terça-feira, 31 de dezembro de 2013

260 – The Crystals – Then he kissed me (1963)



Escrita por Phil Spector, Ellie Greenwich e Jeff Barry. Foi produzida por Phil Spector e lançada em setembro de 1963 pelas Crystals. É uma narrativa de uma jovem senhora, do encontro, romance e casamento com um cara. Se tornou uma das mais conhecidas canções das Crystals. O vocal principal foi feito por Dolores Lala Brooks. 

Chegou ao número 6 dos charts pop americanos e número 2 no Reino Unido. Foi o terceiro compacto das Crystals a chegar ao TOP TEN nos Estados Unidos e o segundo a chegar ao TOP TEN no Reino Unido. É a canção número 493 das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Pitchfork Media colocou-a como número 18 das 200 maiores canções dos 1960s. 

Os Beach Boys gravaram uma versão chamada Then I kissed her, gravada em 5 de maio de 1965 e lançada em maio de 1967, no lado A de um compacto que tinha Mountain of love no Lado B. Produzida por Brian Wilson. Foi também lançada no álbum Summer days (And summer nights). Al Jardine fez os vocais principais. 

Foi lançada contra a vontade do grupo. Eles queriam esperar até terem uma canção própria, composta por Brian Wilsn. Mas a gravadora não quis conversa. Chegou ao número 4 no Reino Unido, número 2 na Holanda, Africa do Sul e Suíça, na versão dos Beach Boys. 

Al Jardine fez os vocais principais, os backing vocals e harmonia. Bruce Johnston fez harmonia e backing vocals. Mike Love harmonia e backing vocals. Brian Wilson harmonia, backing vocals, baixo e piano. Carl Wilson harmonias, backing vocals e guitarra e Dennis Wilson harmonia, backing vocals e bateria. Ainda teve Ron Swallow tocando pandeiro. 

Sonny and Cher gravaram uma versão em 1965 e Kiss em 1977.  Bruce Springsteen tocou-a ao vivo várias vezes em 1975, com o titulo de Then she kissed me, e 33 anos depois, tocou-a em 23 de agosto de 2008 em St Louis, abrindo o show com ela. Em 2009, tocou-a de novo, em setembro, em Sunrise, Flórida.  

A versão das Crystals foi usada no clássico filme Goodfellas, durante os três minutos de uma cena do personagem de Ray Liota chegando na boate Copacabana. Também foi usada no inicio do filme Adventures in Babysitting, onde Elizabeth Shue começa o filme dançando e cantando a música em playback. 

Em 2006 foi usada nos Simpsons, no episodio Marge and Homer turn a couple play. A canção também inspirou o jornal inglês The Sun. Na primeira página de 30 de julho de 1981, o dia depois do casamento de Príncipe Charles e Diana Spencer, a manchete central dizia: THEN HE KISSED HER. 

A letra:

Well he walked up to me
And he asked me if I wanted to dance
He looked kinda nice
And so I said I might take a chance
When he danced he held me tight
And when he walked me home that night
All the stars were shining bright
And then he kissed me

Each time I saw him
I couldn't wait to see him again
I wanted to let him know
That he was more than a friend
I didn't know just what to do
So I whispered I love you
And he said that he loved me too
And then he kissed me

He kissed me in a way
That I've never been kissed before
He kissed me in a way
That I wanna be kissed forever more

I knew that he was mine
So I gave him all the love that I had
And one day he took me home
To meet his mom and his dad
Then he asked me to be his bride
And always be right by his side
I felt so happy I almost cried
And then he kissed me

Then he asked me to be his bride
And always be right by his side
I felt so happy I almost cried
And then he kissed me
And then he kissed me
And then he kissed me


Lala Brooks, que cantou na versão original, muitos anos depois:



A versão dos Beach Boys:



A cena de Goodfellas, onde Henry leva a namorada ao Copacabana pela primeira vez, entrando pelos fundos e sendo colocado na frente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...