sábado, 7 de maio de 2011

0010 – All I have to do is dream - The Everly Brothers (1958)

Compositor: Boudleaux Bryant

  • Foi gravada em 6 de março de 1958, na RCA em Nashville, Tenessee e lançada em abril de 1958. Tem Chet Atkins na guitarra.

  • Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, número 1 do Billboard R&B e número 1 do Billboard Country&Western. Foi também número 1 no Reino Unido. 

  • É a canção número 141 da lista da revista Rolling Stone 500 Greatest Songs of All Time.

  • É uma das 500 songs that shaped Rock and Roll, do Rock and Roll Hall of Fame. 

  • Recebeu um Grammy Hall of Fame Award em 2004. 

  • Aparece em uma cena memorável no filme Riding in cars with boys, com James Woods e Drew Barrymore.

  • Foi regravada por Richard Chamberlein, Bobbie Gentry com Glen Campbell, R.E.M., Cliff Richard, entre outros artistas.

Eis a letra:

Dream, dream, dream, dream
Dream, dream, dream, dream
When I want you in my arms
When I want you and all your charms
Whenever I want you, all I have to do is

Dream, dream, dream, dream
When I feel blue in the night
And I need you to hold me tight
Whenever I want you, all I have to do is dream

I can make you mine, taste your lips of wine
Anytime night or day
Only trouble is, gee whiz
I'm dreamin' my life away
I need you so that I could die
I love you so and that is why
Whenever I want you, all I have to do is
Dream, dream, dream, dream
Dream

I can make you mine, taste your lips of wine
Anytime night or day, Only trouble is, gee whiz
I'm dreamin' my life away
I need you so that I could die
I love you so and that is why
Whenever I want you, all I have to do is
Dream, dream, dream, dream
Dream, dream, dream, dream
Dream, dream, dream, dream

A versão de Pavel, Veronica e Alexey:



The Everly Brothers no concerto de reconciliação, nos anos 1980:



Agora o R.E.M, num videoclipe muito massa. Eles mudaram o All I have, por All I've got.

domingo, 1 de maio de 2011

80 – Bobby Darin – Splish Splash (1958)

Trata-se de outro clássico. Composta pelo próprio Bobby Darin e por Murray Kaufman, foi gravada em 10 de Abril de 1958 no Atlantic Studios em New York e lançada pela Atco Records em 19 de maio do mesmo ano num compacto simples que “Judy don’t be moody” no lado B.

A música surgiu a partir de uma aposta que Murray Kaufman, que era DJ e conhecido como Murray the K, que duvidou que Darin não teria capacidade de compor uma música que começasse com as palavras : “Splish splash, I was taking a bath”. Essa frase foi pedida justamente pela mãe de Kaufman.

A canção deu um boost enorme na carreira de Darin, pois chegou ao número 3 dos charts americanos. A letra faz menção a muitas outras músicas da época, como “Lollipop”, “Peggy Sue” e “Good golly miss molly”.

A canção foi regravada em 1979 por Barbra Streisend para o álbum Wet. Teve nova letra. A canção também aparece no filme Lover boy e no filme You’ve got a mail. Kevin Spacey canta a música no filme Beyond the sea, biográfica de Bobby Darin.

A letra:

Splish splish, I was takin' a bath
Long about a Saturday night
A rub-a-dub, just relaxin' in the tub
Thinkin' everything was alright
Well, I stepped out the tub, put my feet on the floor
I wrapped the towel around me and I
Opened the door, and then I
Splish, splash... I jumped back in the bath.
Well how was I to know there was a party going on?

They was a-splishin' and a'splashin'
Reelin' with the feelin', movin' and a'groovin'
Rockin' and a'rollin', yeah

Bing bang, I saw the whole gang
Dancin' on my living room rug, yeah!
Flip flop, they was donin' the bop
All the teens had the dancin'
But there was lollipop with a Peggy Sue
Good Golly, Miss Molly was-a even there, too!
A- well-a, splish splash, I forgot about the bath
I went and put my dancin' shoes on, yay...

I was a rollin' and a strollin', reelin' with the feelin',
Moving and a groovin', splishin' and a splashin', yeah!

Yes, I was a-splishin'' and a splashin'...
I was a-rollin' and a-strollin'...

Yeah, I was a-movin' and a-groovin'
We was a-reelin' with the feelin'
We was a-rollin' and a-strollin'
Movin' with the groovin' splish splash, yeah!

O original de Darin, somente o áudio:



Bobby Darin ao vivo no final dos 1950:



Bobby Darin na sua última apresentacao na TV:

terça-feira, 26 de abril de 2011

79 – Larry Williams – Dizzy miss Lizzy (1958)

Dizzy Miss Lizzy foi lançada em marco de 1958 por Larry Williams, e também foi escrita por ele. Lançada pela Specialty Records e teve Slow Down como lado B do compacto simples. Em muitos pontos, ela se parece com Good Golly Miss Molly, de Little Richard.

Os Beatles fizeram uma regravação no disco Help!, de 1965. Gravaram em 10 de Maio de 1965, nos estúdios EMI, em Londres e lançaram em 14 de Junho de 1965 nos Estados Unidos. Produzida evidentemente por George Martin. Lennon gravou os vocais com double track e guitarra base. Paul tocou baixo e piano elétrico. George tocou guitarra solo com double track e Ringo tocou bateria e sino de vaca.

