segunda-feira, 23 de novembro de 2009

5 - Big Joe Turner - Shake, rattle and roll (1954)


No inicio de 1954, Herb Abramson, Atlantic Records, sugeriu que Jesse Stone (sob o pseudónimo de Charles Calhoun) escrevesse um blues up-tempo pra Big Joe Turner, um cantor de blues que havia nascido e começado a carreira em Kansas City ainda antes da Segunda Guerra Mundial. Em 1940, Big Joe havia entrado para a Decca Records, e em 1941 havia se mudado pra Los Angeles, onde tocou com Duke Ellington. Em 1945, Big Joe iria pra National Records e gravaria sob a batuta de Herb Abramson. Em 1951, Big Joe assinou com a Atlantic Records , mas foi somente em 1954 que ele fez o seu grande strike com Shake, Rattle and Roll, o que transformou Big Joe num ídolo teen e também ajudou a transformar a música pop da época. Big Joe já tinha então 43 anos e se viu na pele de um novo rock star, aparecendo em programas de televisão e no cinema. A expressão shake, rattle and roll significava, literalmente, o jogo de dados. Balança o copo, chacoalha e rola os dados na mesa. Na gíria, significava uma relacao sexual. A frase “One-eyed cat peeping in a seafood store” foi criada pelo baterista de studio da Atlantic, chamado Sam “Baby” Lovett. Big Joe Turner gravou-a em New York City, em 15 de Fevereiro de 1954. Curiosamente, o coro que acompanha Big Joe na gravação é formado pelo próprio Jesse Stone, e pelos donos da Atlantic, Jerry Wexler e Ahmet Ertegun. No saxofone, novamente, estava o grande Sam “The Man” Taylor. O compacto simples que trazia a música foi lançado em 15 de Abril de 1954, também pela Atlantic Records e teve como lado B a canção “You know I love you”. Essa gravação feita por Big Joe é a número 126 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. Shake, Rattle and Roll é um puro 12 bar blues em formato de rock and roll e ficou no topo dos charts de R&B por 3 semanas e surpreendentemente, chegou ao número 22 dos charts pop. Três semanas após a versão de Big Joe chegar ao topo dos charts de R&B, Bill Haley fez a sua versão da canção, em 7 de Julho de 1954. A versão de Haley chegou ao número 7 dos charts pop. Tanto a versão de Big Joe quanto a versão de Bill Haley venderam mais de um milhão de cópias, fazendo com que Shake, Rattle and Roll fosse o primeiro hit gigantesco da história do rock and roll. O sucesso da gravação de Haley ajudou Big Joe Turner e muito. Incrivelmente, Big Joe e Bill Haley se tornaram amigos íntimos e fizeram juntos uma turnê pela Austrália em 1957. Em 1966, quando a carreira de Big Joe já estava caindo aos pedaços, Bill Haley e sua banda (Comets) foram ao México acompanhar Big Joe numa série de gravações. Em 1955, Elvis gravaria uma demo de Shake, Rattle and Roll no Sun Studios, mas que só seria lançada nos anos 1990. Em 1956 ele gravaria um compacto simples pra RCA Victor, e lançaria em 8 de Setembro de 1956, mas não foi um grande hit. A canção teve outras gravações importantes, como Sam Cooke, Fats Domino, Jerry Lee Lewis, Huey Lewis and The News, Patsy Cline e Beatles. Big Joe Turner morreu em 24 de Novembro de 1985, em Inglewood, Califórnia, também vítima de um ataque cardíaco.

Segue a letra:


Get outta that bed, wash your face and hands
Get outta that bed, wash your face and hands
Well, you get in that kitchen, make some noise with the pots 'n pans

Way you wear those dresses, the sun comes shinin' through
Way you wear those dresses, the sun comes shinin' through
I can't believe my eyes, all that mess belongs to you

I believe to the soul you're the devil and now I know
I believe to the soul you're the devil and now I know
Well, the more I work, the faster my money goes

I said shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do right to save your doggone soul

Yeah, blow it Joe!

I'm like a one-eyed cat peepin' in a seafood store
I'm like a one-eyed cat peepin' in a seafood store
Well I can look at you till you ain't no child no more

Ah, shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do right to save your doggone soul

I get over the hill and way down underneath
I get over the hill and way down underneath
You make me roll my eyes, even make me grit my teeth

I said shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Shake, rattle and roll, Shake, rattle and roll
Well, you won't do nothin' to save your doggone soul

Shake, rattle and roll!

