segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

0014 – All shook up - Elvis Presley (1957)

Compositor: Otis Blackwell
  • Foi gravada em 12 de janeiro de 1957, no Radio Recorders, em Hollyood, California e lançada em 22 de março de 1957 em um compacto que tinha That's when your heartaches begin como Lado B.

  • Chegou ao número 1 no Billboard Hot 100, número no Billboard R&B e número 1 no Billboard Country and Western. Foi o primeiro hit número 1 de Elvis no Reino Unido. Vendeu ao todo mais de 2 milhões de cópias. 
     
  • É a canção número 352 da lista da revista Rolling Stone 500 Greatest Songs of All Time
     
  • Elvis cantou e tocou percussão. Scotty Moore tocou guitarra solo. Bill Black tocou double bass. DJ Fontana tocou bateria. The Jordanaires fizeram backing vocal e tocaram piano. 
     
  • Foi regravada, entre outros artistas, pelos Beatles, Billy Joel e Suzi Quatro.
A letra:

Ah well I bless my soul
What's wrong with me?
I'm itchin' like a man in a fuzzy tree
My friends say I'm actin' wild as a bug
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

Well, my hands are shaky and my knees are weak
I can't seem to stand on my own two feet
Who do you think of when you have such luck?
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

Well, please don't ask me what's on my mind
I'm a little mixed up, but I feel fine
When I'm near that girl that I love best
My heart beats so it scares me to death!
Well she touched my hand what a chill I got
Her lips are like a volcano when it's hot
I'm proud to say that she's my buttercup
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay

My tongue gets tied when I try to speak
My insides shake like a leaf on a tree
There's only one cure for this body of mine
That's to have that girl that I love so fine!
She touched my hand what a chill I got
Her lips are like a volcano that's hot
I'm proud to say that she's my buttercup
I'm in love, I'm all shook up
Mm mm mm, mm, yay, yay, yay
Mm mm mm, mm, yay, yay
I'm all shook up

Segue o original com Elvis Presley (somente o áudio):



Paul McCartney em 1999, com David Gilmour na guitarra:



Agora a gravação de Billy Joel, de 1991 (somente o áudio):



domingo, 23 de janeiro de 2011

62 – Buddy Holly – Everyday (1957)

Everyday foi escrita por Buddy Holly e Norman Petty. Na verdade Holly escreveu sozinho, mas como Petty era seu produtor e queria metade dos direitos, Holly sempre o incluía na autoria. Foi lançada em 29 de Setembro de 1957, pelo selo Brunswick e produzida por Norman Petty e Bob Thiele.

A música foi gravada por Buddy Holly and the Crickets em 29 de Maio de 1957. Ela foi o lado B do mesmo compacto simples de Peggy Sue. Buddy Holly toca um violão, o baterista Jerry Allison bate com a mão nas coxas pra fazer a percussão, Joe B. Mauldin toca um baixo acústico e a esposa do produtor Norman Petty, Vi Petty toca um Celeste, que é um instrumento tipo teclado, usado em peças clássicas como a Dance of the Sugarplum Fairy, doNutcracker. A canção é a número 236, das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.

John Denver fez uma versão e gravou no seu álbum Aerie, em 1971. James Taylor gravou-a também em 1985. Também boa ficou a versão de Don Mclean. Pearl Jam tocou-a ao vivo em Lubbock, Texas, cidade natal de Buddy Holly. Deep Purple também tocou-a muito ao vivo.

A AT&T usou a canção pra um comercial do Blackberry, recentemente. Também apareceu no seriado “Lost”, episodio 11 da season 4. No clássico Stand by me, de 1986, ela também está lá. A canção também pode ser ouvida no desenho animado “Family guy”, no episódio 15 da season 4.

A letra:

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday it's a-gettin' faster
Everyone said, go ahead and ask her
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey

Everyday seems a little longer
Every way love's a little stronger
Come what may
Do you ever long for, true love from me

Everyday it's a-gettin' closer
Goin' faster than a roller coaster
Love like yours will surely come my way
A-hey, a-hey-hey
Love like yours will surely come my way

Everyday com Buddy Holly, na gravação original (somente o áudio):



Agora a gravação de John Denver (somente o áudio):



Por fim, a gravação de Don Mclean (tambem somente o audio):

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

61 – Carl Perkins – Matchbox (1957)

Essa música de número 61 da nossa lista foi escrita pelo grande Carl Perkins, e lançada em 11 de Fevereiro de 1957 num compacto simples (mas gravada em 4 de Dezembro de 1956), com a música “Your true love” no lado B. Foi mais um dos lançamentos da famosa Sun Records, na pessoa do seu dono, o também ilustre Sam Phillips.

Porem, a sua gravação mais famosa foi feita pelos quatro cavaleiros de Liverpool, os Beatles, lançada em 19 de Junho de 1964 no EP chamado “Long tall Sally”, pelo selo Parlophone e produzida pelo também grande George Martin. Foi gravada em primeiro de Junho de 1964. Nesse EP que saiu Matchbox dos Beatles, também vieram Long tall Sally, I call your name e Slow down.

Trata-se de uma canção de rockabilly. Depois de ter gravado o lado B desse compacto simples, chamada “Your true love”, Buck, o pai de Carl Perkins, sugeriu que este gravasse uma música chamada “Matchbox blues”, que era uma velha canção gravada em 1927. O negócio foi que Buck só sabia uns versos e ficaram ali naquela sem sair do lugar.