Paul McCartney acha que essa é uma das melhores gravações dos Beatles. Pode-se perceber uma instrumentação alta, rítmica, ao lado dos vocais estridentes de Lennon. A canção também aparece no DVD de John Lennon chamado Live Peace in Toronto 1969.

O primeiro que ficou conhecendo a musica foi Brian Epstein, o manager dos Beatles e depois foi mostrada pra Ringo. E foi ele quem perseguiu os outros para que gravassem a música.

A letra:
You make me dizzy Miss Lizzy
The way you rock and roll
You make me dizzy Miss Lizzy
The way you do the stroll
Come on Miss Lizzy
Love me 'fore I grow too old
Come on give me fever
Put your lovin' hand in mine
Dizzy Miss Lizzy
Ooh babe
Girl you look so fine
Just a-rockin' and a rollin'
Girl I surely wish you were mine
[Interlude]
You make me dizzy Miss Lizzy
When you call my name
Whoah baby
You know you're drivin' me insane
Come on come on baby
I wanna be your lovin' man
Gonna tell your mama
You're gonna be my bride
Gonna tell your brother
Baby don't run and hide
You make me dizzy Miss Lizzy
Ow I'm gonna marry you oh oh

A gravação original de Williams, somente o áudio:



Agora a gravação dos Beatles, de 1965, somente o áudio:



Beatles ao vivo no antológico show no Shea Stadium, em New York City, em 1965:

terça-feira, 12 de abril de 2011

0087 – Breathless - Jerry Lee Lewis (1958)

0087 – Breathless – Jerry Lee Lewis, 1958 – Escrita por Otis Blackwell, foi gravada por Jerry Lee Lewis em janeiro de 1958, no Sun Studio, no 706 Union, em Memphis, Tennessee e lançada em fevereiro de 1958, no compacto que tinha Down the line como Lado B. Chegou ao número 7 do Billboard HOT100, número 4 no Billboard Country e número 3 no Billboard R&B, além de número 8 no Reino Unido. Apareceu no filme de mesmo nome, estrelado por Richard Gere e Valerie Kaprisky, em 1983. Jerry Lee Lewis cantou e tocou piano. Billy Lee Riley tocou guitarra. J.W. Brown tocou baixo e Jimmy Van Eaton tocou bateria. Foi regravada por Tom Jones, Wanda Jackson, Cliff Richard, Albert Lee e o próprio Otis Blackwell, entre outros artistas.


Now if you love me please don't tease

If I can hold you then let me squeeze
My heart goes round and round

My love comes a tumblin' down
You leave me aaah breathless ah


Well I shake all over honey you know why

I am sure is love honey let's no no lie
Cause when you call my name

You know I burn like a wooden flame
You leave me aah breathless ah

Ooh baby ooh crazy

Your much is too much

Honey I can't love you enough
It's alright to hold me tight

But when you love me love me right

Oh come on baby now don't be shy

This love was meant for you and I
Wind, rain, sleet or snow

I'm gonna be wherever you go
You have left me aaah breathless ah


Oh keep going

Well ooh baby hum crazy your much is too much

I can't love you enough
Well it's alright to hold me tight

But when you love me love me right

Well come on baby now don't be shy

The love was meant for you and I
Wind, rain, sleet or snow

I'm going be with you wherever you go
You leave me aaah breathless ah



A música, ao vivo em 1958, com Jerry Lee Lewis:



Agora Jerry Lee Lewis ao vivo em 1973:



A cena final do filme com Breathless:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

77 – Ritchie Valens – Come on let’s go (1958)

Canção escrita por Ritchie Valens e Bob Keane e gravada em 18 de Junho de 1958, a canção foi lançada pela Del-Fi Records (de propriedade de Bob Keane) poucos dias após sua gravação, num compacto simples que tinha “Framed” no lado B. Framed era outro original de Leiber e Stoller.

Na gravação, músicos consagrados tocaram com Valens, entre eles Rene Hall na guitarra solo e o famoso baterista Earl Palmer. Foi a primeira música a ser gravada por Ritchie Valens. Isso ocorreu no Gold Star Studio em Los Angeles.

A canção, apesar de ser reconhecida por críticos contemporâneos como um clássico do rock, não foi muito bem nos charts e nunca chegou ao top 40.

A letra:

Well .... Come on lets go lets go lets go little darlin'
Tell me that you'll never leave me
Come on Come on lets go again, again and again
Well.... Now swing me swing me all the way darling
Come on lets go little darlin'
Lets go lets go again once more
Well..... I love you so yeah and I'll never let you go
Come on baby lets go
Oh pretty baby I love you so
Lets.... go lets go lets go little sweet heart
Now that we can always be together
Come on come on lets go again

I love you so yeah and I'll never let you go
Come along baby soon
Oh pretty baby I love you so
Lets.... go lets go lets go little darlin'
Tell me that you'll never leave me
Come on Come on lets go and again and again and again
Come on Lets go and do it again and again and again and again
and again and again and again
Come on lets go and do it again

Ritchie Valens com Come on let's go:



Agora a versão de Los Lobos, que entrou na trilha sonora do filme La Bamba (somente o áudio):



Trecho do filme La Bamba, que fala da vida e morte de Ritchie Valens:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

76 – Elvis Presley – Trouble (1958)

Blues escrito pela dupla compositora de sucesso Jerry Leiber e Mike Stoller, foi gravada por Elvis Presley em 15 de Janeiro de 1958 e lançada em 19 de Setembro de 1958, pela RCA Victor, na trilha sonora do filme King Creole. Elvis cantava-a no filme também. Teve Scotty Moore na guitarra e era uma das 3 músicas de Stoller e Leiber do filme.

