segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

266 – The Beatles – Don’t bother me (1963)




Escrita por George Harrison, foi gravada em 11 e 12 de setembro de 1963 e lançada em 22 de novembro e 1963 no disco With The Beatles. Trata-se da primeira composição de George Harrison que apareceu em um disco dos Beatles. 

George escreveu Don’t bother me enquanto estava doente em um quarto de hotel em Bournemouth, Inglaterra, onde os Beatles estavam tocando alguns shows de verão em 1963. Ele considerou um exercício, pra ver se ele podia compor uma canção ou não. Depois ele diria que essa música mostrou a ele mesmo que se ele continuasse a escrever, um dia ele poderia então escrever alguma coisa boa. 

Antes dessa, Harrison já havia composto duas músicas. Uma chamada In spite of all the danger, numa parceria com Paul McCartney e Cry for a shadow, numa parceria com John Lennon. Ambas foram gravadas pelos Beatles mas nenhuma foi lançada oficialmente pela banda até 1995, no álbum Anthology 1. 

Don’t bother me é considerada por muitos e por ele mesmo, a sua primeira composição. George não teria outra canção escolhida até 1965, no álbum Help!, onde teve duas canções. A primeira foi I need you e a segunda foi You like me too much. Ele faria em 1964 uma canção chamada You know what to do, mas não foi lançada naquele tempo. 

O mau humor da letra, que dizia “So go away, leave me alone, don’t bother me”, não era usado pelos Beatles naquela época, mas se tornou uma característica de George Harrison. A canção tem um som carregado com seu vocal double tracked, guitarras reverbed, e uma bateria ativa. A percussão elaborada empresta à canção um ritmo latino acentuado pelas suas paradinhas. 

Logo após a gravação, George Harrison foi aos Estados Unidos, foi visitar a irmã dele em Benton, Illinois, se tornando assim o primeiro Beatle a pisar em solo americano. George Harrison cantou em double track e tocou guitarra solo. John tocou guitarra rítmica e pandeiros. Paul tocou baixo e claves. Ringo tocou bateria e Bongôs. 

Don’t bother me apareceu no filme A hard day’s night, durante a cena onde os Beatles dançam numa noite enquanto o avô de Paul McCartney joga em outro lugar. 

Gregory Phillips gravou Don’t bother me, se tornando a primeira pessoa a gravar um cover de Don’t bother me. Luis Alberto Spinetta gravou-a em 2002. Kamila Thompson gravou sua versão em 2011. 

A letra:

Since she's been gone I want no one to talk to me.
It's not the same but I'm to blame, it's plain to see.

So go away, leave me alone, don't bother me.

I can't believe that she would leave me on my own.
It's just not right when every night I'm all alone.

I've got no time for you right now, don't bother me.

I know I'll never be the same if I don't get her back again.
Because I know she'll always be the only girl for me.

But 'till she's here please don't come near, just stay away.
I'll let you know when she's come home. Until that day,

Don't come around, leave me alone, don't bother me.

I've got no time for you right now, don't bother me.

I know I'll never be the same if I don't get her back again.
Because I know she'll always be the only girl for me.

But 'till she's here please don't come near, just stay away.
I'll let you know when she's come home. Until that day,

Don't come around, leave me alone, don't bother me.
Don't bother me.
Don't bother me.
Don't bother me.
Don't bother me.


A versão original dos Beatles:



A versão de Gregory Phillips:



Luis Alberto Spinetta em 2002:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1939 – Supertramp – Oh, darling! (1979)

  Escrita por Rick Davies, foi gravada entre maio e dezembro de 1978 e lançada no disco Breakfast in America, o sexto disco da banda. Fo...