domingo, 24 de julho de 2016

523 – The Beach Boys – Sloop John B. (1966)

Canção tradicional, com arranjos de Brian Wilson, foi gravada em 12 de julho e em 29 de dezembro de 1965 e lançada em 21 de março de 1966, em um compacto que tinha You're so good to me como Lado B. Foi também lançada no disco Pet Sounds, de 1966. Originalmente, era chamada de The John B. Sails, e foi lançada em 1927.

A versão dos Beach Boys chegou ao número 3 dos charts pop americanos e número 2 no Reino Unido.Também número 1 na Alemanha, Austria, Noruega, Suíça, Holanda, Africa do Sul e Nova Zelândia. Número 2 na Irlanda e Canadá. E foi o primeiro compacto dos Beach Boys, até aquela época, a vender meio milhão de cópias em menos de duas semanas.

A versão de Brian Wilson foi baseada na versão de 1958 do Kingston Trio, mas mudou a letra e alguns acordes. The Wrecking Crew fez a parte instrumental. É uma das mais conhecidas do grupo na sua fase do meio dos anos 1960s. Tem uma parte a capella, o que era muito incomum naquela época em música pop. A versão dos Beach Boys de Sloop John B. É o número 271 da lista da revsista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos.

A gravação ocorreu por sugestão de Al Jardine. Brian estava no piano e Jardine quis mostrar a ele os acordes de Sloop John B. Brian disse que não gostava, mas Jardine não deisstiu. Tocou novamente, adicionando mais acordes, mais do que os três simples acordes, pois só assim Brian iria se interessar. E deu certo, no dia seguinte, Brian apareceu com um arranjo novo e já pronto.

No Pet Sounds, essa canção fecha o primeiro lado. Um disco romantico e introspectivo. É a única canção do disco que não foi escrita por Brian. Os vocais principais foram feitos por Brian Wilson e Mike Love. Backing vocal feito por Dennis Wilson, Al Jardine e Carl Wilson, que tambem tocou guitarra de 12 cordas. Entre os músicos que gravaram o instrumental, estavam Hal Blaine na bateria e Carol Kaye no baixo.

A letra:

We come on the sloop John B
My grandfather and me
Around Nassau town we did roam
Drinking all night
Got into a fight
Well I feel so broke up
I want to go home

So hoist up the John B's sail
See how the mainsail sets
Call for the Captain ashore
Let me go home, let me go home
I wanna go home, yeah yeah
Well I feel so broke up
I wanna go home

The first mate he got drunk
And broke in the Cap'n's trunk
The constable had to come and take him away
Sheriff John Stone
Why don't you leave me alone, yeah yeah
Well I feel so broke up I wanna go home

So hoist up the John B's sail
See how the mainsail sets
Call for the Captain ashore
Let me go home, let me go home
I wanna go home, let me go home
Why don't you let me go home
(Hoist up the John B's sail)
Hoist up the John B
I feel so broke up I wanna go home
Let me go home

The poor cook he caught the fits
And threw away all my grits
And then he took and he ate up all of my corn
Let me go home
Why don't they let me go home
This is the worst trip I've ever been on

So hoist up the John B's sail
See how the mainsail sets
Call for the Captain ashore
Let me go home, let me go home
I wanna go home, let me go home
Why don't you let me go home

A versão dos Beach Boys:


A versão de Al Jardine e Brian Wilson, em 2016:


A versão de Dwight Yoakam:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...