A performance de Elvis no filme faz alusão a Muddy Waters e Bo Diddley. “If you’re looking for trouble”, ele entona, “then look right in my face. Because I’m evil, my middle name is misery”. Maury Dean, crítica musical, sugere que Trouble, com Elvis rosnando, é uma das primeiras canções de punk.

10 anos depois, Elvis abriu o seu 1968 comeback special com Trouble. A luz era escura, o que realçava a apresentação, o numero fazia uma alusão ao passado “perigoso” de Elvis, e servia pra provar que o cantor ainda era sexy e provocativo. Em seguida, entram guitar man e jailhouse rock. Elvis também viria a cantar Trouble ao vivo em turnês dos anos 1970.

Detalhe: em 1975, Elvis gravou uma música chamada T-R-O-U-B-L-E para um compacto simples, mas vem a ser uma música totalmente diferente.

O compacto simples de lançamento da cantora Amanda Lear foi com uma gravação de Trouble, lançada na Grã-Bretanha pela Creole Records, tendo Lethal Leading lady como lado B. Uma tradução pro francês da música feita por Vline Buggy, intitulada Le Bagarre, foi lançada na França pela Polydor. La Bagarre foi inclusa no álbum de estreia de Amanda Lear em 1977, chamado I am a potograph.

Lear também tocou a música em um episódio de Musikladen, que foi ao ar em 29 de Maio de 1976 na Alemanha Ocidental. Vestida em couro preto, a apresentação de Lear fazia uma alusão à imagem de Durão de Elvis dos anos 1950. Com essa aparição na TV, a Ariola Records fez um relançamento de La Bagarre e assinou com ela um contrato de 6 álbuns.

Suzi Quatro também fez uma regravação de trouble em 1974 para o segundo álbum Quatro. De acordo com o autor Phillip Auslander, com essa gravação Quatro se alinhou com a tradição masculina dessa música, que incluía Elvis. O crítico Robert Christgau entretanto escreveu que a gravação ficou bobinha e não o convenceu que ela era realmente evil.

O músico Robbie Williams abriu seu DVD show de 2002 com Trouble. O DVD se chamava The Robbie Williams Show. A performance foi idêntica em conceito à sequência de abertura do comeback especial de 1968, de Elvis.

Britney Spears abriu o 2007 MTV Video Music Awards com os primeiros versos de trouble, pra depois emendar com a sua Gimme more. Uma versão com Gillan chegou ao número 14 nos charts ingleses em Outubro de 1980.

A letra:

If you're looking for trouble
You came to the right place
If you're looking for trouble
Just look right in my face
I was born standing up
And talking back
My daddy was a green-eyed mountain jack
Because I'm evil, my middle name is misery
Well I'm evil, so don't you mess around with me

I've never looked for trouble
But I've never ran
I don't take no orders
From no kind of man
I'm only made out
Of flesh, blood and bone
But if you're gonna start a rumble
Don't you try it on alone
Because I'm evil, my middle name is misery
Well I'm evil, so don't you mess around with me
I'm evil, evil, evil, as can be
I'm evil, evil, evil, as can be
So don't mess around don't mess around don't mess around with me
I'm evil, I'm evil, evil, evil
So don't mess around, don't mess around with me
I'm evil, I tell you I'm evil
So don't mess around with me
Yeah!

Elvis num clipe com trouble:



Elvis com a parte do filme King Creole onde canta trouble:



Agora a versão de Suzi Quatro pra se tirar a dúvida (somente o áudio):

sexta-feira, 25 de março de 2011

75 – Eddie Cochran – Summertime blues (1958)

Canção gravada por Eddie Cochran em 1958. Foi escrita por Eddie e pelo seu manager Jerry Capehart. Originalmente era um lado B, chegou ao número 8 dos charts americanos em 29 de Setembro de 1958 e numero 18 nos charts ingleses. No lado A desse compacto tinha Love Again. O compacto foi gravado em 28 de Março de 1958 e lançado em 11 de Junho de 1958, pela Liberty Records e produzida por Eddie Cochran.

Eddie cantou, tocou guitarra e ainda fez um overdub de outra guitarra. Connie Guybo Smith tocou baixo elétrico e Earl Palmer bateria.

Em Março de 2005, a Q Magazine colocou summertime blues como sendo o número 77 da lista das 100 maiores músicas de guitarra de todos os tempos. Assim como ela é o número 73 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

Os Beach Boys também gravaram a versão deles de Summertime blues. Gravada 4 anos após a gravação de Eddie e dois anos após a sua morte, os Beach Boys pagaram seu tributo no seu primeiro disco, Surfin’ Safari, lançado em Outubro de 1962. Os vocais foram divididos por Carl Wilson, com apenas 15 anos e pelo guitarrista Dave Marks, que tinha apenas 14 anos de idade. Nunca foi lançada em compacto simples nos Estados Unidos, mas ganhou popularidade nas Filipinas em 1966, chegando ao número 7 daquele país.

