Escrita
por Mars Bonfire, foi gravada no outono de 1967 e lançada em 29 de
janeiro de 1968, no disco de estréia da banda chamado apenas de
Steppenwolf. Depois sairia em compacto, em junho de 1968, com
Everybody's next one como Lado B. Ficou famosa no clássico filme cul
Easy rider. Algumas pessoas a considera a primeira canção de Heavy
Metal da história. Chegou ao número 2 do Billboard Hot100. A
revista Rolling Stone colocou-a como número 129 da sua lista chamada
500 greatest songs of all time. VH1 disse que a canção seria o
número 53 da lista das melhores canções de todos os tempos. Entrou
no Rock and Roll Hall of Fame em 2018. Foi regravada por Etta James,
Link Wray, Slade, The Cult, INXS, Ozzy Osbourne, Bruce Springsteen,
Satus Quo e Wilson Pickett, entre outros artistas.
Get
your motor runnin' Head out on the highway Looking for
adventure In whatever comes our way
Yeah,
darlin' Gonna make it happen Take the world in a love
embrace Fire all of your guns at once And explode into space
I
like smoke and lightnin' Heavy metal thunder Racing with the
wind And the feeling that I'm under
Yeah,
darlin' Gonna make it happen Take the world in a love
embrace Fire all of your guns at once And explode into space
And
like a true nature's child We were born Born to be wild We
can climb so high I never wanna die Born to be wild Born to
be wild
Get
your motor runnin' Head out on the highway Looking for
adventure In whatever comes our way
Yeah,
darlin' Gonna make it happen Take the world in a love embrace Fire
all of your guns at once And explode into space
Like
a true nature's child We were born Born to be wild We can
climb so high I never wanna die Born to be wild Born to be
wild
I
never wanna die Born to be wild Born to be wild
A versão do
Steppenwolf:
A versão de
Bryan Adams com Bon Jovi em 1988, em Vancouver:
Escrita por
Robbie Robertson, foi gravada em janeiro de 1968 em New York City e
lançada em agosto de 1968 num compacto que tinha I shall be released
como Lado B. A canção fala de visita de um sujeito à uma cidade
chamada Nazareth. É o número 41 da lista das 500 maiores canções
de todos os tempos, da revista Rolling Stone. É uma das 500 canções
que deram forma ao rock an roll, do Rock and Roll Hall of Fame.
Canção
super importante pra banda e pros Estados Unidos, não teve boa
carreira nos charts, chegando apenas ao número 63 nos Estados
Unidos, 35 no Canadá e 21 no Reino Unido. Foi regravada logo em
seguida por Aretha Franklin, Jackue DeShannon e uma de uma junção
de Diana Ross and The Supremes com os Temptations.
Nazareth da
música é na realidade baseada em Nazareth, Pennsylvania. A canção
descreve o visitante encontrando as pessoas da cidade. A Young Anna
Lee do terceiro verso é uma amiga de Levon Helm Anna Lee Amsden e
Carmem era da cidade natal de Levon, no Arkansas. Crazy Chester era
um sujeito também de lá, que só andava com uma arma.
Levon Helm
cantou, fez backing vocals e tocou bateria. Rick Danko cantou o
quarto verso, fez backing vocal e tocou baixo. Richard Manuel tocou
orgao e fez backing vocals. Garth Hudson tocou piano e Robie
Robertson tocou violão. Eles tocaram The Weight no Festival de
Woodstock.
Além dos já
citados, The Weight foi regravada por Waylon Jennings, Joe Cocker,
Grateful Dead, The Black Crowes, John Denver, Al Kooper com Mike
Bloomfield, Dionne Warwick, Bob Weir, The Allman Brothers Band, entre
tantos outros.
A letra:
I pulled into
Nazareth, was feelin' about half past dead I just need some place
where I can lay my head "Hey, mister, can you tell me where a
man might find a bed?" He just grinned and shook my hand,
"no" was all he said
Take a load off, Annie Take
a load for free Take a load off, Annie And (and, and) you put
the load right on me (You put the load right on me)
I
picked up my bag, I went lookin' for a place to hide When I saw
Carmen and the Devil walkin' side by side I said, "Hey,
Carmen, come on let's go downtown." She said, "I gotta
go but my friend can stick around."
