Friday, April 23, 2010

27 - Elvis Presley - Heartbreak Hotel (1956)

Essa vigésima sétima canção dessa lista é o rock and roll Heartbreak Hotel, gravada por Elvis Presley em Janeiro de 1956, em Nashville, Tennessee. A cancao foi o primeiro compacto simples de Elvis pela RCA. A musica também apresentou Elvis pro publico nacional. Foi lançada no mesmo mês, se transformando no primeiro numero 1 de Elvis e o compacto mais vendido de 1956.

A musica foi inspirada no suicídio de um jovem rapaz que deixou uma nota dizendo: “I walk a lonely street”. Os compositores Tommy Durden, um musico e Mae Boren Axton, uma professora de Jacksonville, na Florida, escreveram essa música em 30 minutos, ainda em 1955. Mae trabalhava pra Hank Snow, que por sua vez era contratado do ColonemlTom Parker, que depois seria manager de Elvis.

Mae tinha certeza de que a musica seria um hit e ofereceu-a ao manager de Elvis, na época era Bob Neal e ela disse logo que essa seria a primeira musica que Elvis iria gravar que iria fazer com que ele vendesse um milhão de copias. Em Novembro de 1955, apos ouvir a fita demo pela primeira vez, Elvis concordou e prometeu gravar a musica.

Mae ainda ofereceu a Elvis um terço dos royalties, caso ele lançasse essa musica como seu primeiro compacto simples na RCA. Elvis tocou-a pela primeira vez no Estado do Arkansas em Dezembro de 1955 e declarou que esta musica seria de fato o seu primeiro hit.

Heartbreak hotel foi a segunda musica gravada por Elvis na RCA, em Nashville. Ele chegou ao estúdio com a musica pronta pra gravar, antes de perguntar se a RCA queria ou não lança-la. O produtor Steve Sholes não gostou, mas resolveu gravar mesmo assim, baseando-se no fato de achar que Elvis sabia o que estava fazendo.

Outros funcionários da RCA também pensavam que era um erro tremendo ir em frente com essa musica. Especialmente depois que escutaram o resultado final e em nada se parecia com os discos de elvis da Sun Records. Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana acompanharam elvis na gravacao. Mas alem deles, Chte Atkins também tocou guitarra.

Steve Sholes usou um corridor do studio pra conseguir um eco pra musica. Sholes estava tentando recpaturar o som da Sun Records, mas não sabia que Sam Phillips usava dois gravadores e um pequeno espaço de tempo de atraso entre um e outro pra criar esse eco nos discos de Elvis pela Sun. Sam Phillips não gostou nada da gravacao do seu ex-pupilo.

Elvis mudou tanto a musica que seus compositores não reconheceram mais a própria depois que saiu do estúdio. Elvis mudou o tempo, as frases, a letra e o som de forma geral. Isso se tornaria rotina pra ele mudar as musicas depois. Elvis sempre era o produtor de suas gravacoes. Em Heartbreak Hotel ele fez um uso muito pesado do eco, o que já aboliu em Hound Dog, que ele gravou alguns meses depois.

As vendas atingiram 1 milhao em Abril e Elvis recebeu seu primeiro disco de ouro. A musica sempre esteve presente nos shows de Elvis, entre 1956 e 1977, ano de sua morte. Heartbreak hotel é a musica de numero 45 da lista da rolling stone magazine das 500 maiores cancoes de todos os tempos.

A Uncut Magazine disse que a primeira apresentacao de Elvis de heartbreak hotel na TV em 1956 foi o segundo maior e mais importante evento cultural da era do rock and roll. Hoje em dia, heartbreak hotel é o nome de um hotel de verdade, localizado em frente a Graceland, que é a casa de Elvis, em Memphis, Tennessee. O hotel tem 128 quartos e passa vídeos de elvis 24 horas pros hospedes. Willie Nelson e Leon Russel regravaram a música em 1979.

Segue a letra:

Well, since my baby left me,
I found a new place to dwell.
It's down at the end of lonely street
at Heartbreak Hotel.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

And although it's always crowded,
you still can find some room.
Where broken hearted lovers
do cry away their gloom.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Well, the Bell hop's tears keep flowin',
and the desk clerk's dressed in black.
Well they been so long on lonely street
They ain't ever gonna look back.

You make me so lonely baby,
I get so lonely,
I get so lonely I could die.

Hey now, if your baby leaves you,
and you got a tale to tell.
Just take a walk down lonely street
to Heartbreak Hotel.

Segue Elvis ao vivo em 1956:



Agora Willie Nelson e Leon Russel:



Agora Elvis em 1970:



No comments:

Post a Comment