domingo, 2 de maio de 2010

28 – Chuck Berry - Roll over Beethoven (1956)

Essa música de número 28 dessa seleção foi originalmente lançada em um compacto simples pela gravadora Chess em 1956, tendo “Drifting Heart” no lado B. A letra da música fala do desejo de o rock and roll e o blues substituírem a música clássica. Ela foi eleita a número 97 da seleção da Rolling Stone das melhores 500 músicas de todos os tempos.

Chuck Berry escreveu a música em resposta à irmã dele, que sempre usava o piano da família pra tocar música clássica, todas as vezes que Berry queria que fosse tocada música contemporânea e popular.

Alem dos compositores clássicos Beethoven e Tchaikovski, a letra menciona ou faz alusão a muitos outros artistas populares. Quando ele diz “Early in the morning”, ele está se referindo ao nome de uma musica de Louis Jordan, assim como menciona “Blue Suede Shoes”, a música numero 26 dessa seleção. O mesmo ocorre com “Hey diddle, diddle”, que vem da canção infantil “The cat and the fiddle” e é uma referencia indireta a Bo Diddley, que assim como Chuck Berry, também era um artista da Chess Records, e que também tocava violino muito bem.

Apesar da letra dizer as palavras “rocking and rolling”, a música que é suposta substituir os clássicos é referida como “rhythm and blues”. Essa música foi considerada um marco de uma nova era da música popular americana. É uma obra-prima que ajudou a definir o rock and roll.

É uma das músicas que mais tiveram versões cover na música popular. Entre eles estão Jerry Lee Lewis, Beatles, Leon Russel, Rolling Stones, Byrds, Gene Vincent e Iron maiden. Até Raul Seixas já gravou uma versão dela.

Os Beatles já tocavam a música mesmo antes de serem beatles. E continuaram tocando até sua tour nos Estados Unidos, em 1964. A versão de estúdio que eles gravaram foi gravada em 30 de Julho de 1963 e inclusa no seu segundo LP, “With the Beatles”. Quem canta é George Harrison, que também toca guitarra solo. Foi lançada em Novembro do mesmo ano.

Em 1994, os Beatles lançaram a versão ao vivo no disco “Live at the BBC”. Esta versão ao vivo foi gravada em 28 de Fevereiro de 1964 e foi ao ar em 30 de Março de 1964, como parte da série que tinha os Beatles como estrela, chamado “From us to you”. O diretor de Superman III, Richard Lester, que dirigiu os filmes Help e A Hard day’s night, dos Beatles, incluiu Roll Over Beethoven, com os Beatles, no filme Superman III.

Segue a letra:

I'm gonna write a little letter,
Gonna mail it to my local DJ.
Yeah an' it's a jumpin' little record
I want my jockey to play.
Roll Over Beethoven, I gotta hear it again today.

You know, my temperature's risin'
The jukebox's blowin' a fuse.
My heart's beatin' rhythm
And my soul keeps a-singin' the blues.
Roll Over Beethoven and tell Tschaikowsky the news.

I got the rockin' pneumonia,
I need a shot of rhythm and blues.
I caught the rollin' arthiritis
Sittin' down at a rhythm review.
Roll Over Beethoven they're rockin' in two by two.

Well, if you feelin' like it
Go get your lover, then reel and rock it.
Roll it over and move on up just
A trifle further and reel and rock with it,
Roll it over,
Roll Over Beethoven, dig these rhythm and blues.

Well, early in the mornin' I'm a-givin' you a warnin'
Don't you step on my blue suede shoes.
Hey diddle diddle, I am playin' my fiddle,
Ain't got nothin' to lose.
Roll Over Beethoven and tell Tschaikowsky the news.

You know she wiggles like a glow worm,
Dance like a spinnin' top.
She got a crazy partner,
Ya oughta see 'em reel and rock.
Long as she got a dime the music wont never stop.

Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven,
Roll Over Beethoven, dig these rhythm and blues.

Segue Chuck Berry, tocando Roll Over Beethoven, nos anos 50:



Segue os Beatles, nos anos 60, numa versão mais curta:



Jerry Lee Lewis, na Grécia, em 1990:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...