quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

61 – Carl Perkins – Matchbox (1957)

Essa música de número 61 da nossa lista foi escrita pelo grande Carl Perkins, e lançada em 11 de Fevereiro de 1957 num compacto simples (mas gravada em 4 de Dezembro de 1956), com a música “Your true love” no lado B. Foi mais um dos lançamentos da famosa Sun Records, na pessoa do seu dono, o também ilustre Sam Phillips.

Porem, a sua gravação mais famosa foi feita pelos quatro cavaleiros de Liverpool, os Beatles, lançada em 19 de Junho de 1964 no EP chamado “Long tall Sally”, pelo selo Parlophone e produzida pelo também grande George Martin. Foi gravada em primeiro de Junho de 1964. Nesse EP que saiu Matchbox dos Beatles, também vieram Long tall Sally, I call your name e Slow down.

Trata-se de uma canção de rockabilly. Depois de ter gravado o lado B desse compacto simples, chamada “Your true love”, Buck, o pai de Carl Perkins, sugeriu que este gravasse uma música chamada “Matchbox blues”, que era uma velha canção gravada em 1927. O negócio foi que Buck só sabia uns versos e ficaram ali naquela sem sair do lugar.

Na época, Jerry Lee Lewis trabalhava como pianista de estúdio da Sun Records e na falta do que fazer, começou a improvisar um riff de boogie woogie no piano. Carl Perkins pegou a melodia, passou pra guitarra e improvisou a letra. Carl tocou Matchbox no canal ABC em 2 de Fevereiro de 1957, poucos dias antes dela ser colocada nas ruas em disco.

Os Beatles sempre foram fãs de Carl Perkins, sendo George o mais ardoroso. Começaram a tocar Matchbox nos seus shows a partir de 1961. Pete Best, que era o baterista da época, era quem cantava, e apesar de não existir nenhuma gravação em estúdio com ele nos vocais, dizem que existe uma gravação ao vivo com ele nos vocais. Em 1962, John Lennon cantou Matchbox no star club, em Hamburgo, Alemanha. Essa gravação foi incluída no álbum “Live at the Star Club in Hamburg, Germany, 1962”.

Em 1963, os Beatles tocaram Matchbox no rádio show da BBC, dessa vez com Ringo nos vocais. Esta é a versão que foi inclusa no famoso álbum lançado na década de 1990 chamado “Live at the BBC”. Ringo também foi o cantor quando a canção foi gravada oficialmente em estúdio em 1964.

Alguns dizem que Perkins estava No estúdio quando a música foi gravada pelos Beatles. Bem, o fato é que os 4 é que gravaram todos os instrumentos, com exceção do piano, que foi tocado pelo produtor George Martin. Curiosamente, George tocou uma guitarra de base de 12 cordas e John tocou os solos e riffs. Ate no Live at BBC Ringo diz: All right, John!

Em 19 de Fevereiro de 1987, George Harrison, Bob Dylan, John Fogerty, Taj Mahal e Jesse Ed Davis se juntaram no Palomino Club em North Hollywood, na California e tocaram ao vivo algumas músicas de Carl Perkins. Matchbox foi uma delas, juntamente com Blue Suede Shoes, Honey Don't, e Gone, gone, gone. Esta performance foi gravada e filmada e este grupo se intitulou de os “Silver Wilburys”.

A letra:

Well I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I ain't got no matches, but I got a long way to go
I'm an old poor boy and a long way from home
I'm an old poor boy and a long way from home
Guess I'll never be happy, everything I do is wrong, yeah

Well let me be your little dog, 'till your big dog comes
Let me be your little dog, 'till your big dog comes
When the big dog gets here, tell him what this little puppy done

Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
Yeah I'm sitting here wondering, will a matchbox hold my clothes
I got no matches, got a long way to go
Let 'er go boy, go-go

Grande encontro, tocando Matchbox: Carl Perkins, Johnny Cash e Eric Clapton.



Outro grande encontro. Carl Perkins, que fez a música e gravou-a nos anos 1950 e Ringo, que cantou-a com os Beatles nos anos 1960 e Eric Clapton, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e o primeiro a gravar com os Beatles sem ser um deles:



Carl Perkins ao vivo em 1989:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1941 – Leonard Cohen – The gypsy's wife (1979)

Escrita por Leonard Cohen, foi gravada entre abril e maio de 1979 e lançada em 27 de setembro de 1979, no disco Recent songs, o sexto d...