sábado, 12 de abril de 2014

292 – The Chiffons – One fine day (1963)


Escrita por Carole King e Gerry Goffin, foi gravada pelas Chiffons, produzida pelos Tokens e lançada em compacto simples em Maio de 1963 pela Laurie Records, tendo Why I am so shy? no Lado B. 
 
Carole King e Gerry Goffin foram inspirados pelo título da aria Un bel di vedremo, de ópera Madame Butterfly, de Puccini. Foi feita pra Little Eva, e foi feita até uma demo pelo casal, com Carole cantando e mesmo com um riff de piano feito por Carole, eles não conseguiram fazer um arranjo viável pra música e desistiram, passando a canção pros Tokens, que haviam produzido um hit número pras Chiffons chamado He’s so fine. Então pensaram que podiam repetir o feito. 

A voz de Carole King foi apagada do tape, mas o riff de piano que ela tocou ficou e Carole foi pra gravação onde as Chiffons colocaram as vozes. Entretanto, os Tokens radicalmente mudaram a demo para a versão das Chiffons. Gerry Goffin comentou depois que os Tokens realmente mereceram os créditos de produção, pois fizeram um trabalho bom e novo. 

One fine day com as Chiffons chegou ao número 5 dos charts pop americanos e número 6 nos charts de Ryhtm and blues. Chegou ao número 6 na Nova Zelandia, número 18 na França e número 29 no Reino Unido. 

One fine day com as Chiffons é o número 460 da lista da revista Rolling Stone das 500 maiores canções de todos os tempos. 

One fine day foi regravada por muitos artistas, incluindo a própria Carole King, The Carpenters, Cliff Richard, The Mindbenders, Julie Budd, entre outra dúzia de artistas. 

One fine day com as Chiffons apareceu na trilha sonora de uma dezena de filmes, começando com Fingers (1978), The Holywood Nights (1980), The flamingo kid (1984), Desperately seeking Susan (1985), A night in the life of Jimmy Reardon (1988), The joy luck club (1993), Riding in cars with boys (2001), The wedding date (2005), And when did you last see your father? (2007) e Flipped (2010). Também apareceu nos Simpsons, no episódio Bart the muderder. A versão de Julie Budd apareceu no filme The driver (1978).

A letra:

One fine day, you'll look at me
And you will know our love was, meant to be
One fine day, you're gonna want me for your girl

The arms I long for, will open wide
And you'll be proud to have me, right by your side
One fine day, you're gonna want me for your girl

Though I know you're the kind of boy
Who onlu wants to run around
I'll keep waiting, and, someday darling
You'll come to me when you want to settle down,
Oh!

One fine day, we'll meet once more
And then you'll want the love you threw away before
One fine day, you're gonna want me for your girl

[Baritone Sax Solo]
One fine day, you're gonna want me for your girl


A versão original das Chiffons:



As Chiffons muitos anos depois ao vivo:



Agora Carole King, a compositora, ao vivo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1937 – Dire Straits – Follow me home (1979)

Escrita por Mark Knopfler, foi gravada entre 28 de novembro e 12 de dezembro de 1978, no Compass Point, em Nassau e lançada em 5 de jun...