quarta-feira, 11 de junho de 2014

307 – The Beatles – A hard day’s night (1964)




Escrita por John Lennon mas creditada à Lennon/McCartney. Foi lançada na trilha sonora do filme de mesmo nome e depois lançada depois como compacto simples que teve Things we said today como Lado B no Reino Unido e I should have known better como Lado B nos Estados Unidos. 

Foi a música principal e que deu ao nome do primeiro filme dos Beatles e que teve um disco de mesmo nome. Chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos e Reino Unido. O disco de mesmo nome tambem chegou ao primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos, em agosto de 1964, e foi a primeira vez que um artista conseguiu esse feito. 

Foi gravada em 16 de abril de 1964 nos EMI Studios, em Londres, e lançada em 10 de julho de 1964. O titulo da cançao foi dito por Ringo, quando ele disse isso numa entrevista pra o DJ Dave Hull em 1964. Ringo disse assim: “Nós fomos trabalhar e trabalhamos o dia todo e acabamos virando a noite tambem, ainda trabalhando. Eu pensava que ainda era dia e disse: ‘tem sido um dia (day) duro…’ e olhei ao redor e vi que estava escuro e disse: ‘noite’ (night)… foi assim que veio A hard day’s night."

O titulo no entanto foi usado primeiro pro filme, so depois que compuseram a música. De acordo com John na entrevista da Playboy de 1980: “Eu estava indo pra casa e Dick Lester, o diretor do filme, sugeriu o titulo, a partir de algo que Ringo tinha ditto. Eu usei isso no livro que estava escrevendo na epoca, In his own write, mas foi apenas uma frase dita sem importancia por Ringo. Um dos seus malapropismos. Um Ringo-ismo, onde ele disse isso nao pra ser engraçado, ele apenas disse. Entao Lester disse, vamos usar esse título”. 

John entao colocou na cabeça que ele iria compor a canção título do filme. Trabalhou na canção a noite toda e trouxe-a pra comentarios na manhã seguinte. Ele disse na entrevista da Playboy, em 1980: “Eu trouxe a canção na manhã seguinte, porque tinha uma competiçãozinha entre eu e Paul pra saber quem iria pegar o Lado A, quem tinha os Hits. Se voce notar, no começo dos Beatles, a maioria dos hits, nos filmes e em tudo, eram meus… no período inicial eu dominava o grupo… e a única razao de Paul cantar em A hard day’s night, na bridge, é porque eu não alcancei as notas. 

Foi gravada em 16 de abril de 1964 e levaram menos de tres horas pra polir a canção pro lançamento final, eventualmente selencionando o take 9 pra ser lançado. 

A jornalista Maureen Cleave disse que pegou o taxi com John e foram pra o Abbey Road pra uma sessão de gravacao, justamente dessa música. John tinha nas maos um cartao de feliz aniversario de um fã pro filho dele, Julian e no cartao dizia “When I get home to you, I find my tiredness is trough..”. John pegou uma caneta, riscou a frase e escreveu no lugar When I get home to you, I find the things that you do, will make me feel all right”. 

Os outros Beatles estavam no estúdio já, com George Martin. John tipo que assobiou a melodia pros outros, não tinha copias das letras ou nada. Tres horas depois, o tape estava pronto. O cartao de aniversario que ele riscou se encontra na British Library.


Foi lançada primeiramente nos Estados Unidos, em 26 de junho de 1964 no album A hard day’s night, a trilha sonora do filme. Foi a primeira canção a ser lançada em disco antes de ser lançada em compacto. No Reino Unido chegou apenas em 10 de julho, juntamente na trilha sonora e no compacto simples que tinha Things we said today no lado B. 


O compacto chegou ao número 1 dos charts britanicos em 25 de julho de 1964, tirando o primeiro lugar de It’s all over now, dos Stones. Chegou ao primeiro lugar no mesmo dia nos Estados Unidos.  

Já o compacto nos Estados Unidos chegou apenas em 13 de julho e no Lado B tinha I should have known better. Foi estabelecido um novo recorde, ninguem até entao tinha tido um número 1 no Reino Unido e número 1 nos Estados Unidos ao mesmo tempo. Os Beatles foram os primeiros a conseguir isso. Isso só ocorreu novamente em 1970, quando Simon and Garfunkel conseguiram esse feito com Bridge over troubled water. A hard day’s night vendeu um milhão de cópias nos Estados Unidos em apenas cinco semanas. 

Em 1965, A hard day’s nighr ganhou um Grammy por melhor performance musical de um grupo vocal. É a canção de número 154 na lista das 500 maiores canções de todos os tempos. 

