Saturday, February 22, 2014

273 – The Beatles – Till there was you (1963)



Escrita por Meredith Wilson para o musical dela de 1957 chamado The Music Man e que iria aparecer em 1962 no filme do musical. A canção é cantada pela bibliotecaria Marian Paroo, interpretada por Barbara Cook na Broadway e por Shirley Jones no cinema. Ela canta a música pro professor Harold Hill no fim do Segundo ato.  

A primeira versão a ser lançada foi em 26 de novembro de 1957, em cópias promocionais do compacto simples. Foi com a orquestra de Nelson Riddle e uma cantora de 17 anos chamada Sue Raney. 

A primeira versão a ter sucesso comercial foi a de Anita Bryant, de 1959, chegou ao número 30 nos charts pop americanos. Em 1961, Peggy Lee gravou uma versão que foi um hit pequeno no Reino Unido. Al Hirt gravou e 1962. Nana Mouskouri também gravou em 1962. Em 1963, foi a vez de Sergio Franchi. 

A versão que escolhemos foi a versão dos Beatles, maravilhosamente cantada por Paul McCartney. Gravada em 18 e 30 de julho de 1963, foi lançada em 22 de novembro de 1963 na versão mono e 30 de novembro de 1963 na versão estéreo. 

Foi inclusa no álbum With the Beatles, o segundo da carreira deles e também o segundo do ano de 1963. Till there was you foi a única música da Broadway que os Beatles gravaram. 

Uma prima de Paul chamada Bett Robbins apresentou pra ele a versão de Till there was you gravada por Peggy Lee. Bett Robbins as vezes era a baby sitter dos dois irmãos McCartney. Paul disse que não sabia que essa música era do musical da Broadway The Music Man. Muito tempo depois que ele ficou sabendo.

Till there was you era parte do repertório dos Beatles de 1962 e chegaram a tocar ao vivo na Alemanha. Era uma prova da versatilidade dos Beatles, provando que eles podiam agradar à várias partes da plateia, saindo de rocks pra baladas. Na apresentação no Royal Variety Show, de 4 de novembro de 1963, eles saíram de Till there was you para Twist and shout.  

Inclusive eles chegaram a tocar Till there was you na audição que foram reprovados na Decca Records em primeiro de janeiro de 1962, em Londres. Na primeira vez que tocaram no Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964, a segunda música a ser tocada na noite foi justamente Till there was you. 

Uma versão ao vivo de Till there was you foi lançada no álbum Live at BBC, de 1994 e no álbum Anthology 1, de 1995. A do Anthology foi a do Royal Variety show. E tem a famosa frase de John Lennon, ao se dirigir pra onde estava a família real. Ele falou, entre Till there was you e Twist and shout: “For those of you in the cheap seats I'd like you to clap your hands to this one; the rest of you can just rattle your jewelry!” 

Paul cantou e tocou baixo. John tocou violão. George Harrison tocou o violão solo e Ringo tocou bongôs. 

A letra:

There were bells on a hill
But I never heard them ringing
No I never heard them at all
Till there was you

There were birds in the sky
But I never saw them winging
No I never saw them at all
Till there was you

Then there was music and wonderful roses
They tell me in sweet fragrant meadows of dawn and dew

There was love all around
But I never heard it singing
No I never heard it at all
Till there was you

Then there was music and wonderful roses
They tell me in sweet fragrant meadows of dawn and dew

There was love all around
But I never heard it singing
No I never heard it at all
Till there was you

Till there was you


A versão original dos Beatles:



Os Beatles no famoso show do Royal Variety Show: 



Paul sozinho muitos anos depois:



A versão em português, com Beto Guedes:

No comments:

Post a Comment