Take a load off,
Annie Take a load for free Take a load off, Annie And (and,
and) you put the load right on me (You put the load right on
me)
Go down, Miss Moses, there's nothin' you can say It's
just old Luke and Luke's waitin' on the Judgment Day "Well,
Luke, my friend, what about young Anna Lee?" He said, "Do
me a favor, son, won't you stay and keep Anna Lee company?"
Take
a load off, Annie Take a load for free Take a load off,
Annie And (and, and) you put the load right on me (You put the
load right on me)
Crazy Chester followed me and he caught me
in the fog He said, "I will fix your rack if you take Jack,
my dog." I said, "Wait a minute, Chester, you know I'm a
peaceful man." He said, "That's OK, boy, won't you feed
him when you can?"
Yeah, take a load off, Annie Take a
load for free Take a load off, Annie And (and, and) you put the
load right on me (You put the load right on me)
Catch a
cannon ball now to take me down the line My bag is sinkin' low and
I do believe it's time To get back to Miss Annie, you know she's
the only one Who sent me here with her regards for everyone
Take
a load off, Annie Take a load for free Take a load off,
Annie And (and, and) you put the load right on me (You put the
load right on me)
A versão da
Band no DVD Last Waltz:
A versão
Aretha Franklin com Duane Allman na Guitarra:
Escrita por
Paul McCartney mas creditada à dupla Lennon and McCartney, foi
gravada em 31 de julho e primeiro de agosto de 1968, no Trident
Studios, em Londres e lançada no compacto que tinha Revolution como
Lado B.
A canção
se chamava Hey Jules e é uma canção feita pra consolar Julian
Lennon, pois os pais dele estavam se separando. Foi o primeiro
compacto dos Beatles no selo deles, o Apple Records. Tem mais de sete
minutos e foi na época a canção de maior duração a chegar no
primeiro lugar dos charts britânicos na época. Ficou nove semanas
no primeiro lugar nos Estados Unidos, o maior tempo pra qualquer
canção dos Beatles. Vendeu mais de oito milhões de cópias.
Em maio de
1968, John Lennon e Cynthia Lennon se separaram, após o romance de
John com Yoko. Em junho, Paul foi na casa de Cynthia para visitá-la
e também para ver Julian, afinal ela era amiga e andava com os
Beatles desde 1963. Paul disse que não gostou da idéia dela se
tornar persona non grata entre eles, de repente.
Cynthia
gostou da visita dele e da preocupação e quando Paul saiu de lá,
compôs Hey Jude no carro. Paul disse que a idéia era dizer Hey
Julian, pegue uma canção triste e torne-a melhor, lide com essa
situação, porque Paul disse que sempre sentia pena das crianças
durante um divórcio.
Quando
mostrou a canção ao grupo, Paul prometeu mudar a frase: “O
movimento que você precisa está no seus ombros”, dizendo que era
uma frase idiota. John disse logo: “Não, você não mudar. É a
melhor frase da canção”. Então Paul deixou. E disse que durante
todos esses anos, quando canta Hey Jude, quando chega nessa frase,
ele se lembra de John e se emociona.
John viu a
canção com outros olhos. Ele dizia que a canção tinha sido feita
pra ele, onde Paul abençoava a união dele com Yoko, mas que sentia
também a perda de um parceiro e compositor.
A canção
foi gravada num ambiente de muita discórdia, devido a presença de
Yoko no estúdio. Pela primeira vez, não estavam felizes em gravar.
Ensaiaram em Abbey Road, mas gravaram no Trident porque eles tinham
uma máquina de 8 tracks e Abbey Road só tinha uma de 4. Nessa
época, George estava ficando de fora das músicas de Paul, mas
continuava contribuindo nas de John.
Num ensaio,
Paul e George tiveram uma discussão forte a respeito do solo de
guitarra de Hey Jude. George queria tocar a linha de guitarra em
resposta a cada linha vocal e não era isso que Paul queria e ele
vetou.
