Paul disse
que tocou a canção logo que ficou pronta pro seu pai, e o pai dele disse que
gostou da música, mas achava que ele deveria tirar esses yeah, yeah, yeah, pois
eram de um americanismo que ele não gostava. Os dois disseram que o pai de Paul
não estava entendendo, não podia ser She loves you, yes, yes, yes… O pessoal da
EMI pensou igual ao pai de Paul e novamente entraram em argumentos.
Norman
Smith, engenheiro de gravacao da EMI, disse que primeiro viu a letra da música
e disse, puts, essa vai ser uma das músicas que não vou gostar. Mas quando
começaram a tocar, ele disse que não conseguia ficar parado dentro da cabine.
O refrao
Yeah yeah yeah, logo se tornou um instantaneo, efetivo, infeccioso musical
hook, daqueles que ninguem consegue tirar da cabeça. Tambem de maneira
diferente, a cançao comeca logo com o refrao, em vez do primeiro verso. Não possui
tambem bridges, usando somente o refrao pra ligar os versos. Os acordes mudam a
cada duas medidas e o esquema harmonico é na maioria estatico.
A música
começa com dois tempos de batidas na bateria por Ringo. Na verdade, a bateria
de Ringo é um dos pontos altos da gravação. Os instrumentos eletronicos são mixados
mais altos do que antes, especialmente o baixo de Paul. Os vocais principais são
feitos por John e Paul em unissono.
George
Martin não gostou do acorde G6 que termina a cançao, que foi sugerido por
George Harrison. Mas apos discutirem, os Beatles mantiveram desse mesmo jeito e
Martin acabou aceitando.
A cançao
foi gravada em primeiro de julho de 1963, menos de uma semana depois de ser
terminada. Foi gravada numa maquina de gravacao de two track. A documentacao
que determina o numero de takes não existe.
Tambem foi
gravada em alemao, seguindo a mesma historia de I want to hold your hand. Se
tornou “Sie liebt dich”, e foi gravada em 29 de janeiro de 1964 pelos Beatles,
contrariados. Foi gravada junto com Komm, gib mir deine hand, no Pathe Marconi
Studios, em Paris.
A única
diferenca entre essa gravacao em alemao e a de I want to hold your hand, foi
que nesse caso aqui, tiveram que gravar tudo de novo, pois o original estava
perdido. No caso de I want to hold your hand, apenas gravaram a voz em alemao
por cima da gravacao original instrumental. Ambas foram traduzidas por um
músico de Luxemburgo chamado Camilo Felgen, sob o pseudonimo de Jean Nicolas.
A pressao
era grande. Milhares de fàs habiam reservado o proximo compacto da banda no
começo de junho de 1963, sem nem saber ainda o que viria. Foi nessa pressao que
eles compuseram a canção. No dia anterior ao lançamento, 500 mil copias foram
compradas. O compacto quebrou muitos records no Reino Unido. Entrou nos charts
em 31 de agosto de 1963 e ficou por la por 31 semanas consecutivas, sendo que
18 dessas semanas no TOP THREE. Durante esse periodo, chegou ao número em 14 de
setembro, ficando no número 1 por 4 semanas, caindo pro número 3, e voltando ao
número 1 de novo por duas semanas consecutivas, a partir de 30 de novembro. Em
novembro de 1963, já haviam vendido um milhao de copias.
O compacto
de She Loves you foi o maior vendedor de discos em 1963 no Reino Unido e tambem
o compacto dos Beatles que mais vendeu no Reino Unido em toda a historia. Era
tambem o maior vendedor de discos da historia ate 14 anos depois, quando foi
ultrapassado por Mull of Kintyre, dos Wings, escrita por Paul McCartney e Denny
Laine.
Hoje, em
2013, o compacto de She Loves You ainda é o oitavo maior vendedor de discos da
historia do Reino Unido, tendo vendido 1.9 milhoes de copias.
O sucesso
enorme de She Loves you no Reino Unido deixou George Martin e Brian Epstein
loucos com a seguinte questao: por que esse sucesso todo no Reino Unido e um
fracasso até entao estrondoso nos Estados Unidos? Até entao, o compacto com
From me to you tinha sido o único a entrar nos charts pop americanos, e com a
pífia posicao de 116.
O problema
era que a Capitol não queria lançar os Beatles lá e assim eles foram lançados
pelo pequeno label Vee-Jay Records, ate que este label não pagou os royalties
dos Beatles. Foi quando a Transglobal Music, uma filiada da EMI, ordenou que a
Vee-Jay parasse de fabricar e distribuir os discos dos Beatles nos Estados Unidos.
Como Epstein queria um label pra lançar She Loves you, a Transglobal encontrou
a Swan Records, que para evitar processos judiciais, Epstein so assinou pra
esse compacto em especial e por apenas dois anos.
Quando chegou
na America, em 16 de setembro de 1963, o compacto de She Loves You teve pouco
tempo tocando nos radios. Vendeu apenas mil copias e não entrou nos charts pop.
Quando chegou janeiro de 1964 e os Beatles lançaram I want to hold your hand na
America, que logo chegou ao número 1 dos charts pop americanos, e lançando a
British Invasion na cena musical americana, isso fez com que o caminho fosse
pavimentado pra outros discos e outros artistas vindo do Reino Unido.
Desse modo,
She Loves You entrou nos charts pop americanos logo em 25 de janeiro de 1964. Apareceram
no Ed Sullivan Show em fevereiro, onde tocaram She Loves you e outras cancoes.
