sábado, 4 de junho de 2016

507 – The Beatles – Taxman (1966)

Escrita por George Harrison, foi gravada de 20 a 22 de abril de 1966 e no dia 16 de maio de 1966, nos estúdios da EMI, em Londres, na Abbey Road. Foi lançada em 5 de agosto de 1966, no disco Revolver. Taxman foi a música de abertura do disco, o que era uma honra e um reconhecimento do trabalho de compositor de George Harrison. Revolver é um dos discos mais conceituados dos Beatles.

A letra traz uma crítica aos altos níveis de impostos do ministro Harold Wilson. Inclusive ele é citado na letra. George Harrison disse que a música surgiu quando ele percebeu que mesmo ganhando muito dinheiro, grande parte dessa grana ia pros impostos. Como eles estavam no topo da aliquota, 95% do que eles ganhavam ia pro governo. Por isso que na letra o taxman diz: é um pra você e dezenove pra mim”.

Paul tocou guitarra e disse que George escreveu essa música com muita raiva. Taxman foi a sexta canção de George a ser inclusa num disco dos Beatles.

Nos backing vocals eles dizem Mr. Wilson e Mr. Heath, com referencia a Harold Wilson, o lider do partido trabalhista inglês e Edward Heath, lider do partudo conservador. Wilson, como dito antes, era o primeiro ministro inglês nessa época.

Escutamos a contagem da música e algumas tosses antes mesmo da música começar. A melodia da parte Taxman parece que estão falando Batman, o heroi de TV, servente civil, como os pagadores de impostos, que pagam calados e trabalham pro governo. O baixo de Paul nessa música imita James Jamerson, baixista da Motown. Paul também tocou guitarra solo, o que agradou muito a George, tanto por ele ter tocado, tanto o resultado do solo.

George fez os vocais principais e tocou guitarra ritmica. John fez backing vocals e tocou pandeiro. Paul fez backing vocals, guitarra solo e baixo. Ringo tocou bateria e sino de vaca.

Até hoje, todos os dias 15 de abril, Taxman é tocada nas rádios americanas, pois é o dia limite de recolher os impostos de renda. Foi regravada por Stevie Ray Vaughan, Junior Parker, Bill Wyman, Franz Ferdinand, Tom Petty and The Heartbreakers, entre outros.

A letra:

(1,2,3,4, Hrmm! 1,2... 1,2,3,4.)

Let me tell you how it will be
There's one for you, nineteen for me
Cos I'm the taxman, yeah, I'm the taxman

Should five per cent appear too small
Be thankful I don't take it all
Cos I'm the taxman, yeah I'm the taxman

If you drive a car, I'll tax the street
If you try to sit, I'll tax your seat
If you get too cold I'll tax the heat
If you take a walk, I'll tax your feet

Taxman!
Cos I'm the taxman, yeah I'm the taxman

Don't ask me what I want it for (Aahh Mr. Wilson)
If you don't want to pay some more (Aahh Mr. Heath)
Cos I'm the taxman, yeah, I'm the taxman

Now my advice for those who die
Declare the pennies on your eyes
Cos I'm the taxman, yeah, I'm the taxman

And you're working for no one but me
Taxman!

A versão de George Harrison ao vivo com Eric Clapton no solo:


A versão de Bill Wyman, ex-baixista dos Rolling Stones:


A versão de Tom Petty and Heartbreakers no concerto pra George:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...