quarta-feira, 14 de agosto de 2013

227 – The Beatles – I want to hold your hand (1963)





Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada pelos Beatles em 17 de outubro de 1963, nos estudios EMI, em Londres. O famoso estudio da Abbey Road. Foi lançada em 29 de novembro de 1963 no Reino Unido em um compacto simples como Lado A e teve This boy como Lado B.  O produtor foi George Martin. Foi a primeira música dos Beatles a usar um equipamento de gravação de four tracks. 

O compacto teve encomendas acima de um milhao de cópias antes mesmo de ser lançado, o que iria pro topo das paradas britanicas sem problema no dia do lançamento, se não fosse outro sucesso do grupo, She Loves, que estava lá em cima, tambem acima de um milhao de vendas. Com duas semanas, I want to hold you hand chegaria ao topo e ficaria lá por 5 semanas e ficaria nos TOP 50 do Reino Unido por 22 semanas no total. 

Foi tambem o primeiro número dos Beatles nos Estados Unidos, entrando nos charts em 18 de janeiro de 1964 na posicao 45. Essa música daria início à um fenomeno chamado Britsh Invasion na industria da música americana. Em primeiro de fevereiro, I want to hold your hand já era número1 e ficou nessa posicao por sete semanas, sendo tirada de lá somente por She Loves you, ou seja, o contrário do que aconteceu no Reino Unido. I want to hold your hand foi o compacto mais vendido pelos Beatles no mundo inteiro. 

Essa música foi feita na casa dos pais da namorada de Paul, a atria Jane Asher. Paul estava morando lá no sotao. A casa era situada no 57 Wimpole Street, em Londres. Lá eles formaram o novo local de composição da dupla. John Lennon disse na entrevista para a Playboy em 1980 que fez essa música com Paul, no mano à mano, tentando no piano, até que Paul encontrou o acorde Mi Menor e disse “é isso” e John pediu pra ele fazer de novo e daí nasceu a canção. Paul McCartney em 1994 concordaria com a descrição de John de como fizeram essa música. Assim, essa é uma das autenticas Lennon e McCartney, uma vez que mais tarde eles iriam compor separados, só assinando juntos. 

O tom da canção é Sol e abre na frase “I’ll tell you”, com uma sequencia de Ré-Si, Si-Ré caindo e subindo no Sol. Existe uma controversia sobre o acorde que Lennon disse que Paul tinha feito no piano enquanto compunham a música. Uns acham mesmo que é um Mi Menor, da sequencia Sol-Ré com Sétima-Mi Menor). Outros acham que a queda do Si para o Fá contra o acorde Si com sétima na palavra “Understand”. Teoricos musicais se dividem sobre a ideia de que este acorde seria um Si Menor, Um Si Maior, ou um Si com Sétima ou Ainda um Sí com Quinta. 

A gravação dos Beatles dessa canção foi completada em 17 takes. Os Beatles usaram um orgao com som de guitarras. 

I want to hold your hand, juntamente com She Loves you, foram as duas únicas músicas que os Beatles gravariam em alemao. Ficou com o titulo de “Komm, gib mir deine hand” e She loves you ficou sendo “Sie liebt dich”. Foram traduzidas por um musico de Luxemburgo chamado Camillo Felgen.

Os alemaes queriam uma versao em alemao, pois diziam que os Beatles não iriam estourar lá se não fosse em alemao. Os Beatles detestaram a ideia e eram pra gravar essas versoes em alemao no dia 27 de janeiro de 1964, nos estudios da EMI em Paris, onde os Beatles estavam fazendo 18 shows no Olympia Theatre. Os Beatles decidiram boicotar a gravacao e não apareceram. George Martin ficou puto e exigiu que eles voltassem outro dia pro estudio e assim eles foram e gravaram. Uma das poucas vezes da carreira dos Beatles que iriam gravar fora de Londres. Mesmo assim, George Martin iria mais tarde dizer que os Beatles estavam certos, que não precisavam gravar em alemao pra estourar na Alemanha. Mas mesmo assim, George Martin disse que eles fizeram um ótimo trabalho na gravacao. 

Para provar que os Beatles estavam certos, e apesar de na época as versoes dessas duas musicas em alemao terem feito certo sucesso, são as versoes em ingles dessas duas músicas que são mais conhecidas até na Alemanha, deixando as versoes em alemao somente para alguns aficcionados. 

EMI e Brian Epstein conseguirao convencer a subsidiaria americana da EMI, chamada Capitol Records, que os Beatles poderiam fazer um impacto nos Estados Unidos, lançando I want to hold your hand com I saw her standing there como Lado B, em 26 de dezembro de 1963. A Capitol resistiu muito anteriormente pra lançar os Beatles na America. 

Assim, os selos Vee-Jay e Swan lançaram os Beatles antes na America. Aproveitando a oportunidade, Brian Epstein pediu 40 mil dólares à Capitol pra promover esse compacto. Era muita grana, tendo em vista que o máximo que os Beatles tinham conseguido de verba pra propaganda tinha sido 5 mil dolares.

O plano era lançar o disco no meio de janeiro de 1964, pra coincidir com a aparição dos Beatles no Ed Sullivan Show. Entretanto, uma menina de 14 anos, fã dos Beatles, chamada Marsha Albert, queria o compacto antes dessa data. Ela entao escreveu pro DJCarroll James falando dos Beatles e disse que o DJ deveria conseguir um dos discos deles na Inglaterra e trazer pra America.

James era o DJ da WWDC, uma rádio de Washington DC. Não se sabe porque, ele seguiu o conselho da garota e encomendou o bendito disco da Inglaterra. Entao quando o disco chegou, James ligou pra Garota e disse pra ela que se ela chegasse na rádio as cinco horas, ele iria deixar que ele apresentasse o grupo. Ela conseguiu chegar e essas foram as palavras dela: “Ladies and gentleman, for the first time on the air in the United States, here are the Beatles singing I want to hold your hand”.

A cancao foi um grande hit. Uma surpresa pra radio, que tocava mais músicas do estilo de Andy Williams ou Bobby Vinton, em vez de rock and roll. Mas a música comecou a ser pedida direto e comecou a ser tocada sem parar, com o DJ sempre dizendo no meio da cançao a frase “This is a Carroll James esclusive”, pra evitar que as outras estacoes usassem a canção.  

A Capitol ameacou processar as radios que estavam colocando no ar a música, que alem de James estava sendo tocada por DJs em Chicago e St-Louis. Mas os DJs ignoraram a ameaça. Entao a Capitol voltou atrás e decidiu lançar o compacto no dia 26 de dezembro mesmo. 

A demanda pelos discos era insaciavel. Nos tres primeiros dias, 250 mil copias foram vendias. A média era 10 mil copias por hoje em New York. Não tinham como prensar tanto disco e a Capitol alugou as maquinas da Columbia Records e da RCA Victor. No final, o compacto de I want to hold your hand vendeu 5 milhoes de copias, apenas nos Estados Unidos. 

Como já disse, quando I want to hold your hand saiu do primeiro posto dos charts pop americanos, quem entrou foi She Loves You. Isso não acontecia nos charts pop americanos desde 1956, quando Elvis Presley entrou no primeiro lugar com Love me tender, desbancando Don’t be cruel do posto de número 1. Em 2013, a Billboard disse que I want to hold your hand era o número 44 das cancoes de maior sucesso no Hot 100. 

I want to hold your hand foi o lançamento da British Invasion. No ano de 1964, apenas os artistas britanicos dominaram os charts pop americanos, incluindo The Dave Clark Five, The Rolling Stones, The Kinks, The Hollies e Herman’s Hermits. A capa do compacto tinha Paul McCartney com um cigarro nas maos. Em 1984, a Capitol Records tirou o cigarro no computador pro relancamento do compacto. 

A cancao foi bem recebida pelos fãs, mas lógico, alguns criticos não gostaram nada. Cynthia Lowery, da Associated Press, disse que ninguem aguentava mais ouvir essa música. Disse ainda que estava sendo impossivel escutar um boletim da temperatura ou qualquer outra sem ter que escutar I want to hold your hand. 

Porem, Bob Dylan, que sabe mais de música do que a Cynthia, ficou impressionado com a inovacao dessa música. Dylan disse que os Beatles estavam fazendo o que ninguem fazia na epoca. Que os acordes dessa música eram incriveis e que as harmonias fizeram com que os acordes fosse bem válidos. O engraçado é que Dylan achava que eles cantavam “I get high”, que é eu fico doidaão, ao invés do correto “I can’t hide”, que é eu não posso me esconder. Dylan ficou muito surpreso quando encontrou com os Beatles pela primeira vez e descobriu que nenhum deles tinha fumado maconha ainda. 

A canção foi nominada pro Grammy daquele ano, mas perdeu pra The Girl from Ipanema, com Astrud Gilberto e Stan Getz. Mas em 1998, a canção finalmente ganhou um Grammy. É uma das 500 cançoes que deram forma ao rock and roll, do Rock and Roll Hall of Fame. O Recording Industry Association of America, o National Endowment for the Arts and Scholastic Press nomearam I want to hold your hand como uma das cancoes do século.

É o número 16 das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. É tambem considerada pela Rolling Stone a música número 2 dos Beatles, perdendo apenas pra A day in the life. A Mojo fez uma lista das 100 músicas que mudaram o mundo e essa foi a número 2, perdendo apenas pra Tutti-Frutti, de Little Richard.

A cançao não tem somente um cantor, uma vez que John e Paul cantam juntos, porem, a voz de John dá pra ouvir mais na gravação. Porem, no Ed Sullivan de 9 de fevereiro de 1964, a voz de Paul se ouve mais. John tocou guitarra ritmica, cantou e bateu palmas. Paul tocou baixo, canou e bateu palmas. George tocou guitarra solo e bateu palmas e Ringo tocou bateria e bateu palmas.

A letra:

Oh yeah, I'll tell you something
I think you'll understand
When I'll say that something
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand

Oh please, say to me
You'll let me be your man
And please, say to me
You'll let me hold your hand
I'll let me hold your hand
I wanna hold your hand

And when I touch you I feel happy
Inside
It's such a feeling that my love
I can't hide
I can't hide
I can't hide

Yeah, you've got that something
I think you'll understand
When I'll say that something
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand

And when I touch you I feel happy inside

It's such a feeling that my love
I can't hide
I can't hide
I can't hide

Yeah, you've got that something
I think you'll understand
When I'll feel that something
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand
I wanna hold your hand

Clip com a gravação original:



Os Beatles na gravação do Ed Sullivan:



A versão da BBC de Londres, gravada em 17 de dezembro de 1963:

terça-feira, 13 de agosto de 2013

226 – Little Eva – Keep your hands off my baby (1962)



Mais uma canção da dupla Carole King e Gerry Goffin. Lançada por Little Eva em 1962, pelo selo Dimension Records, no lado A de um compacto que tinha Where do I go no Lado B. A canção chegou ao número 12 dos charts pop americanos. 

Foi gravada tambem pelos Beatles no show de radio da BBC chamado Saturday Club, em 22 de janeiro de 1963 e lançada em novembro de 1994 no famoso album Live at BBC. Em fevereiro de 1963, os Beatles tambem tocaram-a na primeira turnê inglesa deles. 

Tambem foi gravada por Helen Shapiro, Skketer Davis, entre outros. 

A letra:

We've been friends for oh, so long
I let you share what's mine
But when you mess with the boy I love
It's time to draw the line

Keep your hands off my bay-ee-a-by
I ain't gonna tell you but-a one more time
Oh, keep your hands off my bay-ee-a-by
Girl, you get it through your head
That boy is mine

I don't mind when you lend my clothes
My jewelry and such
But, honey, let's get something straight
There's one thing you don't touch

Keep your hands off my baby
Girl, you get it through your head
That boy is mine

Oh, keep your hands off my baby
I ain't gonna tell you twice

He's mine
Yay, yay, yeah, he's mine

You better watch yourself, now


A versão original de Little Eva:



Agora a versão dos Beatles, da BBC de Londres, com John Lennon nos vocais principais:



A versão de Skeeter Davis: 


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

225 – The Drifters – Up on the roof (1962)


Mais um sucesso da dupla de compositores Carole King e Gerry Goffin. Foi gravada e lançada em 1962 pelos Drifters. A música se transformou num hit no começo de 1963, chegando ao número 5 dos charts pop americanos e número 4 dos charts de R&B. A propria Carole King participou da gravação dessa canção, tocando piano. 
 
Em 1980, a Revista Rolling Stone descreveu essa canção como sendo uma canção pop importantissima de 1962 e em particular, destacou a letra, que rimavam stairs e cares e tambem com relacao à imagem da pessoa saindo das ruas para as estrelas atraves das escadas de um predio. A revista disse que era de primeira linha, escrita muito sofisticada. 

É o número 113 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da Revista Rolling Stone. E é tambem uma das 500 canções que deram forma ao rock and roll, eleita pelo The Rock and Roll Hall of Fame. 

No Reino Unido, a versao dos Drifters não chegou nem ao TOP 50, mas Kenny Lynch e Julie Grant tiveram mais sorte. Kenny Lynch chegou ao número 10 dos charts britanicos e a versao de Julie Grant chegou ao número 33. Tony Hatch, que produziu Julie Grant, escreveu Downtown, um sucesso de Petula Clark, inspirado em Up on the roof. 

Tambem foi regravada por Little Eva. Richard Anthony escreveu e gravou uma versao em frances dessa canção, com o titulo de Sur le toit.  

James Taylor gravou-a em 1979, no seu album Flag, versao essa que chegou ao número 28 dos charts pop nesse mesmo ano. Essa foi a última música de James Taylor que chegaria ao Top 40 como artista solo. Inclusive, James Taylor cantou-a no Concert for New York City, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro. E em 2010, James Taylor iria cantar essa música com Carole King, no Troubadour Reunion Tour. 

Em 1995, Robson and Jerome gravaram novamente a cancao, que chegou ao numero 1 do Reino Unido e vendeu quase um milhao de copias por lá. Chegou tambem ao numero 3 na Irlanda e 45 na Holanda. 

Ike and Tina Turner gravaram-a em 1973, Neil Diamond em 1993, Bruce Springsteen gravou-a ao vivo em 1975, durante a turnê de Born to Run, entre outros artistas. 

A letra:

When this old world starts getting me down
And people are just too much for me to face (Up on the roof)
I climb way up to the top of the stairs
And all my cares just drift right into space (Up on the roof)

On the roof, it's peaceful as can be
And there, the world below can't bother me
Let me tell you now

When I come
home feeling tired and beat
I go up where the air is fresh and sweet (Up on the roof)
I get away from the hustling crowds
And all that rat race noise down in the street (Up on the roof)

On the roof's the only place I know
Where you just have to wish to make it so
Let's go up on the roof (Up on the roof)

At night, the stars put on a show for free
And, darling, you can share it all with me
I keep-a tellin' you

Right smack dab in the middle of town
I found a paradise that's trouble-proof (Up on the roof)
And if this world starts getting you down
There's room enough for two up on the roof (Up on the roof)