Quem também gravou outra versão foi o The Who. Lançada pela Decca em Junho de 1970 num compacto simples, tendo Heaven and Hell do lado B. Lançaram-na também no álbum Live At Leeds. Os produtores foram Kit Lambert e Chris Stamp.

Eles tocavam summertime blues ao vivo nos shows desde o nascimento da banda até o começo de 1976, com repetições de vez em quando após isso. Nunca mais foi tocada depois da morte do baixista John Entwistle, em 2002. Foi tocada na turnê de 1967 pelos Estados Unidos, que vem a ser a primeira prova de gravação de alguma coisa deles, incluindo um show de Junho de 1967, no festival de Monterey.

Assim, a versão de 1970 do álbum Live at Leeds, e o compacto tirado do álbum, chegou ao número 37 no Reino Unido e 28 nos Estados Unidos. Eles gravaram também uma versão de estúdio logo após o festival de Monterey, em 28 de Junho de 1967 e nunca havia sido lançada. Foi lançada apenas em 1998, quando apareceu no CD remasterizado Odds & Sods.

Outras versões ao vivo do The Who estão presentes no CD do festival de Monterey, e no DVD com documentário e concerto sobre Woodstock, assim como no CD do Festival de Isle of Wright e no CD Live at Royal Albert Hall.

Outra regravação interessante é a da banda psicodélica americana Blue Cheer, gravada em 1967 e inclusa no álbum Vincebus Eruptum, de 1968. O compacto tirado do disco chegou ao número 14 nos charts americanos, elevando as vendas do álbum pra número 11 do país. Essa versão não é tão conhecida como a do The Who, mas tem mais guitarras distorcidas e com som mais intenso. Essa versão é o número 73 da lista da Rolling Stone das 100 melhores músicas de guitarra de todos os tempos. Nessa versão, as respostas são omitidas e cada membro da banda faz um solo rápido.

Alan Jackson também tem a sua versão de Summertime blues. Gravada em 11 de Janeiro de 1994 e lançada em 13 de Junho de 1994, teve um compacto com Hole in the Wall no lado B tirado do álbum Who I am. Chegou ao número 1 dos charts americanos de country music e ao número 104 no geral. Jackson disse que a sua versão foi inspirada numa versão de Buck Owens. Jackson fez um vídeo com a musica dirigido por Michael Salomon e lançado também em Junho de 1994.

A letra:

Well, I'm gonna raise a fuss
I'm gonna raise a holler
About a working all summer
Just to try to earn a dollar
Well, time I called my baby
Try to get a date
My boss says, no dice son
You gotta work late
Sometimes I wonder
What I'm a gonna do
But there ain't no cure
For the summertime blues

Oh, well my Mom and Poppa told me, son
You gotta make some money
If you want to use the car
To go ridin' next Sunday
Well I didn't go to work
Told the boss I was sick
Well you can't use the car
Cause you didn't work a lick
Sometimes I wonder
What I'm a gonna do
But there ain't no cure
For the summertime blues

I'm gonna take two weeks
Gonna have a fine vacation
I'm gonna take my problem
To the United Nations
Well I called my congressman
And he said, whoa
I'd like to help you son
But you're too young to vote
Sometimes I wonder
What I'm a gonna do
But there ain't no cure
For the summertime blues

Eddie Cochran ai vivo em 1958:



The Who em Woodstock cantando Summertime blues, em 1969:



Alan Jackson no video clip da música:

domingo, 20 de março de 2011

74 – Little Richard – Good golly miss Molly (1958)

Trata-se de um hit do rock and roll primeiramente gravada por Little Richard em 1958. A canção é um 12 bar blues e foi escrita por John Marascalco e por Robert Bumps Blackwell (que também foi o produtor da musica). Foi lançada pela Specialty Records como compacto simples e teve Hey hey hey hey como lado B.

Apesar dela ter sido gravada originalmente por Little Richard, Blackwell produziu outra versão dessa música com os Valiants, que imitavam Little Richard, mas cantavam a canção de forma ainda mais rápida. A versão dos Valiants foi lançada primeiro (apesar de ter sido gravada depois), foi a versão de Little Richard que virou hit. E como acontecia com quase todos os seus hits, se transformou num clássico do rock and roll e foi depois regravada por centenas de artistas. É o número 94 das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

No começo dos anos 1960 a música se tornou um hit continental na América Latina, quando foi gravada pelo grupo mexicano Los Teen Tops, cujo cantor era o ídolo teen Enrique Guzman e foi cantada em espanhol com o título de La Plaga. Foi gravada em 1959, e foi o primeiro compacto simples da banda. Depois ela se tornaria um hit novamente para a filha de Guzman, Alejandra no LP Bye Mama. La Plaga junto com La Bamba de 1958, são os primeiros clássicos do rock em espanhol.

A banda inglesa The Swinging Blue Jean chegou ao top 10 britânico com sua versão de 1964. Em 1966 a canção se tornou hit novamente quando Mitch Ryder and The Detroit Wheels gravou-a num medley com “devil with a blue dress on”, chegando ao número 4 dos Estados Unidos. Depois, Bruce Springsteen iria repetir esse medley em todos os bis dos seus concertos nos anos 70 e 80, onde uma dessas performances é gravada no álbum No Nukes, de 1980.

Em 1969, o Creedence Clearwater Revival gravou “Miss Molly” com uma pequena mudança das letras. Em vez de cantar o original “When she hugs me, her kissing make me ting-a-ling-a-ling”, John Fogerty canta “Would you pardon me a kissing and a ting-a-ling-a-ling”. A canção também foi regravada pelos Meat Puppets no album Out my way. 

