quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

579 – Simon and Garfunkel – A simple desultory Phillic (1966)

Escrita por Paul Simon, foi lançada por ele ainda em 1965, no seu disco The Paul Simon Songbook. Porém, a versão escolhida aqui é a versão que ele gravou com Garfunkel, no disco Parsley, Sage, Rosemary and Thyme. Foi gravada em 13 de junho de 1966, e lançada em 10 de outubro de 1966.

Desultory signifca falta de plano ou um fraco esforço, um performance desapontante. Phillic é um discurso feroz, ou uma tirada, pra condenar alguém.

Na versão de 1965, Paul Simon cita: Lyndon Johnson, Union Jack, Jack Kerouac, John Birch, Larry Adler, Walt Disney, Diz Disley, John Lennon, Khishna Menon, Walter Brennan, Cassiu Clay, James Joyce, Roll-Royce, Tom Wilson e Barry Kornfeld.

Na versão de 1966, ele cita: Norman Mailer, Maxwell Taylor, John O'Hara, Robert McNamara, Phil Spector, Lou Adler, Barry Sadler e Roy Halee.

Esses são os que ele cita nas duas versões: The Rolling Stones, The Beatles, Ayn Rand, Art Garfunkel, Dylan Thomas, Lenny Bruce, Mick Jagger, Silver Dagger e Andy Warhol.

A letra:

I been Norman Mailered, Maxwell Taylored.
I been John O'Hara'd, McNamara'd.
I been Rolling Stoned and Beatled till I'm blind.
I been Ayn Randed, nearly branded
Communist, 'cause I'm left-handed.
That's the hand I use, well, never mind!

I been Phil Spectored, resurrected.
I been Lou Adlered, Barry Sadlered.
Well, I paid all the dues I want to pay.
And I learned the truth from Lenny Bruce,
And all my wealth won't buy me health,
So I smoke a pint of tea a day.

I knew a man, his brain was so small,
He couldn't think of nothing at all.
He's not the same as you and me.
He doesn't dig poetry. He's so unhip that
When you say Dylan, he thinks you're talking about Dylan Thomas,
Whoever he was.
The man ain't got no culture,
But it's alright, ma,
Everybody must get stoned.

I been Mick Jaggered, silver daggered.
Andy Warhol, won't you please come home?
I been mothered, fathered, aunt and uncled,
Been Roy Haleed and Art Garfunkeled.
I just discovered somebody's tapped my phone.

A versão de Simon and Garfunkel:


A versão de Paul Simon sozinho de 1965:


A versão dos Swamp Zombies:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1938 – Pink Floyd – Another brick in the wall (Part 2) (1979)

  Escrita por Roger Waters, foi gravada entre abril e novembro de 1979 e lançada em 23 de novembro de 1979 no compacto que tinha One of...