She loves you ficou 5 semanas no número 2 dos charts pop americanos, ficando
atras somente de I want to hold your
hand, até que chegou ao numero 1 por duas semanas consecutivas, começando em 21
de marco. Durante suas 15 semanas nos charts, She loves you foi uma das 5
musicas dos Beatles a dominar o TOP FIVE ao mesmo tempo, ou seja, 5 músicas dos
Beatles no TOP FIVE dos charts pop americanos. Elvis Presley quase morria do
coração.
A Capitol
nos Estados Unidos não queria conversa com os Beatles, mas no Canada lançaram
She loves you em setembro de 1963. Foi tocado por uma estacao de radio de Ontario,
a CKWS e entrou nos charts nacionais em 2 de dezembro de 1963. Chegou no Top
Five em 23 de dezembro de 1963 e ficou nove semanas no número 1, a partir de
janeiro de 1964.
She Loves
you foi o primeiro compacto dos Beatles a vender na europa continental e levou
os Beatles à uma turnê na Suécia no final de outubro de 1963. Anterior à She
Loves you, artistas ingleses não tinham muito sucesso no mercado europeu
continental.
She loves
you é a cançào que deu aos Beatles um lugar na cena musical britanica, em todo
o país. Muitos acreditam que isso se deve ao musical hook do yeah, yeah, yeah. Segundo
os criticos, o yeah, yeah, yeah, deixavam o sujeito louco, de uma forma ou de
outra.
No Brasil
se tornou o Iê, iê, iê. Um completo movimento musical, que em outras palavras,
foi originado de She Loves You. Em 1975, os autores Roy Carr e Tony Tyler
escreveram um livro chamado The Betales: An Illustrated Record e disseram que
se um futuro arquivista tivesse que selecionar uma simples canção para
caracterizar os fatores e estilos que fizeram os Beatles famosos no mundo
inteiro, ele seria obrigado a escolher She Loves you.
Em 1979, o
autor Greil Marcus incluiu She Loves you no seu livro Stranded: Rock and roll
for a desert island, que é uma lista das músicas de rock essenciais. Marcus
disse que se ele tivesse que explicar à um marciano o significado de rock and
roll, a resposta seria She Loves you.
No dia 10
de dezembro de 1980, dois dias depois da morte de John Lennon em Manhattan, os
fãs fizeram uma vigilia durante várias noites e o jornal ingles The Sun teve
sua primeira página com letras garrafais, que dizia THEY LOVED HIM, YEAH, YEAH,
YEAH.
Em 27 de
julho de 2012, durante os jogos olimpicos de Londres, She loves you foi tocada
na abertura dos jogos.
Curiosamente,
apesar de ser sempre tocada nas perfomances da radio BBC, não foi lançada no
disco de 1994 chamado Live at the BBC. Tambem não entrou no disco do primeiro
filme deles chamado A hard day’s night, embora tenha sido a música que encerra
o filme, num show.
Só parou de
ficar no repertorio dos Beatles ao vivo no final de 1964. Em 1965 e 1966, os
Beatles não tocaram She loves you nos shows. Na gravação de All you need is love, de 1967, Paul
canta She loves you yeah, yeah, yeah. Tambem no filme Magical Mystery Tour, uma
versao com orgao de She Loves you é tocada.
Paul
tambem cantaria We love you yeah, yeah, yeah no fim do seu dueto com Stevie
Wonder na música What’s that you’re doing, no album Tug of war. Paul nunca tocou She loves you completa, ao
vivo, nem com os Wings e nem sozinho, mas canta a partezinha onde diz She loves
you yeah, yeah, yeah, quando toca All you need is love ao vivo.
Neil
Diamond fez uma gravacao de She Loves you. Tambem Peter Sellers. Na turnê de Vertigo, Bono Vox sempre cantava She
Loves you no fim da música Vertigo, que tambem um yeah, yeah, yeah. Em 1987, Cher She Loves you yeah,
yeah, yeah na sua música Working girl, do seu album Cher.
Na gravação
original, John tocou violoes e fez os vocais principais. Paul tocou baixo e fez
os vocais principais. George tocou guitarra solo e fez backing vocals. Ringo
tocou bateria. George Martin foi o produtor e o engenheiro de gravacao foi
Norman Smith.
A letra:
She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah, yeah
You think you lost your love,
Well, I saw her yesterday.
It's you she's thinking of
And she told me what to say.
She says she loves you
And you know that can't be bad.
Yes, she loves you
And you know you should be glad.
She said you hurt her so
She almost lost her mind.
But now she said she knows
You're not the hurting kind.
She says she loves you
And you know that can't be bad.
Yes, she loves you
And you know you should be glad. Ooh!
She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah
And with a love like that
You know you should be glad.
You know it's up to you,
I think it's only fair,
Pride can hurt you, too,
Apologize to her
Because she loves you
And you know that can't be bad.
Yes, she loves you
And you know you should be glad. Ooh!
She loves you, yeah, yeah, yeah
She loves you, yeah, yeah, yeah
with a love like that
You know you should
Be Glad!
with a love like that
You know you should
Be Glad!
With a love like that
You know you should
be glad!
Yeah, yeah, yeah.
Yeah, yeah, yeah Ye-ah.
A gravação original:
Ao vivo, no meio da gritaria e com som péssimo:
Ao vivo em Melbourne, Australia: