quinta-feira, 8 de agosto de 2013

225 – The Drifters – Up on the roof (1962)


Mais um sucesso da dupla de compositores Carole King e Gerry Goffin. Foi gravada e lançada em 1962 pelos Drifters. A música se transformou num hit no começo de 1963, chegando ao número 5 dos charts pop americanos e número 4 dos charts de R&B. A propria Carole King participou da gravação dessa canção, tocando piano. 
 
Em 1980, a Revista Rolling Stone descreveu essa canção como sendo uma canção pop importantissima de 1962 e em particular, destacou a letra, que rimavam stairs e cares e tambem com relacao à imagem da pessoa saindo das ruas para as estrelas atraves das escadas de um predio. A revista disse que era de primeira linha, escrita muito sofisticada. 

É o número 113 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da Revista Rolling Stone. E é tambem uma das 500 canções que deram forma ao rock and roll, eleita pelo The Rock and Roll Hall of Fame. 

No Reino Unido, a versao dos Drifters não chegou nem ao TOP 50, mas Kenny Lynch e Julie Grant tiveram mais sorte. Kenny Lynch chegou ao número 10 dos charts britanicos e a versao de Julie Grant chegou ao número 33. Tony Hatch, que produziu Julie Grant, escreveu Downtown, um sucesso de Petula Clark, inspirado em Up on the roof. 

Tambem foi regravada por Little Eva. Richard Anthony escreveu e gravou uma versao em frances dessa canção, com o titulo de Sur le toit.  

James Taylor gravou-a em 1979, no seu album Flag, versao essa que chegou ao número 28 dos charts pop nesse mesmo ano. Essa foi a última música de James Taylor que chegaria ao Top 40 como artista solo. Inclusive, James Taylor cantou-a no Concert for New York City, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro. E em 2010, James Taylor iria cantar essa música com Carole King, no Troubadour Reunion Tour. 

Em 1995, Robson and Jerome gravaram novamente a cancao, que chegou ao numero 1 do Reino Unido e vendeu quase um milhao de copias por lá. Chegou tambem ao numero 3 na Irlanda e 45 na Holanda. 

Ike and Tina Turner gravaram-a em 1973, Neil Diamond em 1993, Bruce Springsteen gravou-a ao vivo em 1975, durante a turnê de Born to Run, entre outros artistas. 

A letra:

When this old world starts getting me down
And people are just too much for me to face (Up on the roof)
I climb way up to the top of the stairs
And all my cares just drift right into space (Up on the roof)

On the roof, it's peaceful as can be
And there, the world below can't bother me
Let me tell you now

When I come
home feeling tired and beat
I go up where the air is fresh and sweet (Up on the roof)
I get away from the hustling crowds
And all that rat race noise down in the street (Up on the roof)

On the roof's the only place I know
Where you just have to wish to make it so
Let's go up on the roof (Up on the roof)

At night, the stars put on a show for free
And, darling, you can share it all with me
I keep-a tellin' you

Right smack dab in the middle of town
I found a paradise that's trouble-proof (Up on the roof)
And if this world starts getting you down
There's room enough for two up on the roof (Up on the roof)

Up on the roof (Up on the roof)
Oh, come on, baby (Up on the roof)
Oh, come on, honey (Up on the roof)
Everything is all right (Up on the roof)


A versão mais nova dos Drifters com Up on the roof:



 Agora a maravilhosa versào de Carole King com James Taylor:



A versão de Robson and Jerome:


terça-feira, 6 de agosto de 2013

0086 – Breaking up it’s hard to do - Neil Sedaka (1962)


Escrita por Neil Sedaka e Howard Greenfield, foi gravada em 1962 e lançada em junho de 1962, no compacto com As long as I live como Lado B. Chegou ao número 1 do Billboard HOT100 e número 12 no Billboard R&B. Chegou também ao número 7 no Reino Unido. Os backing vocals foram feitos pelo grupo vocal feminino The Cookies. Al Casamenti, Art Ryerson e Charles Macy tocaram guitarra. Ernie Heyes tocou piano. George Duvivier tocou baixo. Gary Chester tocou bateria. Artir Kaplan tocou sax. George Devens e Phil Kraus tocaram percussão. Seymour Barab e Morris Stonzek tocaram celos. David Guilliet, Joseph Haber, Harry Kohon, David Sackson e Louis Stone tocaram violinos.


