sexta-feira, 21 de outubro de 2016

551 – The Velvet Underground – Sunday morning (1966)

Escrita por Lou Reed e John Cale, foi gravada em novembro de 1966, no Mayfair Recording Studios, em Manhattan e lançada em dezembro de 1966 em um compacto que tinha Femme Fatale como Lado B. Foi também a música de abertura do primeiro disco do Velvet, de março de 1967.

Curiosamente, foi a última música do disco a ser gravada. Foi criada à pedido de Tom Wilson, o produtor, que achava que o disco precisava de outra canção cantada por Nico e com potencial pra ser um compacto de sucesso.

Quando foram gravar, no entanto, ficou melhor na voz de Lou Reed e assim ficou. Nico fez os backing vocals somente. Por causa do objetivo de sair em compacto, Sunday morning tem uma produção mais profissional do que o resto das canções do disco. Tipo vamos colocar o melhor aqui. Usam um instrumento chamado Celesta durante toda a canção, por ideia de John Cale, que percebeu o instrumento no estúdio e quis usá-lo. Cale também tocou piano e viola e Sterling Morrison, que era o segundo guitarrista, tocou baixo, apesar de odiar o instrumento.

O tema da canção foi sugerido por Andy Warhol. Andy perguntou, porque vocês não fazem uma canção sobre a paranoia? Lou Reed achou boa a ideia e veio com a frase: “Watch out, the world's behind you, there's always someone watching you”, que ele acha que o sentimento mais profundo da paranoia é o sujeito achar que o mundo está preocupado em perder tempo observando você.

Lou Reed cantou e tocou guitarra solo. John Cale, como dito, tocou celesta, viola e piano. Sterling Morrison tocou baixo. Maureen Tucker tocou percussão e Nico fez os backing vocals.

Foi regravada por Beck, Nick Cave, Nina Hagen, Belle and Sebastian, The Undertones, Billy Bragg e muitos outros artistas.

A letra:

Sunday morning, praise the dawning
It's just a restless feeling by my side
Early dawning, Sunday morning
It's just the wasted years so close behind
Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call It's nothing at all
Sunday morning and I'm falling
I've got a feeling I don't want to know
Early dawning, Sunday morning
It's all the streets you crossed, not so long ago
Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call It's nothing at all
Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call It's nothing at all
Sunday morning, Sunday morning, Sunday morning

A versão do Velvet Underground:


A versão de Beck:


A versão de Kevin Hearn, ao vivo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1923 – Neil Young – Ride my llama (1979)

Escrita por Neil Young, foi gravada em 26 de maio de 1978, no Boarding House, em San Francisco. Foi lançada no disco Rust never sleeps,...