terça-feira, 27 de setembro de 2016

544 – The Byrds – Eight miles high (1966)

Escrita por Gene Clark, Roger McGuinn e David Crosby, foi gravada em 24 e 25 de janeiro de 1966, no Columbia Studios, em Hollywood, California. Lançada em 14 de março de 1966, num compacto que tinha Why como Lado B.

A influencia de Eight miles high veio da música de Ravi Shankar e de John Coltrane. Ajudou muito a desenvolver o chamado rock psicodélico, o raga rock e o pop psicodélico. É uma das primeiras músicas do rock psicodélico. É também um clássico da era da contracultura. Foi banida do rádio e não teve grande sucesso comercial. Chegou ao número 14 dos charts pop americanos e número 24 nos charts do Reino Unido. Foi inclusa no terceiro disco da banda, Fifth Dimension, lançado em 18 de julho de 1966. foi o terceiro e último TOP 20 nos Estados Unidos. Foi tambem o ultimo release antes da saída de Gene Clark, um dos principais compositores da banda naquele momento.

A letra fala do voo do grupo pra Londres, em agosto de 1965. Fala oito milhas de altura e quando você aterrissa, você descobre que é mais estranho do que conhecido. Embora as companhias aereas voem na altitude de 6 a 7 milhas de altura, oito milhas ficou mais poético. Tambem relembrou o titulo dos Beatles, Eight days a week.

Eles falam: Rain grey town, known for its sound, ou seja, cidade cinza chuvosa, conhecida pelo seu som, uma referencia a invasão britanica nos charts americanos. Outra referencia foi Nowhere is there warmth to be found, among those afraid of losing their ground, uma referencia a reação hostil da imprensa musical e do processo de plágio do nome de uma banda inglesa chamada The Birds.

A ideia foi discutida, mas nunca havia tomado forma até novembro de 1965, numa turnê dos Byrds pelos Estados Unidos. Pra aliviar o tédio das viagens, Crosby trouxe uns cassetes com ele, de Ravi Shankar e de John Coltrane, que não paravam de rodar o tempo todo no onibus da banda.

Em 1999, recebeu um Grammy. É o número 151 da lista da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. Q Magazine colocou-a como número 50 das 100 maiores musicas de guitarra de todos os tempos.

No mesmo mês que Eight miles high foi lançada, Gene Clark deixou a banda, alegando medo de voar, mas na verdade sua tendencia pra ansiedade e paranoia foram as razoes, alem do seu isolamento dentro da própria banda.

Foi regravada pelos Ventures, Emerson, Lake and Palmer, Crowded House, Roger McGuinn,

A letra:

Eight miles high and when you touch down
You'll find that it's stranger than known
Signs in the street that say where you're going
Are somewhere just being their own

Nowhere is there warmth to be found
Among those afraid of losing their ground
Rain gray town known for its sound
In places small faces unbound

Round the squares huddled in storms
Some laughing some just shapeless forms
Sidewalk scenes and black limousines
Some living, some standing alone

A versão dos Byrds:


A versão de Roger McGuinn:


A versão dos Ventures:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1940 – George Harrison – Your love is forever (1979)

  Escrita por George Harrison, foi gravada entre abril e outubro de 1978 e lançada em 14 de fevereiro de 1979 no disco George Harrison,...