sábado, 24 de agosto de 2013

229 – The Kingsmen – Louie Louie (1963)


Canção escrita por Richard Berry em 1955 e que ficou mais conhecida por sua versão com os Kingsmen, que se tornou um hit. Ela foi originalmente lançada pelo proprio Berry em abril de 1957, pelo selo Flip Records. Se tornou um clássico do rock and roll e foi regravada por centenas de artistas. Na sua forma original foi escrita e gravada na forma de balada jamaicana. Conta a historia de um marinheiro jamaicano que retorna à ilha pra ver o seu amor. 

A gravação do Kingsmen foi submetida à uma investigacao do FBI pra que descobrissem obscenidade na letra, o que terminou não dando em nada. Louie Louie foi reconhecida por organizacoes e publicacoes ao redor do mundo inteiro por sua influencia na história do rock and roll. 

Entre elas são Rock and Roll Hall of Fame, Grammy Hall of Fame, National Public Radio, VH1, Rollins Stone Magazine, National Endowment for the Arts, Recording Industry Association of America, entre outros. Somando-se com o fato de novas versões da música aparecerem diariamente no Youtube e em outros sites do genero, outros maiores exemplos do legado dessa música inclui a tentativa, em 1985, de fazer com que Louie Louie se tornasse a música oficial do estado de Washington, a celebracao do dia internacilao Louie Louie, a cada 11 de abril, a parada anual Louie Louie, na Philadelphia (agora encerrada), o anual LouieFesta, em Tacoma e a anual Louie Louie Parade and Festival em Peoria. 

A gravação dos Kingsmen foi lançada em gravada em abril de 1963 e lancada maio de 1963, num compacto simples que tinha Haunted Castle no lado B, uma musica instrumental. A sessao de gravacao foi produzida por Ken Chase, uma personalidade de radio, da rdio AM KISN e tinha tambem uma boate que tinha os Kingsmen como banda da casa. O engenheiro de som foi o dono do estudio, Robert Lindahl. O vocalista dos Kingsmen, Jack Ely, baseou sua versao na gravacao de Rockin’Robin Roberts withe the Fabulous Wailers, mas sem querer mudando um pouco o ritmo. Na noite anterior à gravacao, os Kingsmen tocaram uma versao de 90 minutos de Louie Louie na boate. Quando gravaram, so precisaram de um take apenas. 

Um erro no entanto ocorreu durante a gravacao. Logo apos a parada do solo de guitarra, quando o grupo tentava seguir a versao dos Wailers, que tem um breve recomeço do riff duas vezes antes do vocalisca começar a cantar de novo, eles estavam esperando que Ely fizesse o mesmo. Só que Ely entrou muito antes do tempo. Ele viu que tinha feito merda e parou o verso antes, mas a banda não percebeu que ele tinha feito isso. Tentando conseertar  o erro, o baterista Lynn Easton fez um filling no espaço com a bateria. Esse erro ficou tao conhecido que alguns grupos repetiam quando iam tocar Louie Loiue.

Chegou aos charts pop americanos em 7 de dezembro, chegando ao número 2 na semana seguinte. Continuou como Top 10 em dezembro e janeiro, saindo do Top 10 em fevereiro. No total, ficou 16 semanas no Hot 100. Chegou ao número 1 nos charts de Rhythm and blues. A versao deles logo se tornou um classico a ser tocado em todas as festinhas daquele tempo.

A cançao foi banida porque não entendiam direito o que Ely pronunciava e acreditavam ser profanidades. Foi banida do estado de Indiana pelo governador Matthew Welsh e sofre uma investigacao de 31 meses do FBI, que não deu em nada. 

A banda não vendia nada. Só havia vendido 600 discos e estavam pensando em se dispersar. Entao o maior DJ de Boston, Arnie Ginsburg, recebeu uma copia do disco. Gostou da fuleiragem e tocou no seu programa como sendo o pior disco da semana. A resposta do público, apesar da apresentacao ruim, foi otima. Já no fim de outubro, já começou a ser um hit que quebrava as barreiras regionais e estava quase entrando nos charts nacionais. 

Quando a banda chegou a ter popularidade nacional, ela se separou. Foram criadas duas versoes. Uma com Ely e outra com Lynn Easton, o baterista, que depois iria conquistar o direito de usar o nome da banda. Em 1964, chegaram a um acordo judicial que dava os direitos à Easton, mas que tinha que conter o nome do vocalista nas capas dos discos. 

