domingo, 26 de janeiro de 2014

0104 – Candy girl - The Four Seasons (1963)



Escrita por Larry Santos, foi lançada em junho de 1963 no compacto que tinha Marlena como Lado B. Foi o primeiro hit do grupo que não foi escrito por Bob Crewe ou Bob Gaudio. Chegou ao número 3 no Billboard Hot 100, assim como número 13 no Billboard R&B. Foi inclusive a última vez que o grupo marcou uma canção no Billboard R&B.


I've been a-searching
All this big wide world
Now finally I've found my
Candy girl, candy girl


I found me a girl (candy girl)
She sets my heart a-whirl
(Candy girl)


With hugging (hugging)
And kissing (kissing)
And loving (she's mine)
She's Mine (mine) mine
Woah oh, oh oh (candy girl)


We get along so well (candy girl)
I know just why I fell (candy girl)

She's thrilling (thrilling)
Oh, chilling (chilling)
Yes, she's so divine

(She's mine)
Mine (mine) mine
Woah oh, oh oh (candy girl)


When we're out together
Everyone knows the way we feel
We both seem to glow
With the glow of a love
And it's plain to see
(Our love is real)


I'm happy as can be (candy girl)
She vows eternally (candy girl)
To hold me (hold me)
And love me (love me)
Until the end of time

(She's mine)
Mine (mine) mine
Woah oh, oh oh (candy girl)


Candy girl, candy girl
Candy girl, candy girl
Candy girl, candy girl...


A versão original dos Four Seasons:



A orquestra de Bob Crewe, toca uma versão instrumental de Candy Girl:



A versão dos Jersey Boys, espetáculo da Broadway:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

264 – The Beatles – A taste of honey (1963)




Escrita por Bobby Scott e Ric Marlow, foi gravada originalmente por Bobby Scott como instrumental da versão da Broadway de 1960 de uma peça inglesa de 1958 chamada A taste of honey, que se transformaria em filme de mesmo nome em 1961.  

A versão instrumental original, assim como a Herb Alpert em 1965, ambas ganharam 4 Grammies. Em 1962, Lenny Welch lançou uma versão com letra. Os Beatles gravaram uma versão em 1963, lançada no álbum Please Please me. 

Chet Atkins também gravou uma versão instrumental, entre outros artistas. 

Os Beatles tocaram muito em 1962, adaptando a versão de Lenny Welch, mudando um pouco a letra do refrão. Uma versão desse tempo foi lançada em 1977 no álbum Live at the star club in Hamburg, Germany, 1962.

Como existia uma versão instrumental muito popular na Inglaterra feita por Acker Bilk, a canção foi escolhida pra ser gravada no álbum de estreia dos Beatles, Please please me, com Paul McCartney nos vocais. O notável nessa música é que durante o middle eight, a voz de Paul é feita um double track, a primeira de muitas músicas que os Beatles fizeram isso. Tocaram A taste of honey sete vezes na BBC. 

Paul tocou baixo e fez os vocais principais. John tocou Guitarra rítmica e fez os backing vocals. George Harrison tocou guitarra solo e fez os backing vocals. Ringo tocou bateria. 

Barbra Streisend gravou uma versão em 1963. Sarah Vaughan também em 1963. Tony Bennett em 1964. Trini Lopez gravaria em 1963. Bobby Darin também gravou uma versão. The Hollies gravariam em 1966. Tom Jones em 1966. Andy Williams em 1966. 

A letra:

A taste of honey... tasting much sweeter than wine.

I dream of your first kiss, and then,
I feel upon my lips again,
A taste of honey... tasting much sweeter than wine.

I will return, yes I will return,
I'll come back for the honey and you.

Yours was the kiss that awoke my heart,
There lingers still, 'though we're far apart,
That taste of honey... tasting much sweeter than wine.

I will return, yes I will return,
I'll come back (he'll come back) for the honey (for the honey) and you.