Do do do
Down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Breaking up is hard to do


Don't take your love away from me
Don't you leave my heart in misery
If you go then I'll be blue
'Cause breaking up is hard to do


Remember when you held me tight
And you kissed me all through the night
Think of all that we've been through
And breaking up is hard to do


They say that breaking up is hard to do
Now I know I know that it's true
Don't say that this is the end
Instead of breaking up I wish that we were making up again


I beg of you don't say goodbye
Can't we give our love another try?
Come on, baby, let's start anew
'Cause breaking up is hard to do


(They say that breaking up is hard to do)

Now I know, I know that it's true
(Don't say that this is the end)
Instead of breaking up I wish that we were making up again


I beg of you don't say goodbye
Can't we give our love another try?
Come on, baby, let's start anew
'Cause breaking up is hard to do


Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down



 A gravação original de Neil Sedaka:



Neil Sedaka ao vivo, no seu DVD The Show goes on:



Agora The Carpenters:


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

223 – Chris Montez - Let’s dance (1962)


Escrita e produzida por Jim Lee, foi lançada por Chris Montez em 1962, pela Monogram Records. Chegou ao número 4 dos charts pop americanos e número 2 nos charts ingleses. Em 1973, foi relançada na Europa e chegou ao TOP 5 do Reino Unido e da Alemanha. 
 
Em 1988, no CD Live in Europe, Tina Turner faz um dueto com David Bowie nessa música. Tambem em 1988, Slade lancou uma versao dessa música que não teve muito sucesso. Os Beatles gravaram uma versão de Let’s dance em 1961, com Tony Sheridan, que só foi lançada em 1967, num album chamado The Beatles’s First. Os Ramones tambem gravaram-a em 1976 no primeiro disco deles, entre outros artistas.

A letra:

(One, two)
(One, two, three, four)

Hey baby won't you take a chance?
Say that you'll let me have this dance

Well let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too,
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

Hey baby, yeah, you thrill me so
Hold me tight, don't you let me go

But let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

OK, wail now.

Oh, yeah

Hey, baby, if you're all alone
Maybe you'll let me walk you home

But let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too,
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

Hey, baby, things are swingin' right
Yes, I know that this is the night

Well let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

But let's dance
But let's dance
But let's dance


Let's dance original, de Chris Montez: 



Tina Turner com David Bowie em 1988:



Agora a versão do Slade:

sexta-feira, 19 de julho de 2013

222 – Roy Orbison – Leah (1962)


Escrita pelo proprio Roy Orbison, Leah chegaria à número 1 na Australia, 25 nos charts pop americanos, e número 19 no Canadá. A introdução dela se parece muito com a introdução de Tropicália, de Caetano Veloso, de 1969. Inclusive acho que Caetano tirou essa introdução exatamente de Leah. 
 
Trata-se de mais uma balada romantica de Orbison, onde ele mostra toda a extensão da sua voz diferenciada. 

Conta a história de um cara sai da cabana e entra no barco e vai pro mar por Leah (lê-se Lia). E mergulha na baia pra procurar ostras e pérolas pra fazer um colar pra Leah. Mas ele tem que ir bem fundo pra encontrar uma pérola bem especial pra fazer uma surpresa agradavel pra Leah. 

Mas algo dá errado e a perna dele fica presa. Então ele pensa em fechar as maos bem apertadas pra quando encontrarem seu corpo, que encontrem a perola lá dentro das maos e a entreguem pra Leah. 

No entanto tudo era um sonho e ele acorda, mas não parece aliviado porque na vida real ele não está mais com Leah. 

A letra:
Hey, Leah Leah
Hey, Leah Leah
Here I go
From the hut to the boat to the sea for Leah
Uh huh! I gotta go diving in the bay
Gotta get a lot of oysters
Find some pearls today
To make a pretty necklace for Leah
Leah
I gotta go deep and find the ones just right
I'll bet my Leah will be surprised tonight
I'll place the pearls around the only girl for me
Leah
But something's wrong
I cannot move around
My leg is caught
It's pulling me down
But I'll keep my hands shut tight for if they find me
They'll find the pearl for Leah
And now it's over
I'm awake at last
Oh, heartaches and memories from the past
It was just another dream about my lost love
About Leah
Hey, Leah Leah
Hey, Leah Leah
Here I go
Back to sleep and in my dreams
I'll be with Leah
Leah
Leah

A versão original, de 1962:


Roy Orbison no famoso show Black and White, com Bruce Springsteen, Elvis Costello, KD Lang, entre outros:


A versão do The Thin Men on Earth, de 1974:

quinta-feira, 18 de julho de 2013

221 – Elvis Presley – Suspicion (1962)


Escrita pela dupla de compositores de sucesso Doc Pomus e Mort Shuman. No total, essa dupla escreveria vinte e cinco canções pra Elvis Presley. 
 
Suspicion foi lançada no LP Pot Luck with Elvis, de 1962. A canção se tornou um hit em 1964, ajudada pela versão de Terry Stafford, que chegaria ao número 3 dos charts pop americanos e 31 no charts britanicos. A versao de Elvis só se tornaria um hit no Reino Unido em 1976, chegando ao número 9 dos charts britanicos. 

