Saturday, September 6, 2014

325 – The Beatles – And I love her (1964)



Escrita por Paul McCartney, mas creditada à Lennon/McCartney. Foi gravada nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 1964 e ançada em 10 de julho de 1964 no album A hard day’s night. Foi lançada tambem como compacto com If I fell no lado B. 

É a quinta música do terceiro album. No compacto, chegou ao numero 12 dos charts pop americanos. Tocaram And I love her apenas uma vez fora do Abbey Road. Em 14 de julho de 1964, eles tocaram no programa de radio Top Gear, da BBC, que foi ao ar dois dias depois. Paul escreveu quase tudo, John escreveu apenas a parte que diz: “A love like ours/Could never die/As long as I/Have you near me”. E essa parte só foi adicionada por sugestao de George Martin. Pediram um break e em meia hora John escreveu essa parte. 

Paul disse que George Harrison compos a marca registrada da cançao, que é o riff. Paul disse que fez a grande diferença da cançao. Afinal, ele disse, a canção é conhecida por esse riff. Paul disse que essa foi a primeira balada que ele ficou impressionado com ele mesmo. John chamou And I love her da primeira Yesterday de Paul. 

Na gravação, Paul fez os vocais principais e tocou baixo. John tocou guitarra base e violão acustico/eletrico, George Harrison tocou guitarra solo e violao classico, e Ringo bateria, bongos e clavas. 

George Martin e sua orquestra fez uma gravação instrumental dessa cancao. Santo and Johnny tambem. Roberto Carlos fez uma versao em portugues chamada Eu te amo. Chet Atkins tambem fez uma versao intrumental. Rita Lee fez uma gravacao em 1970. Sarah Vaughn em 1981, Julio Iglesias em 1990, Smokey Robinson and The Miracles em 1995, Diana Krall em 1995, Neil diamond em 1998, Cliff Richard em 2001, Barry Manilow em 2006, entre muitos outros. 

A letra:

I give her all my love
That's all I do
And if you saw my love
You'd love her too
I love her

She gives me everything
And tenderly
The kiss my lover brings
She brings to me
And I love her

A love like ours
Could never die
As long as I
Have you near me

Bright are the stars that shine
Dark is the sky
I know this love of mine
Will never die
And I love her

Bright are the stars that shine
Dark is the sky
I know this love of mine
Will never die
And I love her


A gravação original dos Beatles:



A gravação de Diana Krall:



A gravação de Neil Diamond:



De quebra, Roberto Carlos:


No comments:

Post a Comment