Wednesday, April 4, 2012

126 – Chubby Checker – The twist (1960)


Chegamos ao ano de 1960, e pra começar esse ano, nada mais oportuno do que a canção The Twist, de Chubby Checker. Foi composta por Hank Ballard e lançada por ele mesmo em 1959, mas foi somente com Chubby Checker que a canção fez sucesso estrondoso e é como a conhecemos hoje.

A versão de Chubby Checker foi lançada em junho de 1960 pelo selo Parkway Records, tendo Dave Apell como produtor na gravação. Trata-se de um 12 bar blues e a partir dessa cancão é que surgiu o modo de dançar twist.  

A canção The Twist e a dança foram popularizadas em 1960 somente quando lançada por Chubby Checker. A versão de Checker chegou ao número 1 dos charts americanos em 19 de setembro de 1960 e ficou no primeiro posto por 1 semana. A canção quebrou um record, pois em 13 de janeiro de 1962, chegou novamente ao número 1 dos charts americanos, ficando por lá por duas semanas. Nunca havia acontecido isso na história. A mesma gravação, o mesmo artista, voltando aos charts quase 1 ano e meio depois e recuperando o numero 1.

Em 1988, os Fat Boys regravaram The twist e chegaram ao número 2 na Grã-Bretanha e numero 1 na Alemanha. 

A canção se tornou popular num programa de dança de Baltimore, comandado pelo DJ local Buddy Dean. Dean então recomendou a canção pra Dick Clark, que comandava o programa nacional chamado American Bandstand. Quando a canção se mostrou popular com o seu público, Clark tentou levar Ballard pra se apresentar por la, mas Ballard não estava disponível. Então Clark procurou um sujeito local pra gravar a canção. Então ele achou Checker, cuja voz se parecia com a de Ballard. 

A versão de Checker teve Buddy Savitt no sax e Ellis Tollin na bateria, e com os backing vocals feito pelos Dreamlovers. Com a exposição da música nesse programa nacional, a canção chegou ao topo dos charts americanos.

Em 1962, a febre do twist chegou ao high society. Flagrantes de celebridades dançando o twist fez a canção um hit entre os adultos, particularmente depois de uma reportagem na coluna de fofocas Cholly Knickerbocker. Pouco tempo depois, já se tinha grandes filas na boate Peppermint Lounge, de New York City, que era a mais popular casa de twist de celebridades. Por causa disso, a canção The Twist foi a única canção a chegar ao número 1 dos charts americanos em dois diferentes charts, e também conseguiu um grande ponto de mudança na aceitação dos adultos do rock and roll.  

Checker regravou a canção várias vezes. Em 1982, quando ele regravou-a no seu álbum The change has come, a canção passou a se chamar T-82. E nos 1990s, ele gravou uma versão country.

A canção é a número 451 do ranking da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos.

Aparece na trilha sonora do filme Spider-Man 3. Jim Dawson escreveu um livro sobre a canção e o seu fenômeno chamado The Twist: The story of the song and dance that changed the world.

A letra:

Come on baby let's do the twist
Come on baby let's do the twist
Take me by my little hand and go like this
Ee-oh twist baby baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist

My daddy is sleepin' and mama ain't around
Yeah daddy is sleepin' and mama ain't around
We're gonna twisty twisty twisty
'Til we turn the house down
Come on and twist yeah baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist

Yeah you should see my little Sis
You should see my my little Sis
She really knows how to rock
She knows how to twist
Come on and twist yeah baby twist
Oooh-yeah just like this
Come on little miss and do the twist
Yeah rock on now
Yeah twist on now
Twist.

Chubby Checker com seu Twist nos anos 1960s:


Na cerimonia do rock and roll hall of fame museum, com Jerry Lee Lewis no piano, Keith Richards na guitarra e tantos outros. O ano de 1986:



Chubby Checker nos anos 2000s com a banda Cheers Elephants:

No comments:

Post a Comment