Paul cantou
e tocou piano, John tocou violão, George guitarra solo e Ringo
bateria. A gravação tem 50 segundos sem bateria. O que aconteceu
foi que Paul não percebeu que Ringo tinha ido ao banheiro. Quando
Ringo percebeu, voltou sem fazer barulho e entrou na música. Paul
disse que o timing foi perfeito e deixou assim mesmo. Todos bateram
palmas na gravação.
No dia
seguinte, Paul adicionou o baixo e backing vocal, John o backing
vocal, George o backing vocal e Ringo o pandeiro. E adicionaram a
orquestra, com parte composta por George Martin. Houve uma briga pois
John queria Revolution como Lado A, mas os outros três votaram por
Hey Jude. Hey Jude foi o décimo sexto número 1 dos Beatles nos
Estados Unidos e a canção número 1 de 1968. É a número 8 das
maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Hey Jude foi
regravada por Elvis Presley. Foi também regravada por Wilson
Pickett, com guitarra de Duane Allman. Eric Clapton diz que essa
guitarra de Allman na gravação de Pickett de Hey Jude é a melhor
guitarra de rock tocando numa gravação de R&B de todos os
tempos. Dizem que essa guitarra de Allman nessa música criou o
Southern Rock.
Paul tocou-a
na abertura dos Jogos Olimpicos de Londres, em 4 de agosto de 2012.
A letra:
Hey, Jude,
don't make it bad Take a sad song and make it better Remember
to let her into your heart Then you can start to make it
better
Hey, Jude, don't be afraid You were made to go out
and get her The minute you let her under your skin Then you
begin to make it better
And anytime you feel the pain, Hey,
Jude, refrain Don't carry the world upon your shoulders For
well you know that it's a fool Who plays it cool By making his
world a little colder
Nah, nah nah, nah nah, nah nah, nah
nah
Hey, Jude, don't let me down You have found her, now go
and get her Remember to let her into your heart Then you can
start to make it better
So let it out and let it in, Hey,
Jude, begin You're waiting for someone to perform with And
don't you know that it's just you, Hey, Jude, you'll do The
movement you need is on your shoulder
Nah, nah nah, nah nah,
nah nah, nah nah yeah
Hey, Jude, don't make it bad Take a
sad song and make it better Remember to let her under your
skin Then you'll begin to make it better, better, better, better,
better... oh!
Nah, nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey,
Jude Nah, nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude Nah,
nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude (Jude) Nah, nah
nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude (yeah, yeah, yeah) Nah,
nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude Nah, nah nah,
nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude (don't make it bad,
Jude) Nah, nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude (take
a sad song and make it better) Nah, nah nah, nah nah, nah, nah,
nah nah, Hey, Jude (oh, Jude) Nah, nah nah, nah nah, nah, nah,
nah nah, Hey, Jude (Jude, hey, Jude, whoa) Nah, nah nah, nah
nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude Nah, nah nah, nah nah, nah,
nah, nah nah, Hey, Jude (ooh) Nah, nah nah, nah nah, nah, nah,
nah nah, Hey, Jude Nah, nah nah, nah nah, nah, nah, nah
nah, Hey, Jude Nah, nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey,
Jude Nah, nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude Nah,
nah nah, nah nah, nah, nah, nah nah, Hey, Jude [fade out]
Escrita por
Paul Simon, foi gravada em 2 de fevereiro de 1968, nos estúdios da
Columbia, em New York City e lançada em 5 de abril de 1968, no
compacto que tinha Old Friends/Book ends como Lado B.
Chegou ao
nímero 1 dos charts americanos e também número de vários outros
países como Reino Unido, Irlanda e Espanha. Em 1969, foi a primeira
canção de rock a ganhar um Grammy como gravação do ano. Foi
regravada por inúmeros artistas, de Bon Jovi e Frank Sinatra.
Joe Dimaggio
encontrou com Simon em um restaurante e perguntou a ele porque ele
perguntou pra onde ele tinha ido, se ele não tinha sumido. Simon
explicou que falou no sentido dele ser um herói americano e os
heróis americanos estarem em falta no mercado. DiMaggio aceitou a
explicação e agradeceu a Simon. Simon tocou Mrs. Robinson no
estádio dos Yankess em homenagem a DiMaggio quando ele morreu.
Paul Simon
tocou violão e cantou, Garfunkel cantou, Hal Blaine tocou bateria e
congas e Larry Knechtel tocou baixo.
A letra:
And here's to
you, Mrs. Robinson Jesus loves you more than you will know, wo wo
wo God bless you please, Mrs. Robinson Heaven holds a place for
those who pray, hey hey hey Hey hey hey
We'd like to know a
little bit about you for our files We'd like to help you learn to
help yourself Look around you, all you see are sympathetic
eyes Stroll around the grounds until you feel at home
And
here's to you, Mrs. Robinson Jesus loves you more than you will
know, wo wo wo God bless you please, Mrs. Robinson Heaven holds
a place for those who pray, hey hey hey Hey hey hey
Hide it
in a hiding place where no one ever goes Put it in your pantry
with your cupcakes It's a little secret, just the Robinsons'
affair Most of all, you've got to hide it from the kids
Coo
coo ca-choo, Mrs. Robinson Jesus loves you more than you will
know, wo wo wo God bless you please, Mrs. Robinson Heaven holds
a place for those who pray, hey hey hey Hey hey hey
Sitting
on a sofa on a Sunday afternoon Going to the candidates'
debate Laugh about it, shout about it When you've got to
choose Every way you look at it you lose
Where have you
gone, Joe DiMaggio? A nation turns its lonely eyes to you, wo wo
wo What's that you say, Mrs. Robinson 'Joltin Joe' has left and
gone away, hey hey hey Hey hey hey
Escrita por
Mick Jagger e Keith Richards, foi gravada entre 4 e 10 de junho de
1968 e lançada em 6 de dezembro de 1968 no disco Beggars Banquet. Na
música, é o diabo em pessoa quem conta sua história. Em primeira
pessoa, contando seu ponto de vista, contando as atrocidades da
história da humanidade.
Trata-se de
um samba rock. Um arranjo de rock e um ritmo de samba. É a música
de número 32 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos
da revista Rolling Stone. A influencia foi de Baudelaire e de
Bulgakov, no livro The Master and Margarita. Esse livro só chegou na
Inglaterra traduzido em 1967 e foi dado a Jagger por Marianne
Faithfull.
A letra fala
do julgamento de Jesus, dizendo que ele ficou certo que Piltes lavou
as mãos para selar o destino de jesus. Fala das guerras de religião
na Euroa, dizendo que os reis e rainha lutaram por 40 anos por
deuses que eles criaram. Fala da violência da revolução russa e o
massacre da família Romanov. Fala da segunda guerra mundial, sobre a
morte dos Kennedys.
Nicky
Hopkins tocou piano, Rocky Dijon tocou congas, Bill Wyman tocou
maracas, Marianne Faithfull, Anita Pallenberg, Brian Jones, Charlie
Watts, Keith Richard e Bill Wyman e o produtor Jimmy Miller fizeram
os backing vocals. Keith Richards tocou baixo e guitarra solo na
gravação. Mick Jagger cantou. Charlie Watts tambem tocou sino de
vaca.
Foi
regravada pelos Guns and Roses em 1994. Foi usada essa versão no
filme entrevista com o vampiro. Slash diz que essa música é o som
da banda se separando. O outro guitarista da banda Gilby Clarke disse
que não foi chamado pra gravação da música e isso mostrou a ele
que estava for a da jogada.
Foi
regravada pelo Motörhead, entre outros artistas.
