Monday, March 14, 2011

73 – Chuck Berry – Johnny B. Goode (1958)

Nada melhor do que esse clássico pra iniciar o ano de 1958. Composta por Chuck Berry e gravada em 6 de Janeiro de 1958 nos Chess studios em Chicago, Illinois. Foi lançada em 31 de Março de 1958 num compacto simples, tendo a música Around and Around no lado B.

A canção foi um hit gigantesco entre os brancos e negros chegando ao número 2 dos charts rhythm and blues e numero 8 do chart pop. Trata-se de uma das mais famosas músicas de Chuck Berry e foi gravada por muitos artistas diferentes e recebeu muitas honras e prémios. É também considerada uma das músicas mais conhecidas da história da música.

Foi escrita por Berry em 1955, a canção conta a história de um menino pobre do interior que toca guitarra “just like ringing a bell”, e que um dia teria o seu nome brilhando nos letreiros. Berry confessou que a música era em parte autobiográfica e que a letra original dizia “coloured boy”, mas pra tocar nos rádios, ele mudou pra “country boy”.

O título sugere que o guitarrista é bom, mas deixa outra dica autobiográfica pois Berry nasceu na Goode Avenue, em St. Louis. A canção foi inicialmente inspirada pelo tocador de piano de Berry chamado Johnnie Johnson, mas foi mudando pra ficar mais parecida com a história do próprio Berry. Curiosamente, apesar de Johnnie Johnson ter tocado piano em muitas das canções de Berry, nessa especialmente foi Lafayette Leake quem tocou o piano.

O riff que abre a música é uma cópia nota por nota da abertura de Ain’t that just like a woman, de Louis Jordan, de 1946, tocada pelo guitarrista Carl Hogan. Berry escreveu 3 outras músicas envolvendo o personagem Johnny B. Goode, e elas foram Bye bye Johnny, Go go go, e Johnny B. Blues e um álbum com o título Concerto in B. Goode e uma música com o mesmo nome, com duração de 19 minutos e somente instrumental.

Chuck Berry tocou guitarra e fez os vocais, Lafayette Leake tocou o piano, Willie Dixon o baixo e Fred Below na bateria. A gravação de Chuck Berry foi inclusa no Voyager Golden Records e foi atribuída a nave espacial Voyager como representante do rock and roll, uma das 4 canções americanas inclusas entre muitas conquistas culturais da humanidade.

A canção foi tocada no filme De Volta pro Futuro em 1985, onde Michael J. Fox, que interpreta Marty McFly toca uma versão cover (tocada por Mark Campbell) da canção num baile da high school quando ele volta ao ano de 1955 (três anos antes do lançamento da canção).

McFly toca a música ao vivo no palco e enquanto ele toca, o cantor da banda Marvin Berry diz que seu primo Chuck estava procurando por um novo som, e sugere que iria criar a canção baseado na criação de McFly.

Quando Chuck Berry foi induzido ao rock and roll hall of fame em 1986, ele tocou Johnny B. Goode e rock and roll music, apoiado por Bruce Springsteen e a E-Street Band. O hall of fame incluiu estas canções e também Maybellene na lista das 500 canções que deram shape ao rock and roll. E foi induzida no Grammy hall of fame em 1999, pela sua influência como compacto simples de rock and roll.

Em Março de 2005, Q magazine colocou Johnny B. Goode como numero 42 na sua lista das 100 melhores músicas de guitarra. Em 2008, Rolling Stone magazine colocou-a no número 1 das 100 melhores canções de guitarras de todos os tempos. Guitar world colocou-a como numero 12 dos 100 melhores solos de guitarras de todos os tempos. A canção é atualmente rankeada como numero 6 de todos os tempos em uma junção de críticos no site acclaimedmusic.net.

O cantor de country Buck Owens fez uma versão de Johnny B. Goode e chegou ao número 1 dos charts de country nos Estados Unidos. Jimmy Hendrix chegou ao número 35 nos charts ingleses em 1972 e numero 13 na Nova Zelândia em 1986, com lançamento póstumos da música.

A versão de Peter Tosh chegou ao número 84 dos charts americanos e 48 nos charts ingleses, numero 10 na Holanda e 29 da Nova Zelândia. A versão do Judas Priest chegou ao número 64 na Inglaterra em 1988.

Além dessas versões, muitos outros artistas gravaram a cacao, entre outros: AC/DC, Aerosmith, Al Kooper, B.B. King, Beach Boys, Beatles, Bill Haley and His Comets, Bon Jovi, Brian Wilson, Buck Owens, Buddy Holly, Carlos Santana, The Carpenters, Celine Dion, Cidade Negra, Dion, Elton John, Elvis Presley, Grateful Dead, Green Day, Jerry Lee Lewis, John Denver, John Mayer, Johnny Rivers, Julian Lennon, Led Zeppelin, Living Colour, Lynyrd Skynyrd, Men at Work, Peter Tosh, Prince, Rolling Stones, Sex Pistols, e The Who.

A letra:

Deep down in Louisiana close to New Orleans,
Way back up in the woods among the evergreens...
There stood a log cabin made of earth and wood,
Where lived a country boy name of Jonny B. Goode...
Who never ever learned to read or write so well,
But he could play a guitar like a'ringing a bell.

Go, Go, Go Jonny Go, Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Johnny B Goode

He used to carry his guitar in a gunny sack
or sit beneath the trees by the railroad track.
Oh, the engineers would see him sitting in the shade,
Strumming with the rhythm that the drivers made.
the People passing by they would stop and say
Oh my but that little country boy could play

Go, Go, Go Jonny Go, Go

Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Go Jonny Go Go
Jonny B. Good

His mother told him someday he would be a man,
And you will be the leader of a big old band.
Many people coming from miles around
To hear you play your music when the sun go down
Maybe someday your name would be in lights
Saying Jonny B. Good tonight.

GoGo, Go Jonny
GoGoGo Go Jonny
GoGoGo Go Jonny
GoGoGo Go Jonny Go
Go Jonny B. Good

Chuck Berry tocando Johnny B. Goode ao vivo em 1958:



Agora Chuck ao vivo com John Lennon nos anos 1970:



Em 1995, em Cleveland, Ohio, junto com Bruce Springsteen num show pro Rock and Roll of Fame Museum. Detalhe que Chuck já tinha quase 70 anos:

No comments:

Post a Comment