Friday, July 5, 2013

217 – The Beatles – P.S. I love you (1962)

Escrita principalmente por Paul, mas creditada à dupla Lennon-McCartney como seriam todas as composicoes individuais de cada um, dentro dos Beatles. Foi gravada em duas sessoes, uma em 4 e outra em 11 de setembro de 1962 e lançada no dia 5 de outubro de 1962, como Lado B do compacto simples que tinha Love me do como Lado A. Assim como Love me do, foi lançada no primeiro LP dos Beatles, chamado Please please me, de 1963. 
 
Como aconteceu com Love me do, Andy White, um baterista de estudio, tocou a bateria, sobrando Ringo pra tocar somente as maracas. Andy White deu a música um tratamento de um leve cha-cha-cha. 

George Martin não estava no estudio e mandou seu produtor assistente chamado Ron Richards pra produzir a gravacao dessa música. Richards disse a Paul que essa canção não deveria ser o Lado A, pois já existia uma música com esse título. 

Gravações com Ringo tocando bateria foi gravada na BBC, em 25 de outubro de 1962, 27 de novembro de 1962 e 17 de junho de 1963, pros programas Here we go, Talent Spot e Pop Go The Beatles, respectivamente. 

Foi escrita em 1961, quando Paul estava em Hamburgo. Paul diz que se trata de uma música tema, baseada em uma carta. Ele garante que a maioria da música foi feita por ele. John não teve muito a ver com ela, lembra Paul. Diz tambem que cartas são fáceis de se colocar numa cancão e que fez pra nenhuma namorada em especial. 

John Lennon tambem compactua que foi uma canção basicamente de Paul. John disse que Paul estava tentando escrever algo como Soldier Boy, das Shirelles. John disse que Paul a escreveu na Alemanha e que pode ter contribuido com alguma coisa, mas pouca, pois não se lembra. Definitvamente, é uma canção de Paul, John finaliza. 

Existem duas excecoes notaveis que devem ser lembradas. Durante o primeiro refrao, o acorde C7 é colocado sem congruencia entre G e D (em Write) e durante a segunda frase do titulo, um repentino Bb ocorre sob “P.S. I love you”. 

A letra foi feita lógico pensando no público feminino e logo incluiram essa canção no repertório do Cavern Club, onde se tornou uma favorita dos fãs. O hábito da época era apagar os tapes masters depois de mixados e por isso o tape master de P.S. I love you foi apagado. 

Paul tocou baixo e fez os vocais principais. John tocou violao e fez backing vocals. George fez backing vocals e tocou guitarra solo. Ringo tocou maracas e Andy White tocou bateria. Chegou ao número 17 no Reino Unido em 1962, número 10 dos charts pop americanos em 1964 e número 4 dos charts britanicos em 1982, quando foi relançada comemorando vinte anos. Sonny Curtis a regravou em 1964.

A letra:

As I write this letter,
Send my love to you,
Remember that I'll always,
Be in love with you.

Treasure these few words 'til we're together,
Keep all my love forever,
P.S., I love you.
You, you, you.

I'll be coming home again to you, love,
And 'til the day I do, love,
P.S., I love you.
You, you, you.

As I write this letter,
Send my love to you,
Remember that I'll always,
Be in love with you.

Treasure these few words 'til we're together,
Keep all my love forever,
P.S., I love you.
You, you, you.

As I write this letter, (Oh oh oh)
Send my love to you, (You know I want you to)
Remember that I'll always, (Yeah)
Be in love with you.

I'll be coming home again to you, love,
And 'til the day I do, love,
P.S., I love you.
You, you, you.
You, you, you.
I love you.


A versão original dos Beatles, de 1962:



A versão da BBC com Ringo na bateria, no Pop Go The Beatles:



Versão instrumental flamenca por Sonny Curtis, de 1964:

No comments:

Post a Comment