Agora o vídeo de Big Joe Turner:




A versão de Bill Haley and his Comets:



A versão de Elvis Presley:




quarta-feira, 18 de novembro de 2009

3 - The Drifters - Money Honey (1953)


Clyde McPhatter nasceu em Durham, Carolina do Norte, em 15 de Novembro de 1932, filho de uma família altamente religiosa e quando sua família se mudou pro Harlem, em New York City nos anos 1940, Clyde começou a cantar com um grupo gospel. A voz de Clyde era tenor e não apenas alta, mas também poderosa.  Clyde começou a carreira com os Dominoes em 1950. Em 1953, Clyde deixa os Dominoes e funda os Drifters, com David Baldwin, James Johnson, William Anderson e David Baughan, e são levados pela Atlantic Records, do famoso Ahmet Ertegun, em 7 de Maio de 1953 para gravarem algumas fitas demo. Depois de umas sessões de gravações, Ahmet Ertegun descobre que os companheiros de Clyde não eram tão bons assim e pede para que o mesmo arranje outra banda. Clyde então trouxe os irmãos Gerhart  e Andrew Thrasher e outro amigo chamado Bill Pinkney. O quinto membro da banda seria Willie Ferbie. Em 9 de Agosto de 1953, os Drifters tiveram sua segunda sessão de gravação na Atlantic Records. Alem de Clyde (Vocal principal), Pinkney (Primeiro Tenor) Andrew Thrasher (segundo Tenor). Gerhart Trasher (Barítono) e Willie Ferbie (Baixo), tiveram ainda Walter Adams como guitarrista. Tiveram ainda Mickey Baker na outra guitarra e o lendário Sam “The Man” Taylor no sax tenor. Gravaram 5 canções nesse dia, entre elas a nossa número 3 da lista, Money Honey. Logo em Setembro, o primeiro discos dos Drifters foi lançado, tendo Money no lado A e The Way I feel, no lado B. Logo arranjaram uma turnê, mas perderam dois membros da banda. Willie Ferbie sofreu um acidente e não podia mais tocar e Walter Adams, que estava tocando guitarra, morreu nessa acidente. Assim, Jimmy Oliver substituiu Adams e eles decidiram que somente 4 pessoas iriam cantar. Depois de experimentarem muito, decidiram que Gerhart viraria Tenor, Andrew viraria Barítono e Bill foi ser Baixo. Em 9 de Outubro de 1953, os Drifters fizeram a primeira aparição deles no Apollo Theater e no dia seguinte, Money Honey estava sendo listada como a escolha da semana, pois estava vendendo bem em Dallas, Cleveland, Durham, Los Angeles e em Pittsburgh. Jesse Stone, o compositor de Money Honey, era amigo dos Drifters e a sua Money Honey, com os Drifters, chegaria também ao número 1 dos charts de rhythm and blues e ficaria lá por 11 semanas. Em um dos seus rankings, a revista Rolling Stone escolheu a gravação de Money Honey com os Drifters como sendo a número 252, das 500 maiores canções de todos os tempos. A canção teve uma regravação ao vivo do grande Eddie Cochran e também por Elvis Presley, sendo este último em 1956, mesmo ano que gravou Lawdy Miss Clawdy. Michael Jackson gravaria a canção no começo dos anos 1970, mas que só seria lançada em 1995, na caixa de CDs chamada “Soulsation”. Clyde McPhatter morreu em 13 de Junho de 1972, em Teaneck, New Jersey, vítima de um ataque cardíaco. 

A letra de Money Honey:

You know, the landlord rang my front door bell
I let it ring for a long, long spell
I went to the window, I peeked through the blind,
And asked him to tell me what was on his mind.
He said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna stay here with me."

I was cleaned and screened and so hard-pressed
I called the woman that I love the best
I finally got my baby 'bout a half past three
She said, "I'd like to know what you want with me."
I said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me."

She screamed and said, "What's wrong with you?
From this day on, our romance is through."
I said, "Tell me, baby, face to face
A-how could another man take my place?"
She said, "Money, honey! Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me."

Well, I learned my lesson and now I know
The sun may shine and the wind may blow
Women may come, and the women may go,
But before I say I love 'em so, I want money, honey!
Money, honey! Money, honey,
If you wanna get along with me.

(If you wanna get along) Well, make some money
(If you wanna get along) Well, I ain't jivin' you, honey
(If you wanna get along) You better give up some money
If you wanna get along with me

Segue o audio da gravação original dos Drifters:



Segue abaixo uma apresentação de Elvis na TV, em 1956.