Além disso, a canção foi inclusa no primeiro álbum dos Crests, chamado The Crests Sing All Biggies, de 1960. Também foi inclusa no álbum Live at the Star Club, Hamburg, de Jerry Lee Lewis, de 1964.

No filme King Ralph, o personagem do título representado por John Goodman, toca a canção. Também foi regravada pelos Sonics, no álbum Here are The Sonics e também pelo Screaming Lord Sutch. O Deep Purple na sua canção Speed King fala Good Golly said Little Miss Molly.

Um episódio de Hannah Montana é intitulado Good Golly Miss Dolly, numa referência a esse clássico.

A letra:

Good golly miss Molly, sure like to ball,
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

From the early early mornin' to the early early night,
When I caught miss Molly rockin' at the house of blue lights,
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Mama, papa told me 'Son, you better watch your step',
If'n your Papa's Mama had to watch my Papa's step ,
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Ahhhhhhhh

Good golly miss Molly, sure like to ball,
Whooo
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Goin' to the corner gonna buy a diamond ring,
When she hugs me and kiss me make me ting-a-ling-a-ling
Good golly miss Molly, sure like to ball,
A-When you're rockin' and a rollin', can't hear your mama call.

Little Richard tocando a música no show de 50 anos de Mohammed Ali, com Ali na platéia e chamando Richard de rei:



O grande Jerry Lee Lewis cantando a música ao vivo em Londres, em 1989:



Creedence Clearwater Revival ao vivo em 1970:

segunda-feira, 14 de março de 2011

73 – Chuck Berry – Johnny B. Goode (1958)

Nada melhor do que esse clássico pra iniciar o ano de 1958. Composta por Chuck Berry e gravada em 6 de Janeiro de 1958 nos Chess studios em Chicago, Illinois. Foi lançada em 31 de Março de 1958 num compacto simples, tendo a música Around and Around no lado B.

A canção foi um hit gigantesco entre os brancos e negros chegando ao número 2 dos charts rhythm and blues e numero 8 do chart pop. Trata-se de uma das mais famosas músicas de Chuck Berry e foi gravada por muitos artistas diferentes e recebeu muitas honras e prémios. É também considerada uma das músicas mais conhecidas da história da música.

Foi escrita por Berry em 1955, a canção conta a história de um menino pobre do interior que toca guitarra “just like ringing a bell”, e que um dia teria o seu nome brilhando nos letreiros. Berry confessou que a música era em parte autobiográfica e que a letra original dizia “coloured boy”, mas pra tocar nos rádios, ele mudou pra “country boy”.

O título sugere que o guitarrista é bom, mas deixa outra dica autobiográfica pois Berry nasceu na Goode Avenue, em St. Louis. A canção foi inicialmente inspirada pelo tocador de piano de Berry chamado Johnnie Johnson, mas foi mudando pra ficar mais parecida com a história do próprio Berry. Curiosamente, apesar de Johnnie Johnson ter tocado piano em muitas das canções de Berry, nessa especialmente foi Lafayette Leake quem tocou o piano.

O riff que abre a música é uma cópia nota por nota da abertura de Ain’t that just like a woman, de Louis Jordan, de 1946, tocada pelo guitarrista Carl Hogan. Berry escreveu 3 outras músicas envolvendo o personagem Johnny B. Goode, e elas foram Bye bye Johnny, Go go go, e Johnny B. Blues e um álbum com o título Concerto in B. Goode e uma música com o mesmo nome, com duração de 19 minutos e somente instrumental.

Chuck Berry tocou guitarra e fez os vocais, Lafayette Leake tocou o piano, Willie Dixon o baixo e Fred Below na bateria. A gravação de Chuck Berry foi inclusa no Voyager Golden Records e foi atribuída a nave espacial Voyager como representante do rock and roll, uma das 4 canções americanas inclusas entre muitas conquistas culturais da humanidade.

A canção foi tocada no filme De Volta pro Futuro em 1985, onde Michael J. Fox, que interpreta Marty McFly toca uma versão cover (tocada por Mark Campbell) da canção num baile da high school quando ele volta ao ano de 1955 (três anos antes do lançamento da canção).

McFly toca a música ao vivo no palco e enquanto ele toca, o cantor da banda Marvin Berry diz que seu primo Chuck estava procurando por um novo som, e sugere que iria criar a canção baseado na criação de McFly.

Quando Chuck Berry foi induzido ao rock and roll hall of fame em 1986, ele tocou Johnny B. Goode e rock and roll music, apoiado por Bruce Springsteen e a E-Street Band. O hall of fame incluiu estas canções e também Maybellene na lista das 500 canções que deram shape ao rock and roll. E foi induzida no Grammy hall of fame em 1999, pela sua influência como compacto simples de rock and roll.

Em Março de 2005, Q magazine colocou Johnny B. Goode como numero 42 na sua lista das 100 melhores músicas de guitarra. Em 2008, Rolling Stone magazine colocou-a no número 1 das 100 melhores canções de guitarras de todos os tempos. Guitar world colocou-a como numero 12 dos 100 melhores solos de guitarras de todos os tempos. A canção é atualmente rankeada como numero 6 de todos os tempos em uma junção de críticos no site acclaimedmusic.net.