A letra:

Every time you kiss me I’m still not certain that you love me,
Every time you hold me I’m still not certain that you care
Though you keep on saying you really, really, really love me
Do you speak the same words to someone else when I’m not there.

Suspicion torments my heart,
Suspicion keeps us apart,
Suspicion why torture me.

Every time you call me and tell me we should meet tomorrow
I can’t help but think that you’re meeting someone else tonight,
Why should our romance just keep on causing me such sorrow?
Why am I so doubtful whenever you’re out of sight?

Suspicion torments my heart,
Suspicion keeps us apart,
Suspicion why torture me.

Darling, if you love me, I beg you wait a little longer,
Wait until I drive all these foolish fears out of my mind,
How I hope and pray that our love will keep on growing stronger,
Maybe I’m suspicious ‘cause true love is so hard to find.

Suspicion torments my heart,
Suspicion keeps us apart,
Suspicion why torture me.


A gravação original de Elvis Presley, somente áudio:



Agora a versão de Terry Stafford, de 1964:



Robert Gordon e banda:


quarta-feira, 10 de julho de 2013

220 – Ray Charles – I can’t stop loving you (1962)

Escrita por Don Gibson, e originalmente lançada por ele em 1958, para RCA Victor, a gravadora que tinha Elvis nos seu quadro de artistas. Porém ela tornou-se um clássico na voz de Ray Charles. Foi gravada em 15 de fevereiro de 1962 nos United Recording Studios, em Hollywood, California e teve o proprio Ray Charles e Sid Feller como produtores. Foi lançada pela ABC Paramount, num compacto simples, tendo Born to lose como Lado B. A gravação de Charles foi a escolhida pra nossa lista. 

A versao de Ray Charles chegou ao número 1 dos charts pop americanos em 1962 e ficou lá por cinco semanas. Chegou tambem ao número 1 dos chars de R&B. É o número 161 no ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores cançoes de todos os tempos. Foi também número 1 no Reino Unido e Australia e número 4 na Noruega. 

Roy Orbison gravou-a em 1961 no disco Sings Lonely and blue. Frank Sinatra gravou-a em 1964 no album It might as well be swing. Andy Williams gravou em 1965 no seu album Andy William’s dear heart. 

Tom Jones gravou em 1965 no seu album Tom Jones on Stage e em 1967 no album Live at the Talk of the town. Tambem foi gravada por Ella Fitzgerald, mas nao sabem a data. Jerry Lee Lewis gravou-a em 1969 e em 1979. 

Em 1991 foi a vez de Van Morrison gravar sua versao no album Hymns to the silence e tocou-a várias vezes ao vivo. Em 2006, ele gravou uma versao ao vivo no Austin City Limits Festival, que saiu no album de mesmo nome. 

Connie Francis gravou-a em 1962. Ricky Nelson e Solomon Burke tambem regravou-a. Elvis Presley tocou-a ao vivo de 1969 até 1977. Pode ser encontrada no famoso DVD Aloha from Hawaii. Jim Reeves gravou-a em 1965, Anne Murray gravou-a em 2002. 

A letra:

I Can't Stop Loving You by Ray Charles
(I can't stop loving you)
I've made up my mind
To live in memory of the lonesome times
(I can't stop wanting you)
It's useless to say
So I'll just live my life in dreams of yesterday
(Dreams of yesterday)
Those happy hours that we once knew
Tho' long ago, they still make me blue
They say that time heals a broken heart
But time has stood still since we've been apart

(I can't stop loving you)
I've made up my mind
To live in memories of the lonesome times
(I can't stop wanting you)
It's useless to say
So I'll just live my life in dreams of yesterday
(Those happy hours)
Those happy hours
(That we once knew)
That we once knew
(Tho' long ago)
Tho' long ago
(Still make me blue)
Still ma-a-a-ake me blue
(They say that time)
They say that time
(Heals a broken heart)
Heals a broken heart
(But time has stood still)
Time has stood still
(Since we've been apart)
Since we've been apart

(I can't stop loving you)
I said I made up my mind
To live in memory of the lonesome times
(Sing a song, children)
(I can't stop wanting you)
It's useless to say
So I'll just live my life of dreams of yesterday
(Of yesterday)


Ray Charles ao vivo em 1982:



Van Morrison ao vivo em 2006:



Elvis Presley ao vivo em 1969:

2127 – Bob Dylan – Lenny Bruce (1981)

Escrita por Bob Dylan, foi gravada entre março e maio de 1981 e lançada no disco Shot of love, o vigésimo primeiro disco de Bob Dylan. F...