segunda-feira, 14 de abril de 2014

294 – The Drifters – On Broadway (1963)




Escrita por Barry Mann, Cynthia Weil, Jerry Leiber e Mike Stoller, foi gravada pelos Drifters e lançada pela Atlantic Records, num compacto que tinha Let the music play como Lado B.  

Weil e Mann tinham escritório na Aldon Music, localizada no número 1650 da Broadway, em New York City e essa canção foi escrita por eles dois e foi originalmente gravada pelas Cookies e pelas Crystals. A canção era diferente. Tinha uma letra diferente, onde o protagonista ainda estava no caminho pra Broadway e canta “I got to get there soon, or I’ll just die”. 

Quando Leiber e Stoller ficaram sabendo que os Drifters tinham agendado tempo no estúdio pra gravar no dia seguinte e com pouco tempo, Mann e Weil mandaram On broadway pra Leiber e Stoller. Leiber e Stoller gostaram da música, mas acharam que faltava algo. Que algo estava errado. 

Os quatro então viraram a noite, que culminou na versão que os Drifters gravaram. Nessa nova letra, o sujeito já estava na Broadway e estava tendo dificuldades. A música também foi alterada, ficando mais bluesy. 

O famoso produtor Phil Spector tocou a guitarra solo na gravação dos Drifters. 

A versão dos Drifters chegou ao número 9 dos charts pop americanos. Foi regravada por muitos artistas, entre eles The Coasters, The Dave Clark Five, Bobby Darin, Tom Jones, Johnny Mathis, James Taylor, Frank Sinatra, George Benson e Neil Young. Jennifer Hudson e Katharine McPhee gravaram a canção pra série Smash. 

A letra:

They say the neon lights are bright on Broadway (on Broadway)
They say there's always magic in the air (on Broadway)
But when you're walkin' down that street
And you ain't had enough to eat
The glitter rubs right off and you're nowhere (on Broadway)

They say the girls are something else on Broadway (on Broadway)
But looking at them just gives me the blues (on Broadway)
'Cause how ya gonna make some time
When all you have is one thin dime?
And one thin dime won't even shine your shoes (on Broadway)

Ha! They say that I won't last too long on Broadway (on Broadway)
I'll catch a Greyhound bus for home, they all say (on Broadway)
But oh! They're dead wrong, I know they are
'Cause I can play this here guitar
And I won't quit till I'm a star on Broadway (on Broadway)

Oh, they're dead wrong, I know they are
'Cause I can play this here guitar
And I won't quit till I'm a star on Broadway (on Broadway)
On Broadway (on Broadway)
I'm gonna make it, yeah (on Broadway)
I'll be a big, big, big man (on Broadway)
I'll have my name in lights (on Broadway)
Everybody, everybody's gonna know me, yes (on Broadway)
All up and down Broadway (on Broadway)
Ohhhhh yeah! (on Broadway)

A versão original dos Drifters de 1963:


A versão de George Benson, de 1978:


A versão de Smash, com Katharine McPhee e Jennifer Hudson:

domingo, 13 de abril de 2014

293 – The Beatles – Devil in her heart (1963)




Escrita por Richard Drapkin, foi gravada originalmente em Detroit por The Donays, para Correctone Records e se chamava Devil in HIS heart. O próprio Richard Drapkin gravaria essa canção sob o nome de Ricky Dee. 

Mas a versão que temos aqui é a dos Beatles, gravada em 22 de novembro de 1963 e lançada no LP With The Beatles. O cantor foi George Harrison. Foi gravada em apenas três takes. 

George fez os vocais principais, com double track e tocou guitarra solo. Paul tocou baixo e fezbacking vocal. John tocou guitarra rítmica e fez backing vocal. Ringo tocou bateria e maracas. 

Quando a Mojo fez a regravação do With the Beatles em 2013, Devil in her heart foi regravada por Trevor Moss e Hannah-Lou. 