O cantor de country Buck Owens fez uma versão de Johnny B. Goode e chegou ao número 1 dos charts de country nos Estados Unidos. Jimmy Hendrix chegou ao número 35 nos charts ingleses em 1972 e numero 13 na Nova Zelândia em 1986, com lançamento póstumos da música.

A versão de Peter Tosh chegou ao número 84 dos charts americanos e 48 nos charts ingleses, numero 10 na Holanda e 29 da Nova Zelândia. A versão do Judas Priest chegou ao número 64 na Inglaterra em 1988.

Além dessas versões, muitos outros artistas gravaram a cacao, entre outros: AC/DC, Aerosmith, Al Kooper, B.B. King, Beach Boys, Beatles, Bill Haley and His Comets, Bon Jovi, Brian Wilson, Buck Owens, Buddy Holly, Carlos Santana, The Carpenters, Celine Dion, Cidade Negra, Dion, Elton John, Elvis Presley, Grateful Dead, Green Day, Jerry Lee Lewis, John Denver, John Mayer, Johnny Rivers, Julian Lennon, Led Zeppelin, Living Colour, Lynyrd Skynyrd, Men at Work, Peter Tosh, Prince, Rolling Stones, Sex Pistols, e The Who.

A letra:

Deep down in Louisiana close to New Orleans,
Way back up in the woods among the evergreens...
There stood a log cabin made of earth and wood,
Where lived a country boy name of Jonny B. Goode...
Who never ever learned to read or write so well,
But he could play a guitar like a'ringing a bell.

Go, Go, Go Jonny Go, Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Johnny B Goode

He used to carry his guitar in a gunny sack
or sit beneath the trees by the railroad track.
Oh, the engineers would see him sitting in the shade,
Strumming with the rhythm that the drivers made.
the People passing by they would stop and say
Oh my but that little country boy could play

Go, Go, Go Jonny Go, Go

Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Jonny B. Good

His mother told him someday he would be a man,
And you will be the leader of a big old band.
Many people coming from miles around
To hear you play your music when the sun go down
Maybe someday your name would be in lights
Saying Jonny B. Good tonight.

GoGo, Go Jonny
GoGoGo Go Jonny
GoGoGo Go Jonny
GoGoGo Go Jonny Go
Go Jonny B. Good

Chuck Berry tocando Johnny B. Goode ao vivo em 1958:



Agora Chuck ao vivo com John Lennon nos anos 1970:



Em 1995, em Cleveland, Ohio, junto com Bruce Springsteen num show pro Rock and Roll of Fame Museum. Detalhe que Chuck já tinha quase 70 anos:

quinta-feira, 10 de março de 2011

72 – Buddy Holly – Oh, boy! (1957)

Trata-se de uma canção originalmente cantada por Buddy Holly e sua banda, The Crickets. Foi escrita por Sonny West e Bill Tilghman e Norman Petty adicionou o nome dele como sempre fazia.

Foi gravada entre 29 de Junho e 1 de Julho de 1957 nos estúdios de Petty, em Clovis, New Mexico com Holly fazendo os vocais principais os The Picks fazendo o backing vocal. A canção é no formato A-A-B-A, com versos 12 bar blues e uma 8 bar bridge. Foi o lado B do compacto simples que tinha Not fade away no lado A e lançada em 27 de Outubro de 1957.

Chegou ao número 10 dos charts americanos e numero 3 nos charts ingleses no começo de 1958.

Eu não tenho certeza, mas tenho a impressão que foi baseado nessa música que Kid Vinil fez a música “Eu sou boy”, que fez sucesso nos anos 1980 no Brasil.

A letra:

All of my love - all of my kissin'
you don't know what you've been a-missin'
oh boy - when you're with me - oh boy
the world can see that you were meant for me
All of my life I've been a-waitin'
tonight there'll be no hesitatin'
oh boy - when you're with me - oh boy
the world can see that you were meant for me
Stars appear and shadows fall
and you can hear my heart call
and a little bit of lovin' makes everything right
I'm gonna see my baby tonight

Buddy Holly and The Crickets com a gravação original de Oh, boy! (somente o áudio):



Agora Buddy e os Crickets ao vivo no Ed Sullivan Show em 1958:



Grateful Dead ao vivo em New York, em 1971 (somente áudio):

segunda-feira, 7 de março de 2011

71 – Elvis Presley – (You’re so square) Baby I don’t care (1957)

Trata-se de uma canção escrita em 1957 pela dupla Jerry Leiber e Mike Stoller. Se transformou num clássico pop de menores proporções, com grandes gravações de Elvis Presley e também de Buddy Holly.

A versão de Elvis foi lançada no seu EP Jailhouse Rock e chegou ao número 14 nos charts de rhythm and blues. A versão de Buddy Holly aparece em vários de suas coletâneas tipo greatest hits.

Esse final de semana, por coincidência, fui ao museu do Rock and Roll, em Cleveland, Ohio. Lá eu pude ver um baixo elétrico de Elvis, que dizia que ele havia tocado a parte do baixo nas gravações dessa música.

Outros que regravaram a canção foram: Cliff Richard, Led Zeppelin, Joni Mitchell, Don McClean, Scotty Moore, Queen, Bryan Ferry, e Johnny Hallyday, entre outros.

A letra:

You don't like crazy music.
You don't like rockin' bands.
You just wanna go to a movie show,
And sit there holdin' hands.
You're so square.
Baby, I don't care.

