Friday, April 6, 2012

127 – Elvis Presley – Are you lonesome tonight? (1960)

Are you lonesome tonight foi escrita por Lou Handman e Roy Turk em 1926, mas só chegou ao grande público em 1960, com a gravação de Elvis Presley, tornando-a um clássico. Elvis gravou-a em 4 de abril de 1960 e lançou em primeiro de novembro de 1960, pela RCA Victor.

A canção foi também gravada por vários artistas nas décadas de 20, 30 e 40, mas só foi entrar nos charts em 1950, com a gravação feita por Blue Barron. Ela chegou aos charts pops americanos em 7 de abril de 1950 e ficou 8 semanas, tendo a melhor posição de 19º lugar. Em 1959, Jaye P. Morgan chegou ao número 65 dos charts americanos com sua regravação.

Foi então que chegou a versão arrasadora de Elvis Presley. O engenheiro de gravação foi um pioneiro de Nashville chamado Bill Porter. Tudo começou porque a esposa do Coronel Parker, que era o empresário possessivo de Elvis, gostava muito dessa canção. A versão de Elvis ficaria mais parecida com a versão de Blue Barron, com a parte que ele fala no meio da música. A de Morgan não tinha a parte falada.

Foi um dos compactos mais vendidos de 1960, chegando ao numero 1 dos charts pops americanos e segurando o topo por 6 semanas seguidas, e também chegando ao numero 3 nos charts de rhythm and blues ao mesmo tempo.

Elvis tocou essa música nos seus shows até o fim de sua vida. De vez em quando, ele trocava as letras da parte falada pra dar um tom de humor. Como exemplo, temos a apresentação no International Hotel em Las Vegas em 26 de agosto de 1969. Durante a apresentação, ao invés de dizer “do you gaze at your doorstep and Picture me there” ele disse “do you gaze at your bald head and wish you had hair”.

Pois bem, ele fez a mesma coisa estragando a música no especial Elvis in Concert, em 1977. Pessoas mais ligadas dizem que ele estragava a musica pois estava com raiva do Coronel Parker e como era uma favorita da esposa, ele bagunçava.

A versão de Elvis Presley foi eleita a numero 81 da lista da Billboard das maiores canções de todos os tempos. 


Frank Sinatra regravou a canção em 1962 no seu álbum All Alone. Frank também não colocou a parte falada, assim como fez Morgan. Pat Boone seguiu o exemplo de Frank e também não incluiu a parte falada na sua gravação. 

Doris Day gravou-a em 1967 pro seu disco The Love Album. Bryan Ferry gravou-a em 1992 e sua versão entrou na trilha sonora do filme Honeymoon in Vegas.

A letra:

Are you lonesome tonight? Do you miss me tonight?
Are you sorry we drifted apart?
Does your memory stray to a brighter sunny day?
When I kissed you and called you sweetheart?

Do the chairs in your parlor seem empty and bare?
Do you gaze at your doorstep and picture me there?
Is your heart filled with pain? Shall I come back again?
Tell me dear, are you lonesome tonight

I wonder if you're lonesome tonight
You know someone said that the world's a stage
And each must play a part
Fate had me playing in love with you as my sweet heart

Act one was when we met, I loved you at first glance
You read your line so cleverly and never missed a cue
Then came act two, you seemed to change, you acted strange
And why? I've never known

Honey, you lied when you said you loved me
And I had no cause to doubt you
But I'd rather go on hearing your lies
Than I go on living without you

Now the stage is bare and I'm standing there
With emptiness all around
And if you won't come back to me
Then they can bring the curtain down

Is your heart filled with pain? Shall I come back again?
Tell me dear, are you lonesome tonight

Elvis em 1968:



Agora Elvis se acabando de rir em 26 de agosto de 1969. Triste ver como um homem alegre se acabou do jeito que ele acabou. vale a pena somente pelas risadas de Elvis. Somente áudio. 




Uma versão maravilhosa de Norah Jones.




No comments:

Post a Comment