Na época, Jerry Lee Lewis trabalhava como pianista de estúdio da Sun Records e na falta do que fazer, começou a improvisar um riff de boogie woogie no piano. Carl Perkins pegou a melodia, passou pra guitarra e improvisou a letra. Carl tocou Matchbox no canal ABC em 2 de Fevereiro de 1957, poucos dias antes dela ser colocada nas ruas em disco.

Os Beatles sempre foram fãs de Carl Perkins, sendo George o mais ardoroso. Começaram a tocar Matchbox nos seus shows a partir de 1961. Pete Best, que era o baterista da época, era quem cantava, e apesar de não existir nenhuma gravação em estúdio com ele nos vocais, dizem que existe uma gravação ao vivo com ele nos vocais. Em 1962, John Lennon cantou Matchbox no star club, em Hamburgo, Alemanha. Essa gravação foi incluída no álbum “Live at the Star Club in Hamburg, Germany, 1962”.

Em 1963, os Beatles tocaram Matchbox no rádio show da BBC, dessa vez com Ringo nos vocais. Esta é a versão que foi inclusa no famoso álbum lançado na década de 1990 chamado “Live at the BBC”. Ringo também foi o cantor quando a canção foi gravada oficialmente em estúdio em 1964.

Alguns dizem que Perkins estava No estúdio quando a música foi gravada pelos Beatles. Bem, o fato é que os 4 é que gravaram todos os instrumentos, com exceção do piano, que foi tocado pelo produtor George Martin. Curiosamente, George tocou uma guitarra de base de 12 cordas e John tocou os solos e riffs. Ate no Live at BBC Ringo diz: All right, John!

Em 19 de Fevereiro de 1987, George Harrison, Bob Dylan, John Fogerty, Taj Mahal e Jesse Ed Davis se juntaram no Palomino Club em North Hollywood, na California e tocaram ao vivo algumas músicas de Carl Perkins. Matchbox foi uma delas, juntamente com Blue Suede Shoes, Honey Don't, e Gone, gone, gone. Esta performance foi gravada e filmada e este grupo se intitulou de os “Silver Wilburys”.

A letra:

Well I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I ain't got no matches, but I got a long way to go
I'm an old poor boy and a long way from home
I'm an old poor boy and a long way from home
Guess I'll never be happy, everything I do is wrong, yeah

Well let me be your little dog, 'till your big dog comes
Let me be your little dog, 'till your big dog comes
When the big dog gets here, tell him what this little puppy done

Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I got no matches, got a long way to go
Let 'er go boy, go-go

Grande encontro, tocando Matchbox: Carl Perkins, Johnny Cash e Eric Clapton.



Outro grande encontro. Carl Perkins, que fez a música e gravou-a nos anos 1950 e Ringo, que cantou-a com os Beatles nos anos 1960 e Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e o primeiro a gravar com os Beatles sem ser um deles:



Carl Perkins ao vivo em 1989:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

60 – Dale Hawkins – Susie Q (1957)

Susie Q é um dos clássicos do rock and roll e foi escrita por Dale Hawkins em 1957, mas Stan Lewis (dono da Jewel/Paula Records) e Eleanor Broadwater (esposa do DJ Gene Nobles) também receberam os créditos, por causa de um arranjo financeiro pra eles receberem também os royalties. Foi lançada no mesmo ano. Dale Hawkins é originário da Louisiana e cantava e tocava guitarra. Nasceu em 1936 e faleceu em 2010. A versão dele de Susie Q chegou ao número 27 das paradas americanas em 1957.

Sue Q também foi um sucesso tremendo nas mãos do Creedence Clearwater Revival, que a gravaram em 19 de Janeiro de 1968 e a lançaram no mesmo ano. Ela foi lançada no álbum de estreia do CCR e acho que foi a versão que ficou mais conhecida. A canção foi um dos primeiros grandes hits do CCR e era o primeiro TOP 40 da banda que não foi escrita pro John Fogerty. A versão do CCR chegou ao número 11 das paradas americanas.

Gene Vincent também fez sua versão no seu álbum de 1964 chamado Shaking up a storm. Os Rolling Stones gravaram Susie Q no seu álbum também de 1964 chamado 12 x 5.

Johnny Rivers gravou-a ao vivo em 1965 no seu álbum Meanwhile back at the whisky à go go e em versão estúdio em 1979. Ela também aparece no filme Apocalipse Now, numa versão cover de Flash Cadillac.

Os Everly Brothers também fizeram a versão deles, da mesma forma que Linda McCartney também gravou a versão dela. O cantor mexicano Luis Miguel fez uma versão em espanhol no seu álbum Tambien es rock, de 1987.

A letra:

Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby, I love you
Susie Q

I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q

[Instrumental Interlude]

You say that you'll be true
You say that you'll be true
You say that you'll be true
Baby I love you, Susie Q

You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
You say that you'll be mine
Baby, all the time, Susie Q

Oh Susie Q
Oh Susie Q
Oh Susie Q
Baby I love you
Susie Q

I like the way you walk
I like the way you talk
I like the way you walk
I like the way you talk
Susie Q

O original de Dale Hawkins de 1957 (somente o áudio):



Susie Q no original do Creedence Clearwater Revival (somente o áudio):



Agora Susie Q com John Fogerty, ex-vocalista do Creedence Clearwater Revival:

2047 – ABBA – The winner takes it all (1980)

Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em 1980 e lançada em 21 de julho de 1980, no compacto que tinha Elaine como La...