A versão dos Beatles original:



A versão de Barbra Streisend:



A versão Tony Bennett:

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

263 – Dion DiMucci – Donna, the prima donna (1963)




Escrita por Dion DiMucci e Ernie Maresca, Donna the Prima Donna foi um dos ultimos hits de Dion antes da Invasao Britânica interromper seu sucesso nos charts. Chegou ao número 6 dos charts pop no final de 1963. 

Como outras canções de Dion, a canção é iniciada como a repetição Donna, Donna, the prima Donna e um vocal semi cantado de doo wop subindo e descendo até o começo do primeiro verso.

Para alguns, isso era como uma fórmula pras todas as canções de Dion, e apesar de existir uma certa verdade nessa afirmação, Donna the prima donna é ainda um hit importante, pois muito pensamento foi colocado nos arranjos, colocando alguma inovação em um terreno já repetido. 

A letra fala de Donna, uma mulher que o sujeito fica apaixonado mas que não é uma mulher que se queira viver. Donna é um arquétipo de mulher que os caras de New York City da época eram frustrados. O tipo de mulher que não queria nada com eles, mas que eles não paravam de se apaixonar. Na música, Dion diz que não tem a menor chance de ter um romance com Donna se não tiver dinheiro. É, a história se repete em vários lugares do mundo. 

A letra:

Donna, Donna the Prima Donna
Broke my heart.
We're apart.
Thinks she's smart.

I met a girl a month ago
I thought that she would love me so.
But in time I realized.
She had a pair of roving eyes.

I remember the nights we dated,
Always acting sophisticated,
Talking about high society,
Then she tried to make a fool out of me.

They call her Donna, Donna the Prima Donna
Broke my heart now.
Thinks she's smart now.
We're apart now.

Pretty little girl you're just having fun
You're running all around and breaking lover's hearts.
Pretty little girl, I don't stand a chance,
Without any money there goes our romance.

She always wears charms, diamonds, pearls galore,
She buys them at the 5 & 10 cents store.
She wants to be just like Zsa Zsa Gabor,
Even though she's the girl next door.

They call her Donna, Donna the Prima Donna.
Broke my heart.
Thinks she's smart.
We're apart.

Pretty little girl you're just having fun,
You're running all around, you're breaking lover's hearts.
Pretty little girl, I don't stand a chance,
Without any money there goes our romance.

She always wears charms, diamonds, pearls galore,
She buys them at the 5 & 10 cents store.
She wants to be just like Zsa Zsa Gabor,
Even though she's Donna next door.

Donna, Donna the Prima Donna


A gravação original de Dion:



Dion ao vivo muitos anos depois:



Dion cantando a versão italiana:

domingo, 5 de janeiro de 2014

262 – The Beatles – There’s a place (1963)

Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada no famoso 11 de fevereiro de 1963 e lançada no primeiro disco dos Beatles, Please please me, em 22 de março de 1963. Foi também lançada como compacto nos Estados Unidos, em 2 de março de 1964, como sendo o Lado B do compacto que tinha Twist and Shout como Lado A. John e Paul cantam juntos os vocais principais e George Harrison fez os backing vocals. 

O titulo da música foi inspirado na música Somewhere, de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, de West Side Story, que tinha a frase There’s a place for us”. Paul tinha o disco da trilha sonora quando estavam escrevendo There’s a place e usaram essa frase pra dá o título da música. 

O “Place” em questao era a “Mente”, fazendo com o assunto da música fosse mais cerebral do que o beijando e abraçando do cancioneiro juvenil britânico da época, e também mais cerebral do que a surf music dos Estados Unidos daquela época. John disse que There’s a place foi uma tentativa dele de imitar a Motown, de imitar a música negra. “In my mind there’s no sorrow…”, tudo está na sua mente, ele disse. 

John e Paul cantaram juntos. Paul com o tom mais alto, John com o mais baixo. Paul disse que eles apenas cantaram e não tiveram que decidir qual tom eles estavam até depois quando foram escrever na partitura.