A letra:

She's got the devil in her heart
But her eyes they tantalize
She's gonna tear your heart apart
Oh her lips they really thrill me

I'll take my chances
For romance is
So important to me
She'll never hurt me
She won't desert me
She's an angel sent to me

She's got the devil in her heart
No, no, this I can't believe
She's gonna tear your heart apart
No, no nay will she deceive

I can't believe that she'll ever ever go
Not when she hugs and says she loves me so
She'll never hurt me
She won't desert me
Listen can't you see

She's got the devil in her heart
Oh, no, no, no, this I can't believe
She's gonna tear your heart apart
No no nay will she deceive

Don't take chances if your romance is
So important to you
She'll never hurt me
She won't desert me
She's an angel sent to me

She's got the devil in her heart
Oh, no, no, no, no this I can't believe
She's gonna tear your heart apart
No, no nay will she deceive

She's got the devil in her heart
No she's an angel sent to me
She's got the devil in her heart
No she's an angel sent to me 


A versão original dos Beatles, com George nos vocais:



A gravação das Doneys: 



A regravação da MOJO, com Trevor Moss e Hannah-Lou:

sábado, 12 de abril de 2014

292 – The Chiffons – One fine day (1963)


Escrita por Carole King e Gerry Goffin, foi gravada pelas Chiffons, produzida pelos Tokens e lançada em compacto simples em Maio de 1963 pela Laurie Records, tendo Why I am so shy? no Lado B. 
 
Carole King e Gerry Goffin foram inspirados pelo título da aria Un bel di vedremo, de ópera Madame Butterfly, de Puccini. Foi feita pra Little Eva, e foi feita até uma demo pelo casal, com Carole cantando e mesmo com um riff de piano feito por Carole, eles não conseguiram fazer um arranjo viável pra música e desistiram, passando a canção pros Tokens, que haviam produzido um hit número pras Chiffons chamado He’s so fine. Então pensaram que podiam repetir o feito. 

A voz de Carole King foi apagada do tape, mas o riff de piano que ela tocou ficou e Carole foi pra gravação onde as Chiffons colocaram as vozes. Entretanto, os Tokens radicalmente mudaram a demo para a versão das Chiffons. Gerry Goffin comentou depois que os Tokens realmente mereceram os créditos de produção, pois fizeram um trabalho bom e novo. 

One fine day com as Chiffons chegou ao número 5 dos charts pop americanos e número 6 nos charts de Ryhtm and blues. Chegou ao número 6 na Nova Zelandia, número 18 na França e número 29 no Reino Unido. 

One fine day com as Chiffons é o número 460 da lista da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. 

One fine day foi regravada por muitos artistas, incluindo a própria Carole King, The Carpenters, Cliff Richard, The Mindbenders, Julie Budd, entre outra dúzia de artistas. 

One fine day com as Chiffons apareceu na trilha sonora de uma dezena de filmes, começando com Fingers (1978), The Holywood Nights (1980), The flamingo kid (1984), Desperately seeking Susan (1985), A night in the life of Jimmy Reardon (1988), The joy luck club (1993), Riding in cars with boys (2001), The wedding date (2005), And when did you last see your father? (2007) e Flipped (2010). Também apareceu nos Simpsons, no episódio Bart the muderder. A versão de Julie Budd apareceu no filme The driver (1978).

A letra:

One fine day, you'll look at me
And you will know our love was, meant to be
One fine day, you're gonna want me for your girl

The arms I long for, will open wide
And you'll be proud to have me, right by your side
One fine day, you're gonna want me for your girl

Though I know you're the kind of boy
Who onlu wants to run around
I'll keep waiting, and, someday darling
You'll come to me when you want to settle down,
Oh!

One fine day, we'll meet once more
And then you'll want the love you threw away before
One fine day, you're gonna want me for your girl

[Baritone Sax Solo]
One fine day, you're gonna want me for your girl


A versão original das Chiffons:



As Chiffons muitos anos depois ao vivo:



Agora Carole King, a compositora, ao vivo:


quarta-feira, 9 de abril de 2014

291 – The Beatles – Hold me tight (1963)


Escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em 12 de setembro de 1963 e lançada em 22 de novembro de 1963 no álbum With the Beatles.