You don't like hotrod racin'
Or drivin' late at night.
You just wanna park where it's nice and dark.
You just wanna hold me tight.
You're so square.
Baby, I don't care.

You don't know any dance steps that are new,
But no one else could love me like you do, do, do, do.

I don't know why my heart flips.
I only know it does.
I wonder why I love you, baby.
I guess it's just because
You're so square.
Baby, I don't care.

Elvis no filme Jailhouse rock com You're so square, baby I don't care:



Agora a gravação de Buddy Holly (somente o áudio):



Queen, ao vivo no antigo estádio de Wembley:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

70 – Carl Perkins – Everybody’s trying to be my baby (1957

A música de número 70 da nossa seleção é a famosa Everything’s trying to be my baby, que na verdade foi escrita nos anos 1930 pelo cantor country nascido no Alabama chamado Rex Griffin. Ele gravou a música pra Decca Records em 1936.

Então o cantor de Rockabilly Carl Perkins gravou a versão dele em 1956 e lançou-a em 1957, pela Sun Records do famoso Sam Phillips. Em 1964, os Beatles gravaram a canção e por erro, disseram que a canção havia sido escrita por Carl Perkins, pois desconheciam que o compositor dela era Rex Griffin.

A versão dos Beatles foi gravada em 18 de Outubro de 1964 e lançada em 4 de Dezembro de 1964. Foi produzida por George Martin e lançada no álbum Beatles for sale. Depois de 1964, a música ficou mais conhecida com a versão gravada pelo Beatles. Teve George Harrison nos vocais e na guitarra solo. John Lennon no pandeiro e guitarra acústica, Paul McCartney no baixo e Ringo Starr na bateria.

Os Beatles também gravaram versões ao vivo da música, em Junho de 1963 pra rádio BBC no programa Pop Go the Beatles e em Novembro de 1964 no Saturday Club. A segunda versão pode ser encontrada no disco Live at BBC. Outra versão gravada no Shea Stadium, em 15 de Agosto de 1965 foi incluída no álbum Anthology 2.

A letra:

Well they took some honey from a tree
Dressed it up and they called it me
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

I Woke up last night half past four
Fifteen women knockin' at my door
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

Went out last night mean to stay late,
fore home I had nineteen dates
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

I Woke up last night half past four.
Fifteen women knockin' at my door
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

Well they took some honey from a tree
Dressed it up and they called it me
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby
Everybody's tryin' to be my baby now

Everybody's trying to be my baby com Carl Perkins, versão original, somente áudio:



Agora a versão original dos Beatles, somente áudio:



George Harrison com Carl Perkins, ao vivo, nos anos 1980:

domingo, 20 de fevereiro de 2011

69 – Buddy Holly – Not fade away (1957)

Not fade away foi um clássico entre os clássicos. Gravada em 27 de Maio de 1957 em Clovis, estado do Novo México, e lançada em 27 de Outubro do mesmo ano por Buddy Holly and The Crickets, foi um compacto simples e teve “Oh, Boy!” do lado B.

Foi escrita por Buddy Holly, mas como o produtor tinha que assinar em todas as canções pelo acordo entre eles, Norman Petty também participava dos créditos da canção. Foi lançada pela Brunswick, um selo pequeno comparado com o tamanho que era Buddy Holly.

O padrão do ritmo da canção é um dos clássicos exemplos da batida conhecida como Bo Diddley, que na verdade era uma actualização de um ritmo chamado “Hambone” ou “Patted Juba”, ritmo esse oriundo da África Ocidental.

Jerry Allison, o baterista dos Crickets, fez o som da bateria batendo numa caixa de papelão. Allison era o melhor amigo de Holly e alega ter escrito parte da letra da música, apesar de seu nome não aparecer nos créditos da música. Joe Mauldin tocou baixo. Not fade away é o numero 107 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Curiosamente, a música nunca entrou nos charts americanos.

A regravação mais famosa de Not fade away foi feita pelos Rolling Stones em 1964, com uma forte ênfase na batida de Bo Didley. Essa gravação se transformou num enorme hit na Grã-Bretanha e foi o lado A do primeiro compacto simples dos Rolling Stones. O lado B desse compacto lançado nos Estados unidos foi I wanna be your man, que dada por John Lennon e Paul McCartney de presente. Na Inglaterra o lado B foi Little by little.

Foi gravada em 10 de Janeiro de 1964 no Olympic studio em Londres e lançada em 21 de Fevereiro de 1964 na Inglaterra e em 6 de Março nos Estados Unidos. A gravadora era a Decca, que havia descartado os Beatles, por acharem que conjuntos com guitarras não tinham futuro. Se transformou no primeiro top5 na Grã-Bretanha dos Rolling Stones, chegando ao numero 3. Chegou ao número 48 nos Estados Unidos.

Era um numero constante nos shows dos Rolling Stones no inicio da carreira, inclusive abrindo os shows. E os Rolling Stones trouxeram a música de volta ao repertório deles na turnê Voodoo Lounge, de 1994-1995.

Outra versão famosa foi feita pelo Rush, em 1973. Foi também o compacto simples de estreia deles, assim como fez os Rolling Stones. O curioso é que essa gravação não foi passada pra CD e o compacto é artigo raro entre os colecionadores.

