, Joan Baez, Leon Russell, Brian Ferry, Jason Mraz, Robert Plant, Jimmy Cliff, entre tantos outros. 

O fotografo Mark Edwards tirou uma série de fotografias ilustrando a letra da música, que foi eixibida em vários lugares, como no predio da ONU em New York City. Foi publicada em livro em 2006. 

A letra:

Oh, where have you been, my blue-eyed son?
And where have you been my darling young one?
I've stumbled on the side of twelve misty mountains
I've walked and I've crawled on six crooked highways
I've stepped in the middle of seven sad forests
I've been out in front of a dozen dead oceans
I've been ten thousand miles in the mouth of a graveyard
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.

Oh, what did you see, my blue eyed son?
And what did you see, my darling young one?
I saw a
newborn baby with wild wolves all around it
I saw a highway of diamonds with nobody on it
I saw a black branch with blood that kept drippin'
I saw a room full of men with their hammers a-bleedin'
I saw a white ladder all covered with water
I saw ten thousand talkers whose tongues were all broken
I saw guns and sharp swords in the hands of young children
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, and it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.

And what did you hear, my blue-eyed son?
And what did you hear, my darling young one?
I heard the sound of a thunder, it roared out a warnin'
I heard the roar of a wave that could drown the whole world
I heard one hundred drummers whose hands were a-blazin'
I heard ten thousand whisperin' and nobody listenin'
I heard one person starve, I heard many people laughin'
Heard the song of a poet who died in the gutter
Heard the sound of a clown who cried in the alley
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.

Oh, what did you meet my blue-eyed son?
Who did you meet, my darling young one?
I met a young child beside a dead pony
I met a white man who walked a black dog
I met a young woman whose body was burning
I met a young girl, she gave me a rainbow
I met one man who was wounded in love
I met another man who was wounded in hatred
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.

And what'll you do now, my blue-eyed son?
And what'll you do now my darling young one?
I'm a-goin' back out 'fore the rain starts a-fallin'
I'll walk to the depths of the deepest dark forest
Where the people are a many and their hands are all empty
Where the pellets of poison are flooding their waters
Where the
home in the valley meets the damp dirty prison
Where the executioner's face is always well hidden
Where hunger is ugly, where souls are forgotten
Where black is the color, where none is the number
And I'll tell it and speak it and think it and breathe it
And reflect it from the mountain so all souls can see it
Then I'll stand on the ocean until I start sinkin'
But I'll know my songs well before I start singin'
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, and it's a hard
It's a hard rain's a-gonna fall.


Bob Dylan ao vivo em 1963:



Joan Baez, tambem ao vivo:



A versao de Jason Mraz:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...