quinta-feira, 8 de agosto de 2013

225 – The Drifters – Up on the roof (1962)


Mais um sucesso da dupla de compositores Carole King e Gerry Goffin. Foi gravada e lançada em 1962 pelos Drifters. A música se transformou num hit no começo de 1963, chegando ao número 5 dos charts pop americanos e número 4 dos charts de R&B. A propria Carole King participou da gravação dessa canção, tocando piano. 
 
Em 1980, a Revista Rolling Stone descreveu essa canção como sendo uma canção pop importantissima de 1962 e em particular, destacou a letra, que rimavam stairs e cares e tambem com relacao à imagem da pessoa saindo das ruas para as estrelas atraves das escadas de um predio. A revista disse que era de primeira linha, escrita muito sofisticada. 

É o número 113 das 500 maiores cancoes de todos os tempos da Revista Rolling Stone. E é tambem uma das 500 canções que deram forma ao rock and roll, eleita pelo The Rock and Roll Hall of Fame. 

No Reino Unido, a versao dos Drifters não chegou nem ao TOP 50, mas Kenny Lynch e Julie Grant tiveram mais sorte. Kenny Lynch chegou ao número 10 dos charts britanicos e a versao de Julie Grant chegou ao número 33. Tony Hatch, que produziu Julie Grant, escreveu Downtown, um sucesso de Petula Clark, inspirado em Up on the roof. 

Tambem foi regravada por Little Eva. Richard Anthony escreveu e gravou uma versao em frances dessa canção, com o titulo de Sur le toit.  

James Taylor gravou-a em 1979, no seu album Flag, versao essa que chegou ao número 28 dos charts pop nesse mesmo ano. Essa foi a última música de James Taylor que chegaria ao Top 40 como artista solo. Inclusive, James Taylor cantou-a no Concert for New York City, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro. E em 2010, James Taylor iria cantar essa música com Carole King, no Troubadour Reunion Tour. 

Em 1995, Robson and Jerome gravaram novamente a cancao, que chegou ao numero 1 do Reino Unido e vendeu quase um milhao de copias por lá. Chegou tambem ao numero 3 na Irlanda e 45 na Holanda. 

Ike and Tina Turner gravaram-a em 1973, Neil Diamond em 1993, Bruce Springsteen gravou-a ao vivo em 1975, durante a turnê de Born to Run, entre outros artistas. 

A letra:

When this old world starts getting me down
And people are just too much for me to face (Up on the roof)
I climb way up to the top of the stairs
And all my cares just drift right into space (Up on the roof)

On the roof, it's peaceful as can be
And there, the world below can't bother me
Let me tell you now

When I come
home feeling tired and beat
I go up where the air is fresh and sweet (Up on the roof)
I get away from the hustling crowds
And all that rat race noise down in the street (Up on the roof)

On the roof's the only place I know
Where you just have to wish to make it so
Let's go up on the roof (Up on the roof)

At night, the stars put on a show for free
And, darling, you can share it all with me
I keep-a tellin' you

Right smack dab in the middle of town
I found a paradise that's trouble-proof (Up on the roof)
And if this world starts getting you down
There's room enough for two up on the roof (Up on the roof)

Up on the roof (Up on the roof)
Oh, come on, baby (Up on the roof)
Oh, come on, honey (Up on the roof)
Everything is all right (Up on the roof)


A versão mais nova dos Drifters com Up on the roof:



 Agora a maravilhosa versào de Carole King com James Taylor:



A versão de Robson and Jerome:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1938 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 2) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 e lançada em 23 de novembro de 1979 no compacto que tinha One of...