A letra:
Please allow me
to introduce myself I'm a man of wealth and taste I've been
around for a long, long year Stole many a man's soul and
faith
And I was 'round when Jesus Christ Had his moment of
doubt and pain Made damn sure that Pilate Washed his hands and
sealed his fate
Pleased to meet you Hope you guess my
name But what's puzzling you Is the nature of my game
I
stuck around St. Petersburg When I saw it was a time for a
change Killed the Tsar and his ministers Anastasia screamed in
vain
I rode a tank Held a general's rank When the
blitzkrieg raged And the bodies stank
Pleased to meet
you Hope you guess my name, oh yeah Ah, what's puzzling you Is
the nature of my game, oh yeah
I watched with glee While
your kings and queens Fought for ten decades For the gods they
made
I shouted out, "Who killed the Kennedys?" When
after all It was you and me
Let me please introduce
myself I'm a man of wealth and taste And I laid traps for
troubadours Who get killed before they reached Bombay
Pleased
to meet you Hope you guessed my name, oh yeah But what's
puzzling you Is the nature of my game, oh yeah, get down,
baby
Pleased to meet you Hope you guessed my name, oh
yeah But what's confusing you Is just the nature of my
game
Just as every cop is a criminal And all the sinners
saints As heads is tails Just call me Lucifer
Cause I'm
in need of some restraint So if you meet me Have some
courtesy Have some sympathy, and some taste
Use all your
well-learned politesse Or I'll lay your soul to waste, um
yeah Pleased to meet you Hope you guessed my name, um yeah
But
what's puzzling you Is the nature of my game, um mean it, get
down Woo, who Oh yeah, get on down
Oh yeah Oh
yeah! Tell me baby, what's my name Tell me honey, can ya guess
my name
Tell me baby, what's my name I tell you one time,
you're to blame Ooo, who Ooo, who
Ooo, who Ooo, who,
who Ooo, who, who Ooo, who, who
Ooo, who, who Oh,
yeah What's my name Tell me, baby, what's my name
Tell
me, sweetie, what's my name Ooo, who, who Ooo, who, who Ooo,
who, who
Ooo, who, who Ooo, who, who Ooo, who, who Ooo,
who, who
Escrita por
George Harrison, foi gravada em 5 e 6 de setembro de 1968, e lançada
no White Album. Foi baseada no I Ching e fez comentários sobre a
desarmonia nos Beatles nesse tempo. A guitarra solo foi tocada por
Eric Clapton.
É a canção
de número 136 das 500 maiores canções de todos os tempos da
revista Rolling Stone. Número 7 na lista das 100 maiores canções
de guitarra de todos os tempos da mesma revista e décima na lista
das cem maiores canções dos Beatles. Guitar world elegeu a melhor
música de George nos Beatles.
George
escreveu-a na casa de sua mae em Warrington. Fala do conceito
oriental que tudo é como deve ser e não coincidencia como acreditam
os ocidentais. George chamou Eric pra fazer o solo, mas Eric não
queria,alegando que ninguém nunca havia tocado nos discos dos
Beatles, mas foi convencido. George Harrison disse que a presença de
Clapton trouxe uma atmosfera melhor pra banda, todos quiseram tocar
melhor.
While my
guitar gently weeps foi uma das únicas três músicas dos Beatles
que Paul tocou um Fender Jazz Bass em vez dos seus clássicos Hofner
ou Rickenbacker.
George
Harrison tocou violão, orgao Hammond, fez backing vocals e vocais
principais. John Lennon tocou guitarra eletrica com tremolo. Paul
tocou baixo, piano e fez backing vocals. Ringo tocou bateria,
pandeiro e castanets. Eric Clapton fez guitarra solo.
Foi
regravada por Peter Frampton e Santana, entre outros artistas.
A letra:
I look at you
all, see the love there that's sleeping While my guitar gently
weeps I look at the floor and I see it needs sweeping Still my
guitar gently weeps
I don't know why nobody told you How to
unfold your love I don't know how someone controlled you They
bought and sold you
I look at the world and I notice it's
turning While my guitar gently weeps With every mistake we must
surely be learning Still my guitar gently weeps
Well...
I
don't know how you were diverted You were perverted too I don't
know how you were inverted No one alerted you
I look at you
all, see the love there that's sleeping
While my guitar
gently weeps Look at you all Still my guitar gently weeps
A versão de
Ringo Starr, George Harrison e Eric Clapton ao vivo em 1987:
A versão de
Eric Clapton, Ringo, Paul McCartey e outros no tributo à George: