quarta-feira, 30 de julho de 2014

315 – The Temptations – My girl (1964)


Escrita por Smokey Robinson e Ronald White, foi gravada em setembro e novembro de 1964 e lançada em 21 de dezembro de 1964 pelos Temptations, num compacto que tinha (Talkin’about) Nobody but my baby no Lado B. Trata-se de um dos sucessos estrondosos da Motown. 
 
Foi escrita e produzida por membros dos Miracles, Smokey e White, a cançao foi o primeiro hit numero 1 dos Temptations no Estados Unidos e se transformou na canção de maior sucesso deles. A inspiracao pra cancao foi a esposa de Smokey, e que tambem era membro dos Miracles, Claudette Rogers Robinson. 

David Ruffin fez os vocais principais pela primeira vez numa gravacao dos Temptations, e justamente em My Girl. Smokey viu Ruffin fazendo um solo vocal em Under the Boardwalk dos Drifters, gostou tanto que decidiu produzir uma musica com ele nos vocais principais. Smokey escreveu My girl pensando na voz de Ruffin. 

O vocal de background foi criado pelos Temptations e o riff por Robert White, dos Funk Brothers. Alem do numero 1 nos charts pop dos Estados Unidos, tambem chegou ao numero 1 dos charts de R&B. My girl é a cancao de numero 88 da lista das 500 maiores cancoes de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Em 1965 Otis Redding fez uma regravacao dessa musica, tornando-a mais um blues. Em 1967 foi a vez de Stevie Wonder. Os Rolling Stones gravaram-a tambem em 1967. Ainda em 1967 foi tambem regravada por The Mamas and The Papas. No mesmo ano, os Temptations gravaram uma versao em italiano de My girl. 


Em 1969, foi a vez de Al Green e tambem foi a vez do proprio Smokey Robinson and The Miracles gravaream a propria versao deles. Em 1970, foi a vez de Michael Jackson. Em 1977, Dolly Parton. Phil Collins sempre a canta ao vivo. Em 1999 foi a vez de Michael Bolton. Em 1995 foi a vez de La Toya Jackson. Em 2011 foi regravada por The Jesus and Mary Chain. 

A letra:

I've got sunshine on a cloudy day.
When it's cold outside I've got the month of May.

I guess you'd say
What can make me feel this way?
My girl (my girl, my girl)
Talkin' 'bout my girl (my girl).

I've got so much honey the bees envy me.
I've got a sweeter song than the birds in the trees.

Well, I guess you'd say
What can make me feel this way?
My girl (my girl, my girl)
Talkin' 'bout my girl (my girl).

Hey hey hey
Hey hey hey
Ooooh.

I don't need no money, fortune or fame.
I've got all the riches, baby, one man can claim.

Well, I guess you'd say
What can make me feel this way?
My girl (my girl, my girl)
Talkin' 'bout my girl (my girl).

I've got sunshine on a cloudy day
With my girl.
I've even got the month of May
With my girl
Talkin' 'bout
Talkin' 'bout
Talkin' 'bout
My girl
Ooooh
My girl
As long as I can talk about my girl...

 
The Temptations: 
 
 
Otis Redding:
 
 
The Jesus and The Mary Chain:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1939 – Supertramp – Oh, darling! (1979)

  Escrita por Rick Davies, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada no disco Breakfast in America, o sexto disco da banda. Fo...