A hard day’s night é imediatamente reconhecida antes das vozes entrar no começo, graças à inconfundivel guitarra de 12 cordas Rickenbacker 360/12 de George Harrison. Ele faz um acorde de introducao sinistro. De acordo com George Martin, eles sabiam que essa canção iria abrir o filme e o disco, entao procuraram um som forte e efetivo pra começar a cancao. O acorde de guitarra estridente foi um perfeito começo. 

Na discografia dos Beatles, apenas encontramos paralelo no acorde final Mi no final de A day in the life. Dizem até que esse acorde inicial de A hard day’s night marca o pico criativo dos Beatles e o final de A day in the life marca o fim desse pico.


O acorde inicial tem sido debatido por decadas por especialistas em música. Uns dizem que é um G7add9sus4, outros dizem um G7sus4, outros um G11sus4. Mas na verdade, o exato acorde é um Fadd9, confirmado por George Harrison numa entrevista em 15 de fevereiro de 2001. George disse: “É um F com um G em cima, mas você terá que perguntar à Paul a nota de baixo pra pegar a história completa”. 


Na gravação, tanto John quanto Paul fizeram double track das vozes. John canta a canção nos versos e Paul na bridge. No refrao, Paul canta em harmonia alta e John em harmonia baixa. 

A gravação do solo foi um dos aspectos mais dificeis da sessao. Um tape que apareceu nos anos 1980 mostra George perdido, sem encontrar o tempo e errando notas. Mas quando a sessao acabou às dez da noite, ele tinha esculpido um dos solos mais memoraveis dos Beatles. Geoff Emerick, um dos engenheiros de som dos Beatles, disse que George sempre passava muito tempo trabalhando nos solos. Tudo era dificil pra ele, nada vinha fácil. 

A canção acaba com George tocando um arpegio do acorde inicial Fadd9 durante o fadeout. Essa foi a primeira vez que os Beatles usaram essa técnica. Todas as musicas antes tinham fechado com um acorde final. 

A letra fala sobre a devocão que não morre do cantor à sua amada. E porque ele trabalha tanto pra que ela possa comprar as coisas que ela quer. Ele fala do seu cansaço quando chega em casa do trabalho, mas as coisas que sua amada faz, faz com que ele se sinta melhor. 

John fez os vocais dos versos, double tracked, e tocou guitarra eletrica e violoes. Paul fez os vocais da bridge, double tracked, fez os backing vocals e tocou o baixo. George Harrison tocou guitarra solo de 12 cordas. Ringo tocou bateria, bongês e sino de vaca. George Martin tocou piano. 

A hard day’s night foi usada como música de despertador em naves espaciais nas missoes STS-30, STS-61 e STS-69.

The Supremes regravou-a em 1964, assim como Quincy Jones e Peggy Lee e Santo and Johnny. Em 1965 foi a vez dos Kingsmen, Ella Fitzgerald e Petter Sellers. Em 1966, foi regravada por Chet Atkins e Billy Preston. Johnny Rivers em 1967, Dionne Warwick em 1969, John Mayall em 1976, Otis Redding em 1982, Goldie Hawn em 1988, Rita Lee em 2001, Billy Joel em 2005, entre outras tantas dezenas de artistas. 

No espetaculo do Cirque du Soleil chamado Love, eles usam o acorde de abertura de A hard day’s night pra apresentar Get back. O Acorde é tocado ao contrário e enquanto o solo de bateria de The end é tocado, ao corde é tocado até o começo. 


A letra:

It's been a hard day's night, and I'd been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log
But when I get home to you I find the things that you do
Will make me feel alright

You know I work all day to get you money to buy you things
And it's worth it just to hear you say you're going to give me everything
So why on earth should I moan, cos when I get you alone
You know I feel OK

When I'm home everything seems to be right
When I'm home feeling you holding me tight, tight, yeah

It's been a hard day's night, and I'd been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log
But when I get home to you I find the things that you do
Will make me feel alright owww

So why on earth should I moan, cos when I get you alone
You know I feel OK

When I'm home everything seems to be right
When I'm home feeling you holding me tight, tight, yeah

It's been a hard day's night, and I'd been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log
But when I get home to you I find the things that you do
Will make me feel alright
You know I feel alright
You know I feel alright  


A versao original, dos Beatles, de 1964:



Johnny Rivers, ao vivo, em 1967:



Billy Joel ao vivo em Frankfurt, em 1994:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1938 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 2) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 e lançada em 23 de novembro de 1979 no compacto que tinha One of...