quarta-feira, 20 de setembro de 2017

669 – The Box Tops – The letter (1967)

Escrita por Wayne Carson, foi lançada pelos Box Tops em agosto de 1967, num compacto que tinha Happy times como Lado B. Foi o primeiro hit forte da banda, chegando ao número 1 nos Estados Unidos e Canadá. Chegou tamém ao TOP 10 em diversos países. Foi número 4 na Australia e Nova Zelândia, número 5 no Reino Unido, número 11 na Irlanda, e foram TOP 10 na Bélgica, França, Holanda, Malasia, Israel, Noruega, Polonia, Alemanha, Africa do Sul, Suécia, Dinamarca, Espanha, Grécia e Filipinas.

Essa gravação é o número 372 da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. É também uma das 500 canções que deram forma ao rock and roll.

Quando regravada por Joe Cocker, deu a ele o primeiro TOP 10 nos Estados Unidos.

Carson gravou um tape de The letter e deu pra Chips Woman, dono do Amerian Sound Studio, em Memphis, Tennessee. Woman então sugeriu passar a música pra um novo grupo local chamado DeVilles, que tinha Alex Chilton, um cantor de 16 anos. Eles gravaram, mudaram o nome pra The Box Tops e chegaram ao topo das paradas de sucesso. Venderam mais de um milhão de cópias.

Além de Joe Cocker em 1970 e do próprio Alex Chilton tê-la gravado em 1976, entre outros artistas.

A letra:

Gimme a ticket for an aeroplane
Ain't got time to take a fast train
Lonely days are gone, I'm-a goin' home
Oh, my baby, just-a wrote me a letter

I don't care how much money I gotta spend
Got to get back to my baby again
Lonely days are gone, I'm-a goin' home
Oh, my baby, just-a wrote me a letter

Well, she wrote me a letter
Said she couldn't live without me no more
Listen, mister, can't you see I got to get back
To my baby once-a more
Anyway, yeah!

Gimme a ticket for an aeroplane
Ain't got time to take a fast train
Lonely days are gone, I'm-a goin' home
Oh, my baby, just-a wrote me a letter

Well, she wrote me a letter
Said she couldn't live without me no more
Listen, mister, can't you see I got to get back
To my baby once-a more
Anyway, yeah!

Gimme a ticket for an aeroplane
Ain't got time to take a fast train
Lonely days are gone, I'm-a goin' home
Oh, my baby, just-a wrote me a letter
Oh, go, my baby, just-a wrote me a letter

A versão dos Box Tops:


A versão de Joe Cocker:


A versão de Alex Chilton:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1934 – George Harrison – Not guilty (1979)

Escrita por George Harrison, foi gravada no estúdio de George na casa dele, em Henley, entre abril e outubro de 1978 e lançada em 20 de...