E agora Eddie Cochran:



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

2 - Big Mama Thornton - Hound dog (1953)


Em 12 de Agosto de 1952, Mike Stoller recebeu um telefonema de Johnny Otis. Ele queria um hit pra grande dama do selo Peacock, Big Mama Thornton. Stoller e Leiber tinham 19 anos de idade e compuseram a música em questões de minutos. Foram mostrar a música e na casa de Otis, Mike foi pro piano e Big Mama pegou a partitura das mãos de Jerry e começou a cantar de uma forma que não era a que os compositores queriam. Jerry pediu licença e tentou dizer a senhora que não era assim que eles queriam e ela se irritou, dizendo que sabia como era. E no mesmo instante, começou a balançar a língua, como se estivesse fazendo sexo oral em outra mulher. Jerry continuou tentando, procurando achar as palavras certas. Então ele disse: “Talvez se você atacasse a canção com um pouco mais de agressividade...”. Então ela disse: “Venha aqui, meu rapaz, eu vou lhe dizer o que você pode atacar. Ataque isso aqui!!!”, e apontou pra própria vagina. Ela tinha uns 200 quilos. Johnny Otis pediu pra Jerry cantar e mostrar a Big Mama como ele queria. Ela gostou da ideia e cruzou os braços, pronta pra rir do garoto branco que iria cantar o blues pra ela. Com Mike no piano, Jerry atacou: “You ain’t nothing but a hound dog, quit snooping ‘round my door...” De repente, a gozação cessou e Big Mama ficou boquiaberta com a nova canção que estava sendo dada pra ela. Novamente, tomou a partitura das mãos de Jerry e começou a cantar do jeito que a dupla de compositores queria. Em 13 Agosto, Big Mama Thornton entrava no Radio Recorders estúdios, em Los Angeles, para gravar Hound Dog. No estúdio, Otis tocou bateria. Como Otis era o produtor, sobrou pros dois compositores a cadeira de produtor. A gravação foi uma obra-prima. Big Mama fez um vocal perfeito, como um animal rugindo. O Groove que Otis fez na bateria foi espetacular. O solo de Peter Lewis também ficou direito demais. O guitarrista Peter Lewis, ao fazer o solo, fica “dialogando” com Big Mama de forma maravilhosa. Na verdade, ela que comanda o dialogo. O baixista foi Albert Winston. O release só se deu em Março de 1953, pelo selo Peacock Records e assim como Lawdy Miss Clawdy, ficou sete semanas como numero 1 dos charts de rhythm and blues. A versão que Elvis iria gravar alguns anos mais tarde, era mais rápida e ficou no número 1 dos charts principais americanos por 11 semanas seguidas, o que foi um recorde que só foi quebrado em 1992. Stoller odiava a gravação feita por Elvis, pois dizia ser muito rápida, nervosa e branca demais. Ele diz que só começou a gostar dela quando ela vendeu 8 milhões de cópias. Segundo ele, a gravação de Big Mama Thornton dava de dez a zero. Existe um vídeo de Hound Dog inesquecível com Big Mama cantando e tendo nada mais, nada menos, do que o gigante bluesman Buddy Guy fazendo o solo. Você pode encontrá-la no Youtube. John Lennon também toca Hound Dog no seu disco Live in New York City, gravado em 1973, ao vivo. Big Mama Thornton morreu em 26 de Julho de 1984, em Los Angeles, California, vítima de um ataque cardíaco.

A letra, na versão dela:

You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round the door
You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round my door
You can wag your tail
But I ain't no feed you no more

You told me you was high class
But I could see through that
Yes, you told me you was high class
But I could see through that
And daddy I know
You ain't no real cool cat

You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round the door
You're just an old hound dog
Been snoopin' 'round my door
You can wag your tail
But I ain't no feed you no more

You made me feel so blue
You made me weep and moan
You made me feel so blue
Well you made me weep and moan
'Cause you ain’t looking for a woman
All you lookin' is for a home

You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round the door
You ain't nothing but a hound dog
Been snoopin' 'round my door
You can wag your tail
But I ain't no feed you no more

Aqui, Big Mamma tocando com o grande bluesman, Buddy Guy, na guitarra, em 1965:



Elvis Presley no Milton Berle show, em 5 de junho de 1956:


Segue a versão de John Lennon, ao vivo, New York City, 1972:

1944 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 3) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 no disco The Wall, o décimo primeiro da banda, em 30 de novembro de 1...