Outro grupo que gravou a musica foi o Grateful Dead, e chegaram a toca-la 530 vezes ao vivo, tornando-se a sétima musica que eles mais tocaram na vida. Também Sheryl Crow fez uma gravação. Bruce Springsteen, Bob Dylan, Tom Petty, Bon Jovi, Patti Smith e James Taylor tinham a música inclusa nos seus repertórios.

A letra:

Im gonna tell you how its gonna be
Youre gonna give your love to me
I wanna love you night and day
You know my love not fade away
Well you know my love not fade away

My love is bigger than a Cadillac
I try to show it and you drive me back
Your love for me has got to be real
For you to know just how I feel
A Love for real not fade away

Im gonna tell you how its gonna be
Youre gonna give your love to me
A love to last more than one day
A love that's love not fade away
A love that's love not fade away

A gravação original de Buddy Holly, somente o áudio:


Rolling Stones ao vivo em 1964:



Grateful Dead ao vivo em 1989:

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

68 – Little Richard – Keep a knockin’ (1957)

Keep a knockin’ foi gravada em 1957 e lançada no mesmo ano por Little Richard, num compacto simples que teve “Can’t Believe you wanna leave” no lado B. trata-se de uma musica popular do final dos anos 1920, escrita por Perry Bradford. James Wiggins gravou-a em 1928, Lil Johnson em 1935, Milton Brown em 1936 e Louis Jordan em 1939.

Mas a gravação de Richard foi a mais famosa, e chegou ao número 8 dos charts americanos. E é considerada a número 442 da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

A canção é o que eles chamam de um standard eight-bar blues, e fala de um amante que está na porta e mas o protagonista ele entrar, provavelmente porque se comportou mal. A gravação de Richard inspirou Eddie Cochran e Sharon Sheeley a escreverem a canção “Somethin’ else”, que tem uma batida de bateria idêntica a “Keep a Knockin’”. Cochran era um grande fã de Little Richard.

A introdução de bateria tocada por Charles Connor na gravação de Little Richard inspirou a introdução de bateria tocada por John Bohnam na canção Rock and Roll, gravada pelo Led Zeppelin e gravada no álbum Led Zeppelin IV.

Buddy Holly and The Crickets fizeram uma versão da canção, alem dos Everly Brothers, Johnny Rivers e Paul Rogers, que substituiu Fred Mercury no Queen.

A letra:

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again.

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
come back tomorrow night and try it again
You said you love me and you can't come in

You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in
Keep a knockin' but you can't come in

Come back tomorrow night and try it again
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
You said you love me and you can't come in
Come back tomorrow night and try it again

A gravação original de Richard, somente o áudio:



Little Richard ao vivo:



Eis a versão dos Everly Brothers, somente o áudio:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

67 – Carl Perkins – Glad all over (1957)

Glad all over foi escrita por Aaron Schroeder, Sid Tepper e Roy Bennet e foi gravada pelo então star do rockabilly Carl Perkins, nos estúdios da Sun Records, em 1957. Ela foi lançada somente em 6 de Janeiro de 1958, mas ela entrou na nossa lista o ano de 1957 pois como 6 de Janeiro são só seis dias de 1958, e ela foi apresentada ao público no filme Jamboree, de 1957, com Carl Perkins e sua banda tocando a música num estúdio, merecia entrar mesmo em 1957.

A banda de Carl Perkins no filme era Carl Perkins na guitarra solo e vocais, Jay Perkins na guitarra base, Clayton Perkins no baixo e W.S. "Fluke" Holland na bateria, que depois viria ser o baterista de Johnny Cash, que costumava chama-lo de “The father of the drums”. Glad all over foi o último compacto simples que Carl Perkins lançou pela Sun Records.

Os Beatles gravaram Glad all over em duas ocasiões, ambas em 1963 e pra rádio BBC de Londres, com George Harrison nos vocais. A primeira foi gravada em 16 de Julho de 1963 e saiu no disco Live at BBC, lançado em 1994.

George Harrison também gravou a canção em 1975 no especial da HBO/Cinemax chamado Blue Suede Shoes: A rockabilly Session, com Carl Perkins.

The Jeff Beck Group gravou a canção no álbum épico chamado “Orange”, produzido por Steve Cropper.

A letra:

Ain't no doubt about it, this must be love
One little kiss from you and I feel glad all over
Ooh baby, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over
I got goose pimples baby, 'cause it feels so good
When you cuttle me like you do and I feel glad all over
Ooh mercy, I'm a real cool pappy and I'm happy
And I'm glad all over
Well your touch goes through me like electric fire
Well, every part of me glows
It don't take much lookin' to see what I got
'Cause it shows, shows!
Come on honey please one more time
Everytime you do, well I feel glad all over
Ooh mercy, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over

Well I'm tryin' to tell you I'm cookin' inside
When we're cheek to cheek
Temperature's low but my fever is hot
I can't speak, I'm so weak
Come on honey-bunny kiss me one more time
Everytime you do, well I feel glad all over
Ooh mercy, hot-dong-dilly, it's so silly but I'm glad all over
Hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over
Ooh, hot-dang-dilly, it's so silly but I'm glad all over

Segue abaixo a gravação original de Perkins na Sun Records, de 1957, somente o áudio:


A gravação dos Beatles na BBC radio, em 1963, com George Harrison nos vocais (somente o áudio):



Agora Perkins com George Harrison, Eric Clapton, Ringo Starr, entre outros, em 1985:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...