Foi comppsta da casa de Paul, na Forthlin Road e ficou sendo parte do repertório do grupo ao vivo em 1963. Possui uma introdução de gaita em sétima maior, que depois é reprisada na música, e as duas partes vocais em quintas, John baixo e Paul alto, se tornou uma das musicas dos Beatles consideradas “milestone”. Gravaram em 10 takes. 

John fez os vocais principais, tocou guitarra rítmica e gaita. Paul tocou baixo e fez os vocais principais. George Harrison tocou guitarra solo e fez os backin vocals. Ringo tocou bateria. 

Charly Garcia gravou uma versão ao vivo em 1995. 

A letra:

There is a place,
Where I can go,
When I feel low,
When I feel blue.
And it's my mind,
And there's no time when I'm alone.

I think of you,
And things you do,
Go 'round my head,
The things you said,
Like "I love only you."

In my mind there's no sorrow,
Don't you know that it's so.
There'll be no sad tomorrow,
Don't you know that it's so.

There is a place,
Where I can go,
When I feel low,
When I feel blue.
And it's my mind,
And there's no time when I'm alone.

There's a place...


A versão original dos Beatles:



A versão de Gabrielle Aplin pra BBC:



Charly Garcia vivo:

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

261 – The Four Seasons – Walk like a man (1963)




Escrita por Bob Crewe e Bob Gaudio, foi gravada em janeiro de 1963 e lançada ainda em janeiro de 1963 no lado A de um compacto simples que tinha Lucky Ladybug como Lado B. O produtor foi Bob Crewe. Foi originalmente gravada pelos Four Seasons. 

A canção apresenta a voz grave de Nick Massi como contraponto à voz de falseto do cantor principal Frankie Valli. Foi o terceiro hit número 1 deles, sendo que essa chegou ao número 1 em 2 de março de 1963, ficando lá por três semanas. 

Durante a gravação dessa música, os bombeiros receberam um chamado pra apagar um incêndio no Abbey Victoria Hotel, o prédio que tinha o Ste-Phillips Recording Studios. O produtor Bob Crewe, tentava chegar ao take perfeito enquanto fumaça e água entravam na porta do estúdio. Crewe não deixava ninguém sair, e todo mundo ficando nervoso, mas o produtor queria o take perfeito. Até que os bombeiros invadiram a porta com machados e colocaram todos pra fora. 

Walk like a man é parte da lista das 500 canções que deram forma ao rock and roll do The Rock and Roll Hall of Fame. 

Em 1985, Divine gravou uma versão de Walk like a man. Essa versão chegou ao número 23 no Reino Unido, 28 na Suíça e 52 na Alemanha. 

A música aparece na primeira cena do filme The Wanderers, de 1979. Também é ouvida 4 vezes no filme Heart and Soul, de 1993, que tem Robert Downey Jr., Elizabteh Shue, Kyra Sedgwick, entre outros. Os fantasmas usam a canção como portais pra comunicação com o personagem central. 

No filme Sleepers, de 1996, os quatro amigos e Carol cantam a canção no fim do filme. Foi também o nome de um episódio dos Sopranos, em 2007. 

A Letra:

Walk like a man

Oh, how you tried to cut me down to size
Tellin' dirty lies to my friends
But my own father said "Give her up, don't bother
The world isn't comin' to an end"
(He said)


Walk like a man, talk like a man
Walk like a man my son
No woman's worth crawlin' on the earth
So walk like a man, my son


Bye bye baby, I don't-a mean maybe
Gonna get along somehow
Soon you'll be cryin' on account of all your lyin'
Oh yeah, just look who's laughin' now
(I'm gonna)


Walk like a man, fast as I can
Walk like a man from you
I'll tell the world "forget about it, girl"
And walk like a man from you


A versão original dos Four Seasons:



Frankie Valli com sua versão depois de muitos anos:



 A cena final de Sleepers:


1944 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 3) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 no disco The Wall, o décimo primeiro da banda, em 30 de novembro de 1...