Foi inicialmente gravada pra ser inclusa no álbum Please please me, mas não foi selecionada, então foi regravada no álbum seguinte. Nenhum dos treze takes usados pra essa música ficou do gosto deles e foram então destruídos. Sete meses depois, gravaram nove takes e mudaram o tom pra F major e foi somente aí que incluíram ela no With the Beatles.

Paul tocou baixo, cantou os vocais principais e bateu palmas. John fez backing vocals, guitarra rítmica e bateu palmas. George Harrison fez backing vocals, tocou guitarra solo e bateu palmas. Ringo tocou bateria e bateu palmas. 

Foi regravada por um dos grupos de Phil Spector chamado The Treasures, em 1964. Stackridge gravou uma versao em 1976. No filme Across the universe, ela foi gravada por Evan Rachel Wood. E The Northern Crowns gravou uma versão também. 

A letra:

It feels so right now, hold me tight
Tell me I'm the only one
And then I might
Never be the lonely one
So hold me tight, tonight, tonight,
It's you, you you you oooo oooo

Hold me tight
Let me go on loving you
Tonight tonight
Making love to only you
So hold me tight, tonight, tonight
It's you, you you you oooo oooo

Don't know what it means to hold you tight
Being here alone tonight with you
It feels so right now, feels so right now

Hold me tight
Tell me I'm the only one
And then I might
Never be the only one
So hold me tight, tonight, tonight
It's you, you you you oooo oooo

Don't know what it means to hold you tight
Being here alone tonight with you
It feels so right now, feels so right now

Hold me tight
Let me go on loving you
Tonight, tonight
Making love to only you
So hold me tight, tonight, tonight
It's you, you you you oooo oooo
You oooo



A gravação original dos Beatles:





A gravação do Stockridge: 



A gravação do filme Across the universe com Evan Rachel Woods:

terça-feira, 8 de abril de 2014

0063 – Big girls don't cry - The Four Seasons (1962)


Escrita por Bob Crewe e Bob Gaudio, foi gravada em setembro de 1962 e lançada em outubro de 1962 em um compacto que tinha Conni-O como Lado B. Depois saiu no disco de estréia do grupo chamado Sherry & 11 others. Chegou ao número 1 dos charts pop americanos e número 1 nos charts de R&B. Gaudio disse que estava assistindo ao filme Tennessee's Partner com John Payne, Rhonda Fleming e Ronald Reagan e o personagem de Payne dá uma tapa na cara da personagem de Rhonda e diz: “Big girls don't cry”. O problema é que essa frase não existe nesse filme. Ele sonhou. Frankie Valli cantou e bateu palmas. Tommy DeVito fez backing vocals e harmonias vocais, tocou guitarra e bateu palmas. Nick Massi fez backing vocals, harmonias vocais, tocou baixo e bateu palmas. Bob Gaudio fez backing vocals, harmonias vocais, tocou piano e bateu palmas. Panama Francis tocou bateria.


Big girls don't cry
Big girls don't cry


Big girls don't cry (they don't cry)
Big girls don't cry (who said they don't cry?)

My girl said goodbye (my oh my)
My girl didn't cry (I wonder why)


(Silly boy) told my girl we had to break up
(Silly boy) hoped that she would call my bluff
(Silly boy) then she said to my surprise
"Big girls don't cry"


Big girls don't cry (they don't cry)
Big girls don't cry (who said they don't cry?)


Maybe I was cruel (I was cruel)

Baby I'm a fool (I'm such a fool)


(Silly girl) Shame on you" your mama said
(Silly girl) "Shame on you, you're cryin' in bed"
(Silly girl) "Shame on you, you told me lies"
Big girls do cry


Big girls don't cry (they don't cry)
Big girls don't cry (that's just an alibi)
Big girls don't cry, Big girls don't cry
Big girls don't cry, Big girls don't cry
Big girls don't cry



A gravação original dos Four Seasons:



Four Seasons ao vivo em 2012: 



A versão de Rachelle Dyksinski:


1924 – ABBA – Gimme gimme gimme (A man after midnight) (1979)

  Escrita por Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, foi gravada em setembro de 1979 e lançada em 12 de outubro de 1979, no compacto que tinh...