Up on the roof (Up on the roof)
Oh, come on, baby (Up on the roof)
Oh, come on, honey (Up on the roof)
Everything is all right (Up on the roof)


A versão mais nova dos Drifters com Up on the roof:



 Agora a maravilhosa versào de Carole King com James Taylor:



A versão de Robson and Jerome:


terça-feira, 6 de agosto de 2013

0086 – Breaking up it’s hard to do - Neil Sedaka (1962)


Escrita por Neil Sedaka e Howard Greenfield, foi gravada em 1962 e lançada em junho de 1962, no compacto com As long as I live como Lado B. Chegou ao número 1 do Billboard HOT100 e número 12 no Billboard R&B. Chegou também ao número 7 no Reino Unido. Os backing vocals foram feitos pelo grupo vocal feminino The Cookies. Al Casamenti, Art Ryerson e Charles Macy tocaram guitarra. Ernie Heyes tocou piano. George Duvivier tocou baixo. Gary Chester tocou bateria. Artir Kaplan tocou sax. George Devens e Phil Kraus tocaram percussão. Seymour Barab e Morris Stonzek tocaram celos. David Guilliet, Joseph Haber, Harry Kohon, David Sackson e Louis Stone tocaram violinos.


Do do do
Down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Breaking up is hard to do


Don't take your love away from me
Don't you leave my heart in misery
If you go then I'll be blue
'Cause breaking up is hard to do


Remember when you held me tight
And you kissed me all through the night
Think of all that we've been through
And breaking up is hard to do


They say that breaking up is hard to do
Now I know I know that it's true
Don't say that this is the end
Instead of breaking up I wish that we were making up again


I beg of you don't say goodbye
Can't we give our love another try?
Come on, baby, let's start anew
'Cause breaking up is hard to do


(They say that breaking up is hard to do)

Now I know, I know that it's true
(Don't say that this is the end)
Instead of breaking up I wish that we were making up again


I beg of you don't say goodbye
Can't we give our love another try?
Come on, baby, let's start anew
'Cause breaking up is hard to do


Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down down
Comma, comma, down dooby doo down



 A gravação original de Neil Sedaka:



Neil Sedaka ao vivo, no seu DVD The Show goes on:



Agora The Carpenters:


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

223 – Chris Montez - Let’s dance (1962)


Escrita e produzida por Jim Lee, foi lançada por Chris Montez em 1962, pela Monogram Records. Chegou ao número 4 dos charts pop americanos e número 2 nos charts ingleses. Em 1973, foi relançada na Europa e chegou ao TOP 5 do Reino Unido e da Alemanha. 
 
Em 1988, no CD Live in Europe, Tina Turner faz um dueto com David Bowie nessa música. Tambem em 1988, Slade lancou uma versao dessa música que não teve muito sucesso. Os Beatles gravaram uma versão de Let’s dance em 1961, com Tony Sheridan, que só foi lançada em 1967, num album chamado The Beatles’s First. Os Ramones tambem gravaram-a em 1976 no primeiro disco deles, entre outros artistas.

A letra:

(One, two)
(One, two, three, four)

Hey baby won't you take a chance?
Say that you'll let me have this dance

Well let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too,
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

Hey baby, yeah, you thrill me so
Hold me tight, don't you let me go

But let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

OK, wail now.

Oh, yeah

Hey, baby, if you're all alone
Maybe you'll let me walk you home

But let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too,
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

Hey, baby, things are swingin' right
Yes, I know that this is the night

Well let's dance, well let's dance
We'll do the twist, the stomp, the mashed potato too
Any old dance that you wanna do
But let's dance, well let's dance

But let's dance
But let's dance
But let's dance


Let's dance original, de Chris Montez: 



Tina Turner com David Bowie em 1988:



Agora a versão do Slade:

1945 – Supertramp – Lord is it mine (1979)

  Escrita por Roger Hogson, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada no disco Breakfast in America, o sexto disco da banda. ...