domingo, 3 de agosto de 2014

316 – The Beatles – I should have known better (1964)

Escrita por John Lennon mas creditada à dupla Lennon/McCartney, foi gravada em 25 e 26 de fevereiro de 1964, nos Estudios Abbey Road, em Londres e lançada em 10 de julho de 1964 no album A hard day’s night. Nos Estados Unidos foi lançada como compacto em 13 de julho de 1964, no lado B de A hard day’s night e chegou ao numero 56 nos charts pop americanos. 
 
No filme A hard day’s night, a cena de I should have known better se passa em um trem, mas na verdade foi gravada numa van, com membros da produção balançando a van pra dizer que o trem estava em movimento. 

Paul McCartney é visto cantando a música tanto na cena do trem quando ao vivo no fim do filme, embora não cante na gravação original. Uma versão orquestrada conduzida por George Martin aparece na versão americana do álbum. 

Em janeiro de 1964, durante um período de três semanas no famoso teatro Olympia em Paris, os Beatles ficaram conhecendo o cantor e compositor americano Bob Dylan, depois que receberam uma copia do álbum The Freewheeling Bob Dylan e não pararam de escutar o disco inteiro. 

O jornalista americano Al Aronowitz foi quem apresentou Bob Dylan aos Beatles quando eles foram à New York pela primeira vez em fevereiro de 1964 e depois disso Dylan se tornou uma grande influencia no grupo, principalmente em John, que começou até a usar o mesmo tipo de boina que Bob Dylan usava.  

Uma consequência dessa influencia Dylanesca foi I should have known better. Paul disse que as letras de Bob eram fantásticas e John disse que Bob o inspirou a escrever letras com mais significado. 

A primeira sessão de gravação da canção foi em 25 de fevereiro de 1964, quando tres takes foram tentados, mas apenas um foi completado. Take 2 foi abortado quando John não aguentou o riso na hora de tocar a gaita. So foi completada no dia seguinte, apos algumas mudanças nos arranjos.

John toca uma introdução de gaita e essa seria a ultima vez que os Beatles tocaram gaita na introdução de uma musica. I’m a loser tem gaita, mas não é na introducao. Assim, I should have known better encerra o fim de uma pequena parte do começo dos Beatles, historicamente. George Harrison toca sua recém adquirida Rickenbacker 360/12, uma guitarra de 12 cordas.  

Chegou ao número 1 na Noruega e número 6 na Alemanha Ocidental. John fez os vocais double tracked, tocou violao e gaita. Paul tocou baixo. George Harrison tocou guitarra de doze cordas. Ringo tocou bateria.
Foi regravada em 1964 pelos Naturals e tambem por Johnny Rivers. Em 1965 por Jan and Dean e pelos Beach Boys. The Skatalites em 1966 gravaram uma versão instrumental. Em 1975 foi a vez de Brinsley Schwarz e os Stars on 45 gravaram em 1981, como parte de um medley. She and Him gravaram em 2008, entre outros artistas. 

A letra:

I should have known better with a girl like you
That I would love everything that you do
And I do, hey, hey, hey, and I do

Whoa, oh, I never realized what a kiss could be
This could only happen to me
Can't you see, can't you see

That when I tell you that I love you, oh
You're gonna say you love me too, oh
And when I ask you to be mine
You're gonna say you love me too

So I should have realized a lot of things before
If this is love you've got to give me more
Give me more, hey hey hey, give me more

Whoa, oh, I never realized what a kiss could be
This could only happen to me
Can't you see, can't you see

That when I tell you that I love you, oh
You're gonna say you love me too, oh
And when I ask you to be mine
You're gonna say you love me too
You love me too, you love me too
You love me too 


I should have known better no filme A hard day's night, a versao original dos Beatles:



A versão de Johnny Rivers:



A versão dos Beach Boys:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...