domingo, 6 de abril de 2014

289 – The Cookies – Chains (1962)




Escrita por Carole King e Gerry Goffin, foi gravada inicialmente pelos Everly Brothers, mas nunca foi lançada por eles. Em 1962, se tornou um hit pro grupo que fazia o backing vocal de Little Eva, as Cookies. Chegou ao número 17 dos charts pop americanos e número 7 dos charts de Rhythm and Blues e seria gravada pelos Beatles e lançada no ano seguinte. 

Na gravação das Cookies, Earl-Jean McRea fez os vocais principais, Margaret Ross, Dorothy Jones e  Eva Boyd fizeram os backing vocals. 

A gravação das Cookies era muito popular na época e todas as bandas de Liverpool começaram a tocá-las ao vivo, incluindo os Beatles, que tocaram-a ao vivo por um breve período. A gravação deles foi de 11 de fevereiro de 1963, em quatro takes, mesmo o primeiro sendo o melhor. Entrou no disco deles de estreia, o Please please me. 

John tocou a gaita na introdução. Os críticos disseram que a gravação deles estava um pouco desafinada e que faltava espontaneidade. George Harrison é quem faz os vocais principais nessa versão dos Beatles. Como ela é a quarta canção na ordem do primeiro album dos Beatles, foi a primeira vez que muitos fãs ouviram George Harrison cantando numa versão comercialmente lançada pelos Beatles, se tiverem ouvido o disco em ordem. 

Os Beatles tocaram essa canção ao vivo em alguns shows da BBC, incluindo Side by side, Here we’ll go e Pop Go the Beatles. Nenhuma dessas gravações foram incluídas no album Live at BBC. Foram incluídas no entanto no On Air- Live at the BBC Volume 2, lançado em 2013. 

George Harrison fez os vocais principais e tocou guitarra solo, John tocou guitarra ritmica, gaita e backing vocals, Paul tocou baixo e backing vocals e Ringo tocou bateria. 

A letra:

Chains, my baby's got me locked up in chains
And they ain't the kind that you can see-ee-ee-ee
Whoa, oh, it's chains of lo-o-ove
Got a hold on me, yeah
Chains, well, I can't break away from these chains
I can't run around 'cause I'm not free-ee-ee-ee
Whoa, oh, these chains of lo-o-ove
Won't let me be, yeah
Now, believe me when I tell you "I think you're fine"
I'd like to love you but, darling, I'm imprisoned by these
Chains, my baby's got me locked up in chains
And they ain't the kind that you can see-ee-ee-ee
Whoa, oh, it's chains of lo-o-ove
Got a hold on me, yeah
I wanna tell you, pretty baby, "your lips look sweet"
I'd like to kiss them but I can't break away from all of these
Chains, my baby's got me locked up in chains
And they ain't the kind that you can see-ee-ee-ee
Whoa, oh, it's chains of lo-o-ove
Got a hold on me, yeah
Chains, chains of lo-o-o-ove
Chains of lo-o-o-ove


A gravação original das Cookies:



A gravação dos Beatles:



Carole King, a co-compositora de Chains:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1923 – Neil Young – Ride my llama (1979)

Escrita por Neil Young, foi gravada em 26 de maio de 1978, no Boarding House, em San Francisco. Foi lançada no disco Rust never sleeps,...