Depois de um processo que durou 5 anos e custou 1.3 milhoes de dolares, em 9 de novembro de 1998, os Kingsmen ganharam os direitos de todas as suas musicas, que estavam em poder da Gusto Records, incluindo Louie Louie. Eles não recebiam os royalties desde 1963. 

Paul Revere and The Raiders tambem gravaram uma versao de Louie Louie em abril de 1963, no mesmo estudio que os Kingsmen. Tambem foi gravada por Otis Redding em 1964, assim como Os Beach Boys e os Kinks. The Troggs fizeram sua versao em 1966. 

Em 30 de setembro de 1978, foi lançada pelo Motorhead. O riff de piano da versao dos Kigsmen foi substituida pela guitarra de Fast Eddie Clarke. 

Em 1972, o Led Zeppelin tocou uma versao de Louie Louie em Los Angeles. Pode ser encontrada no bootleg chamado Burn like a candle. Em 1974, The Stooges tocou Louie Louie num concerto, lançada no album Metallic K.O., de 1976. The Clash tambem gravou uma versao de Louie Louie, lançada em 1977 no disco chamado Louie is a punlrocker. 

The Grateful Dead tocou Louie Louie ao vivo nos anos 1980s, com Brent Mydland nos vocais. Joan Jett and The Blackhearts gravou-a em 1981. 

Em 1993, Iggy Pop gravou-a com letra politica. Essa versao foi usada no filme de Michael Moore chamado Capitalism: A love story.  Tambem em 1993, Robert Plant, do Led Zepellin, tambem gravaria a sua versao de Louie Louie.

Na sua turnê de 2009 chamada working on a dream tour, Bruce Springsteen tocava essa música junto com Glory days. The Smashing Pumpkins lançou uma versao ao vivo desta cançao.

Em fevereiro de 1964, um pai infurecido escreveu pra Bob Kennedy, entao attorney general dos Estados Unidos, alegando que a letra de Louie Louie era obscena. O FBI investigou a reclamação. Em junho de 1965, o laboratorio do FBI obteve uma copia da gravacao dos Kingsmen e após quatro meses de investigacao, concluiu que a gravacao não podia ser interpretada, pois era ininteligivel em qualquer velocidade escutada, assim, eles não podiam concluir se a gravacao era obscena ou não.

Louie Louie tem mais de 1500 regravacoes, passando Yesterday dos Beatles como a canção com maior número de regravacoes de todos os tempos. Louie Louie é uma das 500 canções que deram shape ao rock and roll, eleita pelo Rock and roll hall of fame em 1995. Em 1999, ganhou um Grammy. Em 1999, se tornou uma das 300 mais importantes músicas do século 20 nos Estados Unidos. Em 1992, a Wire Magazine disse que era uma das 100 mais importantes músicas já gravadas. Mojo Magazine disse em 2003 que era o número 1 das 100 maiores cancoes que voce deveria ter. Rolling Stone magazine disse que era a número 5 das 40 cancoes que mudaram o mundo. VH1 disse que era o número 11 das 100 maiores cancoes do rock and roll.

Dave Marsh disse que era a número 11 das 1001 maiores cancoes já feitas. Rolling Stones magazine disse em 1989 que era o número 18 das melhores 100 cancoes feitas nos ultimos 25 anos. Rolling Stone magazine disse que era o número 54 das 500 maiores cancoes de todos os tempos. RIAA disse em 1999 que era o número 57 das maiores cancoes do seculo. Mojo Magazine disse em 2007 que era o numero 70 das 100 gravacoes que mudaram o mundo. 

A letra: 

Louie Louie, oh no
Me gotta go
Aye-yi-yi-yi, I said
Louie Louie, oh baby
Me gotta go
Fine little girl waits for me
Catch a ship across the sea
Sail that ship about, all alone
Never know if I make it home
Three nights and days I sail the sea
Think of girl, constantly
On that ship, I dream she's there
I smell the rose in her hair.
Okay, let's give it to 'em, right now!
See Jamaica, the moon above
It won't be long, me see me love
Take her in my arms again
Tell her I'll never leave again
Let's take it on outa here now
Let's go!!

A gravação original dos Kingsmen:



A gravação primeira, de Richard Berry:



A versão mais pesada, de Iggy Pop:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...