quarta-feira, 16 de julho de 2014

312 – The Kinks – You really got me (1964)



Escrita por Ray Davies, foi gravada pelos Kinks em julho de 1964 no IBC Studios, em Londres. Foi lançada em 4 de agosto de 1964 no Reino Unido e em 26 de agosto nos Estados Unidos, em um compacto simples que tinha It’s all right no Lado B. Essa gravacao foi produzida por Shel Talmy. 

Foi o terceiro compacto do grupo e chegou ao numero 1 dos charts britanicos em setembro de 1964, ficando nessa posicao por duas semanas. Foi o hit que levou o grupo ao sucesso. Elevou os Kinks a condicao de top da British Invasion nos Estados Unidos. Chegou ao numero 7 dos charts americanos e foi inclusa no primeiro album dos Kinks chamado Kinks. 

You really got me influenciou muitos roqueiros futures, particularmente os de heavy mteal e punk rock. You really got me e considerada uma planta baixa para o arsenal do rock pesado e heavy metal. 

Em 1999, You really got me foi induzida ao Grammy Hall of Fame. Esta na 82a posicao das 500 maiores cancoes de todos os tempos da Rolling Stone Magazine. E numero 4 das 100 maiores cancoes de guitarra de todos os tempos, da mesma publicacao. 

No comeco de 2005, a BBC fez uma pesquisa e You really got me foi eleita a melhor musica britanica da decada entre 1955 e 1965. Em marco de 2005, a Q Magazine elegeu-a como numero 9 das melhores 100 cancoes de guitarra de todos os tempos. Em 2009, o canal VH1 elegeu You really got me como a cancao de numero 57 entre as maiores cancoes de hard rock já gravadas. 

O som distorcido de guitarra que ficou famoso foi criado depois que o guitarrista Dave Davies cortou o auto falante do amplificador com uma navalha e colocou um alfinete no auto falante. O amplificador ficou conhecido como Little green. O riff de You really got me veio apos brincarem com os acordes de Louie Louie, dos Kingsmen. 

Foi regravada por muita gente, incluindo Deborah Blando em 1993, Peter Gabriel em 1976, Metallica em 2010, Oingo Boingo em 1981, Robert Palmer em 1978, Sly and The Family Stone em 1982, Van Halen e muitas outras bandas de rock pesado. 

Van Halen gravou sua versao em 1978, pro seu album de estreia. A gravacao teve boa execucao, o que ajudou na carreira da banda tremendamente. A versao de Van Halen foi usada no filme Night shift. Foi usada no comercial da Nissan do Nissan 300ZX, em 1996, um comercial super premiado. Tambem apareceu nos video games Karaoke Revolution, de 2003 e Guitar Hero II, de 2006. 

Foi gravada em setembro e outubro de 1977 e lançada em 28 de janeiro de 1978, num compacto que tinha Atomic Punk como Lado B. A gravadora era a Warner Bros.  

A cancao apareceu na serie Mad Men, na quinta temporada, quando Peggy pede as contas à Don Draper. Tambem já apareceu nos Simpsons. 

A letra:

Girl, you really got me goin'
You got me so I don't know what I'm doin'
Yeah, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

Yeah, you really got me now
You got me so I don't know what I'm doin', now
Oh yeah, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

You Really Got Me
You Really Got Me
You Really Got Me

See, don't ever set me free
I always wanna be by your side
Girl, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

Yeah, you really got me now
You got me so I don't know what I'm doin', now
Oh yeah, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

You Really Got Me
You Really Got Me
You Really Got Me
Oh no...

See, don't ever set me free
I always wanna be by your side
Girl, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

Yeah, you really got me now
You got me so I don't know what I'm doin', now
Oh yeah, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

You Really Got Me
You Really Got Me
You Really Got Me


A versao dos Kinks:



A versao de Van Halen:



A versao do Metallica com Ray Davies:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1940 – George Harrison – Your love is forever (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada em 14 de fevereiro de 1979 no disco George Harrison,...