Monday, July 8, 2013

218 – Bob Dylan – Baby, let me follow you down (1962)


É mais uma canção tradicional do cancioneiro Americano, mas que geralmente é creditada ao Reverendo Gary Davis. Foi popularizada no final dos anos 1950s pelo guitarrista de blues Eric Von Schmidt. Mas ela ficou mais conhecida pela versão de Bob Dylan, no seu album de estreia, de 1962. E é a versão escolhida da nossa lista. 
 
Foi gravada primeiro em janeiro de 1935 por The State Street Boys, e era chamada de “Don’t tear my clothes”. Esse grupo tinha Big Bill Broonzy e Jazz Gillum como membros. Nos anos seguintes, vários artistas gravaram suas versoes. Em junho de 1936, foi a vez de Washboard Sam. Maio de 1937 foi a vez dos Harlem Hamfats, mas já com o titulo de “Baby don’t you tear my clothes”.

Em outubro de 1937, Rosetta Howard gravou sua versao e a chamou de “Let your linen hang low”, e teve o acompanhamento dos Harlem Hamfats. Em abril de 1938, Blind Boy Fuller gravou sua versao e chamou a de “Mama let me lay it on you”.  

A cancao entao foi adaptada por Eric Von Schmidt. Ele era um cara razoavelmente conhecido na cena Folk americana. Ele era de Cambridge, Massachussets e segundo a historia conta, ele ouviu sua versao primeiro atraves da versao de Blind Boy Fuller. Schimidt chamou a canção dele de “Baby let me follow you down”, e diz que o reverendo Gary Davis escreveu tres quartos da sua versao desta canção. A melodia é bem similar a música Please baby, de Davis. 

Dave Von Ronk entao começou a tocar essa músia nas casas de show do Greenwich Village no inicio dos anos 1960s. Foi assim que Bob Dylan, entao jovem, e desconhecido cantor Folk, ficou conhecendo a música e a gravou quando assinou sem primeiro contrato com a Columbia Records. 

Em 1964, The Animals gravaram uma música chamada Baby let me take you home, que vem a ser uma adaptacão de Baby let me follow you down. Lightnin’ Hopkins gravou tambem uma versao em 1961, chamada baby don’t you tear my clothes, usando a mesma melodia de Baby let me follow you down. 

A cancao logo se tornou popular entre os fãs de Dylan e estava sempre nos seus shows. Na turnê mundial de 1966, Dylan tocou-a eletrificada. Em 1976, ele tocou a canção num medley com Forever Young, no show de despedida da The Band, chamado Last Waltz Concert. Normalmente, a canção tinha dois versos e o refrao. Dylan adicionou outro verso. 

Alem do disco de despedida da The Band e do disco de estreia, ela tambem aparece nos discos The Bootleg Series Vol 4: Bob Dylan live 1966, The Royal Albert Hall Concert e The Bootleg Serie Vol 9: The Witmark Demso – 1962-1964. 

Em 1964, Dave Van Ronk gravou-a como Baby let me lay it on you, no album Just Dave Van Ronk. Eric Von Schmidt gravou-a como Baby let me lay I on you num album que ele gravou em 1995. Bryan Ferry tambem gravou-a em 2007, no seu album chamado Dylanesque, entre outros artistas. 

A letra:

- I first heard this from Ric von Schmidt. He lives in Cambridge.
Ric is a blues guitarplayer. I met him one day on
The green pastures of the Harvard University. -

Baby let me follow you down, baby let me follow you down
Well I'll do anything in this godalmighty world
If you just let me follow you down.

Can I come home with you, baby can I come home with you ?
Yes I'll do anything in this godalmighty world
If you just let me come home with you.

Baby let me follow you down, baby let me follow you down
Well I'll do anything in this godalmighty world
If you just let me follow you down.

Yes I'll do anything in this godalmighty world
If you just let me follow you down.
 

Baby let me follow you down, com Bob Dylan, original, de 1962:



The Animals com Baby let me take you home, de 1964:



Bob Dylan com The Band, no show de despedida deles:

No comments:

Post a Comment